[TUTORIAL] SALVAR JOGO AUTOMATICAMENTE
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[TUTORIAL] SALVAR JOGO AUTOMATICAMENTE
Bom dia boa noite boa tarde pessoal, isso aqui não e bem um tutorial mais vai ajudar bastante quem ta começando na Unity e quer salvar
a posição do seu player em determinado local do seu mapa.
o script eu achei na propiá Asset Store da unity e e bem simples usalo.
ele vai basicamente salvar o local onde seu player esta no mapa,, exemplo: vc criou uma fase e compilou, vc anda.. quando vc fechar o mapa e voltar novamente o player vai esta onde voce deixou, e como se fosse um "Alto Salvamento automático, que quando vc fechar o jogo a posição do seu jogador ficara guarda. vou deixar o código logo abaixo;
eu ainda não sei se esse script salva dinheiro etc. mas para salvar a posição do player no mapa funcionou cmg perfeitamente
SCRIPT C# nome: SaveGameAuto
Como usar:
vc vai simplesmente ponhar o script no seu player e , ponhar no script a posição em que seu player esta.
em padrão o script vem com posição 0
vc ponha a do seu player e pronto, pode compilar seu jogo e testar, quando vc sair e voltar para o jogo, a posição esta salva,
sou iniciante na unity desculpe qualquer coisa que disse errado, mas espero que funcione com vocês.
salvar a posiçao do player nao tem preço kjkk, e ainda mais automaticamente. vlw pessoal . qualquer coisa so comenta que eu ajudo se eu puder.
a posição do seu player em determinado local do seu mapa.
o script eu achei na propiá Asset Store da unity e e bem simples usalo.
ele vai basicamente salvar o local onde seu player esta no mapa,, exemplo: vc criou uma fase e compilou, vc anda.. quando vc fechar o mapa e voltar novamente o player vai esta onde voce deixou, e como se fosse um "Alto Salvamento automático, que quando vc fechar o jogo a posição do seu jogador ficara guarda. vou deixar o código logo abaixo;
eu ainda não sei se esse script salva dinheiro etc. mas para salvar a posição do player no mapa funcionou cmg perfeitamente
SCRIPT C# nome: SaveGameAuto
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using System.Text;
using UnityEngine;
using BayatGames.SaveGameFree.Encoders;
using BayatGames.SaveGameFree.Serializers;
using BayatGames.SaveGameFree.Types;
namespace BayatGames.SaveGameFree
{
/// <summary>
/// Save Game Auto.
/// Make your game objects save their position, rotaiton and scale automatically.
/// </summary>
[AddComponentMenu ( "Save Game Free/Auto Save" )]
public class SaveGameAuto : MonoBehaviour
{
/// <summary>
/// Save format.
/// </summary>
public enum SaveFormat
{
/// <summary>
/// The XML.
/// </summary>
XML,
/// <summary>
/// The JSON.
/// </summary>
JSON,
/// <summary>
/// The Ninary.
/// </summary>
Binary
}
[Header ( "Settings" )]
[Space]
[Tooltip ( "You must specify a value for this to be able to save it." )]
/// <summary>
/// The position identifier.
/// </summary>
public string positionIdentifier = "enter the position identifier";
[Tooltip ( "You must specify a value for this to be able to save it." )]
/// <summary>
/// The rotation identifier.
/// </summary>
public string rotationIdentifier = "enter the rotation identifier";
[Tooltip ( "You must specify a value for this to be able to save it." )]
/// <summary>
/// The scale identifier.
/// </summary>
public string scaleIdentifier = "enter the scale identifier";
[Tooltip ( "Encode the data?" )]
/// <summary>
/// The encode.
/// </summary>
public bool encode = false;
[Tooltip ( "If you leave it blank this will reset to it's default value." )]
/// <summary>
/// The encode password.
/// </summary>
public string encodePassword = "";
[Tooltip ( "Which serialization format?" )]
public SaveFormat format = SaveFormat.JSON;
[Tooltip ( "If you leave it blank this will reset to it's default value." )]
/// <summary>
/// The serializer.
/// </summary>
public ISaveGameSerializer serializer;
[Tooltip ( "If you leave it blank this will reset to it's default value." )]
/// <summary>
/// The encoder.
/// </summary>
public ISaveGameEncoder encoder;
[Tooltip ( "If you leave it blank this will reset to it's default value." )]
/// <summary>
/// The encoding.
/// </summary>
public Encoding encoding;
[Tooltip ( "Where to save? (PersistentDataPath highly recommended)." )]
/// <summary>
/// The save path.
/// </summary>
public SaveGamePath savePath = SaveGamePath.PersistentDataPath;
[Tooltip ( "Reset the empty fields to their default value." )]
/// <summary>
/// The reset blanks.
/// </summary>
public bool resetBlanks = true;
[Header ( "What to Save?" )]
[Space]
[Tooltip ( "Save Position?" )]
/// <summary>
/// The save position.
/// </summary>
public bool savePosition = true;
[Tooltip ( "Save Rotation?" )]
/// <summary>
/// The save rotation.
/// </summary>
public bool saveRotation = true;
[Tooltip ( "Save Scale?" )]
/// <summary>
/// The save scale.
/// </summary>
public bool saveScale = true;
[Header ( "Defaults" )]
[Space]
[Tooltip ( "Default Position Value" )]
/// <summary>
/// The default position.
/// </summary>
public Vector3 defaultPosition = Vector3.zero;
[Tooltip ( "Default Rotation Value" )]
/// <summary>
/// The default rotation.
/// </summary>
public Vector3 defaultRotation = Quaternion.identity.eulerAngles;
[Tooltip ( "Default Scale Value" )]
/// <summary>
/// The default scale.
/// </summary>
public Vector3 defaultScale = Vector3.one;
[Header ( "Save Events" )]
[Space]
[Tooltip ( "Save on Awake()" )]
/// <summary>
/// The save on awake.
/// </summary>
public bool saveOnAwake;
[Tooltip ( "Save on Start()" )]
/// <summary>
/// The save on start.
/// </summary>
public bool saveOnStart;
[Tooltip ( "Save on OnEnable()" )]
/// <summary>
/// The save on enable.
/// </summary>
public bool saveOnEnable;
[Tooltip ( "Save on OnDisable()" )]
/// <summary>
/// The save on disable.
/// </summary>
public bool saveOnDisable = true;
[Tooltip ( "Save on OnApplicationQuit()" )]
/// <summary>
/// The save on application quit.
/// </summary>
public bool saveOnApplicationQuit = true;
[Tooltip ( "Save on OnApplicationPause()" )]
/// <summary>
/// The save on application pause.
/// </summary>
public bool saveOnApplicationPause;
[Header ( "Load Events" )]
[Space]
[Tooltip ( "Load on Awake()" )]
/// <summary>
/// The load on awake.
/// </summary>
public bool loadOnAwake;
[Tooltip ( "Load on Start()" )]
/// <summary>
/// The load on start.
/// </summary>
public bool loadOnStart = true;
[Tooltip ( "Load on OnEnable()" )]
/// <summary>
/// The load on enable.
/// </summary>
public bool loadOnEnable = false;
protected virtual void Awake ()
{
if ( resetBlanks )
{
if ( string.IsNullOrEmpty ( encodePassword ) )
{
encodePassword = SaveGame.EncodePassword;
}
if ( serializer == null )
{
serializer = SaveGame.Serializer;
}
if ( encoder == null )
{
encoder = SaveGame.Encoder;
}
if ( encoding == null )
{
encoding = SaveGame.DefaultEncoding;
}
}
switch ( format )
{
case SaveFormat.Binary:
serializer = new SaveGameBinarySerializer ();
break;
case SaveFormat.JSON:
serializer = new SaveGameJsonSerializer ();
break;
case SaveFormat.XML:
serializer = new SaveGameXmlSerializer ();
break;
}
if ( loadOnAwake )
{
Load ();
}
if ( saveOnAwake )
{
Save ();
}
}
protected virtual void Start ()
{
if ( loadOnStart )
{
Load ();
}
if ( saveOnStart )
{
Save ();
}
}
protected virtual void OnEnable ()
{
if ( loadOnEnable )
{
Load ();
}
if ( saveOnEnable )
{
Save ();
}
}
protected virtual void OnDisable ()
{
if ( saveOnDisable )
{
Save ();
}
}
protected virtual void OnApplicationQuit ()
{
if ( saveOnApplicationQuit )
{
Save ();
}
}
protected virtual void OnApplicationPause ()
{
if ( saveOnApplicationPause )
{
Save ();
}
}
/// <summary>
/// Save this instance.
/// </summary>
public virtual void Save ()
{
if ( savePosition )
{
SaveGame.Save<Vector3Save> (
positionIdentifier,
transform.position,
encode,
encodePassword,
serializer,
encoder,
encoding,
savePath );
}
if ( saveRotation )
{
SaveGame.Save<QuaternionSave> (
rotationIdentifier,
transform.rotation,
encode,
encodePassword,
serializer,
encoder,
encoding,
savePath );
}
if ( saveScale )
{
SaveGame.Save<Vector3Save> (
scaleIdentifier,
transform.localScale,
encode,
encodePassword,
serializer,
encoder,
encoding,
savePath );
}
}
/// <summary>
/// Load this instance.
/// </summary>
public virtual void Load ()
{
if ( savePosition )
{
transform.position = SaveGame.Load<Vector3Save> (
positionIdentifier,
defaultPosition,
encode,
encodePassword,
serializer,
encoder,
encoding,
savePath );
}
if ( saveRotation )
{
transform.rotation = SaveGame.Load<QuaternionSave> (
rotationIdentifier,
Quaternion.Euler ( defaultRotation ),
encode,
encodePassword,
serializer,
encoder,
encoding,
savePath );
}
if ( saveScale )
{
transform.localScale = SaveGame.Load<Vector3Save> (
scaleIdentifier,
defaultScale,
encode,
encodePassword,
serializer,
encoder,
encoding,
savePath );
}
}
}
}
Como usar:
vc vai simplesmente ponhar o script no seu player e , ponhar no script a posição em que seu player esta.
em padrão o script vem com posição 0
vc ponha a do seu player e pronto, pode compilar seu jogo e testar, quando vc sair e voltar para o jogo, a posição esta salva,
sou iniciante na unity desculpe qualquer coisa que disse errado, mas espero que funcione com vocês.
salvar a posiçao do player nao tem preço kjkk, e ainda mais automaticamente. vlw pessoal . qualquer coisa so comenta que eu ajudo se eu puder.
ronito- Avançado
- PONTOS : 3668
REPUTAÇÃO : 9
Idade : 27
Respeito as regras :
ronito- Avançado
- PONTOS : 3668
REPUTAÇÃO : 9
Idade : 27
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] SALVAR JOGO AUTOMATICAMENTE
imagen q n carrego no tutorial '-'
ronito- Avançado
- PONTOS : 3668
REPUTAÇÃO : 9
Idade : 27
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] SALVAR JOGO AUTOMATICAMENTE
Parabéns pela iniciativa.
Zecandy- Mestre
- PONTOS : 3505
REPUTAÇÃO : 155
Idade : 42
Respeito as regras :
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