210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
4 participantes
Página 1 de 1
210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
Pessoal, fiz o script do meu inimigo, com ataque de elementos, andar, perseguir e a barra de vida, queria saber se 200 linhas de código é muita coisa ou não preciso me preocupar...
Tomas Turbando- Iniciante
- PONTOS : 1097
REPUTAÇÃO : 10
Respeito as regras :
Re: 210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
O código ter eficiência e clareza é infinitamente mais importante do que quantidade de linhas e também a quantidade de linhas de código vai ser determinado pelo oque ele tem que fazer, seja 200 ou 2000 linhas
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5726
REPUTAÇÃO : 744
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :
Não sei ao certo qual seria a sua preocupação em relação ao tamanho de código, mas se for o caso de achar q uma classe está fazendo mais do que ela deveria, acho q seria interessante vc separar as lógicas de cada funcionalidade em classes diferentes: barra de vidas (ainda mais se envolver UI) deveria estar isolada da mecânica do inimigo. Se quiser ser mais exigente ainda, acho q as mecânicas de perseguir e andar devem ficar separadas das mecânicas de ataque.
Se vc pretende evoluir o projeto, é essencial se preocupar com descrições de cada parte do código, dividir muitas funções de um mesmo objeto acaba se tornando confuso, mas ficar repetindo a mesma coisa em scripts diferentes é sem sentido. Andar, perseguir e barra de vida, se referem ao básico do inimigo, digamos q vc tenha 4 tipos diferentes de inimigos, o mesmo código serviria para os 4, com pequenas mudanças no ataque, ou seja, vc separaria apenas a parte do ataque.Tomas Turbando escreveu:Pessoal, fiz o script do meu inimigo, com ataque de elementos, andar, perseguir e a barra de vida, queria saber se 200 linhas de código é muita coisa ou não preciso me preocupar...
Exemplo: vc cria um script básico como se fosse a Alma do inimigo, com o básico da inteligência artificial, que todos os tipos de inimigos executam bem parecido, ou igual, dai vc deriva cada especificidade em scripts diferentes.
OBJETO SCRIPTS
inimigo-tipo 1 = Alma, ataque 1
inimigo-tipo 2 = Alma, ataque 1, regeneração 1
inimigo-tipo 3 = Alma, ataque 2, teletransporte 1
inimigo-tipo 4 = Alma, ataque 3
=============
O que cada script faz:
Alma = andar, perseguir, vida
ataque 1 = lançar bola de fogo perto
ataque 2 = ataque direto
ataque 3 = gelo ao redor
==========================
Desse modo, vc consegue dividir os scripts de uma forma que seja menos confusa no futuro, porque se vc fizesse um codigo de 500 linhas, mas cada tipo de inimigo ignorasse uma parte dessas linhas, acaba gerando má otimização e bugs, devido ao difícil entendimento.
Agr se for algo que realmente requeira muitos scripts e vc tem tempo pra ser organizado, é recomendável fazer um diagrama visual, para vc não se perder.
Mas caso seja algo simples, apenas para treinamento, somente vc irá ver e usar o projeto, não importa a quantidade de linhas, contanto que vc consiga entender e seja minimamente aceitável. Um exemplo seria a tentativa de criar um sistema igual o carro do batman arkham knigt, ou o tiro do sniper elite, o parkour do AC, desse jeito vc consegue ter uma visão simples do que seria necessário para criar algo bem feito, seria tipo um esboço para um desenho.