Unity: Como otimizar automaticamente o app para o GooglePlay
3 participantes
Página 1 de 1
Unity: Como otimizar automaticamente o app para o GooglePlay
Galera está dando um aviso de bug quando sobe o app:
Este APK inclui recursos e códigos não utilizados que são enviados aos usuários. Seu app seria menor se você usasse o Android App Bundle. Quando o app não é otimizado para as configurações do dispositivo, o tamanho do download e da instalação é maior do que o necessário. Apps maiores têm taxas de instalação mais baixas e ocupam espaço nos dispositivos dos usuários.
A fim de otimizar automaticamente o app para várias configurações de dispositivos, use o Android App Bundle ou crie vários APKs.
Este APK inclui recursos e códigos não utilizados que são enviados aos usuários. Seu app seria menor se você usasse o Android App Bundle. Quando o app não é otimizado para as configurações do dispositivo, o tamanho do download e da instalação é maior do que o necessário. Apps maiores têm taxas de instalação mais baixas e ocupam espaço nos dispositivos dos usuários.
A fim de otimizar automaticamente o app para várias configurações de dispositivos, use o Android App Bundle ou crie vários APKs.
Re: Unity: Como otimizar automaticamente o app para o GooglePlay
É só marcar pra gerar o abb ao invés dos apks separados, mas isso é opcional, a Google play faz esse escândalo dizendo que nao tá otimizado e tal, mas se você ja separa as builds por plataforma, o tamanho do apk fica idêntico ao que o google manda pra cada celular usando abb. Caso você nunca tenha dividido os apks, recomendo usar o abb mesmo. Você vai encontrar a opção em build settings/build app bundle. Lembrando que esse recurso só está disponível na Unity 2018.3 ou mais recente.
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4443
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
gerar o abb no caso seria exportar um projeto do unity para o android studio? ou seria gerar um arquivo diferente?Fagner escreveu:É só marcar pra gerar o abb ao invés dos apks separados, mas isso é opcional, a Google play faz esse escândalo dizendo que nao tá otimizado e tal, mas se você ja separa as builds por plataforma, o tamanho do apk fica idêntico ao que o google manda pra cada celular usando abb. Caso você nunca tenha dividido os apks, recomendo usar o abb mesmo. Você vai encontrar a opção em build settings/build app bundle. Lembrando que esse recurso só está disponível na Unity 2018.3 ou mais recente.
Pois se for isso o google está criando um fechamento de mercado e fazendo concorrência desleal com outras IDE's....
bom se precisa usar o androidstudio para publicar tudo na googleplay, não precisam mais de outras engines.
se usar o app bundle no unity funciona também?
==============================
APK não otimizado
Aviso:
Resolução:
Não jovem, o abb não é um projeto do Android Studio, ele é o app bundle que a unity gera, é similar a um apk, mas contém os arquivos de todas as versões juntas, você envia esse arquivo pra Google play, e lá ela separa os arquivos necessários pra cada celular, se o aparelho for armv7 ele receberá apenas os arquivos para aquela plataforma.
Antigamente você precisava criar apks separados para cada plataforma se quisesse diminuir o tamanho do mesmo, visto que um apk não pode ter partes removidas e se você gerar um sem ser específico pra uma plataforma, ele incluirá os arquivos de todas, deixando o apk relativamente maior que o necessário.
Então você tem duas opções, separar manualmente por plataforma e enviar os dois (ou mais) apks pra loja e ignorar o aviso do Google pois você ja fez a separação e está mandando apenas o necessário, ou cria um abb e deixa a loja gerenciar a coisa toda.
No meu caso, eu prefiro separar manualmente, pois meu projeto atual tem algumas especificidades relativas ao opengles, e essa maneira me permite total controle sobre o que envio pra cada plataforma. Mas mesmo assim, essa mensagem aparece pra mim, acredito que o google mostre essa mensagem pra todos os apks enviados pra loja, otimizados ou não afim de estimular o uso do abb.
Antigamente você precisava criar apks separados para cada plataforma se quisesse diminuir o tamanho do mesmo, visto que um apk não pode ter partes removidas e se você gerar um sem ser específico pra uma plataforma, ele incluirá os arquivos de todas, deixando o apk relativamente maior que o necessário.
Então você tem duas opções, separar manualmente por plataforma e enviar os dois (ou mais) apks pra loja e ignorar o aviso do Google pois você ja fez a separação e está mandando apenas o necessário, ou cria um abb e deixa a loja gerenciar a coisa toda.
No meu caso, eu prefiro separar manualmente, pois meu projeto atual tem algumas especificidades relativas ao opengles, e essa maneira me permite total controle sobre o que envio pra cada plataforma. Mas mesmo assim, essa mensagem aparece pra mim, acredito que o google mostre essa mensagem pra todos os apks enviados pra loja, otimizados ou não afim de estimular o uso do abb.
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4443
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
Olha, como o colega disse você pode exportar como aab.
Mas dependendo do jogo isso não é recomendado, pq tem um limite (150 MB se eu não me engano).
Passou disso não da mais pra enviar para a playstore.
Outra coisa, esse aviso não é nada importante, ele basicamente diz que seu app não é do android Studio e que seria mais otimizado se fosse feito lá.
Mas se você ja testou seu jogo no celular e ta tudo OK só ignora isso.
Quanto ao tamanho se vc separar por pacotes (obb) seu apk fica em torno de 20MB, oq não é nada grande.
Então se vc conseguiu enviar seu jogo, e só tem esse aviso, pode publicar o jogo sem problemas.
Mas dependendo do jogo isso não é recomendado, pq tem um limite (150 MB se eu não me engano).
Passou disso não da mais pra enviar para a playstore.
Outra coisa, esse aviso não é nada importante, ele basicamente diz que seu app não é do android Studio e que seria mais otimizado se fosse feito lá.
Mas se você ja testou seu jogo no celular e ta tudo OK só ignora isso.
Quanto ao tamanho se vc separar por pacotes (obb) seu apk fica em torno de 20MB, oq não é nada grande.
Então se vc conseguiu enviar seu jogo, e só tem esse aviso, pode publicar o jogo sem problemas.
lesgoy- Mestre
- PONTOS : 3489
REPUTAÇÃO : 49
Respeito as regras :
Vocẽs sabem para que servem estes arquivos que vem dentro do pacote symbols?
libil2cpp.so.debug
libil2cpp.sym
libunity.sym.so
libil2cpp.so.debug
libil2cpp.sym
libunity.sym.so