Chat (Multiplayer Online)
+2
Eduardoro39
MarcosSchultz
6 participantes
Página 1 de 1
Chat (Multiplayer Online)
Galera, eu assisti algumas aulas no próprio site da Unity sobre multiplayer online (link pra quem se interessar), então tive a ideia de fazer um chat e tentar criar um projeto básico apenas para ter uma base para projetos futuros.
O meu problema, é que não sei como fazer para um jogador enviar a mensagem e o outro receber (tudo que se precisa ).
Se alguém puder me ajudar, agradeço desde já! :D
O meu problema, é que não sei como fazer para um jogador enviar a mensagem e o outro receber (tudo que se precisa ).
Se alguém puder me ajudar, agradeço desde já! :D
Última edição por GameDeveloper56 em Seg Ago 15, 2016 12:12 am, editado 1 vez(es)
GameDeveloper56- Membro
- PONTOS : 3265
REPUTAÇÃO : 12
Áreas de atuação : Programação em C#
Respeito as regras :
Re: Chat (Multiplayer Online)
Hahahah desculpa Marcos, comi uma palavrinha (o "não"), mas já editeiMarcosSchultz escreveu:wtf? O problema é que você sabe?
GameDeveloper56- Membro
Respeito as regras :
Eu achei esse video espero que ajude voce
Link https://www.youtube.com/watch?v=yS_kX8RrovQ
Link https://www.youtube.com/watch?v=yS_kX8RrovQ
Eduardoro39- Avançado
- PONTOS : 3257
REPUTAÇÃO : 11
Respeito as regras :
Tem várias formas de você fazer isso. Se for sem banco de dados, uma coisa bem simples mesmo, você pode enviar as mensagens via RPC ou por comandos utilizando Syncvars.
Eu sugiro a você primeiro pegar o "conceito" de network e de como o Unity trabalha com ele. (Supondo que você vá utilizar UNET). Fica muito mais fácil compreender como as coisas funcionam. Não adianta partir direto pra um chat sem saber como funcionam rpc's, syncvars ou qualquer outro método que você vá utilizar.
Eu começaria por aqui: Link
Eu sugiro a você primeiro pegar o "conceito" de network e de como o Unity trabalha com ele. (Supondo que você vá utilizar UNET). Fica muito mais fácil compreender como as coisas funcionam. Não adianta partir direto pra um chat sem saber como funcionam rpc's, syncvars ou qualquer outro método que você vá utilizar.
Última edição por artplayer em Seg Ago 15, 2016 12:23 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adição de link)
Eu já li esse tutorial, inclusive mandei o link dele lá em cima, mas obrigado.artplayer escreveu:Tem várias formas de você fazer isso. Se for sem banco de dados, uma coisa bem simples mesmo, você pode enviar as mensagens via RPC ou por comandos utilizando Syncvars.
Mas mesmo assim ainda não entendi perfeitamente como usar RPC, ClientRPC, SyncVar, etc. Eu até tenho uma noção do que cada um faz, porém não sei onde colocá-los, nem em qual situação devem ser usados.
Se puder me explicar um pouco mais sobre eles, agradeço muito.
GameDeveloper56- Membro
Respeito as regras :
Nesse asset: https://www.assetstore.unity3d.com/en/#!/content/10663
Tem um chat junto, vou deixar o download pra você ESTUDAR como fazer o seu próprio.
Download: https://drive.google.com/file/d/0ByxmDGvjMEErdmdwSmNzY3UwOFE/view
Tem um chat junto, vou deixar o download pra você ESTUDAR como fazer o seu próprio.
Download: https://drive.google.com/file/d/0ByxmDGvjMEErdmdwSmNzY3UwOFE/view
Armagedon- Membro
- PONTOS : 3090
REPUTAÇÃO : 6
Respeito as regras :
O asset não envolve UNET, pelo que eu vi, só o uso de wwwforms com php/mySQL. Se você quiser fazer um chat só usando recursos de rede vai ter que usar algo como Unet, Photon, etc.. Que basicamente envolve chamadas rpc ou sincronização de variáveis cliente/servidor.
Enfim, a não ser aprender o básico de php/Mysql e o uso de wwwforms, acho que o asset não tem muito a acrescentar.
Não tem muito material em português falando sobre UNET, e os que tem já estão ultrapassados.
De qualquer forma, eu me inspirei na tua dúvida e estou fazendo uma espécie de tutorial básico de multiplayer baseado em um servidor autoritário com UNET e pretendo incluir um chat também.
Enfim, a não ser aprender o básico de php/Mysql e o uso de wwwforms, acho que o asset não tem muito a acrescentar.
Não tem muito material em português falando sobre UNET, e os que tem já estão ultrapassados.
De qualquer forma, eu me inspirei na tua dúvida e estou fazendo uma espécie de tutorial básico de multiplayer baseado em um servidor autoritário com UNET e pretendo incluir um chat também.
Ok, estarei aguardando o tutorial!artplayer escreveu:O asset não envolve UNET, pelo que eu vi, só o uso de wwwforms com php/mySQL. Se você quiser fazer um chat só usando recursos de rede vai ter que usar algo como Unet, Photon, etc.. Que basicamente envolve chamadas rpc ou sincronização de variáveis cliente/servidor.
Se alguém mais souber de alguma coisa e quiser compartilhar, agradeço.
GameDeveloper56- Membro
Respeito as regras :
Realmente, não existem muitos tutoriais falando sobre UNET, tão pouco sobre servidores autoritários, oque vejo sempre é sobre lan.artplayer escreveu:O asset não envolve UNET, pelo que eu vi, só o uso de wwwforms com php/mySQL. Se você quiser fazer um chat só usando recursos de rede vai ter que usar algo como Unet, Photon, etc.. Que basicamente envolve chamadas rpc ou sincronização de variáveis cliente/servidor.
Armagedon- Membro
- PONTOS : 3090
REPUTAÇÃO : 6
Respeito as regras :
Oi, dá uma olhada aqui.
Fiz bem na pressa, mas tá comentado e dá pra pegar um pouco o uso de comandos.
É bem basicão mesmo, Os tamanhos dos objetos estão bagunçados, mas acho que dá pra entender.
É bem basicão mesmo, Os tamanhos dos objetos estão bagunçados, mas acho que dá pra entender.
Muito obrigado!artplayer escreveu:Oi, dá uma olhada aqui.
Estarei estudando o material e em segui volto com os resultados.
GameDeveloper56- Membro
Respeito as regras :
Consegui! Usei os seus scripts como referência e acrescentei ao meu projeto um chat bem simples.
Mas só por curiosidade, tem como fazer a caixa de texto aumentar automaticamente, sem ter que definir um valor via script? pq dessa forma, se eu aumentar a fonte do texto, terei que mudar o valor lá no script toda vez, o que pode se tornar um problema.
Agradeço desde já.
Mas só por curiosidade, tem como fazer a caixa de texto aumentar automaticamente, sem ter que definir um valor via script? pq dessa forma, se eu aumentar a fonte do texto, terei que mudar o valor lá no script toda vez, o que pode se tornar um problema.
Agradeço desde já.
GameDeveloper56- Membro
Respeito as regras :
Tem sim. Sem ter que definir via script eu não sei, mas você pode alterar o sizedelta da caixa de acordo com a quantidade de mensagens.
Outra coisa: Dependendo do consumo de rede que o teu jogo tem, é interessante você utilizar um canal separado do 0 ( canal confiável ). Não lembro se eu fiz isso no script.
Outra coisa: Dependendo do consumo de rede que o teu jogo tem, é interessante você utilizar um canal separado do 0 ( canal confiável ). Não lembro se eu fiz isso no script.
esta usando UI ?
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5726
REPUTAÇÃO : 744
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5726
REPUTAÇÃO : 744
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :
weslleyFx escreveu:https://docs.unity3d.com/Manual/script-ContentSizeFitter.html
Boa!
Muito Obrigado!weslleyFx escreveu:https://docs.unity3d.com/Manual/script-ContentSizeFitter.html
GameDeveloper56- Membro
Respeito as regras :
Na parte que você falou sobre canal separado, posso usar qualquer numero? E outra, devo editar essa parte aqui:artplayer escreveu:Tem sim. Sem ter que definir via script eu não sei, mas você pode alterar o sizedelta da caixa de acordo com a quantidade de mensagens.
- Código:
[NetworkSettings(channel = 0, sendInterval = 0.1f)]
certo?
GameDeveloper56- Membro
Respeito as regras :
Desde que você adicione na aba Advanced Configuration no teu Network Manager.
Ah sim, obrigado!artplayer escreveu:Desde que você adicione na aba Advanced Configuration no teu Network Manager.
Aqueles ENUMs que tem do lado dos canais, eu deixo como está?
GameDeveloper56- Membro
Respeito as regras :