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[TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

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TUTORIAL [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por MarcosSchultz Sex Abr 22, 2016 2:58 pm

É importantíssimo ver o vídeo para entender como utilizar o script

Vídeo:



Script:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson;
using UnityEngine.SceneManagement;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
[RequireComponent(typeof(FirstPersonController))]
public class MenuPause : MonoBehaviour {
   public Button BotaoRetornarAoJogo,BotaoOpcoes,BotaoVoltarAoMenu;
   [Space(20)]
   public Slider BarraVolume;
   public Toggle CaixaModoJanela;
   public Dropdown Resolucoes, Qualidades;
   public Button BotaoVoltar, BotaoSalvarPref;
   [Space(20)]
   public Text textoVol;
   public string nomeCenaMenu = "Menu";
   private float VOLUME;
   private int qualidadeGrafica, modoJanelaAtivo, resolucaoSalveIndex;
   private bool telaCheiaAtivada, menuParte1Ativo, menuParte2Ativo;
   private Resolution[] resolucoesSuportadas;
   private FirstPersonController controlador;

   void Awake(){
      resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;
      controlador = GetComponent<FirstPersonController> ();
   }

   void Start () {
      Opcoes (false,false);
      ChecarResolucoes ();
      AjustarQualidades ();
      Time.timeScale = 1;
      AudioListener.volume = 1;
      BarraVolume.minValue = 0;
      BarraVolume.maxValue = 1;
      menuParte1Ativo = menuParte2Ativo = false;
      if (PlayerPrefs.HasKey ("RESOLUCAO")) {
         int numResoluc = PlayerPrefs.GetInt ("RESOLUCAO");
         if (resolucoesSuportadas.Length <= numResoluc) {
            PlayerPrefs.DeleteKey ("RESOLUCAO");
         }
      }
      //=============== SAVES===========//
      if (PlayerPrefs.HasKey ("VOLUME")) {
         VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
         BarraVolume.value = VOLUME;
      } else {
         PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", 1);
         BarraVolume.value = 1;
      }
      //=============MODO JANELA===========//
      if (PlayerPrefs.HasKey ("modoJanela")) {
         modoJanelaAtivo = PlayerPrefs.GetInt ("modoJanela");
         if (modoJanelaAtivo == 1) {
            Screen.fullScreen = false;
            CaixaModoJanela.isOn = true;
         } else {
            Screen.fullScreen = true;
            CaixaModoJanela.isOn = false;
         }
      } else {
         modoJanelaAtivo = 0;
         PlayerPrefs.SetInt ("modoJanela", modoJanelaAtivo);
         CaixaModoJanela.isOn = false;
         Screen.fullScreen = true;
      }
      //========RESOLUCOES========//
      if (modoJanelaAtivo == 1) {
         telaCheiaAtivada = false;
      } else {
         telaCheiaAtivada = true;
      }
      if (PlayerPrefs.HasKey ("RESOLUCAO")) {
         resolucaoSalveIndex = PlayerPrefs.GetInt ("RESOLUCAO");
         Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
         Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
      } else {
         resolucaoSalveIndex = (resolucoesSuportadas.Length -1);
         Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
         PlayerPrefs.SetInt ("RESOLUCAO", resolucaoSalveIndex);
         Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
      }
      //=========QUALIDADES=========//
      if (PlayerPrefs.HasKey ("qualidadeGrafica")) {
         qualidadeGrafica = PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica");
         QualitySettings.SetQualityLevel(qualidadeGrafica);
         Qualidades.value = qualidadeGrafica;
      } else {
         QualitySettings.SetQualityLevel((QualitySettings.names.Length-1));
         qualidadeGrafica = (QualitySettings.names.Length-1);
         PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", qualidadeGrafica);
         Qualidades.value = qualidadeGrafica;
      }
      // =========SETAR BOTOES==========//
      BotaoVoltarAoMenu.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
      BotaoOpcoes.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
      BotaoRetornarAoJogo.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
      BotaoVoltar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
      BotaoSalvarPref.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
      //
      BotaoVoltarAoMenu.onClick.AddListener(() => VoltarAoMenu());
      BotaoOpcoes.onClick.AddListener(() => Opcoes(false,true));
      BotaoRetornarAoJogo.onClick.AddListener(() => Opcoes(false,false));
      BotaoVoltar.onClick.AddListener(() => Opcoes(true,false));
      BotaoSalvarPref.onClick.AddListener(() => SalvarPreferencias());
   }
   void Update(){
      if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Escape)) {
         if (menuParte1Ativo == false && menuParte2Ativo == false) {
            menuParte1Ativo = true;
            menuParte2Ativo = false;
            Opcoes (true, false);
            Time.timeScale = 0;
            AudioListener.volume = 0;
         } else if (menuParte1Ativo == true && menuParte2Ativo == false) {
            menuParte1Ativo = menuParte2Ativo = false;
            Opcoes (false, false);
            Time.timeScale = 1;
            AudioListener.volume = VOLUME;
         }
         else if (menuParte1Ativo == false && menuParte2Ativo == true) {
            menuParte1Ativo = true;
            menuParte2Ativo = false;
            Opcoes (true, false);
            Time.timeScale = 0;
            AudioListener.volume = 0;
         }
      }
      if (menuParte1Ativo == true || menuParte2Ativo == true) {
         Cursor.visible = true;
         controlador.enabled = false;
      } else {
         Cursor.visible = false;
         controlador.enabled = true;
      }
   }
   //=========VOIDS DE CHECAGEM==========//
   private void ChecarResolucoes(){
      Resolution[] resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;
      Resolucoes.options.Clear ();
      for(int y = 0; y < resolucoesSuportadas.Length; y++){
         Resolucoes.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = resolucoesSuportadas[y].width + "x" + resolucoesSuportadas[y].height });
      }
      Resolucoes.captionText.text = "Resolucao";
   }
   private void AjustarQualidades(){
      string[] nomes = QualitySettings.names;
      Qualidades.options.Clear ();
      for(int y = 0; y < nomes.Length; y++){
         Qualidades.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = nomes[y] });
      }
      Qualidades.captionText.text = "Qualidade";
   }
   private void Opcoes(bool ativarOP, bool ativarOP2){
      BotaoVoltarAoMenu.gameObject.SetActive (ativarOP);
      BotaoOpcoes.gameObject.SetActive (ativarOP);
      BotaoRetornarAoJogo.gameObject.SetActive (ativarOP);
      //
      textoVol.gameObject.SetActive (ativarOP2);
      BarraVolume.gameObject.SetActive (ativarOP2);
      CaixaModoJanela.gameObject.SetActive (ativarOP2);
      Resolucoes.gameObject.SetActive (ativarOP2);
      Qualidades.gameObject.SetActive (ativarOP2);
      BotaoVoltar.gameObject.SetActive (ativarOP2);
      BotaoSalvarPref.gameObject.SetActive (ativarOP2);
      if (ativarOP == true && ativarOP2 == false) {
         menuParte1Ativo = true;
         menuParte2Ativo = false;
      }
      else if (ativarOP == false && ativarOP2 == true) {
         menuParte1Ativo = false;
         menuParte2Ativo = true;
      }
      else if (ativarOP == false && ativarOP2 == false) {
         menuParte1Ativo = false;
         menuParte2Ativo = false;
         Time.timeScale = 1;
         AudioListener.volume = VOLUME;
      }
   }
   //=========VOIDS DE SALVAMENTO==========//
   private void SalvarPreferencias(){
      if (CaixaModoJanela.isOn == true) {
         modoJanelaAtivo = 1;
         telaCheiaAtivada = false;
      } else {
         modoJanelaAtivo = 0;
         telaCheiaAtivada = true;
      }
      PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", BarraVolume.value);
      PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", Qualidades.value);
      PlayerPrefs.SetInt ("modoJanela", modoJanelaAtivo);
      PlayerPrefs.SetInt ("RESOLUCAO", Resolucoes.value);
      resolucaoSalveIndex = Resolucoes.value;
      AplicarPreferencias ();
   }
   private void AplicarPreferencias(){
      VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
      QualitySettings.SetQualityLevel(PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica"));
      Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
   }
   private void VoltarAoMenu(){
      SceneManager.LoadScene (nomeCenaMenu);
   }
}


Última edição por MarcosSchultz em Dom Jun 12, 2016 3:23 pm, editado 2 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por Weslley Sex Abr 22, 2016 3:21 pm

legal vai servir de ajuda pra muita gente :D

aborde algo sobre expressão lambda :D
pra quem que saber mais sobre expressão lambda https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/bb397687.aspx
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por Budyw Qua Abr 27, 2016 7:43 pm

Como implementar um text ou imagem escrito "SALVO!" depois de clicar no botão salvar??

Eu consegui implementar um txt, mas fica tipo aparece e desaparece rapido sem efeito nenhum, não consegui colocar um FadeOut, ou algum efeito de desaparecer lentamente.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por Weslley Qua Abr 27, 2016 7:57 pm

Budyw escreveu:Como implementar um text ou imagem escrito "SALVO!" depois de clicar no botão salvar??

Eu consegui implementar um txt, mas fica tipo aparece e desaparece rapido sem efeito nenhum, não consegui colocar um FadeOut, ou algum efeito de desaparecer lentamente.

use um método IEnumerator

algo parecido com isso
Código:


    public Text saveText;

    IEnumerator SaveText()
    {
        saveText.enabled = true;
        saveText.CrossFadeAlpha(0, 1, false);
        yield return new WaitForSeconds(1.5f);
        saveText.enabled = false;
    }
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por Budyw Qua Abr 27, 2016 8:28 pm

Não estou conseguindo aplicar esse script, eu adiciono o texto, coloco ele no saveText; depois chamo IEnumerator SaveText() na void SalvarPreferencias() que é o botão de Salvar, mas o texto fica la parado nem some nem aparece.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por Weslley Qua Abr 27, 2016 8:55 pm

Budyw escreveu:Não estou conseguindo aplicar esse script, eu adiciono o texto, coloco ele no saveText; depois chamo IEnumerator SaveText() na void SalvarPreferencias() que é o botão de Salvar, mas o texto fica la parado nem some nem aparece.

Bom para chamar o metodo do tipo IEnumerator no unity vc usa StartCoroutine(SaveText());

Código:

StartCoroutine(SaveText());
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por Budyw Qua Abr 27, 2016 9:48 pm

Deu certo weslleyFx, funcionou como o que eu queria! Valeu :D

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por Weslley Qua Abr 27, 2016 9:51 pm

Budyw escreveu:Deu certo weslleyFx, funcionou como o que eu queria! Valeu :D

:D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por Matheus Fiori Seg maio 02, 2016 11:19 am

Estou tendo um problema com o som quando eu volto para o menu principal os sons não funcionam mais

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por Weslley Seg maio 02, 2016 11:47 am

Matheus Fiori escreveu:Estou tendo um problema com o som quando eu volto para o menu principal os sons não funcionam mais

Mostre o que vc fez
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por Matheus Fiori Seg maio 02, 2016 12:05 pm

[TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior) 2cm2cm
[TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior) 2uhs5cl

Bom é um menu teste pra aplicar no jogo, mas dou play áudios da cena e eles funcionam , mas quando vou e volto da outra cena eles param de funcionar

código do Menu da primeira imagem
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;

public class volta : MonoBehaviour {

 public string nomedacena = "" ;
 public Button voltacena ;
 // Use this for initialization
 void Start () {

 voltacena.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
 voltacena.onClick.AddListener(() => VoltarAoMenu());

 }

 private void VoltarAoMenu(){
 
 SceneManager.LoadScene (nomedacena);
 }

 // Update is called once per frame
 void Update () {
 
 }
}

código do menu da segunda imagem lá os áudios funcionam mesmo após trocar de cena e voltar
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;

public class Menu : MonoBehaviour {
 public Button BotaoRetornarAoJogo,BotaoOpcoes,BotaoVoltarAoMenu;
 [Space(20)]
 public Slider BarraVolume;
 public Toggle CaixaModoJanela;
 public Dropdown Resolucoes, Qualidades;
 public Button BotaoVoltar, BotaoSalvarPref;
 [Space(20)]
 public Text textoVol;
 public string nomeCenaMenu = "Menu";
 private float VOLUME;
 private int qualidadeGrafica, modoJanelaAtivo, resolucaoSalveIndex;
 private bool telaCheiaAtivada, menuParte1Ativo, menuParte2Ativo;
 private Resolution[] resolucoesSuportadas;

 void Awake(){
 resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;

 }

 void Start () {
 Opcoes (false,false);
 ChecarResolucoes ();
 AjustarQualidades ();
 Time.timeScale = 1;
 AudioListener.volume = 1;
 BarraVolume.minValue = 0;
 BarraVolume.maxValue = 1;
 menuParte1Ativo = menuParte2Ativo = false;
 //=============== SAVES===========//
 if (PlayerPrefs.HasKey ("VOLUME")) {
 VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
 BarraVolume.value = VOLUME;
 } else {
 PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", 1);
 BarraVolume.value = 1;
 }
 //=============MODO JANELA===========//
 if (PlayerPrefs.HasKey ("modoJanela")) {
 modoJanelaAtivo = PlayerPrefs.GetInt ("modoJanela");
 if (modoJanelaAtivo == 1) {
 Screen.fullScreen = false;
 CaixaModoJanela.isOn = true;
 } else {
 Screen.fullScreen = true;
 CaixaModoJanela.isOn = false;
 }
 } else {
 modoJanelaAtivo = 0;
 PlayerPrefs.SetInt ("modoJanela", modoJanelaAtivo);
 CaixaModoJanela.isOn = false;
 Screen.fullScreen = true;
 }
 //========RESOLUCOES========//
 if (modoJanelaAtivo == 1) {
 telaCheiaAtivada = false;
 } else {
 telaCheiaAtivada = true;
 }
 if (PlayerPrefs.HasKey ("RESOLUCAO")) {
 resolucaoSalveIndex = PlayerPrefs.GetInt ("RESOLUCAO");
 Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
 Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
 } else {
 resolucaoSalveIndex = (resolucoesSuportadas.Length -1);
 Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
 PlayerPrefs.SetInt ("RESOLUCAO", resolucaoSalveIndex);
 Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
 }
 //=========QUALIDADES=========//
 if (PlayerPrefs.HasKey ("qualidadeGrafica")) {
 qualidadeGrafica = PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica");
 QualitySettings.SetQualityLevel(qualidadeGrafica);
 Qualidades.value = qualidadeGrafica;
 } else {
 QualitySettings.SetQualityLevel((QualitySettings.names.Length-1));
 qualidadeGrafica = (QualitySettings.names.Length-1);
 PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", qualidadeGrafica);
 Qualidades.value = qualidadeGrafica;
 }
 // =========SETAR BOTOES==========//
 BotaoVoltarAoMenu.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
 BotaoOpcoes.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
 BotaoRetornarAoJogo.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
 BotaoVoltar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
 BotaoSalvarPref.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
 //
 BotaoVoltarAoMenu.onClick.AddListener(() => VoltarAoMenu());
 BotaoOpcoes.onClick.AddListener(() => Opcoes(false,true));
 BotaoRetornarAoJogo.onClick.AddListener(() => Opcoes(false,false));
 BotaoVoltar.onClick.AddListener(() => Opcoes(true,false));
 BotaoSalvarPref.onClick.AddListener(() => SalvarPreferencias());
 }
 void Update(){
 if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Escape)) {
 if (menuParte1Ativo == false && menuParte2Ativo == false) {
 menuParte1Ativo = true;
 menuParte2Ativo = false;
 Opcoes (true, false);
 Time.timeScale = 0;
 AudioListener.volume = 0;
 } else if (menuParte1Ativo == true && menuParte2Ativo == false) {
 menuParte1Ativo = menuParte2Ativo = false;
 Opcoes (false, false);
 Time.timeScale = 1;
 AudioListener.volume = VOLUME;
 }
 else if (menuParte1Ativo == false && menuParte2Ativo == true) {
 menuParte1Ativo = true;
 menuParte2Ativo = false;
 Opcoes (true, false);
 Time.timeScale = 0;
 AudioListener.volume = 0;
 }
 }
 if (menuParte1Ativo == true || menuParte2Ativo == true) {
 Cursor.visible = true;
 } else {
 Cursor.visible = true;
 }
 }
 //=========VOIDS DE CHECAGEM==========//
 private void ChecarResolucoes(){
 Resolution[] resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;
 Resolucoes.options.Clear ();
 for(int y = 0; y < resolucoesSuportadas.Length; y++){
 Resolucoes.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = resolucoesSuportadas[y].width + "x" + resolucoesSuportadas[y].height });
 }
 Resolucoes.captionText.text = "Resolucao";
 }
 private void AjustarQualidades(){
 string[] nomes = QualitySettings.names;
 Qualidades.options.Clear ();
 for(int y = 0; y < nomes.Length; y++){
 Qualidades.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = nomes[y] });
 }
 Qualidades.captionText.text = "Qualidade";
 }
 private void Opcoes(bool ativarOP, bool ativarOP2){
 BotaoVoltarAoMenu.gameObject.SetActive (ativarOP);
 BotaoOpcoes.gameObject.SetActive (ativarOP);
 BotaoRetornarAoJogo.gameObject.SetActive (ativarOP);
 //
 textoVol.gameObject.SetActive (ativarOP2);
 BarraVolume.gameObject.SetActive (ativarOP2);
 CaixaModoJanela.gameObject.SetActive (ativarOP2);
 Resolucoes.gameObject.SetActive (ativarOP2);
 Qualidades.gameObject.SetActive (ativarOP2);
 BotaoVoltar.gameObject.SetActive (ativarOP2);
 BotaoSalvarPref.gameObject.SetActive (ativarOP2);
 if (ativarOP == true && ativarOP2 == false) {
 menuParte1Ativo = true;
 menuParte2Ativo = false;
 }
 else if (ativarOP == false && ativarOP2 == true) {
 menuParte1Ativo = false;
 menuParte2Ativo = true;
 }
 else if (ativarOP == false && ativarOP2 == false) {
 menuParte1Ativo = false;
 menuParte2Ativo = false;
 Time.timeScale = 1;
 AudioListener.volume = VOLUME;
 }
 }
 //=========VOIDS DE SALVAMENTO==========//
 private void SalvarPreferencias(){
 if (CaixaModoJanela.isOn == true) {
 modoJanelaAtivo = 1;
 telaCheiaAtivada = false;
 } else {
 modoJanelaAtivo = 0;
 telaCheiaAtivada = true;
 }
 PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", BarraVolume.value);
 PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", Qualidades.value);
 PlayerPrefs.SetInt ("modoJanela", modoJanelaAtivo);
 PlayerPrefs.SetInt ("RESOLUCAO", Resolucoes.value);
 resolucaoSalveIndex = Resolucoes.value;
 AplicarPreferencias ();
 }
 private void AplicarPreferencias(){
 VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
 QualitySettings.SetQualityLevel(PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica"));
 Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
 }
 private void VoltarAoMenu(){
 SceneManager.LoadScene (nomeCenaMenu);
 }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por Weslley Seg maio 02, 2016 12:41 pm

vc já tentou da play por script ?
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Mensagem por Matheus Fiori Seg maio 02, 2016 12:59 pm

weslleyFx escreveu:vc já tentou da play por script ?
Você diz por cenas separadas ?não entendi muito bem

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por Weslley Seg maio 02, 2016 1:42 pm

No script do menu da um play no start talvez seja um bug do unity
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Mensagem por Matheus Fiori Seg maio 02, 2016 2:38 pm

weslleyFx escreveu:No script do menu da um play no start talvez seja um bug do unity
Bom eu fechei abri o unity startei só o com script menu e mesmo assim continua não funcionando na hora que vai pra uma cena e volta

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Mensagem por Weslley Seg maio 02, 2016 5:59 pm

Matheus Fiori escreveu:
weslleyFx escreveu:No script do menu da um play no start talvez seja um bug do unity
Bom eu fechei abri o unity startei só o com script menu e mesmo assim continua não funcionando na hora que vai pra uma cena e volta


Bom eu testei e não tive o problema citado a cima
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por MarcosSchultz Dom Jun 12, 2016 3:23 pm

Script atualizado para evitar erros de resolução
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Mensagem por Lucas Garcia Frade Qua Nov 02, 2016 8:53 pm

Eae Marcos, blz?
Ta lembrado de mim?
Viu, tem como eu colocar uma mapa no menu?
Tipo tem um mini mapa no jogo normal, ai quando eu abro o menu aparece o mapa do mundo todo.
Seria tipo colocar as imagens da camera no menu
Tem como?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por MarcosSchultz Sex Nov 04, 2016 12:32 am

Lucas Garcia Frade escreveu:Eae Marcos, blz?
Ta lembrado de mim?
Viu, tem como eu colocar uma mapa no menu?
Tipo tem um mini mapa no jogo normal, ai quando eu abro o menu aparece o mapa do mundo todo.
Seria tipo colocar as imagens da camera no menu
Tem como?

Tem como criar um tópico específico para isto?

Tem como fazer sim, e é bem fácil... da para fazer um plano simples com uma RenderTexture, dentre várias outras coisas.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por darkdrezinho Dom Nov 06, 2016 7:53 pm

marcos schultz tinha tado error mas fucionou dx pa la

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por MeverPlays Sex Nov 11, 2016 2:36 pm

tem um bugzinho nesse script q é bastante chato.
tipo quando da play ele diz q o audio listener inicia em 1, aí se eu salvar em 0 e sair do play, quando eu der play dnv ele inicia com 1 pois no start ta pra iniciar com 1, aí so fica no valor q eu salvei (0) se eu pausar e depois despausar, aí eu queria saber se tem como resolver isso :/

ja tentei isso:
Código:
AudioListener.volume = VOLUME;

pra no caso ele iniciar no valor q tiver sido salvo, porém acontece o contrário do q eu falei acima.. ele inicia em 0.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por MarcosSchultz Dom Nov 13, 2016 1:09 am

MeverPlays escreveu:tem um bugzinho nesse script q é bastante chato.
tipo quando da play ele diz q o audio listener inicia em 1, aí se eu salvar em 0 e sair do play, quando eu der play dnv ele inicia com 1 pois no start ta pra iniciar com 1, aí so fica no valor q eu salvei (0) se eu pausar e depois despausar, aí eu queria saber se tem como resolver isso :/

ja tentei isso:
Código:
AudioListener.volume = VOLUME;

pra no caso ele iniciar no valor q tiver sido salvo, porém acontece o contrário do q eu falei acima.. ele inicia em 0.

Tem sim, basta usar um PlayerPrefs, ou ajustar o script de acordo.

Ele é assim por que é feito para ser compatível com um outro tutorial de menu que tenho já feito.

Seria mais interessante você criar um novo tópico para esta dúvida, postando o seu script como está e especificando o que deseja fazer exatamente.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por victoraugusto Seg Nov 21, 2016 1:13 am

queria saber se é dificil fazer a movimentação desses UI Buttons via teclado.

No meu caso eu preciso mover via joystick do xbox one, mas não consigo fazer, então eu adapto do teclado caso exista.

Tem como fazer a transição via teclado dos paineis (setactive)?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por MarcosSchultz Seg Nov 21, 2016 3:44 pm

victoraugusto escreveu:queria saber se é dificil fazer a movimentação desses UI Buttons via teclado.

No meu caso eu preciso mover via joystick do xbox one, mas não consigo fazer, então eu adapto do teclado caso exista.

Tem como fazer a transição via teclado dos paineis (setactive)?

Teria como especificar melhor o que está tentando fazer? Se possível, postar alguma print ou algo do tipo
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por victoraugusto Seg Nov 21, 2016 7:31 pm

[TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior) ImageNesta primeira imagem, tem 2 setas, uma indicando um UI button, e outra indicando o UI button como sendo a primeira seleção ao iniciar a cena,consigo movimentar com o controle pra cima e pra baixo normalmente, porem quando clico em por exemplo configurações, não consigo mais selecionar nada
[TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior) Image

e se eu volto para o menu, não consigo mais selecionar nada via joystick ou teclado.

A duvida seria, quando eu fizer a transição de paineis, como fazer com que o joystick ou teclado continue no comando da seleção e não o mouse.

Código:

public GameObject painelPrincipal;
    public GameObject painelConfiguracoes;
    public GameObject PainelCampanha;
    

 // Use this for initialization
 void Start () {
    
 }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {
 
 }

       public void BotaoMultiplayer()
    {
        painelPrincipal.SetActive(false);
        
    }
    public void botaoConfiguracoes()
    {
        painelPrincipal.SetActive(false);//Desativa o Painel Principal
        painelConfiguracoes.SetActive(true); //Ativa o Painel de Configurações
    }
    public void botaoSair()
    {
        Application.Quit(); //Fecha o jogo
    }

    public void botaoVoltar()
    {
        painelPrincipal.SetActive(true);//Ativa o Painel Principal
        painelConfiguracoes.SetActive(false); //Desativa o Painel de Configurações
        PainelCampanha.SetActive(false);

      
    }

    public void BotaoCampanha()
    {
        painelPrincipal.SetActive(false);
        PainelCampanha.SetActive(true);
        
    }

}
tem algum comando com Event System para que isso ocorra? 

Projeto de fim de bimestre da facul, obrigado pela ajuda q fornecem.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por MarcosSchultz Qui Nov 24, 2016 2:11 am

Putz, pior que não sei... Tenho 0 de experiência com dispositivos que usem controle, por que sou mais focado em PC/Android O.o

O que acontece é que você está usando o menu da maneira correta, com o InputModule, mas este Menu é feito meio que exclusivamente para jogos PC, pois ele se "auto constrói", deletando as opções que vem como padrão e recriando as configurações para jogar o que existe no PlayerPrefs nos botões. 

Acredito que este menu tenha que ser totalmente recriado para poder funcionar em dispositivos que usem controle para passear pela UI
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por Moa Dom Nov 27, 2016 3:32 pm

Alguém pode me dizer como que faz para parar todas as animações e audio :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por Lucas Garcia Frade Seg Nov 28, 2016 10:15 pm

Ei Marcos, to aki de novo, kkk, quando eu to no menu e aperto ESP pra sair o cursor fica travado no centro, porem visivel, ai preciso clicar pra ele desaparecer, como resolvo?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por MarcosSchultz Ter Nov 29, 2016 3:27 am

Lucas Garcia Frade escreveu:Ei Marcos, to aki de novo, kkk, quando eu to no menu e aperto ESP pra sair o cursor fica travado no centro, porem visivel, ai preciso clicar pra ele desaparecer, como resolvo?

cursor travado no centro? você tem algum script com o comando lookCursor ?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por MarcosSchultz Ter Nov 29, 2016 3:28 am

Moa escreveu:Alguém pode me dizer como que faz para parar todas as animações e audio :D

São vários sistemas separados... As animações costumas ser paradas quando deixa o Time.timeScale = 0 nos scripts, mas os audios tem de ser pausados um porum nos AudioSources do cenário.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por Lucas Garcia Frade Ter Nov 29, 2016 8:00 pm

MarcosSchultz escreveu:
Lucas Garcia Frade escreveu:Ei Marcos, to aki de novo, kkk, quando eu to no menu e aperto ESP pra sair o cursor fica travado no centro, porem visivel, ai preciso clicar pra ele desaparecer, como resolvo?

cursor travado no centro? você tem algum script com o comando lookCursor ?
Mas eh pra ele ficar travado no centro msm, tipo, quando to no menu fica normal, mas quando aperto ESC ou Retornar, ele trava no centro (como é pra ser feito msm) mas não desaparece.


Última edição por Lucas Garcia Frade em Dom Dez 04, 2016 3:57 pm, editado 1 vez(es)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por cosmoplay Qua Nov 30, 2016 11:40 am

Alguém sabe como colocar um efeito bloom ao entrar no menu ? 
não consigo trabalhar com efeitos no script.
dei uma leve aumentada no script para colocar uma imagem de fundo e para não travar o mouse.

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson;
using UnityEngine.SceneManagement;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using UnityStandardAssets.ImageEffects;
[RequireComponent(typeof(FirstPersonController))]
public class MenuPause : MonoBehaviour {
   public Image imagem;
   public Button BotaoRetornarAoJogo,BotaoOpcoes,BotaoVoltarAoMenu;
   [Space(20)]
   public Slider BarraVolume;
   public Toggle CaixaModoJanela;
   public Dropdown Resolucoes, Qualidades;
   public Button BotaoVoltar, BotaoSalvarPref;
   [Space(20)]
   public Text textoVol;
   public string nomeCenaMenu = "Menu";
   private float VOLUME;
   private int qualidadeGrafica, modoJanelaAtivo, resolucaoSalveIndex;
   private bool telaCheiaAtivada, menuParte1Ativo, menuParte2Ativo;
   private Resolution[] resolucoesSuportadas;
   private FirstPersonController controlador;


   void Awake(){
      resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;
      controlador = GetComponent<FirstPersonController> ();
   }

   void Start () {
      
      imagem.enabled = !imagem.enabled;
      Opcoes (false,false);
      ChecarResolucoes ();
      AjustarQualidades ();
      Time.timeScale = 1;
      AudioListener.volume = 1;
      BarraVolume.minValue = 0;
      BarraVolume.maxValue = 1;
      menuParte1Ativo = menuParte2Ativo = false;
      if (PlayerPrefs.HasKey ("RESOLUCAO")) {
         int numResoluc = PlayerPrefs.GetInt ("RESOLUCAO");
         if (resolucoesSuportadas.Length <= numResoluc) {
            PlayerPrefs.DeleteKey ("RESOLUCAO");
         }
      }
      //=============== SAVES===========//
      if (PlayerPrefs.HasKey ("VOLUME")) {
         VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
         BarraVolume.value = VOLUME;
      } else {
         PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", 1);
         BarraVolume.value = 1;
      }
      //=============MODO JANELA===========//
      if (PlayerPrefs.HasKey ("modoJanela")) {
         modoJanelaAtivo = PlayerPrefs.GetInt ("modoJanela");
         if (modoJanelaAtivo == 1) {
            Screen.fullScreen = false;
            CaixaModoJanela.isOn = true;
         } else {
            Screen.fullScreen = true;
            CaixaModoJanela.isOn = false;
         }
      } else {
         modoJanelaAtivo = 0;
         PlayerPrefs.SetInt ("modoJanela", modoJanelaAtivo);
         CaixaModoJanela.isOn = false;
         Screen.fullScreen = true;
      }
      //========RESOLUCOES========//
      if (modoJanelaAtivo == 1) {
         telaCheiaAtivada = false;
      } else {
         telaCheiaAtivada = true;
      }
      if (PlayerPrefs.HasKey ("RESOLUCAO")) {
         resolucaoSalveIndex = PlayerPrefs.GetInt ("RESOLUCAO");
         Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
         Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
      } else {
         resolucaoSalveIndex = (resolucoesSuportadas.Length -1);
         Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
         PlayerPrefs.SetInt ("RESOLUCAO", resolucaoSalveIndex);
         Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
      }
      //=========QUALIDADES=========//
      if (PlayerPrefs.HasKey ("qualidadeGrafica")) {
         qualidadeGrafica = PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica");
         QualitySettings.SetQualityLevel(qualidadeGrafica);
         Qualidades.value = qualidadeGrafica;
      } else {
         QualitySettings.SetQualityLevel((QualitySettings.names.Length-1));
         qualidadeGrafica = (QualitySettings.names.Length-1);
         PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", qualidadeGrafica);
         Qualidades.value = qualidadeGrafica;
      }
      // =========SETAR BOTOES==========//
      BotaoVoltarAoMenu.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
      BotaoOpcoes.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
      BotaoRetornarAoJogo.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
      BotaoVoltar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
      BotaoSalvarPref.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
      //
      BotaoVoltarAoMenu.onClick.AddListener(() => VoltarAoMenu());
      BotaoOpcoes.onClick.AddListener(() => Opcoes(false,true));
      BotaoRetornarAoJogo.onClick.AddListener(() => Opcoes(false,false));
      BotaoVoltar.onClick.AddListener(() => Opcoes(true,false));
      BotaoSalvarPref.onClick.AddListener(() => SalvarPreferencias());
   }
   void Update(){
      if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Escape)) {
         if (menuParte1Ativo == false && menuParte2Ativo == false) {
            menuParte1Ativo = true;
            menuParte2Ativo = false;
            Opcoes (true, false);
            Time.timeScale = 0;
            AudioListener.volume = 0;
            imagem.enabled = true;
            Screen.lockCursor = false;
         } else if (menuParte1Ativo == true && menuParte2Ativo == false) {
            menuParte1Ativo = menuParte2Ativo = false;
            Opcoes (false, false);
            Time.timeScale = 1;
            AudioListener.volume = VOLUME;
            imagem.enabled = true;
            Screen.lockCursor = false;
         }
         else if (menuParte1Ativo == false && menuParte2Ativo == true) {
            menuParte1Ativo = true;
            menuParte2Ativo = false;
            Opcoes (true, false);
            Time.timeScale = 0;
            AudioListener.volume = 0;
            imagem.enabled = true;
            Screen.lockCursor = false;
         }
      }
      if (menuParte1Ativo == true || menuParte2Ativo == true) {
         Cursor.visible = true;
         controlador.enabled = false;
      } else {
         Cursor.visible = false;
         controlador.enabled = true;
         imagem.enabled = false;
         Cursor.visible = false;
      }
   }
   //=========VOIDS DE CHECAGEM==========//
   private void ChecarResolucoes(){
      Resolution[] resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;
      Resolucoes.options.Clear ();
      for(int y = 0; y < resolucoesSuportadas.Length; y++){
         Resolucoes.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = resolucoesSuportadas[y].width + "x" + resolucoesSuportadas[y].height });
      }
      Resolucoes.captionText.text = "Resolucao";
   }
   private void AjustarQualidades(){
      string[] nomes = QualitySettings.names;
      Qualidades.options.Clear ();
      for(int y = 0; y < nomes.Length; y++){
         Qualidades.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = nomes[y] });
      }
      Qualidades.captionText.text = "Qualidade";
   }
   private void Opcoes(bool ativarOP, bool ativarOP2){
      BotaoVoltarAoMenu.gameObject.SetActive (ativarOP);
      BotaoOpcoes.gameObject.SetActive (ativarOP);
      BotaoRetornarAoJogo.gameObject.SetActive (ativarOP);
      //
      textoVol.gameObject.SetActive (ativarOP2);
      BarraVolume.gameObject.SetActive (ativarOP2);
      CaixaModoJanela.gameObject.SetActive (ativarOP2);
      Resolucoes.gameObject.SetActive (ativarOP2);
      Qualidades.gameObject.SetActive (ativarOP2);
      BotaoVoltar.gameObject.SetActive (ativarOP2);
      BotaoSalvarPref.gameObject.SetActive (ativarOP2);
      if (ativarOP == true && ativarOP2 == false) {
         menuParte1Ativo = true;
         menuParte2Ativo = false;
      }
      else if (ativarOP == false && ativarOP2 == true) {
         menuParte1Ativo = false;
         menuParte2Ativo = true;
      }
      else if (ativarOP == false && ativarOP2 == false) {
         menuParte1Ativo = false;
         menuParte2Ativo = false;
         Time.timeScale = 1;
         AudioListener.volume = VOLUME;
      }
   }
   //=========VOIDS DE SALVAMENTO==========//
   private void SalvarPreferencias(){
      if (CaixaModoJanela.isOn == true) {
         modoJanelaAtivo = 1;
         telaCheiaAtivada = false;
      } else {
         modoJanelaAtivo = 0;
         telaCheiaAtivada = true;
      }
      PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", BarraVolume.value);
      PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", Qualidades.value);
      PlayerPrefs.SetInt ("modoJanela", modoJanelaAtivo);
      PlayerPrefs.SetInt ("RESOLUCAO", Resolucoes.value);
      resolucaoSalveIndex = Resolucoes.value;
      AplicarPreferencias ();
   }
   private void AplicarPreferencias(){
      VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
      QualitySettings.SetQualityLevel(PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica"));
      Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
   }
   private void VoltarAoMenu(){
      SceneManager.LoadScene (nomeCenaMenu);
   }
}



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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por Weslley Qua Nov 30, 2016 11:42 pm

Não entendi o que você quer
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por stifel Sáb Dez 03, 2016 10:49 pm

Olá, boa noite! Estou com uma dificuldade. Esse script não funcionou no meu projeto de jogo, creio que por que tenho que aplicar esse script num personagem em terceira pessoa e não em primeira pessoa. De que forma posso resolver isso?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por Weslley Sáb Dez 03, 2016 10:58 pm

se não esta funcionando e porque você esta fazendo algo errado ou você não esta usando a versão 5 da unity
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Mensagem por Lucas Garcia Frade Dom Dez 04, 2016 3:57 pm

Pode responder a pergunta que fiz ali em cima por favor?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por stifel Dom Dez 04, 2016 4:08 pm

weslleyFx escreveu:se não esta funcionando e porque você esta fazendo algo errado ou você não esta usando a versão 5 da unity
Olá, boa tarde ! Estou usando a versão 5 da Unity, entretanto, preciso aplicar esse script em um personagem de 3rd person e quando faço isso, o jogo trava e as animações ficam bugando (o personagem fica flutuando). Como posso compatibilizar esse script para um personagem em terceira pessoa?

Desde já agradeço as respostas...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por Weslley Dom Dez 04, 2016 6:37 pm

Lucas Garcia Frade escreveu:
MarcosSchultz escreveu:
Lucas Garcia Frade escreveu:Ei Marcos, to aki de novo, kkk, quando eu to no menu e aperto ESP pra sair o cursor fica travado no centro, porem visivel, ai preciso clicar pra ele desaparecer, como resolvo?

cursor travado no centro? você tem algum script com o comando lookCursor ?
Mas eh pra ele ficar travado no centro msm, tipo, quando to no menu fica normal, mas quando aperto ESC ou Retornar, ele trava no centro (como é pra ser feito msm) mas não desaparece.
Código:
Cursor.visible = false;
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por LuizCalegari Sex Mar 24, 2017 11:11 pm

Quando o script é criado, ao dar o Play, não abre aponta erro para a linha 4, error CS 0246

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por MarcosSchultz Dom Mar 26, 2017 12:39 am

LuizCalegari escreveu:Quando o script é criado, ao dar o Play, não abre aponta erro para a linha 4, error CS 0246

Tem alguma print do erro? Mas acho que tem a ver com a sua versão da Unity.

Este script foi projetado para travar a câmera do FirstPersonController da Unity 5.3... Só que o FPS foi atualizado e acho que mudou a biblioteca. Tem que remover a parte de travar a câmera se pa.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por Atiradogamer Dom Mar 26, 2017 12:49 am

PRECISO DE MUNE MOBILE URGENTEMENTE SE NESSESARIO ME MANDA

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por MarcosSchultz Dom Mar 26, 2017 12:51 am

Poderia especificar melhor o que está precisando? dê preferência, crie um tópico na área "Dúvidas em geral" especificando beeeeem a dúvida
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por Atiradogamer Dom Mar 26, 2017 12:56 am

Estou precisando do script do menu mobile só falta isso pra terminar o jogo

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por Atiradogamer Dom Mar 26, 2017 1:37 am

Me mande pelo Gmail rodriguest507@gmail

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por MarcosSchultz Qui Mar 30, 2017 7:12 pm

Mas este do tópico deveria funcionar em Mobile... a UI da Unity é compatível com Android.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por bruxamissi Seg maio 15, 2017 3:04 pm

Como eu faria para ele da pause no jogo com um Button que ficaria no canto da dela tipo esse:
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por dstaroski Seg maio 15, 2017 3:31 pm

Boa tarde cara! Vou fazer um exemplo simples, utilizando como exemplo da documentação da Unity (https://docs.unity3d.com/ScriptReference/UI.Button-onClick.html):
Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using System.Collections;

public class Teste : MonoBehaviour
{
    public Button seuBotao;

    void Start()
    {
        Button btn = seuBotao.GetComponent<Button>();
        btn.onClick.AddListener(FuncaoPause);
    }

    void FuncaoPause()
    {
        Time.timeScale = 0;
    }
}
Coloque esse script em um objeto (pode ser vazio mesmo), link o botão a ele, e não esqueça que o nome do script tem que ser Teste(isso caso se copiar e colar), caso criar um novo, coloque o nome que quiser e somente copie a lógica. Depois pode fazer outro para voltar, é só trocar o "0" do Time.timeScale para "1", embora esse método de pause com o timeScale pode não pausar tudo, dai se teria de desativar determinados scripts e componentes que não pausaram, e reativa-los quando resumir o jogo.

Abraço!
dstaroski
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por bruxamissi Seg maio 15, 2017 4:07 pm

dstaroski escreveu:Boa tarde cara! Vou fazer um exemplo simples, utilizando como exemplo da documentação da Unity (https://docs.unity3d.com/ScriptReference/UI.Button-onClick.html):
Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using System.Collections;

public class Teste : MonoBehaviour
{
    public Button seuBotao;

    void Start()
    {
        Button btn = seuBotao.GetComponent<Button>();
        btn.onClick.AddListener(FuncaoPause);
    }

    void FuncaoPause()
    {
        Time.timeScale = 0;
    }
}
Coloque esse script em um objeto (pode ser vazio mesmo), link o botão a ele, e não esqueça que o nome do script tem que ser Teste(isso caso se copiar e colar), caso criar um novo, coloque o nome que quiser e somente copie a lógica. Depois pode fazer outro para voltar, é só trocar o "0" do Time.timeScale para "1", embora esse método de pause com o timeScale pode não pausar tudo, dai se teria de desativar determinados scripts e componentes que não pausaram, e reativa-los quando resumir o jogo.

Abraço!

EU TINHA FEITO ISSO NO PROPRIO SCRIPT VER SE ESTAR CORRETO: LINHA 11, 99, 106, 114: ESTAO COMENTADA DO LADO
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson;
using UnityEngine.SceneManagement;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
[RequireComponent(typeof(FirstPersonController))]
public class MenuPause : MonoBehaviour {
 public Image imagem;
 public Button BotaoRetornarAoJogo,BotaoOpcoes,BotaoVoltarAoMenu,PausaroJogo; //EU ADICIONEI O "PausaroJogo" Aquiii
 [Space(20)]
 public Slider BarraVolume;
 public Toggle CaixaModoJanela;
 public Dropdown Resolucoes, Qualidades;
 public Button BotaoVoltar, BotaoSalvarPref;
 [Space(20)]
 public Text textoVol;
 public string nomeCenaMenu = "Menu";
 private float VOLUME;
 private int qualidadeGrafica, modoJanelaAtivo, resolucaoSalveIndex;
 private bool telaCheiaAtivada, menuParte1Ativo, menuParte2Ativo;
 private Resolution[] resolucoesSuportadas;
 private FirstPersonController controlador;

 void Awake(){
 resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;
 controlador = GetComponent<FirstPersonController> ();
 }

 void Start () {
 imagem.enabled = !imagem.enabled;
 Opcoes (false,false);
 ChecarResolucoes ();
 AjustarQualidades ();
 Time.timeScale = 1;
 AudioListener.volume = 1;
 BarraVolume.minValue = 0;
 BarraVolume.maxValue = 1;
 menuParte1Ativo = menuParte2Ativo = false;
 if (PlayerPrefs.HasKey ("RESOLUCAO")) {
 int numResoluc = PlayerPrefs.GetInt ("RESOLUCAO");
 if (resolucoesSuportadas.Length <= numResoluc) {
 PlayerPrefs.DeleteKey ("RESOLUCAO");
 }
 }
 //=============== SAVES===========//
 if (PlayerPrefs.HasKey ("VOLUME")) {
 VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
 BarraVolume.value = VOLUME;
 } else {
 PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", 1);
 BarraVolume.value = 1;
 }
 //=============MODO JANELA===========//
 if (PlayerPrefs.HasKey ("modoJanela")) {
 modoJanelaAtivo = PlayerPrefs.GetInt ("modoJanela");
 if (modoJanelaAtivo == 1) {
 Screen.fullScreen = false;
 CaixaModoJanela.isOn = true;
 } else {
 Screen.fullScreen = true;
 CaixaModoJanela.isOn = false;
 }
 } else {
 modoJanelaAtivo = 0;
 PlayerPrefs.SetInt ("modoJanela", modoJanelaAtivo);
 CaixaModoJanela.isOn = false;
 Screen.fullScreen = true;
 }
 //========RESOLUCOES========//
 if (modoJanelaAtivo == 1) {
 telaCheiaAtivada = false;
 } else {
 telaCheiaAtivada = true;
 }
 if (PlayerPrefs.HasKey ("RESOLUCAO")) {
 resolucaoSalveIndex = PlayerPrefs.GetInt ("RESOLUCAO");
 Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
 Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
 } else {
 resolucaoSalveIndex = (resolucoesSuportadas.Length -1);
 Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
 PlayerPrefs.SetInt ("RESOLUCAO", resolucaoSalveIndex);
 Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
 }
 //=========QUALIDADES=========//
 if (PlayerPrefs.HasKey ("qualidadeGrafica")) {
 qualidadeGrafica = PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica");
 QualitySettings.SetQualityLevel(qualidadeGrafica);
 Qualidades.value = qualidadeGrafica;
 } else {
 QualitySettings.SetQualityLevel((QualitySettings.names.Length-1));
 qualidadeGrafica = (QualitySettings.names.Length-1);
 PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", qualidadeGrafica);
 Qualidades.value = qualidadeGrafica;
 }
 // =========SETAR BOTOES==========//
 PausaroJogo.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();  //ADICIONEI AQUIII
 BotaoVoltarAoMenu.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
 BotaoOpcoes.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
 BotaoRetornarAoJogo.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
 BotaoVoltar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
 BotaoSalvarPref.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
 //
 PausaroJogo.onClick.AddListener(() => Update());     //ADICIONEI AQUIII
 BotaoVoltarAoMenu.onClick.AddListener(() => VoltarAoMenu());
 BotaoOpcoes.onClick.AddListener(() => Opcoes(false,true));
 BotaoRetornarAoJogo.onClick.AddListener(() => Opcoes(false,false));
 BotaoVoltar.onClick.AddListener(() => Opcoes(true,false));
 BotaoSalvarPref.onClick.AddListener(() => SalvarPreferencias());
 }
 void Update(){
 if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Escape)) {     //AGORA COMO FAÇO PARA CHAMAR AQUI??
 if (menuParte1Ativo == false && menuParte2Ativo == false) {
 menuParte1Ativo = true;
 menuParte2Ativo = false;
 Opcoes (true, false);
 Time.timeScale = 0;
 AudioListener.volume = 0;
 imagem.enabled = true;
 } else if (menuParte1Ativo == true && menuParte2Ativo == false) {
 menuParte1Ativo = menuParte2Ativo = false;
 Opcoes (false, false);
 Time.timeScale = 1;
 AudioListener.volume = VOLUME;
 imagem.enabled = true;
 }
 else if (menuParte1Ativo == false && menuParte2Ativo == true) {
 menuParte1Ativo = true;
 menuParte2Ativo = false;
 Opcoes (true, false);
 Time.timeScale = 0;
 AudioListener.volume = 0;
 imagem.enabled = true;
 }
 }
 if (menuParte1Ativo == true || menuParte2Ativo == true) {
 Cursor.visible = true;
 controlador.enabled = false;
 } else {
 Cursor.visible = false;
 controlador.enabled = true;
 imagem.enabled = false;
 }
 }
 //=========VOIDS DE CHECAGEM==========//
 private void ChecarResolucoes(){
 Resolution[] resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;
 Resolucoes.options.Clear ();
 for(int y = 0; y < resolucoesSuportadas.Length; y++){
 Resolucoes.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = resolucoesSuportadas[y].width + "x" + resolucoesSuportadas[y].height });
 }
 Resolucoes.captionText.text = "Resolucao";
 }
 private void AjustarQualidades(){
 string[] nomes = QualitySettings.names;
 Qualidades.options.Clear ();
 for(int y = 0; y < nomes.Length; y++){
 Qualidades.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = nomes[y] });
 }
 Qualidades.captionText.text = "Qualidade";
 }
 private void Opcoes(bool ativarOP, bool ativarOP2){
 BotaoVoltarAoMenu.gameObject.SetActive (ativarOP);
 BotaoOpcoes.gameObject.SetActive (ativarOP);
 BotaoRetornarAoJogo.gameObject.SetActive (ativarOP);
 //
 textoVol.gameObject.SetActive (ativarOP2);
 BarraVolume.gameObject.SetActive (ativarOP2);
 CaixaModoJanela.gameObject.SetActive (ativarOP2);
 Resolucoes.gameObject.SetActive (ativarOP2);
 Qualidades.gameObject.SetActive (ativarOP2);
 BotaoVoltar.gameObject.SetActive (ativarOP2);
 BotaoSalvarPref.gameObject.SetActive (ativarOP2);
 if (ativarOP == true && ativarOP2 == false) {
 menuParte1Ativo = true;
 menuParte2Ativo = false;
 }
 else if (ativarOP == false && ativarOP2 == true) {
 menuParte1Ativo = false;
 menuParte2Ativo = true;
 }
 else if (ativarOP == false && ativarOP2 == false) {
 menuParte1Ativo = false;
 menuParte2Ativo = false;
 Time.timeScale = 1;
 AudioListener.volume = VOLUME;
 }
 }
 //=========VOIDS DE SALVAMENTO==========//
 private void SalvarPreferencias(){
 if (CaixaModoJanela.isOn == true) {
 modoJanelaAtivo = 1;
 telaCheiaAtivada = false;
 } else {
 modoJanelaAtivo = 0;
 telaCheiaAtivada = true;
 }
 PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", BarraVolume.value);
 PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", Qualidades.value);
 PlayerPrefs.SetInt ("modoJanela", modoJanelaAtivo);
 PlayerPrefs.SetInt ("RESOLUCAO", Resolucoes.value);
 resolucaoSalveIndex = Resolucoes.value;
 AplicarPreferencias ();
 }
 private void AplicarPreferencias(){
 VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
 QualitySettings.SetQualityLevel(PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica"));
 Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
 }
 private void VoltarAoMenu(){
 SceneManager.LoadScene (nomeCenaMenu);
 }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por bruxamissi Seg maio 15, 2017 6:44 pm

MarcosSchultz escreveu:
Lucas Garcia Frade escreveu:Ei Marcos, to aki de novo, kkk, quando eu to no menu e aperto ESP pra sair o cursor fica travado no centro, porem visivel, ai preciso clicar pra ele desaparecer, como resolvo?

cursor travado no centro? você tem algum script com o comando lookCursor ?
o meu script esta dando erro nessa linha:
Código:
m_MouseLook.LookRotation (transform, m_Camera.transform);

quando eu aperto em jogar e em seguida aparece os error acima
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)

Mensagem por MarcosSchultz Qui maio 18, 2017 1:32 pm

é por que você está usando uma versão que não tem mais o FirstPersonController, mas sim o FPSController.

Vou ter que refazer esses tutoriais se pa, por que a Unity atualiza cada pouco sas bagaça
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