Otimizar projeto Unity. Como fazer?
5 participantes
Página 1 de 1
Otimizar projeto Unity. Como fazer?
Eu gostaria de saber se existe alguma ferramenta no Unity que ajuda na otimização/diminuição do projeto. Não é a build. É o projeto mesmo. Pergunto isso porque a gente acaba importando um monte de assets mas acaba não usando eles, e com isso o projeto fica gigantesco. Tem alguma maneira de fazer essa verificação de assets importados mas não usados no Unity ou tem que fazer no olhômetro mesmo?
Desde já, agradeço a ajuda de todos.
João Ricardo- Iniciante
- PONTOS : 2771
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: Otimizar projeto Unity. Como fazer?
TALVEZ ESSES VÍDEOS TE AJUDE!João Ricardo escreveu:Eu gostaria de saber se existe alguma ferramenta no Unity que ajuda na otimização/diminuição do projeto. Não é a build. É o projeto mesmo. Pergunto isso porque a gente acaba importando um monte de assets mas acaba não usando eles, e com isso o projeto fica gigantesco. Tem alguma maneira de fazer essa verificação de assets importados mas não usados no Unity ou tem que fazer no olhômetro mesmo?
1
2
CASO NÃO FUNCIONE TENTE DESCOBRIR QUAIS SÃO OS SCRIPTS, PREFABS, TEXTURAS, ETC, QUE VOCÊ NÃO USE! MAS TOME CUIDADO.
Gabriel César O- Profissional
- PONTOS : 3988
REPUTAÇÃO : 217
Áreas de atuação : (ESTUDANDO SEGUNDO GRAU), (FUÇANDO NO UNITY)){
Respeito as regras :
Não é bem isso que eu tô procurando. Eu queria saber é se existe alguma ferramenta no próprio Unity para otimizar o projeto, não o jogo final, tipo apagar assets importados mas não usados, ou se isso tem que ser feito na mão mesmo (e correr o risco de apagar coisa que não devia). Mesmo assim obrigado pelos vídeos.
João Ricardo- Iniciante
Respeito as regras :
Até onde eu sei não existe nenhuma ferramenta oficial da Unity pra remover assets.. Tem que ser feito tudo na mão mesmo. Mais eu posso estar errado, eu não uso muitos assets no meu projeto, uso no maximo uns 2 ou 3, e todos oficiais da Unity..
Na Hora Que Vc Compilar O jogo Os Assets Que Vc Não Usar Não São Usados
Bruno- ProgramadorMaster
- PONTOS : 3417
REPUTAÇÃO : 142
Áreas de atuação : C# Avançado, SQL Intermediário, Unity3D Intermediário, HTML Iniciante, CSS Iniciante e ASP.NET
Respeito as regras :
Bruninho escreveu:Na Hora Que Vc Compilar O jogo Os Assets Que Vc Não Usar Não São Usados
Pessoal, por favor, leem o que eu escrevi. O que eu quero é otimizar O PROJETO, e não a build. Agradeço, desde já, a ajuda de todos.
João Ricardo- Iniciante
Respeito as regras :
Eu não entendi, se você esta se referindo a "otimizar" o DESEMPENHO do projeto, cara.. Aí já é mais complicado, tu tem que prestar atenção em quantos scripts estão rodando na cena, memoria gasta, quantidade de triangulos.. Visualizar o profile, e por aí vai.. Nada que uma pesquisa longa no google não resolva..
Bom dia cara! assim como o mano Bruninho respondeu, veja o seguinte e faça um teste ai por si só. Eu tenho diversos assets em meu projeto, o que deva dar mais que 500MB, a minha build fica com somente 160MB, o que logicamente me diz que somente os assets usados e carregados na cena é que estão na build, os outros ficam de fora na build.
Abraço!
Abraço!
Vou explicar melhor. Estou começando a mexer no Unity tem uns 4 meses, mais ou menos. Unity é uma das matérias do curso de Jogos Digitais da Universidade Estácio de Sá. A prova da matéria é fazer um projeto de um game simples usando tudo o que o professor deu em sala.
Como, no início, a gente tava aprendendo, nós importamos tudo que é asset que a gente poderia usar no projeto, e isso fez com que o projeto tivesse quase 1,74GB (até agora). E esse trabalho eu faço junto com um colega de turma. Pelo tamanho, tá impraticável ficar fazendo alterações no projeto e enviar para meu colega, e isso faz com que só podemos trabalhar juntos na aula, pois aí eu salvo o projeto num pendrive e levo no dia da aula.
Por isso que eu queria otimizar o tamanho do projeto, que ficaria mais fácil da gente ficar enviando ele pela internet para meu colega e vice-versa sem ter que esperar 1 milhão de anos para ver qualquer alteração que eu ou ele faça.
E essa semana que vai entrar temos que mandar o projeto para o professor também.
Acho que agora ficou mais fácil de entender meu problema.
Como, no início, a gente tava aprendendo, nós importamos tudo que é asset que a gente poderia usar no projeto, e isso fez com que o projeto tivesse quase 1,74GB (até agora). E esse trabalho eu faço junto com um colega de turma. Pelo tamanho, tá impraticável ficar fazendo alterações no projeto e enviar para meu colega, e isso faz com que só podemos trabalhar juntos na aula, pois aí eu salvo o projeto num pendrive e levo no dia da aula.
Por isso que eu queria otimizar o tamanho do projeto, que ficaria mais fácil da gente ficar enviando ele pela internet para meu colega e vice-versa sem ter que esperar 1 milhão de anos para ver qualquer alteração que eu ou ele faça.
E essa semana que vai entrar temos que mandar o projeto para o professor também.
Acho que agora ficou mais fácil de entender meu problema.
João Ricardo- Iniciante
Respeito as regras :
Ué, delete então os assets que não usa no projeto :D. Não existe até o momento que eu saiba como "otimizar" o "projeto" como você está dizendo, afinal você quer otimizar os elementos importados para dentro da sua área de trabalho dentro da IDE, apague o que não usa e o a pasta do projeto ficará menor, porém não esqueça, que a build somente compila os assets usados nas cenas.
flw!
flw!
dstaroski escreveu:Ué, delete então os assets que não usa no projeto :D. Não existe até o momento que eu saiba como "otimizar" o "projeto" como você está dizendo, afinal você quer otimizar os elementos importados para dentro da sua área de trabalho dentro da IDE, apague o que não usa e o a pasta do projeto ficará menor, porém não esqueça, que a build somente compila os assets usados nas cenas.
flw!
É que poderia ter uma forma menos arriscada de apagar alguma coisa que não deve apagar. Mesmo assim, agradeço a ajuda de todos.
João Ricardo- Iniciante
Respeito as regras :