[TUTORIAL] Como criar uma Câmera de Segurança
2 participantes
Página 1 de 1
[TUTORIAL] Como criar uma Câmera de Segurança
Olá pessoas, esse é meu primeiro tuto então.. haha, vamos lá!
Esse é um tutorial básico de como criar uma "Câmera de segurança", que você chega perto de algum lugar (Computador, painel, enfim) e se apertar uma determinada letra passa a ver a visão da câmera de segurança. Vamos lá!
Primeiramente você deve criar um novo C# Script com o nome CamSec (desse jeito com o C e o S maiúsculos), e dentro dele copie esse script:
Após isso adicione esse script no objeto que você quer que quando a pessoa se aproxime ela possa apertar uma letra e ir para a visão da câmera ex: um painel de controle, computador, qualquer coisa.... Eu usei esse painelzinho lixo que criei na unity kk, qualquer coisa serve!
Após isso, lá na hierarquia ao clicar no objeto que você adicionou o script, em componentes terá o script com algumas coisinhas para configurar:
O que você deve fazer:
E está pronto pessoal! Basta agora que seu player chegue perto o bastante (no caso na distancia que você definiu em distance) e aperte a tecla que você definiu e pronto, ao apertar ele irá passar a ver a visão da "camera de segurança". Para voltar a visão normal é só apertar a mesma tecla.
OBS 1: Não é em todo lugar que o player pode apertar a tecla e ver a visão da camera. Tem que estar dentro do raio de distância que você definirá em Distance!
OBS 2: A camera que será a camera de segurança pode ser colocada em qualquer lugar! Pode ser colocada longe do objeto que você jogou o script, perto do player, tanto faz, não influenciará!
Caso tenha alguma sugestão, por favor comente!
Espero ter ajudado, valeeu!
Esse é um tutorial básico de como criar uma "Câmera de segurança", que você chega perto de algum lugar (Computador, painel, enfim) e se apertar uma determinada letra passa a ver a visão da câmera de segurança. Vamos lá!
Primeiramente você deve criar um novo C# Script com o nome CamSec (desse jeito com o C e o S maiúsculos), e dentro dele copie esse script:
- Script:
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class CamSec : MonoBehaviour {
public GameObject Player;
public Camera Camera2;
[Range(1,100)] public float distance;
public string Key;
private Camera Cam;
private bool v = true; //não liga para ela, criei para fazer um sisteminha lá em baixo!
void Start () {
Cam = Camera2.GetComponent<Camera> ();
Cam.enabled = false;
}
void Update () {
if(Vector3.Distance(transform.position, Player.transform.position) < distance) {
if (Input.GetKeyDown (Key)) {
v = !v;
Cam.enabled = !Cam.enabled;
Player.SetActive (v);
}
}
}
}
Após isso adicione esse script no objeto que você quer que quando a pessoa se aproxime ela possa apertar uma letra e ir para a visão da câmera ex: um painel de controle, computador, qualquer coisa.... Eu usei esse painelzinho lixo que criei na unity kk, qualquer coisa serve!
- Meu painelzinho:
Após isso, lá na hierarquia ao clicar no objeto que você adicionou o script, em componentes terá o script com algumas coisinhas para configurar:
- Player
- Camera2
- Distance
- Key
O que você deve fazer:
- Em Player: Você deve jogar ai o seu player. OBS: A camera principal deve ser um objeto filho do player! Ex: Fps controller, a camera já vem como filha dele, etc...
- Em Camera2: Você deve jogar ai a camera que você criou para ser a camera de segurança.
- Em Distance: Você deve escolher a distância necessária para ser possível ir para a visão da camera de segurança. No caso a distancia entre o player e o objeto que você jogou o script. Quanto menor, mais perto o player tem que chegar para poder apertar a tecla e visualizar a camera.
- Em Key: Você deve escolher uma tecla que será a tecla que o player apertará para ir para a camera de segurança, no caso ai está "f" mas você pode colocar a, b, t, k, g, enfim ... qualquer letra.
- Imagem de como estará lá na unity:
E está pronto pessoal! Basta agora que seu player chegue perto o bastante (no caso na distancia que você definiu em distance) e aperte a tecla que você definiu e pronto, ao apertar ele irá passar a ver a visão da "camera de segurança". Para voltar a visão normal é só apertar a mesma tecla.
OBS 1: Não é em todo lugar que o player pode apertar a tecla e ver a visão da camera. Tem que estar dentro do raio de distância que você definirá em Distance!
OBS 2: A camera que será a camera de segurança pode ser colocada em qualquer lugar! Pode ser colocada longe do objeto que você jogou o script, perto do player, tanto faz, não influenciará!
Caso tenha alguma sugestão, por favor comente!
Espero ter ajudado, valeeu!
IanLuan- Mestre
- PONTOS : 3248
REPUTAÇÃO : 102
Áreas de atuação : Programação C#
Básico Design (Blender / Photoshop)
Desenvolvimento Web e Apps.
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como criar uma Câmera de Segurança
Legal !
Uma sugestão é mudar a key de string para KeyCode tipo:
Cara poderia me passar o tema que você utiliza para a unity ficar black ? perdi ele
Uma sugestão é mudar a key de string para KeyCode tipo:
- Código:
public KeyCode key;
Cara poderia me passar o tema que você utiliza para a unity ficar black ? perdi ele
Re: [TUTORIAL] Como criar uma Câmera de Segurança
Certíssimo, tava pensando se podia usar uma outra forma sem ser str, mas tava com o time curto deixei assim, assim que eu entrar no pc vou atualizar brigadão. E o tema não é um tema realmente, nesse vídeo de um gringo ele ensina a deixar ela dark usando um programa, foi assim que eu fiz. Funciona perfeito, aqui o vídeo https://youtu.be/imWgBONPzyA
IanLuan- Mestre
- PONTOS : 3248
REPUTAÇÃO : 102
Áreas de atuação : Programação C#
Básico Design (Blender / Photoshop)
Desenvolvimento Web e Apps.
Respeito as regras :