[RESOLVIDO] Como simular buracos - (fake holes) na Unity ?
3 participantes
SchultzGames :: UNITY 3D :: Resolvidos
Página 1 de 1
[RESOLVIDO] Como simular buracos - (fake holes) na Unity ?
Olá estou precisando de um shader que simule um buraco, para criar um buraco, ai eu ia criar uma imagem de buraco e colocar em um plano ai pareceria que o burraco mesmo, mas não tenho ideia de se existe tal Shader
Última edição por dstaroski em Qui Jun 28, 2018 9:05 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Resolvido)
Re: [RESOLVIDO] Como simular buracos - (fake holes) na Unity ?
Dom, você pode conseguir esse efeito alterando a propriedade Material.renderQueue. Isso pode ser feito via script, não necessariamente usando um shader.
Mas claro, você tem a opção de usar um shader sim, por sinal já te enviei um tutorial sobre isso uma vez...
rum!
De qualquer forma, deixo aqui novamente pois pode ser útil para mais alguém.
Aqui está o link do tutorial, e logo abaixo o resultado que eu consegui usando o mesmo:
Basicamente eu modelo um buraco no blender, tomando cuidado para que as normais apontem na direção correta, esse buraco é renderizado antes de tudo, por meio da alteração do render queue, também utilizo uma malha 3d no mesmo formato da borda do buraco, essa malha recebe um material que não renderiza nada, mas escreve no zbuffer, fazendo com que o que venha a ser renderizado depois, ignore aqueles pixels, deixando transparente e exibindo o buraco que foi renderizado antes, dando esse efeito que realmente há um buraco no terreno.
Tente seguir o tutorial que dá tudo certinho, Boa sorte!
#Edit:
Os únicos materiais que precisam ser alterados são os do buraco, e da malha que funciona como máscara, pode ficar tranquilo que o terreno nativo da Unity funciona perfeitamente com esse truque.
#Edit2:
Caso você vá instanciar o prefab do buraco, convém pegar a normal da superfície (terreno) e passar essa orientação para o prefab, para que ele se ajuste certinho ao solo.
Mas claro, você tem a opção de usar um shader sim, por sinal já te enviei um tutorial sobre isso uma vez...
rum!
Aqui está o link do tutorial, e logo abaixo o resultado que eu consegui usando o mesmo:
Basicamente eu modelo um buraco no blender, tomando cuidado para que as normais apontem na direção correta, esse buraco é renderizado antes de tudo, por meio da alteração do render queue, também utilizo uma malha 3d no mesmo formato da borda do buraco, essa malha recebe um material que não renderiza nada, mas escreve no zbuffer, fazendo com que o que venha a ser renderizado depois, ignore aqueles pixels, deixando transparente e exibindo o buraco que foi renderizado antes, dando esse efeito que realmente há um buraco no terreno.
#Edit:
Os únicos materiais que precisam ser alterados são os do buraco, e da malha que funciona como máscara, pode ficar tranquilo que o terreno nativo da Unity funciona perfeitamente com esse truque.
#Edit2:
Caso você vá instanciar o prefab do buraco, convém pegar a normal da superfície (terreno) e passar essa orientação para o prefab, para que ele se ajuste certinho ao solo.
Última edição por Isabela em Qua Jun 27, 2018 9:11 pm, editado 2 vez(es)
Isabela- Avançado
- PONTOS : 2835
REPUTAÇÃO : 260
Respeito as regras :
Boa noite brow! o seu título pode ser alterado por sugestão para: Como simular buracos - (fake holes) na Unity ? foi uma sugestão recebida pela usuária: Isabela para facilitar a busca no fórum.Dom3000 escreveu:Olá estou precisando de um shader que simule um buraco, para criar um buraco, ai eu ia criar uma imagem de buraco e colocar em um plano ai pareceria que o burraco mesmo, mas não tenho ideia de se existe tal Shader
Abraço!
pode mudar sim browdstaroski escreveu:Boa noite brow! o seu título pode ser alterado por sugestão para: Como simular buracos - (fake holes) na Unity ? foi uma sugestão recebida pela usuária: Isabela para facilitar a busca no fórum.Dom3000 escreveu:Olá estou precisando de um shader que simule um buraco, para criar um buraco, ai eu ia criar uma imagem de buraco e colocar em um plano ai pareceria que o burraco mesmo, mas não tenho ideia de se existe tal Shader
Abraço!
WWWWWoooouuu ficou muito fodaaa:apaixonado: .Isabela escreveu:Dom, você pode conseguir esse efeito alterando a propriedade Material.renderQueue. Isso pode ser feito via script, não necessariamente usando um shader.
rum!
#Edit:
#Edit2:
eu segui aquele tuto, que vc me mandou, mas ele não ignorava o terrein, ai desisti, mas ai descobri como mudar o shader do material do terrein, ai deu certo , agora falta fazer uns ajustes, pois irei fazer corte e rasgos no chão.