[TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
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Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
hola disculpame si hablo español pero tengo un problema.
cuando voy a opciones y hago click en el boton guardar no se desaparece el opciones pero si aparece los demás botones (jugar opciones salir).
cuando voy a opciones y hago click en el boton guardar no se desaparece el opciones pero si aparece los demás botones (jugar opciones salir).
JuR- Iniciante
- PONTOS : 3176
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
JuR escreveu:hola disculpame si hablo español pero tengo un problema.
cuando voy a opciones y hago click en el boton guardar no se desaparece el opciones pero si aparece los demás botones (jugar opciones salir).
Tem como mandar uma print da aba inspector do script?
Acredito que algo esteja sendo linkado errado.
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
video bem explicado eu fiz tudo que vc fez mais quando eu fui testar deu esse erro
MissingReferenceException: O objeto do tipo 'Camera' foi destruído, mas você ainda está tentando acessá-lo.
Seu script deve verificar se ele é nulo ou você não deve destruir o objeto.
UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson.FirstPersonController.RotateView () (em Ativos / Ativos padrão / Personagens / FirstPersonCharacter / Scripts / FirstPersonController.cs: 239)
UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson.FirstPersonController.Update () (em Ativos / Ativos Padrão / Personagens / FirstPersonCharacter / Scripts / FirstPersonController.cs: 64)
eu marquei pra vc ver, na OPÇAO de RESOLUÇAO as seleçoes apareceram para cima se vc poder me ajudar, eu ja tentei mais so compliquei mais, e tive que voltar
MissingReferenceException: O objeto do tipo 'Camera' foi destruído, mas você ainda está tentando acessá-lo.
Seu script deve verificar se ele é nulo ou você não deve destruir o objeto.
UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson.FirstPersonController.RotateView () (em Ativos / Ativos padrão / Personagens / FirstPersonCharacter / Scripts / FirstPersonController.cs: 239)
UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson.FirstPersonController.Update () (em Ativos / Ativos Padrão / Personagens / FirstPersonCharacter / Scripts / FirstPersonController.cs: 64)
eu marquei pra vc ver, na OPÇAO de RESOLUÇAO as seleçoes apareceram para cima se vc poder me ajudar, eu ja tentei mais so compliquei mais, e tive que voltar
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Por que motivo a camera está dentro do Canvas?
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
para seguir a canvas,se eu colocar fora da canvas fica fora do centro
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
tente mudar a canvas de space world para canvas overlay ou screen space (glauco escreveu:para seguir a canvas,se eu colocar fora da canvas fica fora do centro
Última edição por PauloFR em Dom maio 21, 2017 7:06 pm, editado 1 vez(es)
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
MarcosSchultz escreveu:Fala galera, fiz este tutorial ensinando como fazer um menu principal na Unity 5 utilizando a nova UI...
Vídeo ensinando como usar
Marcos só ficou um bug: a imagem do menu principal fica bugada ela começa no meio da tela, mas se botar a mesma imagem nas parte de credito ou opções não fica esse bug, só no menu principal
mtmateus- Iniciante
- PONTOS : 2843
REPUTAÇÃO : 1
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Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
O que você quer dizer com "bugada" ?
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Quando coloco o Canvas em outra cena, eu dou play e não consigo clicar nos botões, por isso não sou transferido para a cena do jogo, que é estilo Minecraft. Ajuda Marcos?MarcosSchultz escreveu:Fala galera, fiz este tutorial ensinando como fazer um menu principal na Unity 5 utilizando a nova UI...
Vídeo ensinando como usar
Responder
cody0033- Avançado
- PONTOS : 2925
REPUTAÇÃO : 12
Idade : 20
Áreas de atuação : Unity, desenho e animação.
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Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Tem como mandar o projeto pra eu ver o que está errado?
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
"MARCOS SCHULTZ AJUDA COM O BUG DE CENA Scene 'CENA1' (-1) couldn't be loaded because it has not been added to the build settings or the AssetBundle has not been loaded."
(por dementeasdas em Sab Jun 18, 2016 4:52 pm)ISSO OCORRE PORQUE VOCÊ NÃO ADICIONOU A SUA CENA À: FILE >> BUILD Settings.
- Código:
//no scripts
GameS DoG- Iniciante
- PONTOS : 2812
REPUTAÇÃO : 2
Áreas de atuação : design.
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Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Eu fiz e deu tudo certo , porém queria criar 3 cenas diferentes e colocar junto na tela de opções para o usuário escolher ! como faço?
tatiara- Iniciante
- PONTOS : 2807
REPUTAÇÃO : 0
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Boa tarde! Se pode criar três botões e coloca-los no menu principal, com a função de chamar a cena desejada, cada botão corresponderia a uma cena, ex: Level 1, Level 2, Level 3 (todos botões).tatiara escreveu:Eu fiz e deu tudo certo , porém queria criar 3 cenas diferentes e colocar junto na tela de opções para o usuário escolher ! como faço?
Abraço!
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
O código em si é funcional, mas não acha que existem muitas redundâncias nele?
Existe formas eficientes de dinamizar mais o código, remover algumas condições redundantes e orgarnizar melhor... mais como eu disse está funcional...
Existe formas eficientes de dinamizar mais o código, remover algumas condições redundantes e orgarnizar melhor... mais como eu disse está funcional...
LeonSK- Iniciante
- PONTOS : 2803
REPUTAÇÃO : 9
Idade : 26
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Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
LeonSK escreveu:O código em si é funcional, mas não acha que existem muitas redundâncias nele?
Existe formas eficientes de dinamizar mais o código, remover algumas condições redundantes e orgarnizar melhor... mais como eu disse está funcional...
Pra um código que foi feito a mais de um ano está bom...
Mas faz melhor ai e manda pra noiiss...
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Ola, eu fiz tudo certinho vi o video mais nao ta dando para clikar em nenhum botao do menu nem no pc nem no cel, nao da error nenhum no console
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Boa tarde! tem certeza que fez certinho como no vídeo? veja novamente o mesmo e faça do zero, as vezes um pequeno detalhe fez com que não funciona-se, e se houver algum erro no código, ou APIs novas na Unity, o console deverá informar.bruxamissi escreveu:Ola, eu fiz tudo certinho vi o video mais nao ta dando para clikar em nenhum botao do menu nem no pc nem no cel, nao da error nenhum no console
Abraço!
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Obrigado, ja resolvi ja, o canvas nao tinha criado o EventSystem.dstaroski escreveu:Boa tarde! tem certeza que fez certinho como no vídeo? veja novamente o mesmo e faça do zero, as vezes um pequeno detalhe fez com que não funciona-se, e se houver algum erro no código, ou APIs novas na Unity, o console deverá informabruxamissi escreveu:Ola, eu fiz tudo certinho vi o video mais nao ta dando para clikar em nenhum botao do menu nem no pc nem no cel, nao da error nenhum no console
Poderia me ajudar nessa duvida:
https://www.schultzgames.com/t1330-tutorial-menu-pause-avancado-unity-5-3-ou-superior#31665
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
EU ESTOU COM ERROR NESSE SCRIPT QUANDO EU APERTO EL JOGAR ELE CARREGA A CENA DO JOGO NORMAL MAIS O PERSONAGEM FICA SEM O MOVIMENTO DO jOYSTCK QUE CONTROLA A CAMERA NO CASO O EIXO DO MOUSE X E Y, E DA ESSE ERROR NO SCRIPT DO "FIRSTPERSONCONTROLLER".
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Você tem algum outro script que está interferindo na cena pelo que da a entender... Parece que em algum momento a câmera é destruida.
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Alguém poderia me ajudar o Menu está funcionando perfeitamente sem retorno nenhum, mais quando eu compilo para o Android os Botões do Menu não funciona, nenhum botão está funcionando
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Simm, só achei estranho funcionar no PC com o click do Mouse e no Android não
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
acho q so vai funfar no pc pois o android nn oferece suporte a mudancas de resolucao e qualidade grafica. tente fazer um outro mais simples se quiser posso tenter te ajudar.
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Eu já tinha arrumado tudo adicionado MT coisa é removi resoluções, nossa pior que meu PC ainda está sem Net
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Como eu faço para adicionar uma imagem como título do jogo (sprite 2D) que só apareça na tela principal e não na secundária assim como acontece com os botões JOGAR, OPÇÕES e SAIR?
João Ricardo- Iniciante
- PONTOS : 2771
REPUTAÇÃO : 1
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Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
basta fazer um if pedindo se algum dos botões principais está ativo... caso esteja, você ativa a imagem (use setActive ou enabled)... caso não esteja, você desativa a imagem
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Quando eu jogo o script no menu ele nao abre!oque eu faço?
Gregory2017- Iniciante
- PONTOS : 2817
REPUTAÇÃO : 2
Idade : 26
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Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Gregory2017 escreveu:Quando eu jogo o script no menu ele nao abre!oque eu faço?
Você colocou o código completo no script ?
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
eu conseguir arrumar esse problema ai! agora tou com outro problema, a cena do meu jogo ela nao abre qunado eu clico no botao jogar! oque eu faço?PauloFR escreveu:Gregory2017 escreveu:Quando eu jogo o script no menu ele nao abre!oque eu faço?
Você colocou o código completo no script ?
Gregory2017- Iniciante
- PONTOS : 2817
REPUTAÇÃO : 2
Idade : 26
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Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
me ajudem com esse bug ai galera!
Gregory2017- Iniciante
- PONTOS : 2817
REPUTAÇÃO : 2
Idade : 26
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Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Gregory2017 escreveu:
me ajudem com esse bug ai galera!
Não é bug! Você não linkou as cenas na aba "File>Build Settings" conforme o tutorial.
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Obg ai mano!MarcosSchultz escreveu:Gregory2017 escreveu:
me ajudem com esse bug ai galera!
Não é bug! Você não linkou as cenas na aba "File>Build Settings" conforme o tutorial.
Gregory2017- Iniciante
- PONTOS : 2817
REPUTAÇÃO : 2
Idade : 26
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Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
como que eu faço um menu para mobile?
Gregory2017- Iniciante
- PONTOS : 2817
REPUTAÇÃO : 2
Idade : 26
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Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Como que eu faço um menu desse ai para funcionar no android?MarcosSchultz escreveu:Fala galera, fiz este tutorial ensinando como fazer um menu principal na Unity 5 utilizando a nova UI...
Vídeo ensinando como usar
Script:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
public class MENU : MonoBehaviour {
public Button BotaoJogar,BotaoOpcoes,BotaoSair;
[Space(20)]
public Slider BarraVolume;
public Toggle CaixaModoJanela;
public Dropdown Resolucoes, Qualidades;
public Button BotaoVoltar, BotaoSalvarPref;
[Space(20)]
public Text textoVol;
public string nomeCenaJogo = "CENA1";
private string nomeDaCena;
private float VOLUME;
private int qualidadeGrafica, modoJanelaAtivo, resolucaoSalveIndex;
private bool telaCheiaAtivada;
private Resolution[] resolucoesSuportadas;
void Awake(){
DontDestroyOnLoad (transform.gameObject);
resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;
}
void Start () {
Opcoes (false);
ChecarResolucoes ();
AjustarQualidades ();
//
if (PlayerPrefs.HasKey ("RESOLUCAO")) {
int numResoluc = PlayerPrefs.GetInt ("RESOLUCAO");
if (resolucoesSuportadas.Length <= numResoluc) {
PlayerPrefs.DeleteKey ("RESOLUCAO");
}
}
//
nomeDaCena = SceneManager.GetActiveScene ().name;
Cursor.visible = true;
Time.timeScale = 1;
//
BarraVolume.minValue = 0;
BarraVolume.maxValue = 1;
//=============== SAVES===========//
if (PlayerPrefs.HasKey ("VOLUME")) {
VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
BarraVolume.value = VOLUME;
} else {
PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", 1);
BarraVolume.value = 1;
}
//=============MODO JANELA===========//
if (PlayerPrefs.HasKey ("modoJanela")) {
modoJanelaAtivo = PlayerPrefs.GetInt ("modoJanela");
if (modoJanelaAtivo == 1) {
Screen.fullScreen = false;
CaixaModoJanela.isOn = true;
} else {
Screen.fullScreen = true;
CaixaModoJanela.isOn = false;
}
} else {
modoJanelaAtivo = 0;
PlayerPrefs.SetInt ("modoJanela", modoJanelaAtivo);
CaixaModoJanela.isOn = false;
Screen.fullScreen = true;
}
//========RESOLUCOES========//
if (modoJanelaAtivo == 1) {
telaCheiaAtivada = false;
} else {
telaCheiaAtivada = true;
}
if (PlayerPrefs.HasKey ("RESOLUCAO")) {
resolucaoSalveIndex = PlayerPrefs.GetInt ("RESOLUCAO");
Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
} else {
resolucaoSalveIndex = (resolucoesSuportadas.Length -1);
Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
PlayerPrefs.SetInt ("RESOLUCAO", resolucaoSalveIndex);
Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
}
//=========QUALIDADES=========//
if (PlayerPrefs.HasKey ("qualidadeGrafica")) {
qualidadeGrafica = PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica");
QualitySettings.SetQualityLevel(qualidadeGrafica);
Qualidades.value = qualidadeGrafica;
} else {
QualitySettings.SetQualityLevel((QualitySettings.names.Length-1));
qualidadeGrafica = (QualitySettings.names.Length-1);
PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", qualidadeGrafica);
Qualidades.value = qualidadeGrafica;
}
// =========SETAR BOTOES==========//
BotaoJogar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
BotaoOpcoes.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
BotaoSair.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
BotaoVoltar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
BotaoSalvarPref.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
BotaoJogar.onClick.AddListener(() => Jogar());
BotaoOpcoes.onClick.AddListener(() => Opcoes(true));
BotaoSair.onClick.AddListener(() => Sair());
BotaoVoltar.onClick.AddListener(() => Opcoes(false));
BotaoSalvarPref.onClick.AddListener(() => SalvarPreferencias());
}
//=========VOIDS DE CHECAGEM==========//
private void ChecarResolucoes(){
Resolution[] resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;
Resolucoes.options.Clear ();
for(int y = 0; y < resolucoesSuportadas.Length; y++){
Resolucoes.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = resolucoesSuportadas[y].width + "x" + resolucoesSuportadas[y].height });
}
Resolucoes.captionText.text = "Resolucao";
}
private void AjustarQualidades(){
string[] nomes = QualitySettings.names;
Qualidades.options.Clear ();
for(int y = 0; y < nomes.Length; y++){
Qualidades.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = nomes[y] });
}
Qualidades.captionText.text = "Qualidade";
}
private void Opcoes(bool ativarOP){
BotaoJogar.gameObject.SetActive (!ativarOP);
BotaoOpcoes.gameObject.SetActive (!ativarOP);
BotaoSair.gameObject.SetActive (!ativarOP);
//
textoVol.gameObject.SetActive (ativarOP);
BarraVolume.gameObject.SetActive (ativarOP);
CaixaModoJanela.gameObject.SetActive (ativarOP);
Resolucoes.gameObject.SetActive (ativarOP);
Qualidades.gameObject.SetActive (ativarOP);
BotaoVoltar.gameObject.SetActive (ativarOP);
BotaoSalvarPref.gameObject.SetActive (ativarOP);
}
//=========VOIDS DE SALVAMENTO==========//
private void SalvarPreferencias(){
if (CaixaModoJanela.isOn == true) {
modoJanelaAtivo = 1;
telaCheiaAtivada = false;
} else {
modoJanelaAtivo = 0;
telaCheiaAtivada = true;
}
PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", BarraVolume.value);
PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", Qualidades.value);
PlayerPrefs.SetInt ("modoJanela", modoJanelaAtivo);
PlayerPrefs.SetInt ("RESOLUCAO", Resolucoes.value);
resolucaoSalveIndex = Resolucoes.value;
AplicarPreferencias ();
}
private void AplicarPreferencias(){
VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
QualitySettings.SetQualityLevel(PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica"));
Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
}
//===========VOIDS NORMAIS=========//
void Update(){
if (SceneManager.GetActiveScene ().name != nomeDaCena) {
AudioListener.volume = VOLUME;
Destroy (gameObject);
}
}
private void Jogar(){
SceneManager.LoadScene (nomeCenaJogo);
}
private void Sair(){
Application.Quit ();
}
}
Se você quiser fazer um Loading do menu principal para a sua cena de jogo, pode acompanhar o que foi feito neste tópico :D
https://www.schultzgames.com/t2125-ajuda-script-de-loading#14818
Gregory2017- Iniciante
- PONTOS : 2817
REPUTAÇÃO : 2
Idade : 26
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Cara, meio difícil isto, pois este menu é feito para computador...
No android não usa-se resoluções e tão pouco é aconselhado utilizar mudança de qualidade gráfica.
Este menu é meio que focado para computador mesmo.
No android não usa-se resoluções e tão pouco é aconselhado utilizar mudança de qualidade gráfica.
Este menu é meio que focado para computador mesmo.
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Obg!MarcosSchultz escreveu:Cara, meio difícil isto, pois este menu é feito para computador...
No android não usa-se resoluções e tão pouco é aconselhado utilizar mudança de qualidade gráfica.
Este menu é meio que focado para computador mesmo.
Gregory2017- Iniciante
- PONTOS : 2817
REPUTAÇÃO : 2
Idade : 26
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Onde eu faço a substituição do "Jogar" para carregar a cena do jogo?
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Bom dia! na linha 172 do código, aonde tem o "nomedacena", coloque o nome da cena que quer carregar nessa void jogo.Unoog escreveu:Onde eu faço a substituição do "Jogar" para carregar a cena do jogo?
Abraço!
Última edição por dstaroski em Seg Jul 31, 2017 8:54 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erros de digitação.)
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Muito obrigado amigo, deu certo!dstaroski escreveu:Bom dia! na linha 172 do código, aonde tem o "nomedacena", coloque o nome da cena que quer carregar nessa void jogo.Unoog escreveu:Onde eu faço a substituição do "Jogar" para carregar a cena do jogo?
Abraço!
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Ola, eu fiz tudo direitinho desde o começo, mas eu clico nos botes e nao acontece nada, não vai para o jogo(eu ja mudei a cena), não vai para opções e não fecha. Poderia me ajudar por favor? E nao ta aparecendo nenhum erro.
flavions14- Iniciante
- PONTOS : 2643
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Putz, dá uma revisada de novo, pode ser apenas algum detalhe, estranho, se for código deveria dar algum erro.flavions14 escreveu:Ola, eu fiz tudo direitinho desde o começo, mas eu clico nos botes e nao acontece nada, não vai para o jogo(eu ja mudei a cena), não vai para opções e não fecha. Poderia me ajudar por favor? E nao ta aparecendo nenhum erro.
Abraço!
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Está tudo funcionando perfeito! Eu só tenho uma dúvida: quando eu clico no botão "SAIR", a unity não para de reproduzir o jogo. É um erro ou esse botão só funciona quando eu criar o arquivo executável?
plus: eu gostaria de colocar a opção de alterar a sensibilidade e o brilho do jogo, alguém tem um tutorial bom sobre estes dois assuntos?
plus: eu gostaria de colocar a opção de alterar a sensibilidade e o brilho do jogo, alguém tem um tutorial bom sobre estes dois assuntos?
wesking- Iniciante
- PONTOS : 2641
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Boa noite brow! O sair só irá sair do jogo se estiver rodando o mesmo compilado, não dentro da Unity. Sobre o brilho, aqui no fórum encontrei esse tópico que pode te ajudar: https://www.schultzgames.com/t5457-configuracao-do-brilho?highlight=brilho procure usar a ferramenta de busca do fórum, é de extrema ajuda.wesking escreveu:Está tudo funcionando perfeito! Eu só tenho uma dúvida: quando eu clico no botão "SAIR", a unity não para de reproduzir o jogo. É um erro ou esse botão só funciona quando eu criar o arquivo executável?
plus: eu gostaria de colocar a opção de alterar a sensibilidade e o brilho do jogo, alguém tem um tutorial bom sobre estes dois assuntos?
Abraço!
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
MarcosSchultz escreveu:Fala galera, fiz este tutorial ensinando como fazer um menu principal na Unity 5 utilizando a nova UI...
Vídeo ensinando como usar
O meus simplesmente não está funcionando. A Cena de Menu carrega e tal, mas os botões não funcionam.
Script:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
public class MENU : MonoBehaviour {
public Button BotaoJogar,BotaoOpcoes,BotaoSair;
[Space(20)]
public Slider BarraVolume;
public Toggle CaixaModoJanela;
public Dropdown Resolucoes, Qualidades;
public Button BotaoVoltar, BotaoSalvarPref;
[Space(20)]
public Text textoVol;
public string nomeCenaJogo = "CENA1";
private string nomeDaCena;
private float VOLUME;
private int qualidadeGrafica, modoJanelaAtivo, resolucaoSalveIndex;
private bool telaCheiaAtivada;
private Resolution[] resolucoesSuportadas;
void Awake(){
DontDestroyOnLoad (transform.gameObject);
resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;
}
void Start () {
Opcoes (false);
ChecarResolucoes ();
AjustarQualidades ();
//
if (PlayerPrefs.HasKey ("RESOLUCAO")) {
int numResoluc = PlayerPrefs.GetInt ("RESOLUCAO");
if (resolucoesSuportadas.Length <= numResoluc) {
PlayerPrefs.DeleteKey ("RESOLUCAO");
}
}
//
nomeDaCena = SceneManager.GetActiveScene ().name;
Cursor.visible = true;
Time.timeScale = 1;
//
BarraVolume.minValue = 0;
BarraVolume.maxValue = 1;
//=============== SAVES===========//
if (PlayerPrefs.HasKey ("VOLUME")) {
VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
BarraVolume.value = VOLUME;
} else {
PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", 1);
BarraVolume.value = 1;
}
//=============MODO JANELA===========//
if (PlayerPrefs.HasKey ("modoJanela")) {
modoJanelaAtivo = PlayerPrefs.GetInt ("modoJanela");
if (modoJanelaAtivo == 1) {
Screen.fullScreen = false;
CaixaModoJanela.isOn = true;
} else {
Screen.fullScreen = true;
CaixaModoJanela.isOn = false;
}
} else {
modoJanelaAtivo = 0;
PlayerPrefs.SetInt ("modoJanela", modoJanelaAtivo);
CaixaModoJanela.isOn = false;
Screen.fullScreen = true;
}
//========RESOLUCOES========//
if (modoJanelaAtivo == 1) {
telaCheiaAtivada = false;
} else {
telaCheiaAtivada = true;
}
if (PlayerPrefs.HasKey ("RESOLUCAO")) {
resolucaoSalveIndex = PlayerPrefs.GetInt ("RESOLUCAO");
Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
} else {
resolucaoSalveIndex = (resolucoesSuportadas.Length -1);
Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
PlayerPrefs.SetInt ("RESOLUCAO", resolucaoSalveIndex);
Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
}
//=========QUALIDADES=========//
if (PlayerPrefs.HasKey ("qualidadeGrafica")) {
qualidadeGrafica = PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica");
QualitySettings.SetQualityLevel(qualidadeGrafica);
Qualidades.value = qualidadeGrafica;
} else {
QualitySettings.SetQualityLevel((QualitySettings.names.Length-1));
qualidadeGrafica = (QualitySettings.names.Length-1);
PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", qualidadeGrafica);
Qualidades.value = qualidadeGrafica;
}
// =========SETAR BOTOES==========//
BotaoJogar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
BotaoOpcoes.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
BotaoSair.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
BotaoVoltar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
BotaoSalvarPref.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
BotaoJogar.onClick.AddListener(() => Jogar());
BotaoOpcoes.onClick.AddListener(() => Opcoes(true));
BotaoSair.onClick.AddListener(() => Sair());
BotaoVoltar.onClick.AddListener(() => Opcoes(false));
BotaoSalvarPref.onClick.AddListener(() => SalvarPreferencias());
}
//=========VOIDS DE CHECAGEM==========//
private void ChecarResolucoes(){
Resolution[] resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;
Resolucoes.options.Clear ();
for(int y = 0; y < resolucoesSuportadas.Length; y++){
Resolucoes.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = resolucoesSuportadas[y].width + "x" + resolucoesSuportadas[y].height });
}
Resolucoes.captionText.text = "Resolucao";
}
private void AjustarQualidades(){
string[] nomes = QualitySettings.names;
Qualidades.options.Clear ();
for(int y = 0; y < nomes.Length; y++){
Qualidades.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = nomes[y] });
}
Qualidades.captionText.text = "Qualidade";
}
private void Opcoes(bool ativarOP){
BotaoJogar.gameObject.SetActive (!ativarOP);
BotaoOpcoes.gameObject.SetActive (!ativarOP);
BotaoSair.gameObject.SetActive (!ativarOP);
//
textoVol.gameObject.SetActive (ativarOP);
BarraVolume.gameObject.SetActive (ativarOP);
CaixaModoJanela.gameObject.SetActive (ativarOP);
Resolucoes.gameObject.SetActive (ativarOP);
Qualidades.gameObject.SetActive (ativarOP);
BotaoVoltar.gameObject.SetActive (ativarOP);
BotaoSalvarPref.gameObject.SetActive (ativarOP);
}
//=========VOIDS DE SALVAMENTO==========//
private void SalvarPreferencias(){
if (CaixaModoJanela.isOn == true) {
modoJanelaAtivo = 1;
telaCheiaAtivada = false;
} else {
modoJanelaAtivo = 0;
telaCheiaAtivada = true;
}
PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", BarraVolume.value);
PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", Qualidades.value);
PlayerPrefs.SetInt ("modoJanela", modoJanelaAtivo);
PlayerPrefs.SetInt ("RESOLUCAO", Resolucoes.value);
resolucaoSalveIndex = Resolucoes.value;
AplicarPreferencias ();
}
private void AplicarPreferencias(){
VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
QualitySettings.SetQualityLevel(PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica"));
Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
}
//===========VOIDS NORMAIS=========//
void Update(){
if (SceneManager.GetActiveScene ().name != nomeDaCena) {
AudioListener.volume = VOLUME;
Destroy (gameObject);
}
}
private void Jogar(){
SceneManager.LoadScene (nomeCenaJogo);
}
private void Sair(){
Application.Quit ();
}
}
Se você quiser fazer um Loading do menu principal para a sua cena de jogo, pode acompanhar o que foi feito neste tópico :D
https://www.schultzgames.com/t2125-ajuda-script-de-loading#14818
HPGBR- Iniciante
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Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Boa tarde amigos.
Aqui o meu cursor trava quando eu chamo a primeira vez, enao eu saio e vouto ele começa a funcionar ?
Aqui o meu cursor trava quando eu chamo a primeira vez, enao eu saio e vouto ele começa a funcionar ?
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
Rodei o menu no build, o menu ficou todo rosa, alguém sabe o que ouve?
Convidado- Convidado
Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
teve um topico sobre isso aqui no forúm, dê uma pesquisada ae;
Verifique se você não removeu os shaders, do build Settings;
Principalmente o shader da UI;
Verifique se você não removeu os shaders, do build Settings;
Principalmente o shader da UI;
Phph09- Profissional
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REPUTAÇÃO : 240
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Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
OLA MARCUS eu acabei de ver seu tutorial do novo menu e tenho duvidas , coloquei o canvas na minha cena principal do game porem nao apareceu o menu , ai criei uma nova cena com nome de MENU e cortei o canvas la dentro porem depois do play na nova cena os botoes nao funcionava o que devo fazer? vlw
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