SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Arquivo jar não encontrado
OBJETO sendo detruído imediatamente mesmo com o...
Meu site de Modelos 3D
DÚVIDA - ao pressionar andar, o player parece cancelar a gravidade (VÍDEO)
[RESLVIDO] Unity - "transform.SetParent()" em 2 objetos move outros objetos
Dúvida sobre resoluções de tela
Duvida na AppleStore
pressionando a tecla abaixar, o player continua andando abaixado (2D).
Fala Pessoal! Saiu mais um trailer do jogo que venho desenvolvendo
[RESOLVIDO] passar de uma animação para a outra rapidamente pelo animator
Unity - PlayerPrefs n são apagados no Celular mesmo Reiniciando o Aparelho
Modeloes 3D do Site Sketchfab
Blender - Modelos Importados transparentes
[PEDIDO]Cololar jogo na loja play store
Como pegar um objeto e fazer ele aparecer em forma de Estamina no Inspector
Procuro Pessoas para Projeto
Algum tutorial de como fazer um app que receba fotos e q fiqu armazenado no
Procuro um time para um jogo de corrida
[RESOLVIDO] Botões de Ataque e Pular carrega duas animações ao mesmo tempo
DEATH ISLAND 0.2.5 SURVIVAL GAME 4 ANOS EM DESENVOLVIMENTO
Player travando na colisão com o chão Unity 2D
Como resolver vazamento de memoria?
Instanciar uma classe nos atributos de outra classe é uma boa prática?
Jogo multiplayer com steam
Unity - Renderizção com Câmera Jogo Lento e travando. Alguém pfv?!
Mini Quarteirão com Texturas 3D VENDA
Controle do braço e cabeça no fps
PRECISO FAZER QUE MEU GAME FIQUE ONLINE
Ativar o objeto correto em Clones.
[TUTORIAL] Como fazer um interruptor simples (Unity 2018)
Preciso de 20 testadores jogo mobile
O Labirinto II - Trailer Oficial
Ue posso divulgar meu game que ainda esta em criaçao aqui no forum?
[RESOLVIDO] Inverter o sprite para a direçao que o personagem anda.
Set Active não a reabiilitado C#
Build APK VR Google Cardbord com video.
[PROGRAMADOR FREELA] $$
Mais Um jogo!
Collider (mesh?)
[TUTORIAL] Deformar mesh com batidas (para objetos, veículos, etc)
WW2 Low poly Pack (Free)
Procuro freelancer
Novo Teaser do jogo Dark Age
Unity Admob Erro
Sombras estão quadradas na build
nao consigo fazer o player sentar no sofa alguem me ajuda
Unity - Ao mudar de scene, todas as Lights são deletadas
210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
modelar avatar e skins para um jogo web
ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
COMO EVITAR QUE UM OBJETO (PLAYER,ITEM ETC...) ATRAVESSE UMA PAREDE.
Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação
unity Failed to load PlayerSettings (internal index #0). Most likely data f
Materiais do Blander não aparecem no MeshRendere do Objeto na Unity
Repetiçoes de Textura no Terreno
SERVER IS DOWN - UNITY+MSQL
Procuro programadores - Novo jogo
Problema com o MS VEHICLES
Preciso de ajuda com a Unity
Problema com vídeo em 360° na Unity
Problemas no MS Vehicles
unity- eventos na Animação com Armature/Bones vinda do blender não funciona
ajuda exibir resultados simulados em uma liga Game Unity
Unity - ParticleSystem não é redirecionado no rawimage no canvas
Como resolver o problema de "face orientation" no Blender.
[DÚVIDA] Tive um problema com meu Canvas
erro na Directional Light
Problemas com o Directional Light da Unity 3D
Novo jogo da franquia Sphere game em desenvolvimento
malha da roda não girando com wheel collider unity
Problemas com ambiguidade
Touch mobile
INVALID TOKEN
Como acessar o "HD Render Pipeline" do HDRP por script?
CHAT GPT PRA JOGO DE TIRO? comentem
Tutorial script inimigo segue e foge do player
Ainda vale a pena lançar Asset na Asset Store?
Ajuda com tabela de historico de pontuaçao.
[TUTORIAL] Entrar no carro estilo GTA
Como derrapar um Whell Collider
Como altertar o valor do "Asymptote Value" do Whell Collider via Script
Preciso de ajuda para substituir valor de variavel em outro script
Ajuda com Top Down Shooter utilizando Photon
Duvida com Netcode
[RESOLVIDO] Unity - Movendo a Câmera na Horizontal/Vertical com Touch
Alguém me ajuda com os anúncios pfv
Segundo Trailer do jogo Dark Age, Feliz Natal a todos!
Unity - ScrollRect, Viewport, Content - O Conteúdo ñ inicia no topo
Coleta de itens
Unity - Cadastro do email do jogador
[GRATIS] PACK DE MODELOS 3D PARA JOGO DE TERROR
Onde Conseguir músicas para meu Jogo?
error CS0246 em Script
Alguem teve ja esse problema?
[Projeto em Andamento] Draug, um jogo de hordas
DISPONIVEL PARA FAZER MODELOS 3D
Unity-Loja.Como os Jogadores terão acesso aos ítens comprados na PlayStore?
Bugando depois do Build.
Primeiro Trailer do jogo Dark Age
Qua Out 23, 2024 8:39 pm
Sex Out 18, 2024 4:05 pm
Dom Out 06, 2024 6:02 pm
Sáb Out 05, 2024 6:37 am
Qui Out 03, 2024 10:09 pm
Seg Set 30, 2024 9:25 am
Sáb Set 28, 2024 11:39 am
Seg Set 09, 2024 7:33 am
Dom Set 08, 2024 10:08 pm
Ter Set 03, 2024 11:59 am
Qua Ago 28, 2024 7:45 pm
Qua Ago 28, 2024 7:18 pm
Qua Ago 28, 2024 8:34 am
Dom Ago 25, 2024 8:37 pm
Sáb Ago 24, 2024 1:58 pm
Sex Ago 23, 2024 3:30 pm
Sex Ago 23, 2024 3:23 pm
Qua Ago 21, 2024 5:48 pm
Dom Ago 18, 2024 8:51 pm
Sex Ago 16, 2024 12:59 pm
Qua Ago 14, 2024 10:57 am
Sáb Ago 10, 2024 8:03 pm
Sex Ago 09, 2024 7:37 pm
Dom Ago 04, 2024 4:41 pm
Dom Ago 04, 2024 3:16 pm
Qui Jul 25, 2024 2:48 pm
Dom Jul 21, 2024 7:07 pm
Dom Jul 21, 2024 12:07 am
Sáb Jul 13, 2024 12:33 am
Qui Jun 27, 2024 5:49 pm
Qui Jun 20, 2024 12:30 pm
Dom Jun 09, 2024 7:43 pm
Dom Jun 09, 2024 2:16 pm
Seg Jun 03, 2024 11:39 am
Seg maio 27, 2024 12:45 pm
Seg maio 20, 2024 9:01 pm
Dom maio 19, 2024 3:08 pm
Sáb maio 18, 2024 11:46 am
Sáb maio 11, 2024 8:55 am
Qui maio 09, 2024 11:33 pm
Seg Abr 29, 2024 9:34 pm
Qui Abr 25, 2024 3:34 pm
Seg Abr 22, 2024 5:15 pm
Seg Abr 15, 2024 12:23 pm
Seg Abr 08, 2024 9:27 pm
Seg Abr 08, 2024 8:01 am
Sáb Abr 06, 2024 8:05 pm
Qui Abr 04, 2024 11:34 pm
Qui Abr 04, 2024 11:13 pm
Sex Mar 22, 2024 2:41 pm
Dom Mar 10, 2024 2:30 pm
Sex Mar 01, 2024 1:27 pm
Qui Fev 22, 2024 9:57 pm
Ter Fev 20, 2024 12:15 am
Seg Fev 19, 2024 1:06 pm
Seg Fev 12, 2024 1:56 pm
Seg Fev 12, 2024 1:17 pm
Dom Fev 11, 2024 8:55 pm
Dom Fev 11, 2024 11:16 am
Seg Fev 05, 2024 4:18 pm
Dom Fev 04, 2024 9:39 pm
Qua Jan 31, 2024 11:59 pm
Ter Jan 30, 2024 7:37 pm
Ter Jan 23, 2024 6:33 pm
Dom Jan 21, 2024 6:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 7:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:58 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:39 pm
Sex Jan 19, 2024 8:40 am
Dom Jan 14, 2024 5:30 pm
Qua Jan 10, 2024 10:29 pm
Qua Jan 10, 2024 8:55 pm
Qua Jan 10, 2024 7:14 pm
Ter Jan 09, 2024 3:55 pm
Ter Jan 09, 2024 8:04 am
Sáb Jan 06, 2024 8:02 pm
Sex Jan 05, 2024 7:01 am
Sex Jan 05, 2024 12:12 am
Qui Jan 04, 2024 6:55 pm
Qui Jan 04, 2024 12:52 pm
Qui Jan 04, 2024 4:34 am
Ter Jan 02, 2024 11:48 pm
Dom Dez 31, 2023 7:25 pm
Qua Dez 27, 2023 5:44 pm
Qua Dez 27, 2023 3:08 pm
Sáb Dez 23, 2023 7:27 pm
Sáb Dez 23, 2023 5:06 pm
Qui Dez 21, 2023 8:10 pm
Seg Dez 18, 2023 2:04 pm
Sex Dez 15, 2023 5:11 pm
Qui Dez 14, 2023 9:13 pm
Qui Dez 14, 2023 2:47 pm
Qui Dez 14, 2023 1:48 pm
Qua Dez 13, 2023 8:58 pm
Ter Dez 12, 2023 2:32 pm
Seg Dez 11, 2023 1:53 pm
Qua Dez 06, 2023 8:13 pm
Sáb Dez 02, 2023 8:06 pm
Qui Nov 30, 2023 7:49 am



































































































Movimentação de personagem (2D)

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Movimentação de personagem (2D)

Mensagem por willianroma Dom Jun 05, 2016 1:51 pm

Eu to migrando do JavaScript para o C# e gostaria de saber onde posso aprender um sistema de movimentação para colocar no meu jogo (2D), alguém poderia me passar algum tutorial ou algo do tipo?

(Eu tava vendo um tutorial do Paulo (We make a game) mas gostaria de ver outros estilos de códigos.)

 Agradecido.

(Script que usava antes no JS)

Código:
Personagem.velocity.x = VelocidadeX * Input.GetAxis("Horizontal");

tentei usa algo parecido no C# mas não deu muito certo haha.

PS: to começando a programar agora, então, sei male mal o básico.

willianroma
Avançado
Avançado

PONTOS : 3193
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : Movimentação de personagem (2D)  WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Movimentação de personagem (2D)

Mensagem por NotoriousDev Dom Jun 05, 2016 1:53 pm

willianroma escreveu:Eu to migrando do JavaScript para o C# e gostaria de saber onde posso aprender um sistema de movimentação para colocar no meu jogo (2D), alguém poderia me passar algum tutorial ou algo do tipo?

(Eu tava vendo um tutorial do Paulo (We make a game) mas gostaria de ver outros estilos de códigos.)

 Agradecido.

(Script que usava antes no JS)

Código:
Personagem.velocity.x = VelocidadeX * Input.GetAxis("Horizontal");

tentei usa algo parecido no C# mas não deu muito certo haha.

PS: to começando a programar agora, então, sei male mal o básico.

provavelmente com o c# voce vai usar o translate




e tambem recomento este tópico para voce pegar a base do C#


https://www.schultzgames.com/t779-tutorial-aprenda-c-unity-5
NotoriousDev
NotoriousDev
Desenvolvedor

Masculino PONTOS : 3428
REPUTAÇÃO : 38
Idade : 29
Áreas de atuação : Programação C#
Respeito as regras : Movimentação de personagem (2D)  WvDYdlf

http://127.0.0.1

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Movimentação de personagem (2D)

Mensagem por Manawydan Dom Jun 05, 2016 3:02 pm

pra uma movimentação que respeita fisica, voce provavelmente vai ter que usar rigidbody2D e usar o método addForce ou velocity, pq o translate "teleporta" ignorando a fisica.
Nos standard Assets da unity tem um sistema de movimentação 2d bem interessante, voce pode importar ele e ir entendendo aos poucos o que cada coisa é e como funciona, so ir em Assets/Import Package e selecione 2D.
Manawydan
Manawydan
Mestre
Mestre

PONTOS : 3669
REPUTAÇÃO : 198
Idade : 27
Respeito as regras : Movimentação de personagem (2D)  WvDYdlf

https://wad.ojooo.com/register.php?ref=ManawydanBr

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Movimentação de personagem (2D)

Mensagem por NotoriousDev Dom Jun 05, 2016 3:11 pm

Manawydan escreveu:pra uma movimentação que respeita fisica, voce provavelmente vai ter que usar rigidbody2D e usar o método addForce ou velocity, pq o translate "teleporta" ignorando a fisica.
Nos standard Assets da unity tem um sistema de movimentação 2d bem interessante, voce pode importar ele e ir entendendo aos poucos o que cada coisa é e como funciona, so ir em Assets/Import Package e selecione 2D.


ainda nao cheguei a trabalhar com movimentação 2d.
mas ai, agora todos os assets que vem na unity sao c# correto?
NotoriousDev
NotoriousDev
Desenvolvedor

Masculino PONTOS : 3428
REPUTAÇÃO : 38
Idade : 29
Áreas de atuação : Programação C#
Respeito as regras : Movimentação de personagem (2D)  WvDYdlf

http://127.0.0.1

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Movimentação de personagem (2D)

Mensagem por willianroma Dom Jun 05, 2016 3:38 pm

Manawydan escreveu:pra uma movimentação que respeita fisica, voce provavelmente vai ter que usar rigidbody2D e usar o método addForce ou velocity, pq o translate "teleporta" ignorando a fisica.
Nos standard Assets da unity tem um sistema de movimentação 2d bem interessante, voce pode importar ele e ir entendendo aos poucos o que cada coisa é e como funciona, so ir em Assets/Import Package e selecione 2D.

Gostaria de ver algo mais simples no começo, como um tutorial explicando como funciona o velocity ou o addforce como utilizar e tals, pra pega o jeito mesmo, mas agradeço a dica, vou ver se consigo tirar algo do que falou :D

willianroma
Avançado
Avançado

PONTOS : 3193
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : Movimentação de personagem (2D)  WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Movimentação de personagem (2D)

Mensagem por Manawydan Dom Jun 05, 2016 5:54 pm

Aki um exemplo de codigo de movimento 2D usando como base o script standard da unity.
Comentei tudo em pt, mas como fiz rapidamente não sei se esta funcionando.
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class SimpleMove2D : MonoBehaviour {
   public float speedMove = 5f; // VELOCIDADE MOVIMENTO
   public float jumpForce = 350f; // FORÇA DO PULO
   public LayerMask groundLayers; // LAYERS CONSIDERADA CHAO
   public Transform groundCheck; // OBJETO PRA DETECTAR SE TA NO CHAO, "PÉ"
   public float groundRadius = 0.1f; // RAIO PARA DIZER SE O PLAYER ESTA NO CHÃO
   private bool isOnGround; // ESTA NO CHÃO?
   private Rigidbody2D rb; // RIGIDBODY 2D DO PLAYER
   private bool isLookRight = true; // ESTA OLHANDO PRA DIREITA?

   // PEGAR REFERENCIAS NA INICIALIZACAO
   void Awake(){
      // LINKA AUTOMATICAMENTE O RIGIDBODY2D DO PLAYER
      // SE NÃO TIVER DA ERRO
      rb = GetComponent<Rigidbody2D>();
   }

   // MÉTODO FISICO UTILIZADO PRA MOVIMENTOS, POIS É CONSTANTE
   void FixedUpdate(){
      // SETA PRA FALSE PRA PODER VERIFICAR DEPOIS
      isOnGround = false;

      // VERIFICA SE EXISTE COLLIDERS DENTRO DE UM CIRCULO PROXIMO AO PÉ DO PLAYER
      // A POSIÇÃO INICIAL É A POSICAO DO OBJETO groundCheck
      // O RAIO DO CIRCULO É O VALOR DE groundRadius
      // E APENAS VERIFICA SE OS COLLIDER ESTIVEREM DENTRO DAS LAYERS groundLayers
      Collider2D[] colliders = Physics2D.OverlapCircleAll (groundCheck.position,groundRadius,groundLayers);

      // VERIFICA TODOS OS COLIDERS2D DENTRO DA VARIAVEL colliders
      for(int i=0;i<colliders.Length;i++){
         // SE EXISTE UM COLLIDER QUE SEJA DIFERENTE  DO JOGADOR
         if(colliders[i].gameObject != gameObject){
            // ENTÃO SIGNIFICA QUE ELE TA NO CHAO
            isOnGround = true;
         }
      }

      // SE ESTA NO CHAO
      if(isOnGround){
         // VERIFICA SE O PLAYER ESTA APERTANDO ESQUERDA OU DIREITA
         // PARA PODER RETORNA 1 PRA DIREITA E -1 PRA ESQUERDA
         // PRA PODER MOVER PRA AMBOS OS LADOS
         float direction = Input.GetAxisRaw("Horizontal");
         // SETA VELOCIDADE DO RGIDBODY2D PRA MOVER COM BASE NA VELOCIDADE speedMove
         // E NA DIREÇÃO DESEJADA
         // MANTEM O VALOR DE Y PARA NÃO ALTERAR A ALTURA
         rb.velocity = new Vector2(direction*speedMove,rb.velocity.y);

         // SE ELE ESTIVER OLHANDO PRA ESQUERDA E A DIREÇÃO FOR PRA DIREITA
         if(direction>0 && !isLookRight){
            // INVERTE SUA DIREÇÃO PRA OLHAR PRA DIREÇÃO CERTA
            // EXECUTA O MÉTODO Turn
            Turn();
         }
         // SE ELE ESTIVER OLHANDO PRA DIREITA E A DIREÇÃO FOR PRA ESQUERDA
         else if(direction<0 && isLookRight)
         {
            // INVERTE SUA DIREÇÃO PRA OLHAR PRA DIREÇÃO CERTA
            // EXECUTA O MÉTODO Turn
            Turn();
         }
      }
   }

   // MÉTODO PRA VIRAR O PLAYER PARA O LADO CERTO DAS TECLAS
   void Turn(){
      // INVERTER A DIREÇÃO, ESQUERDA --> DIREITA E VICE VERSA
      // NO CASO VAI INVERTER DE TRUE --> FALSE E VICE VERSA
      isLookRight = !isLookRight;
      // PEGAR A ESCALA DO PLAYER
      Vector3 scale = transform.localScale;
      // MULTIPLICA O VALOR DE X PARA INVERTER ESQUERDA --> DIREITA ...
      scale.x *= -1;
      // SETA O VALOR DA ESCALA PARA O VALOR MODIFICADO
      transform.localScale = scale;

   }

   // MÉTODO UPDATE É MELHOR PRA VERIFICAR TECLAS
   void Update(){
      // SE APERTA PRA PULAR, E ESTA NO CHÃO
      if(Input.GetButtonDown("Jump") && isOnGround){
         // NÃO ESTA MAIS NO CHAO
         isOnGround = false;
         // ADICIONA FORÇA PRA CIMA COM BASE NA VARIAVEL jumpForce
         rb.AddForce(Vector2.up*jumpForce);

      }
   }

}
Não se esqueça de linka um objeto na variavel groundCheck e este objeto deve estar dentro do player. Boa Sorte!
Manawydan
Manawydan
Mestre
Mestre

PONTOS : 3669
REPUTAÇÃO : 198
Idade : 27
Respeito as regras : Movimentação de personagem (2D)  WvDYdlf

https://wad.ojooo.com/register.php?ref=ManawydanBr

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Movimentação de personagem (2D)

Mensagem por willianroma Dom Jun 05, 2016 7:13 pm

Nossa, Obrigado!!

willianroma
Avançado
Avançado

PONTOS : 3193
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : Movimentação de personagem (2D)  WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos