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[RESOLVIDO] Transform.up Muito rápido!

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Resolvido [RESOLVIDO] Transform.up Muito rápido!

Mensagem por lesgoy Qua Jun 20, 2018 8:04 pm

Como o Translate era ruim para colisões resolvi usar o rb.velocity.
Código:
rb.velocity = transform.right * velocidade + Vector3.up * rb.velocity.y;


Isso faz meu personagem andar para o lado.

Em determinada parte preciso que meu personagem ande para cima , então apenas troquei o right , pelo up .
O problema é que o personagem vai extremamente rápido para cima.
O script é o mesmo , a velocidade é a mesma ( que a de andar para o lado ) , mas quando ponho para andar para cima, ele simplesmente voa.
Já tentei desligar a gravidade , mas tbm não adiantou.

Pessoas irão dizer , basta criar uma nova velocidade mais lenta e usar ela para andar pra cima!
Mas não funciona,ele até anda mais devagar , mas parece que o personagem está sendo puxado , ele começa devagar vai aumentando e diminuindo , bem estranho kkk

Alguma ideia de como arrumar  isso?
O estranho é que tudo funciona normal , e quando troco right por up bagunça tudo,
Com forward da certo , right tbm mas up....


Última edição por dstaroski em Dom Jul 01, 2018 4:17 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Resolvido)

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Transform.up Muito rápido!

Mensagem por dstaroski Qua Jun 20, 2018 8:44 pm

Boa noite brothi! seu jogo é 2D? ele vai pular ou andar para cima (câmera de visão aérea)?

Abraço!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Transform.up Muito rápido!

Mensagem por Dom3000 Qui Jun 21, 2018 2:15 pm

cara eu já te mandei o script no outro post brow, olha aquele, e usa aquele  Cool
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Transform.up Muito rápido!

Mensagem por lesgoy Qui Jun 21, 2018 8:38 pm

Dom3000 escreveu:cara eu já te mandei o script no outro post brow, olha aquele, e usa aquele
Tem ctz? Lá n tem nada n.

https://www.schultzgames.com/t7821-como-corrigir-o-box-collider-do-unity#55190

O jogo é 3d , havia criado outro tópico para esta movimentação , e tudo estava certo.
Me passaram esse codigo:

Código:
rb.velocity = transform.right * velocidade + Vector3.up * rb.velocity.y;

 Sei que o transform.right move para direita , mas n sei pra que serve esse vector3.up , mas se eu não coloco ele o personagem começa a voar se eu pulo e dps ando.
Ele anda normal , mas em determinada parte do jogo a gravidade é altera , e em vez de  receber X = 0 , Y = -30 , Z =0 ele recebe X =0 , Y = 0 , Z = -30
E nesta parte preciso que o personagem ande para cima, o problema é que se eu por
 
Código:
rb.velocity = transform.up * velocidade + Vector3.up * rb.velocity.y;
O personagem vai muito rápido!

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Transform.up Muito rápido!

Mensagem por dstaroski Qui Jun 21, 2018 8:43 pm

Como é em 3D, você quer mover em todas as direções (Cool, certo?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Transform.up Muito rápido!

Mensagem por lesgoy Qui Jun 21, 2018 8:49 pm

Na vdd tem setinha kkkkk
É para celular ,e tem a setinha que move pra cima , ai eu clico nela e o personagem vai

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Transform.up Muito rápido!

Mensagem por dstaroski Qui Jun 21, 2018 8:55 pm

lesgoy escreveu:Na vdd tem setinha kkkkk
É para celular ,e tem a setinha que move pra cima , ai eu clico nela e o personagem vai
dá uma olhada aqui brothi: https://unity3d.com/pt/learn/tutorials/projects/2d-ufo-tutorial/controlling-player é 2D, mas troca o rigidbody e o vector 2 por 3, talvez funcione.

Abraço!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Transform.up Muito rápido!

Mensagem por Dom3000 Qui Jun 21, 2018 9:15 pm

cara da para mover para frente e para traz, e rotacionar o seu player para mover para os lados, e para cima se vc quer pular com addForce, não é nesse post é num anterior que vc pedia como fazer para movimentar o teu player, e vc estava usando o Transform direto
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Transform.up Muito rápido!

Mensagem por Dom3000 Qui Jun 21, 2018 9:19 pm

este seu post
 https://www.schultzgames.com/t7814-resolvido-problema-em-um-script?nid=464#55200
use este script cara 


Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]// adiciona automaticamente o Rigidbody
public class Movimento : MonoBehaviour {



    public float Velocidade = 100;// a velocidade

    public bool 
    Opcao1, // vai acelerar se pressionar e desacelerar se não
    Opcao2;// vai andar na velocidade e quando não pressionar vai parar

 void Start () {

  }

 
  void Update () {

        Rigidbody Rig = GetComponent<Rigidbody>();// pega o rigidbody


        if (Opcao1)
        {
            if (Input.GetKey("w"))// se aperar a tecla W vai para frente
            {
                Rig.AddForce(transform.forward * Time.deltaTime * Velocidade);

            }

            if (Input.GetKey("s"))// se aperar a tecla S vai para traz
            {
                Rig.AddForce(transform.forward * Time.deltaTime * -Velocidade);

            }
        }



        if (Opcao2)
        {
            if (Input.GetKey("w"))// se aperar a tecla W vai para frente
            {
                Rig.velocity = transform.forward* Time.deltaTime * Velocidade;

            }

            if (Input.GetKey("s"))// se aperar a tecla S vai para traz
            {
                Rig.velocity = transform.forward * Time.deltaTime * -Velocidade;

            }

            if (!Input.GetKey("w")&& !Input.GetKey("s"))// se não estiver precionando o w e nem o s ele para
            {

                Rig.velocity = transform.forward * Time.deltaTime * 0;

            }

        }





    }
}
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Transform.up Muito rápido!

Mensagem por Dom3000 Qui Jun 21, 2018 9:23 pm

enfim esse seucodigo tem um erro basico, falta o Time.deltaTime para ser devagar se não sera muito rapido.


[list=linenums]
[*]rb.velocity = transform.up * velocidade*Time.deltaTime; Move no eixo y

[/list]
rb.velocity = transform.forward* velocidade*Time.deltaTime; Move no eixo z



rb.velocity = transform.right * velocidade*Time.deltaTime; Move no eixo x
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Transform.up Muito rápido!

Mensagem por lesgoy Qui Jun 21, 2018 9:53 pm

A velocidade eu ja dei DeltaTime antes , e eu não quero pular , quero andar pra cima mesmo .
OBS : A gravidade não esta no Y , esta no Z = -30 , Y = -30 , X = -30 , e dps de um tempo preciso que ele ande para cima de novo com a gravidade no X = -30 , Y = 0, Z = 0.
Isso de Axis n iria funcionar , pq eu uso setas.
Tipo , uma imagem com uma seta pro jogar clicar nela e andar.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Transform.up Muito rápido!

Mensagem por lesgoy Qui Jun 21, 2018 9:58 pm

Gente eu troquei o 
Código:
+ Vector3.up * rb.velocity.y;
por , right e z e parece que funcionou.
Mas eu n gosto de só copiar as coisas kkk 
Poderiam me dizer pra que serve isso ?
[list=linenums]
[*]rb.velocity = transform.right * velocidade + Vector3.up * rb.velocity.y;

[/list]


Eu sei que o velocity = transform.right move o personagem , mas para que serve o  
Código:
+ Vector3.up * rb.velocity.y;

??

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Transform.up Muito rápido!

Mensagem por NKKF Sex Jun 22, 2018 9:30 am

Simples:

Vector3.up é a mesma coisa que: new Vector3(0,1,0);

Logo, quando é multiplicado por rb.velocity.y (A velocidade atual do player no eixo Y), fica assim:

new Vector3(0,rb.velocity.y,0)

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Transform.up Muito rápido!

Mensagem por Dom3000 Sex Jun 22, 2018 10:59 am

lesgoy escreveu:A velocidade eu ja dei DeltaTime antes , e eu não quero pular , quero andar pra cima mesmo .
OBS : A gravidade não esta no Y , esta no Z = -30 , Y = -30 , X = -30 , e dps de um tempo preciso que ele ande para cima de novo com a gravidade no X = -30 , Y = 0, Z = 0.
Isso de Axis n iria funcionar , pq eu uso setas.
Tipo , uma imagem com uma seta pro jogar clicar nela e andar.
cara que doidera  Surpreso
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Transform.up Muito rápido!

Mensagem por NKKF Sex Jun 22, 2018 1:13 pm

Amigo, se você quer ir para cima, se trata de um jogo 2D, porque está usando Vector3?  Intrigado Intrigado
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Transform.up Muito rápido!

Mensagem por lesgoy Seg Jun 25, 2018 5:20 pm

NKKF escreveu:Amigo, se você quer ir para cima, se trata de um jogo 2D, porque está usando Vector3?  Intrigado Intrigado
O jogo n é 2d é 3d.
Mas em uma parte do mapa a gravidade é invertida e o jogador é empurrado para parede , nesta parte precisaria que ele andasse para cima entendeu kk Mas ja consegui resolver obg gente

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Transform.up Muito rápido!

Mensagem por dstaroski Seg Jun 25, 2018 5:32 pm

lesgoy escreveu:
NKKF escreveu:Amigo, se você quer ir para cima, se trata de um jogo 2D, porque está usando Vector3?  Intrigado Intrigado
O jogo n é 2d é 3d.
Mas em uma parte do mapa a gravidade é invertida e o jogador é empurrado para parede , nesta parte precisaria que ele andasse para cima entendeu kk Mas ja consegui resolver obg gente

Boa tarde brow! conte-nos por gentileza como resolveu.

Abraço!
dstaroski
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Transform.up Muito rápido!

Mensagem por lesgoy Dom Jul 01, 2018 12:01 am

Era algo bobo kkk 
Como a gravidade não estava mais no eixo Y e sim no Z bastou trocar isso :
Código:
rb.velocity = -transform.up * velocidade + Vector3.up* rb.velocity.y;
por isso :
Código:
rb.velocity = -transform.up * velocidade + Vector3.right * rb.velocity.z;

lesgoy
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