[TUTORIAL] Selecionar personagem (Unity 5.3 ou superior)
+3
Budyw
JohnRambo
lucasCL23
7 participantes
Página 1 de 1
[TUTORIAL] Selecionar personagem (Unity 5.3 ou superior)
Antes de tudo, esse script só presta nas versões 5.3 para cima devido ao uso do SceneManagement!
Script:
(Galera to colocando isso, porque estou com mt orgulho de mim, meu primeiro script de 44 linhas rsrs)*
SE QUISER QUE, AO CLICAR, TOQUE UM SOM, USE ESSE SCRIPT:
Script:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.SceneManagement;
public class Buttons1 : MonoBehaviour {
public GameObject person1;
public GameObject person2;
public GameObject person3;
public GameObject botao1;
public GameObject botao2;
public GameObject botao3;
public void ClicarPrimeiraOpcao () {
person1.SetActive (true);
person2.SetActive (false);
person3.SetActive (false);
botao1.SetActive (true);
botao2.SetActive (false);
botao3.SetActive (false);
}
public void ClicarSegundaOpcao () {
person2.SetActive (true);
person1.SetActive (false);
person3.SetActive (false);
botao1.SetActive (false);
botao2.SetActive (true);
botao3.SetActive (false);
}
public void ClicarTerceiraOpcao () {
person3.SetActive (true);
person2.SetActive (false);
person1.SetActive (false);
botao1.SetActive (false);
botao2.SetActive (false);
botao3.SetActive (true);
}
public void ClicarPrimeiroBotão () {
SceneManager.LoadScene ("CENADOJOGO");
}
public void ClicarSegundoBotão () {
SceneManager.LoadScene ("CENADOJOGO");
}
public void ClicarTerceiroBotão () {
SceneManager.LoadScene ("CENADOJOGO");
}
}
(Galera to colocando isso, porque estou com mt orgulho de mim, meu primeiro script de 44 linhas rsrs)*
SE QUISER QUE, AO CLICAR, TOQUE UM SOM, USE ESSE SCRIPT:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.SceneManagement;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class Buttons1 : MonoBehaviour {
public GameObject person1;
public GameObject person2;
public GameObject person3;
public GameObject botao1;
public GameObject botao2;
public GameObject botao3;
public AudioSource SomDoClick;
private void Start () {
SomDoClick.GetComponent<AudioSource>().enabled = false;
public void ClicarPrimeiraOpcao () {
person1.SetActive (true);
person2.SetActive (false);
person3.SetActive (false);
botao1.SetActive (true);
botao2.SetActive (false);
botao3.SetActive (false);
SomDoClick.GetComponent<AudioSource>().enabled = true;
}
public void ClicarSegundaOpcao () {
person2.SetActive (true);
person1.SetActive (false);
person3.SetActive (false);
botao1.SetActive (false);
botao2.SetActive (true);
botao3.SetActive (false);
SomDoClick.GetComponent<AudioSource>().enabled = true;
}
public void ClicarTerceiraOpcao () {
person3.SetActive (true);
person2.SetActive (false);
person1.SetActive (false);
botao1.SetActive (false);
botao2.SetActive (false);
botao3.SetActive (true);
SomDoClick.GetComponent<AudioSource>().enabled = true;
}
public void ClicarPrimeiroBotão () {
SceneManager.LoadScene ("CENADOJOGO");
SomDoClick.GetComponent<AudioSource>().enabled = true;
}
public void ClicarSegundoBotão () {
SceneManager.LoadScene ("CENADOJOGO");
SomDoClick.GetComponent<AudioSource>().enabled = true;
}
public void ClicarTerceiroBotão () {
SceneManager.LoadScene ("CENADOJOGO");
SomDoClick.GetComponent<AudioSource>().enabled = true;
}
}
lucasCL23- Iniciante
- PONTOS : 3208
REPUTAÇÃO : 2
Idade : 20
Áreas de atuação : modelagem low poly
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Selecionar personagem (Unity 5.3 ou superior)
Vc pode usar array para encurtar um pouco o script
JohnRambo- Moderador
- PONTOS : 5171
REPUTAÇÃO : 661
Idade : 24
Áreas de atuação : Unity;
Programação;
Música e Sonorização;
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
Respeito as regras :
COMO FUNCIONA A ESCOLHA DO PERSONAGEM:
Cara, basta vc jogar o script em todos os botoes e linkar os botoes e os personagens nas variaveis.lucasCL23 escreveu:como funciona
Nos botoes vc aperta la em "On Click ()" e colocar as voids. Tipo, no On Click () do Botão 1 vc vai naquele "+" e coloca no "gameObject" e clica no objeto que é o botão e vai em "No function" e aperta Buttons1>ClicarPrimeiraOpção. Daí vc faz assim em todos os botoes na ordem tipo "ClicarPrimeiraOpção,Terceira e segunda" qualquer duvida fala aí pq isso ficou bem mau explicado
Re: [TUTORIAL] Selecionar personagem (Unity 5.3 ou superior)
Muito bom o script consegui implementa-lo no meu jogo, sei que é pedir muito, mas nesse script todos personagens já estão desbloqueados, tem como modificar esse script para aparecerem bloqueados do inicio e só desbloquear com algo em troca, tipo quando desbloquear um personagem em troca de um determinado tanto de moedas ou algo do tipo??
E valeu pelo script!!! :D
E valeu pelo script!!! :D
Budyw- Membro
- PONTOS : 3203
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Selecionar personagem (Unity 5.3 ou superior)
Vishi cara, aí o negocio é mais complicado...
Re: [TUTORIAL] Selecionar personagem (Unity 5.3 ou superior)
Ahh entendi, vou tentar aqui..
Budyw- Membro
- PONTOS : 3203
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Selecionar personagem (Unity 5.3 ou superior)
Bom tutorial :D
RenanMSV- Instrutor
- PONTOS : 4483
REPUTAÇÃO : 356
Áreas de atuação : Programação em C#, PHP. SQL, JavaScript (Web)
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Selecionar personagem (Unity 5.3 ou superior)
Opa, vlw XDRenanMSV escreveu:Bom tutorial :D
Re: [TUTORIAL] Selecionar personagem (Unity 5.3 ou superior)
John Rambo escreveu:Vc pode usar array para encurtar um pouco o script
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collenctions;
public class: Dinheiro : MonoBehaviour {
public GameObject[] Personagens;
}
Vc diz assim?
Última edição por Mauricio Maggot em Sex maio 13, 2016 10:57 pm, editado 1 vez(es)
Re: [TUTORIAL] Selecionar personagem (Unity 5.3 ou superior)
Isso mesmo:
Nas variáveis:
Aí pra interagir vc pode fazer por exemplo:
Nas variáveis:
- Código:
public GameObject[] personagens;
Aí pra interagir vc pode fazer por exemplo:
- Código:
public void ClicarPrimeiraOpcao () {
personagens[1].SetActive = true;
}
// nesses colchetes ao lado do personagens vc poe qual personagem da array que vai ser selecionado
// lembrando que a unity descarta o último elemento da array então se vc tem 5 personagens tem que declarar 6 elementos
JohnRambo- Moderador
- PONTOS : 5171
REPUTAÇÃO : 661
Idade : 24
Áreas de atuação : Unity;
Programação;
Música e Sonorização;
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Selecionar personagem (Unity 5.3 ou superior)
estou criando um jogo de carro e se eu botar esse script e linkar os carros vai funcionar ? estou contando o carro como personagem .. rsrs
nicolasfive- Avançado
- PONTOS : 3187
REPUTAÇÃO : 17
Idade : 22
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Selecionar personagem (Unity 5.3 ou superior)
Acredito que sim
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5726
REPUTAÇÃO : 744
Idade : 26
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :
Tópicos semelhantes
» [TUTORIAL]"Morte" do personagem (Unity 5.3 ou Superior)
» [TUTORIAL] Sistema de liberar nível (Unlock Level) (5.3 ou superior)
» [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
» [TUTORIAL] Unity 2019.4 ou superior - PRESETS
» [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)
» [TUTORIAL] Sistema de liberar nível (Unlock Level) (5.3 ou superior)
» [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
» [TUTORIAL] Unity 2019.4 ou superior - PRESETS
» [TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos