[TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
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[TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
.
ATENÇÃO, HÁ UMA VERSÃO MAIS ATUAL DESTE SISTEMA, NESTE LINK ABAIXO:
https://www.schultzgames.com/t816-tutorial-menu-principal-unity-5-5-3-ou-superior-com-ui
Versão mais antiga:
Scripts:
Texturas:
As texturas de fundo não vou por aqui por que não tem necessidade... vou por apenas as dos botões
OBS: SE ESTIVER UTILIZANDO A UNITY 5, USE O SCRIPT ABAIXO:
ATENÇÃO, HÁ UMA VERSÃO MAIS ATUAL DESTE SISTEMA, NESTE LINK ABAIXO:
https://www.schultzgames.com/t816-tutorial-menu-principal-unity-5-5-3-ou-superior-com-ui
Versão mais antiga:
Scripts:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class MENU : MonoBehaviour {
private AudioListener[] AudioListners;
public Texture QualidadeGrafica,Resolucoes,ModoJanelaOuTelaCheia,Volume,TexturaCreditos,TexturaFundosMenu,TexturaGraficos;
private bool EstaNoMenuPrincipal,EstaNosGraficos,EstaNosCreditos;
public GUIStyle EstiloDosBotoesPrincipais,EstiloDosBotoesGraficos;
private string ResolucaoLargura = "1024",ResolucaoAltura = "768";
private float VOLUME;
private int qualidadeGrafica;
public Font Fonte;
public int tamanhoDaLetra = 4;
void Awake (){
DontDestroyOnLoad (transform.gameObject);
}
void Start (){
EstaNoMenuPrincipal = true;
Screen.showCursor = true;
Time.timeScale = 1;
// PREFERENCIAS SALVAS
if (PlayerPrefs.HasKey ("VOLUME")) {
VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
} else {
PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", VOLUME);
}
//
if (PlayerPrefs.HasKey ("qualidadeGrafica")) {
qualidadeGrafica = PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica");
QualitySettings.SetQualityLevel(qualidadeGrafica);
} else {
PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", qualidadeGrafica);
}
}
void Update (){
//Preencher Arrays
if (Application.loadedLevelName != "MENU") {
AudioListners = GameObject.FindObjectsOfType(typeof(AudioListener)) as AudioListener[];
AudioListener.volume = VOLUME;
Destroy (gameObject);
}
}
void OnGUI (){
GUI.skin.font = Fonte;
EstiloDosBotoesPrincipais.fontSize = Screen.height / 100 * tamanhoDaLetra;
EstiloDosBotoesGraficos.fontSize = Screen.height / 100 * tamanhoDaLetra;
//=============================== SE ESTA NA PARTE PRINCIPAL DO MENU ===================//
if (EstaNoMenuPrincipal == true) {
GUI.skin.button = EstiloDosBotoesPrincipais;
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),TexturaFundosMenu);
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/5.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"Jogar")){
Application.LoadLevel ("AI");// NOME DA CENA DO SEU JOGO
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/16,Screen.width/8,Screen.height/14),"Opçoes")){
EstaNoMenuPrincipal = false;
EstaNosGraficos = true;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2+Screen.height/16,Screen.width/8,Screen.height/14),"Creditos")){
EstaNoMenuPrincipal = false;
EstaNosCreditos = true;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2+Screen.height/5.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"Sair")){
Application.Quit ();
}
}
//=============================== SE ESTA NA PARTE DOS GRAFICOS DO MENU ===================//
if (EstaNosGraficos == true) {
GUI.skin.button = EstiloDosBotoesGraficos;
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),TexturaGraficos);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),QualidadeGrafica);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),Resolucoes);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),ModoJanelaOuTelaCheia);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/10,Screen.width/8,Screen.height/14),Volume);
//
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2.2f,Screen.height/2+Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"VOLTAR")){
EstaNoMenuPrincipal = true;
EstaNosGraficos = false;
}
//QUALIDADES
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/4,Screen.width/8,Screen.height/14),"PESSIMO")){
QualitySettings.SetQualityLevel(0);
qualidadeGrafica = 0;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/6,Screen.width/8,Screen.height/14),"RUIM")){
QualitySettings.SetQualityLevel(1);
qualidadeGrafica = 1;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/12,Screen.width/8,Screen.height/14),"SIMPLES")){
QualitySettings.SetQualityLevel(2);
qualidadeGrafica = 2;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2,Screen.width/8,Screen.height/14),"BOM")){
QualitySettings.SetQualityLevel(3);
qualidadeGrafica = 3;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2+Screen.height/12,Screen.width/8,Screen.height/14),"OTIMO")){
QualitySettings.SetQualityLevel(4);
qualidadeGrafica = 4;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2+Screen.height/6,Screen.width/8,Screen.height/14),"FANTASTICO")){
QualitySettings.SetQualityLevel(5);
qualidadeGrafica = 5;
}
//RESOLUCOES
ResolucaoLargura = GUI.TextField(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/4,Screen.width/8,Screen.height/14),ResolucaoLargura);
ResolucaoAltura = GUI.TextField(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/6,Screen.width/8,Screen.height/14),ResolucaoAltura);
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/12,Screen.width/8,Screen.height/14),"Aplicar")){
Screen.SetResolution(int.Parse (ResolucaoLargura),int.Parse (ResolucaoAltura),true);
}
//TELACHEIA
if(GUI.Button(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/4,Screen.width/8,Screen.height/14),"Trocar")){
Screen.fullScreen = !Screen.fullScreen;
}
//VOLUME
VOLUME = GUI.HorizontalSlider(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2,Screen.width/8,Screen.height/14),VOLUME,0,1);
//SALVAR PREFERENCIAS
if(GUI.Button(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2+Screen.height/3,Screen.width/8,Screen.height/14),"SALVAR PREF.")){
PlayerPrefs.SetFloat("VOLUME",VOLUME);
PlayerPrefs.SetInt("qualidadeGrafica",qualidadeGrafica);
}
}
//=============================== SE ESTA NA PARTE DOS CREDITOS DO MENU ===================//
if (EstaNosCreditos == true) {
GUI.skin.button = EstiloDosBotoesGraficos;
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),TexturaCreditos);
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2.2f,Screen.height/2+Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"VOLTAR")){
EstaNoMenuPrincipal = true;
EstaNosCreditos = false;
}
}
}
}
Texturas:
As texturas de fundo não vou por aqui por que não tem necessidade... vou por apenas as dos botões
OBS: SE ESTIVER UTILIZANDO A UNITY 5, USE O SCRIPT ABAIXO:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class MENU : MonoBehaviour {
private AudioListener[] AudioListners;
public Texture QualidadeGrafica,Resolucoes,ModoJanelaOuTelaCheia,Volume,TexturaCreditos,TexturaFundosMenu,TexturaGraficos;
private bool EstaNoMenuPrincipal,EstaNosGraficos,EstaNosCreditos;
public GUIStyle EstiloDosBotoesPrincipais,EstiloDosBotoesGraficos;
private string ResolucaoLargura = "1024",ResolucaoAltura = "768";
private float VOLUME;
private int qualidadeGrafica;
public Font Fonte;
public int tamanhoDaLetra = 4;
void Awake (){
DontDestroyOnLoad (transform.gameObject);
}
void Start (){
EstaNoMenuPrincipal = true;
Cursor.visible = true;
Time.timeScale = 1;
// PREFERENCIAS SALVAS
if (PlayerPrefs.HasKey ("VOLUME")) {
VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
} else {
PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", VOLUME);
}
//
if (PlayerPrefs.HasKey ("qualidadeGrafica")) {
qualidadeGrafica = PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica");
QualitySettings.SetQualityLevel(qualidadeGrafica);
} else {
PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", qualidadeGrafica);
}
}
void Update (){
//Preencher Arrays
if (Application.loadedLevelName != "MENU") {
AudioListners = GameObject.FindObjectsOfType(typeof(AudioListener)) as AudioListener[];
AudioListener.volume = VOLUME;
Destroy (gameObject);
}
}
void OnGUI (){
GUI.skin.font = Fonte;
EstiloDosBotoesPrincipais.fontSize = Screen.height / 100 * tamanhoDaLetra;
EstiloDosBotoesGraficos.fontSize = Screen.height / 100 * tamanhoDaLetra;
//=============================== SE ESTA NA PARTE PRINCIPAL DO MENU ===================//
if (EstaNoMenuPrincipal == true) {
GUI.skin.button = EstiloDosBotoesPrincipais;
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),TexturaFundosMenu);
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/5.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"Jogar")){
Application.LoadLevel ("AI");// NOME DA CENA DO SEU JOGO
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/16,Screen.width/8,Screen.height/14),"Opçoes")){
EstaNoMenuPrincipal = false;
EstaNosGraficos = true;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2+Screen.height/16,Screen.width/8,Screen.height/14),"Creditos")){
EstaNoMenuPrincipal = false;
EstaNosCreditos = true;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2+Screen.height/5.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"Sair")){
Application.Quit ();
}
}
//=============================== SE ESTA NA PARTE DOS GRAFICOS DO MENU ===================//
if (EstaNosGraficos == true) {
GUI.skin.button = EstiloDosBotoesGraficos;
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),TexturaGraficos);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),QualidadeGrafica);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),Resolucoes);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),ModoJanelaOuTelaCheia);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/10,Screen.width/8,Screen.height/14),Volume);
//
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2.2f,Screen.height/2+Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"VOLTAR")){
EstaNoMenuPrincipal = true;
EstaNosGraficos = false;
}
//QUALIDADES
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/4,Screen.width/8,Screen.height/14),"PESSIMO")){
QualitySettings.SetQualityLevel(0);
qualidadeGrafica = 0;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/6,Screen.width/8,Screen.height/14),"RUIM")){
QualitySettings.SetQualityLevel(1);
qualidadeGrafica = 1;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/12,Screen.width/8,Screen.height/14),"SIMPLES")){
QualitySettings.SetQualityLevel(2);
qualidadeGrafica = 2;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2,Screen.width/8,Screen.height/14),"BOM")){
QualitySettings.SetQualityLevel(3);
qualidadeGrafica = 3;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2+Screen.height/12,Screen.width/8,Screen.height/14),"OTIMO")){
QualitySettings.SetQualityLevel(4);
qualidadeGrafica = 4;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2+Screen.height/6,Screen.width/8,Screen.height/14),"FANTASTICO")){
QualitySettings.SetQualityLevel(5);
qualidadeGrafica = 5;
}
//RESOLUCOES
ResolucaoLargura = GUI.TextField(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/4,Screen.width/8,Screen.height/14),ResolucaoLargura);
ResolucaoAltura = GUI.TextField(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/6,Screen.width/8,Screen.height/14),ResolucaoAltura);
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/12,Screen.width/8,Screen.height/14),"Aplicar")){
Screen.SetResolution(int.Parse (ResolucaoLargura),int.Parse (ResolucaoAltura),true);
}
//TELACHEIA
if(GUI.Button(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/4,Screen.width/8,Screen.height/14),"Trocar")){
Screen.fullScreen = !Screen.fullScreen;
}
//VOLUME
VOLUME = GUI.HorizontalSlider(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2,Screen.width/8,Screen.height/14),VOLUME,0,1);
//SALVAR PREFERENCIAS
if(GUI.Button(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2+Screen.height/3,Screen.width/8,Screen.height/14),"SALVAR PREF.")){
PlayerPrefs.SetFloat("VOLUME",VOLUME);
PlayerPrefs.SetInt("qualidadeGrafica",qualidadeGrafica);
}
}
//=============================== SE ESTA NA PARTE DOS CREDITOS DO MENU ===================//
if (EstaNosCreditos == true) {
GUI.skin.button = EstiloDosBotoesGraficos;
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),TexturaCreditos);
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2.2f,Screen.height/2+Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"VOLTAR")){
EstaNoMenuPrincipal = true;
EstaNosCreditos = false;
}
}
}
}
Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:55 pm, editado 4 vez(es)
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
mano. eu baixei seu script eu uso unity 4.5 e o problema e que fiz um objeto vazio e coloquei o script la , mas quando dou enter nao aparece nada sabe. so fica a camera normal azul de fundo. oq faço?
dennys- Iniciante
- PONTOS : 3530
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
Preste atenção no vídeo inteiro...
o nome da sua cena é " MENU " ou o nome está diferente?
tem como postar print da aba inspector do item que contem o script?
o nome da sua cena é " MENU " ou o nome está diferente?
tem como postar print da aba inspector do item que contem o script?
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
file:///C:/Users/Maycon/Desktop/Sem%20t%C3%ADtulo.png olha amigo Aki olha C# que Botamos dentro do Empty AondevaioScripts da um erro assim Cant´t add script pode me ajudar uso o Unity 5
xKillOne- Iniciante
- PONTOS : 3490
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
Não consigo acessar a imagem... você precisa upar em algum site para que eu possa ver.
Más provavelmente o nome da sua cena de menu está diferente...
tem que ser exatamente " MENU "
e o nome do script também, tem que ser " MENU "
Más provavelmente o nome da sua cena de menu está diferente...
tem que ser exatamente " MENU "
e o nome do script também, tem que ser " MENU "
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
Caro administrador. eu olhei o video com toda atenção e notei que ta faltando voce dizer onde colocamos os scripts na cenas. voce criou varias cenas e queria saber onde carregar cada menu e cada cena
obrigado.
obrigado.
diogodavilafernandes- Iniciante
- PONTOS : 3489
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
Eu explico, e ainda falo sobre as tags que devem ter... talvez você não tenha percebido pela extensão do vídeo ( mais de 1 hora )
Estou trabalhando em tutoriais mais curtos a pedido dos membros :D
Estou trabalhando em tutoriais mais curtos a pedido dos membros :D
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
Caro administrador. muito obrigado pela dica. é que realmente estou com dificuldades para fazer o menu funcionar. o codigo esta tudo certo, meu problema é na hora de adicionar as imagens e as GUI. desculpa fica incomodando com isso, mais fazer um menu funcional como esse é muito importante pra mim então qualquer ajuda é bem vinda
obrigado
obrigado
diogodavilafernandes- Iniciante
- PONTOS : 3489
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
O problema no video é que vc ja ta com os arquivos carregados. seria legal vc carregar eles durante o video
diogodavilafernandes- Iniciante
- PONTOS : 3489
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
O meu menu não funciona.Alguém pode me ajudar? Acho que está tudo correto...
O nome do meu arquivo C# é "MENU" e o nome da minha fase é "Fase1", conforme mostra o código abaixo:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class MENU : MonoBehaviour {
private AudioListener[] AudioListners;
public Texture QualidadeGrafica,Resolucoes,ModoJanelaOuTelaCheia,Volume,TexturaCreditos,TexturaFundosMenu,TexturaGraficos;
private bool EstaNoMenuPrincipal,EstaNosGraficos,EstaNosCreditos;
public GUIStyle EstiloDosBotoesPrincipais,EstiloDosBotoesGraficos;
private string ResolucaoLargura = "1024",ResolucaoAltura = "768";
private float VOLUME;
private int qualidadeGrafica;
public Font Fonte;
public int tamanhoDaLetra = 4;
void Awake (){
DontDestroyOnLoad (transform.gameObject);
}
void Start (){
EstaNoMenuPrincipal = true;
Screen.showCursor = true;
Time.timeScale = 1;
// PREFERENCIAS SALVAS
if (PlayerPrefs.HasKey ("VOLUME")) {
VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
} else {
PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", VOLUME);
}
//
if (PlayerPrefs.HasKey ("qualidadeGrafica")) {
qualidadeGrafica = PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica");
QualitySettings.SetQualityLevel(qualidadeGrafica);
} else {
PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", qualidadeGrafica);
}
}
void Update (){
//Preencher Arrays
if (Application.loadedLevelName != "MENU") {
AudioListners = GameObject.FindObjectsOfType(typeof(AudioListener)) as AudioListener[];
AudioListener.volume = VOLUME;
Destroy (gameObject);
}
}
void OnGUI (){
GUI.skin.font = Fonte;
EstiloDosBotoesPrincipais.fontSize = Screen.height / 100 * tamanhoDaLetra;
EstiloDosBotoesGraficos.fontSize = Screen.height / 100 * tamanhoDaLetra;
//=============================== SE ESTA NA PARTE PRINCIPAL DO MENU ===================//
if (EstaNoMenuPrincipal == true) {
GUI.skin.button = EstiloDosBotoesPrincipais;
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),TexturaFundosMenu);
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/5.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"Jogar")){
Application.LoadLevel ("Fase1");// NOME DA CENA DO SEU JOGO
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/16,Screen.width/8,Screen.height/14),"Opçoes")){
EstaNoMenuPrincipal = false;
EstaNosGraficos = true;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2+Screen.height/16,Screen.width/8,Screen.height/14),"Creditos")){
EstaNoMenuPrincipal = false;
EstaNosCreditos = true;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2+Screen.height/5.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"Sair")){
Application.Quit ();
}
}
//=============================== SE ESTA NA PARTE DOS GRAFICOS DO MENU ===================//
if (EstaNosGraficos == true) {
GUI.skin.button = EstiloDosBotoesGraficos;
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),TexturaGraficos);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),QualidadeGrafica);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),Resolucoes);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),ModoJanelaOuTelaCheia);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/10,Screen.width/8,Screen.height/14),Volume);
//
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2.2f,Screen.height/2+Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"VOLTAR")){
EstaNoMenuPrincipal = true;
EstaNosGraficos = false;
}
//QUALIDADES
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/4,Screen.width/8,Screen.height/14),"PESSIMO")){
QualitySettings.SetQualityLevel(0);
qualidadeGrafica = 0;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/6,Screen.width/8,Screen.height/14),"RUIM")){
QualitySettings.SetQualityLevel(1);
qualidadeGrafica = 1;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/12,Screen.width/8,Screen.height/14),"SIMPLES")){
QualitySettings.SetQualityLevel(2);
qualidadeGrafica = 2;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2,Screen.width/8,Screen.height/14),"BOM")){
QualitySettings.SetQualityLevel(3);
qualidadeGrafica = 3;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2+Screen.height/12,Screen.width/8,Screen.height/14),"OTIMO")){
QualitySettings.SetQualityLevel(4);
qualidadeGrafica = 4;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2+Screen.height/6,Screen.width/8,Screen.height/14),"FANTASTICO")){
QualitySettings.SetQualityLevel(5);
qualidadeGrafica = 5;
}
//RESOLUCOES
ResolucaoLargura = GUI.TextField(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/4,Screen.width/8,Screen.height/14),ResolucaoLargura);
ResolucaoAltura = GUI.TextField(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/6,Screen.width/8,Screen.height/14),ResolucaoAltura);
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/12,Screen.width/8,Screen.height/14),"Aplicar")){
Screen.SetResolution(int.Parse (ResolucaoLargura),int.Parse (ResolucaoAltura),true);
}
//TELACHEIA
if(GUI.Button(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/4,Screen.width/8,Screen.height/14),"Trocar")){
Screen.fullScreen = !Screen.fullScreen;
}
//VOLUME
VOLUME = GUI.HorizontalSlider(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2,Screen.width/8,Screen.height/14),VOLUME,0,1);
//SALVAR PREFERENCIAS
if(GUI.Button(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2+Screen.height/3,Screen.width/8,Screen.height/14),"SALVAR PREF.")){
PlayerPrefs.SetFloat("VOLUME",VOLUME);
PlayerPrefs.SetInt("qualidadeGrafica",qualidadeGrafica);
}
}
//=============================== SE ESTA NA PARTE DOS CREDITOS DO MENU ===================//
if (EstaNosCreditos == true) {
GUI.skin.button = EstiloDosBotoesGraficos;
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),TexturaCreditos);
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2.2f,Screen.height/2+Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"VOLTAR")){
EstaNoMenuPrincipal = true;
EstaNosCreditos = false;
}
}
}
}
P.S Estou usando o Unity 4.6.4.
O nome do meu arquivo C# é "MENU" e o nome da minha fase é "Fase1", conforme mostra o código abaixo:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class MENU : MonoBehaviour {
private AudioListener[] AudioListners;
public Texture QualidadeGrafica,Resolucoes,ModoJanelaOuTelaCheia,Volume,TexturaCreditos,TexturaFundosMenu,TexturaGraficos;
private bool EstaNoMenuPrincipal,EstaNosGraficos,EstaNosCreditos;
public GUIStyle EstiloDosBotoesPrincipais,EstiloDosBotoesGraficos;
private string ResolucaoLargura = "1024",ResolucaoAltura = "768";
private float VOLUME;
private int qualidadeGrafica;
public Font Fonte;
public int tamanhoDaLetra = 4;
void Awake (){
DontDestroyOnLoad (transform.gameObject);
}
void Start (){
EstaNoMenuPrincipal = true;
Screen.showCursor = true;
Time.timeScale = 1;
// PREFERENCIAS SALVAS
if (PlayerPrefs.HasKey ("VOLUME")) {
VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
} else {
PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", VOLUME);
}
//
if (PlayerPrefs.HasKey ("qualidadeGrafica")) {
qualidadeGrafica = PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica");
QualitySettings.SetQualityLevel(qualidadeGrafica);
} else {
PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", qualidadeGrafica);
}
}
void Update (){
//Preencher Arrays
if (Application.loadedLevelName != "MENU") {
AudioListners = GameObject.FindObjectsOfType(typeof(AudioListener)) as AudioListener[];
AudioListener.volume = VOLUME;
Destroy (gameObject);
}
}
void OnGUI (){
GUI.skin.font = Fonte;
EstiloDosBotoesPrincipais.fontSize = Screen.height / 100 * tamanhoDaLetra;
EstiloDosBotoesGraficos.fontSize = Screen.height / 100 * tamanhoDaLetra;
//=============================== SE ESTA NA PARTE PRINCIPAL DO MENU ===================//
if (EstaNoMenuPrincipal == true) {
GUI.skin.button = EstiloDosBotoesPrincipais;
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),TexturaFundosMenu);
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/5.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"Jogar")){
Application.LoadLevel ("Fase1");// NOME DA CENA DO SEU JOGO
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/16,Screen.width/8,Screen.height/14),"Opçoes")){
EstaNoMenuPrincipal = false;
EstaNosGraficos = true;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2+Screen.height/16,Screen.width/8,Screen.height/14),"Creditos")){
EstaNoMenuPrincipal = false;
EstaNosCreditos = true;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2+Screen.height/5.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"Sair")){
Application.Quit ();
}
}
//=============================== SE ESTA NA PARTE DOS GRAFICOS DO MENU ===================//
if (EstaNosGraficos == true) {
GUI.skin.button = EstiloDosBotoesGraficos;
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),TexturaGraficos);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),QualidadeGrafica);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),Resolucoes);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),ModoJanelaOuTelaCheia);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/10,Screen.width/8,Screen.height/14),Volume);
//
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2.2f,Screen.height/2+Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"VOLTAR")){
EstaNoMenuPrincipal = true;
EstaNosGraficos = false;
}
//QUALIDADES
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/4,Screen.width/8,Screen.height/14),"PESSIMO")){
QualitySettings.SetQualityLevel(0);
qualidadeGrafica = 0;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/6,Screen.width/8,Screen.height/14),"RUIM")){
QualitySettings.SetQualityLevel(1);
qualidadeGrafica = 1;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/12,Screen.width/8,Screen.height/14),"SIMPLES")){
QualitySettings.SetQualityLevel(2);
qualidadeGrafica = 2;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2,Screen.width/8,Screen.height/14),"BOM")){
QualitySettings.SetQualityLevel(3);
qualidadeGrafica = 3;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2+Screen.height/12,Screen.width/8,Screen.height/14),"OTIMO")){
QualitySettings.SetQualityLevel(4);
qualidadeGrafica = 4;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2+Screen.height/6,Screen.width/8,Screen.height/14),"FANTASTICO")){
QualitySettings.SetQualityLevel(5);
qualidadeGrafica = 5;
}
//RESOLUCOES
ResolucaoLargura = GUI.TextField(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/4,Screen.width/8,Screen.height/14),ResolucaoLargura);
ResolucaoAltura = GUI.TextField(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/6,Screen.width/8,Screen.height/14),ResolucaoAltura);
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/12,Screen.width/8,Screen.height/14),"Aplicar")){
Screen.SetResolution(int.Parse (ResolucaoLargura),int.Parse (ResolucaoAltura),true);
}
//TELACHEIA
if(GUI.Button(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/4,Screen.width/8,Screen.height/14),"Trocar")){
Screen.fullScreen = !Screen.fullScreen;
}
//VOLUME
VOLUME = GUI.HorizontalSlider(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2,Screen.width/8,Screen.height/14),VOLUME,0,1);
//SALVAR PREFERENCIAS
if(GUI.Button(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2+Screen.height/3,Screen.width/8,Screen.height/14),"SALVAR PREF.")){
PlayerPrefs.SetFloat("VOLUME",VOLUME);
PlayerPrefs.SetInt("qualidadeGrafica",qualidadeGrafica);
}
}
//=============================== SE ESTA NA PARTE DOS CREDITOS DO MENU ===================//
if (EstaNosCreditos == true) {
GUI.skin.button = EstiloDosBotoesGraficos;
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),TexturaCreditos);
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2.2f,Screen.height/2+Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"VOLTAR")){
EstaNoMenuPrincipal = true;
EstaNosCreditos = false;
}
}
}
}
P.S Estou usando o Unity 4.6.4.
Karen- Iniciante
- PONTOS : 3458
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
o nome da fase tem que ser " MENU " também, por causa disso:
- Código:
if (Application.loadedLevelName != "MENU") {
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
oi marcos tudo joia? o meu ta certin so nao ta indo em cena para cena troquei nome do AI para a cena que eu quero que vai to usando unity 4.5
liloc32- Iniciante
- PONTOS : 3427
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras :
Santiago Furtado- MembroAvançado
- PONTOS : 3736
REPUTAÇÃO : 16
Idade : 23
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
Como o santiago falou, dá uma conferida se a cena está na aba "Build Settings" :D
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
Marcos tem como voce me arrumar o MouseLook pra mim, estou com a Unity 5.1 e o MouseLook e muito diferente olha
using System;
using UnityEngine;
using UnityStandardAssets.CrossPlatformInput;
namespace UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson
{
[Serializable]
public class MouseLook
{
public float XSensitivity = 2f;
public float YSensitivity = 2f;
public bool clampVerticalRotation = true;
public float MinimumX = -90F;
public float MaximumX = 90F;
public bool smooth;
public float smoothTime = 5f;
float rotationY = 0F;
private Quaternion m_CharacterTargetRot;
private Quaternion m_CameraTargetRot;
public void Init(Transform character, Transform camera)
{
m_CharacterTargetRot = character.localRotation;
m_CameraTargetRot = camera.localRotation;
}
public void LookRotation(Transform character, Transform camera)
{
float yRot = CrossPlatformInputManager.GetAxis("Mouse X") * XSensitivity;
float xRot = CrossPlatformInputManager.GetAxis("Mouse Y") * YSensitivity;
m_CharacterTargetRot *= Quaternion.Euler (0f, yRot, 0f);
m_CameraTargetRot *= Quaternion.Euler (-xRot, 0f, 0f);
if(clampVerticalRotation)
m_CameraTargetRot = ClampRotationAroundXAxis (m_CameraTargetRot);
if(smooth)
{
character.localRotation = Quaternion.Slerp (character.localRotation, m_CharacterTargetRot,
smoothTime * Time.deltaTime);
camera.localRotation = Quaternion.Slerp (camera.localRotation, m_CameraTargetRot,
smoothTime * Time.deltaTime);
}
else
{
character.localRotation = m_CharacterTargetRot;
camera.localRotation = m_CameraTargetRot;
}
}
Quaternion ClampRotationAroundXAxis(Quaternion q)
{
q.x /= q.w;
q.y /= q.w;
q.z /= q.w;
q.w = 1.0f;
float angleX = 2.0f * Mathf.Rad2Deg * Mathf.Atan (q.x);
angleX = Mathf.Clamp (angleX, MinimumX, MaximumX);
q.x = Mathf.Tan (0.5f * Mathf.Deg2Rad * angleX);
return q;
}
}
}
using System;
using UnityEngine;
using UnityStandardAssets.CrossPlatformInput;
namespace UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson
{
[Serializable]
public class MouseLook
{
public float XSensitivity = 2f;
public float YSensitivity = 2f;
public bool clampVerticalRotation = true;
public float MinimumX = -90F;
public float MaximumX = 90F;
public bool smooth;
public float smoothTime = 5f;
float rotationY = 0F;
private Quaternion m_CharacterTargetRot;
private Quaternion m_CameraTargetRot;
public void Init(Transform character, Transform camera)
{
m_CharacterTargetRot = character.localRotation;
m_CameraTargetRot = camera.localRotation;
}
public void LookRotation(Transform character, Transform camera)
{
float yRot = CrossPlatformInputManager.GetAxis("Mouse X") * XSensitivity;
float xRot = CrossPlatformInputManager.GetAxis("Mouse Y") * YSensitivity;
m_CharacterTargetRot *= Quaternion.Euler (0f, yRot, 0f);
m_CameraTargetRot *= Quaternion.Euler (-xRot, 0f, 0f);
if(clampVerticalRotation)
m_CameraTargetRot = ClampRotationAroundXAxis (m_CameraTargetRot);
if(smooth)
{
character.localRotation = Quaternion.Slerp (character.localRotation, m_CharacterTargetRot,
smoothTime * Time.deltaTime);
camera.localRotation = Quaternion.Slerp (camera.localRotation, m_CameraTargetRot,
smoothTime * Time.deltaTime);
}
else
{
character.localRotation = m_CharacterTargetRot;
camera.localRotation = m_CameraTargetRot;
}
}
Quaternion ClampRotationAroundXAxis(Quaternion q)
{
q.x /= q.w;
q.y /= q.w;
q.z /= q.w;
q.w = 1.0f;
float angleX = 2.0f * Mathf.Rad2Deg * Mathf.Atan (q.x);
angleX = Mathf.Clamp (angleX, MinimumX, MaximumX);
q.x = Mathf.Tan (0.5f * Mathf.Deg2Rad * angleX);
return q;
}
}
}
wender_2015- Iniciante
- PONTOS : 3490
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
na unity 5 o mouselook é 100% diferente e não tem muito como intercalar de uma versão para a outra.
o que exatamente quer fazer que não está dando certo com o mouseLook que a unity 5 tem?
o que exatamente quer fazer que não está dando certo com o mouseLook que a unity 5 tem?
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
Deu tudo certo, mas não consigo digitar um número na caixa de resolução, simplesmente não vai nada, só consigo colocar um número lá dentro se eu copiar e colar. O que fazer?
cartola- Iniciante
- PONTOS : 3372
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
Já tentou com os números que ficam em cima das letras também?
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
Sim, tentei isso também. Só consigo apagar os números mas não consigo preencher com número nenhum. Engraçado que apenas isso não funcionou, o resto funcionou como devia ser. Estou usando seu código do unity 5.
cartola- Iniciante
- PONTOS : 3372
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
oi eu estou tendo problemas simplesmente quando dou play nao aparece nada ja listei no Build Settings mudei o nome da Cena para AI e não funcional de jeito nenhum nao da erro simplesmente nao aparece nada
gabriel33601- Iniciante
- PONTOS : 3322
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
gabriel, o nome da sua cena de menu é exatamente "MENU" como está explicado no vídeo?
caso contrário, o script será destruido nesta parte:
caso contrário, o script será destruido nesta parte:
- Código:
if (Application.loadedLevelName != "MENU") {
AudioListners = GameObject.FindObjectsOfType(typeof(AudioListener)) as AudioListener[];
AudioListener.volume = VOLUME;
Destroy (gameObject);
}
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
Marcos, como eu faço para meu menu só tiver: Uma imagem no fundo, um botão de play e um de load game???
Marssa- Membro
- PONTOS : 3356
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
Usa UI..Marssa escreveu:Marcos, como eu faço para meu menu só tiver: Uma imagem no fundo, um botão de play e um de load game???
Vai no create empty, adiciona um componente "UI>Canvas", dps vai com o botao direito o objeto e clica em create "UI>Image", ela vai automaticamente ficar do tamanho da tela, ou nao, se nao ficar aumente ela ateh cobrir toda a area do canvas.
Depois adicione os dois botoes. Arrume a posicao deles.
Crie um script C# chamado UIManagerScript assim:
- Código:
public int fase;
public void StartGame(){
Application.LoadLevel(fase);
}
public void LoadGame(){
int save = PlayerPrefs.GetInt("save");
Application.LoadLevel(save);
}
Para o Load game funcionar voce precisa antes ter salvado o jogo com o comando PlayerPrefs. Basta setar um registro chamado "save" com o valor correspondente a fase que voce salvou. E o loadgame ira funcionar.
Agora com o script criado crie um novo objeto vazio e coloque o script nele. Renomeie o objeto para UIManager (se quiser crie um prefab dele para usar em outros menus)
Va no objeto botao que voce criou anteriormente e vera que nos componentes existe um que esta escrito OnClick. Vai estar vazio entao clique no sinal de "+" e arraste o objeto UIManager para dentro da opcao que pede um objeto. Clique na lista ao lado do local em que voce pos o objeto e ira aparecer la em ultimo o UIManagerScript, coloque o mouse sobre e vera suas 2 voids la (StartGame e LoadGame), apenas coloque startgame no botao de start, e loadgame no botao de start.
Va no objeto UIManager e no campo "fase" coloque o valor da fase que ele tem que carregar quando clicar no botao. Para saber o valor é só saber a ordem das cenas. A primeira o valor é 0, a segunda o valor é 1, terceira é 2... Voce pode ver isso no BuildSettings.
Agora enfeite os botoes.
Leia isso: o UIManager é um exemplo de como voce pode chamar funcoes pelos componentes UI. Sendo assim voce simplesmente cria eles no script e configura nos botoes, caixas de textos, sliders...qual funcao chamar quando for clicado, for escrito, ou deslizado..etc
RenanMSV- Instrutor
- PONTOS : 4484
REPUTAÇÃO : 356
Áreas de atuação : Programação em C#, PHP. SQL, JavaScript (Web)
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
Como Faço para adicionar uma logo do jogo
Animdude- Membro
- PONTOS : 3375
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
Animdude escreveu:Como Faço para adicionar uma logo do jogo
Quando vc for dar o build no jogo vai aparecer um monte de opções e uma dessas opções é a de selecionar o logotipo !
GustavoMaster- Avançado
- PONTOS : 3772
REPUTAÇÃO : 14
Idade : 21
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
Consegui fazer o menu deu tudo certo , porem a imagem de fundo do menu ficou mais escura do que o normal . Onde posso arrumar isso ?
Pqquim- Iniciante
- PONTOS : 3291
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
Não tem muito sentido estar acontecendo isto, afinal, é uma DrawTexture O.o
Você modificou o tipo dela?
Você modificou o tipo dela?
Pqquim- Iniciante
- PONTOS : 3291
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
não addiconor o logo do jogo no meu,igul muitos outros
Animdude- Membro
- PONTOS : 3375
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
what?Animdude escreveu:não addiconor o logo do jogo no meu,igul muitos outros
Não entendi nada
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
Colocar o Logo Do Jogo Tipo Assim :D,Sem ter Que Por Na Imagem De Fundo com Logo
Animdude- Membro
- PONTOS : 3375
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
Animdude escreveu:Colocar o Logo Do Jogo Tipo Assim :D,Sem ter Que Por Na Imagem De Fundo com Logo
Aconselho ver este tutorial aqui:
https://www.schultzgames.com/t816-tutorial-menu-principal-unity-5-5-3-ou-superior-com-ui#5895
Utilize Canvas para fazer o menu
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
meu unity é 5.5.0 tem algum problema ? no script havia falado que Application.loadedlevel é obsoleto, mas quando salvei não deu nenhum erro (obs: ainda não terminei de fazer o script)
mtmateus- Iniciante
- PONTOS : 2841
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
meu unity é 5.5.0 tem algum problema ? no script havia falado que Application.loadedlevel é obsoleto, mas quando salvei não deu nenhum erro (obs: ainda não terminei de fazer o script)
mtmateus- Iniciante
- PONTOS : 2841
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
mtmateus escreveu:meu unity é 5.5.0 tem algum problema ? no script havia falado que Application.loadedlevel é obsoleto, mas quando salvei não deu nenhum erro (obs: ainda não terminei de fazer o script)
Application.LoadLevel
Não funciona na 5.5.0 em c#(
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
https://www.schultzgames.com/t816-tutorial-menu-principal-unity-5-5-3-ou-superior-com-ui#5895mtmateus escreveu:meu unity é 5.5.0 tem algum problema ? no script havia falado que Application.loadedlevel é obsoleto, mas quando salvei não deu nenhum erro (obs: ainda não terminei de fazer o script)
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
fiz umas pequenas alteraçoes no codigo to rodando na unity 2019, adicionei uma variavel para colocar o nome da sena a ser carregada pelo inspector pra não precisar ficar alterando o codigo.
estava iniciando com o aldio e a qualidade grafica no minimo dai comentei algumas linhas de codigo e resolveu,
estava iniciando com o aldio e a qualidade grafica no minimo dai comentei algumas linhas de codigo e resolveu,
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class MENU : MonoBehaviour
{
private AudioListener[] AudioListners;
public Texture QualidadeGrafica, Resolucoes, ModoJanelaOuTelaCheia, Volume, TexturaCreditos, TexturaFundosMenu, TexturaGraficos;
private bool EstaNoMenuPrincipal, EstaNosGraficos, EstaNosCreditos;
public GUIStyle EstiloDosBotoesPrincipais, EstiloDosBotoesGraficos;
private string ResolucaoLargura = "1024", ResolucaoAltura = "768";
private float VOLUME = 1.0f;
private int qualidadeGrafica;
public Font Fonte;
public int tamanhoDaLetra = 4;
public string SeneGamePlay;
void Awake()
{
DontDestroyOnLoad(transform.gameObject);
}
void Start()
{
EstaNoMenuPrincipal = true;
Cursor.visible = true;
Time.timeScale = 1;
// PREFERENCIAS SALVAS
if (PlayerPrefs.HasKey("VOLUME"))
{
//VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat("VOLUME");
}
else
{
// PlayerPrefs.SetFloat("VOLUME", VOLUME);
}
//
if (PlayerPrefs.HasKey("qualidadeGrafica"))
{
// qualidadeGrafica = PlayerPrefs.GetInt("qualidadeGrafica");
// QualitySettings.SetQualityLevel(qualidadeGrafica);
}
else
{
// PlayerPrefs.SetInt("qualidadeGrafica", qualidadeGrafica);
}
}
void Update()
{
//Preencher Arrays
if (Application.loadedLevelName != "MENU")
{
AudioListners = GameObject.FindObjectsOfType(typeof(AudioListener)) as AudioListener[];
AudioListener.volume = VOLUME;
Destroy(gameObject);
}
}
void OnGUI()
{
GUI.skin.font = Fonte;
EstiloDosBotoesPrincipais.fontSize = Screen.height / 100 * tamanhoDaLetra;
EstiloDosBotoesGraficos.fontSize = Screen.height / 100 * tamanhoDaLetra;
//=============================== SE ESTA NA PARTE PRINCIPAL DO MENU ===================//
if (EstaNoMenuPrincipal == true)
{
GUI.skin.button = EstiloDosBotoesPrincipais;
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width / 2 - Screen.width / 2, Screen.height / 2 - Screen.height / 2, Screen.width, Screen.height), TexturaFundosMenu);
if (GUI.Button(new Rect(Screen.width / 2 - Screen.width / 16, Screen.height / 2 - Screen.height / 5.5f, Screen.width / 8, Screen.height / 14), "Jogar"))
{
Application.LoadLevel(SeneGamePlay);// NOME DA CENA DO SEU JOGO
}
if (GUI.Button(new Rect(Screen.width / 2 - Screen.width / 16, Screen.height / 2 - Screen.height / 16, Screen.width / 8, Screen.height / 14), "Opçoes"))
{
EstaNoMenuPrincipal = false;
EstaNosGraficos = true;
}
if (GUI.Button(new Rect(Screen.width / 2 - Screen.width / 16, Screen.height / 2 + Screen.height / 16, Screen.width / 8, Screen.height / 14), "Creditos"))
{
EstaNoMenuPrincipal = false;
EstaNosCreditos = true;
}
if (GUI.Button(new Rect(Screen.width / 2 - Screen.width / 16, Screen.height / 2 + Screen.height / 5.5f, Screen.width / 8, Screen.height / 14), "Sair"))
{
Application.Quit();
}
}
//=============================== SE ESTA NA PARTE DOS GRAFICOS DO MENU ===================//
if (EstaNosGraficos == true)
{
GUI.skin.button = EstiloDosBotoesGraficos;
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width / 2 - Screen.width / 2, Screen.height / 2 - Screen.height / 2, Screen.width, Screen.height), TexturaGraficos);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width / 2 - Screen.width / 3, Screen.height / 2 - Screen.height / 2.5f, Screen.width / 8, Screen.height / 14), QualidadeGrafica);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width / 2 - Screen.width / 16, Screen.height / 2 - Screen.height / 2.5f, Screen.width / 8, Screen.height / 14), Resolucoes);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width / 2 + Screen.width / 5, Screen.height / 2 - Screen.height / 2.5f, Screen.width / 8, Screen.height / 14), ModoJanelaOuTelaCheia);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width / 2 + Screen.width / 5, Screen.height / 2 - Screen.height / 10, Screen.width / 8, Screen.height / 14), Volume);
//
if (GUI.Button(new Rect(Screen.width / 2 - Screen.width / 2.2f, Screen.height / 2 + Screen.height / 2.5f, Screen.width / 8, Screen.height / 14), "VOLTAR"))
{
EstaNoMenuPrincipal = true;
EstaNosGraficos = false;
}
//QUALIDADES
if (GUI.Button(new Rect(Screen.width / 2 - Screen.width / 3, Screen.height / 2 - Screen.height / 4, Screen.width / 8, Screen.height / 14), "PESSIMO"))
{
QualitySettings.SetQualityLevel(0);
qualidadeGrafica = 0;
}
if (GUI.Button(new Rect(Screen.width / 2 - Screen.width / 3, Screen.height / 2 - Screen.height / 6, Screen.width / 8, Screen.height / 14), "RUIM"))
{
QualitySettings.SetQualityLevel(1);
qualidadeGrafica = 1;
}
if (GUI.Button(new Rect(Screen.width / 2 - Screen.width / 3, Screen.height / 2 - Screen.height / 12, Screen.width / 8, Screen.height / 14), "SIMPLES"))
{
QualitySettings.SetQualityLevel(2);
qualidadeGrafica = 2;
}
if (GUI.Button(new Rect(Screen.width / 2 - Screen.width / 3, Screen.height / 2, Screen.width / 8, Screen.height / 14), "BOM"))
{
QualitySettings.SetQualityLevel(3);
qualidadeGrafica = 3;
}
if (GUI.Button(new Rect(Screen.width / 2 - Screen.width / 3, Screen.height / 2 + Screen.height / 12, Screen.width / 8, Screen.height / 14), "OTIMO"))
{
QualitySettings.SetQualityLevel(4);
qualidadeGrafica = 4;
}
if (GUI.Button(new Rect(Screen.width / 2 - Screen.width / 3, Screen.height / 2 + Screen.height / 6, Screen.width / 8, Screen.height / 14), "FANTASTICO"))
{
QualitySettings.SetQualityLevel(5);
qualidadeGrafica = 5;
}
//RESOLUCOES
ResolucaoLargura = GUI.TextField(new Rect(Screen.width / 2 - Screen.width / 16, Screen.height / 2 - Screen.height / 4, Screen.width / 8, Screen.height / 14), ResolucaoLargura);
ResolucaoAltura = GUI.TextField(new Rect(Screen.width / 2 - Screen.width / 16, Screen.height / 2 - Screen.height / 6, Screen.width / 8, Screen.height / 14), ResolucaoAltura);
if (GUI.Button(new Rect(Screen.width / 2 - Screen.width / 16, Screen.height / 2 - Screen.height / 12, Screen.width / 8, Screen.height / 14), "Aplicar"))
{
Screen.SetResolution(int.Parse(ResolucaoLargura), int.Parse(ResolucaoAltura), true);
}
//TELACHEIA
if (GUI.Button(new Rect(Screen.width / 2 + Screen.width / 5, Screen.height / 2 - Screen.height / 4, Screen.width / 8, Screen.height / 14), "Trocar"))
{
Screen.fullScreen = !Screen.fullScreen;
}
//VOLUME
VOLUME = GUI.HorizontalSlider(new Rect(Screen.width / 2 + Screen.width / 5, Screen.height / 2, Screen.width / 8, Screen.height / 14), VOLUME, 0, 1);
//SALVAR PREFERENCIAS
if (GUI.Button(new Rect(Screen.width / 2 + Screen.width / 5, Screen.height / 2 + Screen.height / 3, Screen.width / 8, Screen.height / 14), "SALVAR PREF."))
{
PlayerPrefs.SetFloat("VOLUME", VOLUME);
PlayerPrefs.SetInt("qualidadeGrafica", qualidadeGrafica);
}
}
//=============================== SE ESTA NA PARTE DOS CREDITOS DO MENU ===================//
if (EstaNosCreditos == true)
{
GUI.skin.button = EstiloDosBotoesGraficos;
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width / 2 - Screen.width / 2, Screen.height / 2 - Screen.height / 2, Screen.width, Screen.height), TexturaCreditos);
if (GUI.Button(new Rect(Screen.width / 2 - Screen.width / 2.2f, Screen.height / 2 + Screen.height / 2.5f, Screen.width / 8, Screen.height / 14), "VOLTAR"))
{
EstaNoMenuPrincipal = true;
EstaNosCreditos = false;
}
}
}
}
Yuri Heinz- Avançado
- PONTOS : 3614
REPUTAÇÃO : 38
Idade : 28
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
queria postar uma imagen de como esta ficando o menu mas nao estou conseguindo, ficou muito bonito o menu
Yuri Heinz- Avançado
- PONTOS : 3614
REPUTAÇÃO : 38
Idade : 28
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL
o objeto está sendo destruído quando eu vou testar, ele nem aparece o menu, sabe como arrumar isso?
Snorre- Iniciante
- PONTOS : 752
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
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