Objeto seguindo o jogador
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Objeto seguindo o jogador
boa noite!
fiz esse efeito de uma bala indo em direção reta ao jogador (a capsula)
acontece que quando o jogador está mais afastado do cubo, a velocidade da bala é maior. quanto mais aproximo do cubo, menor é a velocidade da bala.
eu queria manter constante a velocidade da bala seja qual for a distancia entre o jogador e o cubo.
o que tem que ser mudado no script?
fiz esse video mostrando o efeito:
fiz esse efeito de uma bala indo em direção reta ao jogador (a capsula)
acontece que quando o jogador está mais afastado do cubo, a velocidade da bala é maior. quanto mais aproximo do cubo, menor é a velocidade da bala.
eu queria manter constante a velocidade da bala seja qual for a distancia entre o jogador e o cubo.
o que tem que ser mudado no script?
- Código:
public class Bala : MonoBehaviour {
public Transform alvo;
public float speed;
public Vector3 direction; //Transform do objeto que será seguido
void Start() {
direction = GameObject.FindGameObjectWithTag("Player").transform.position - transform.position;
Destroy(gameObject, 4f);
}
void OnTriggerEnter2D(Collider2D target) {
if (target.gameObject.tag.Equals("Player")) {
Destroy(gameObject);
}
}
void Update() {
transform.Translate(direction * speed * Time.deltaTime);
}
}
fiz esse video mostrando o efeito:
Flávio- MembroAvançado
- PONTOS : 2831
REPUTAÇÃO : 29
Áreas de atuação : Aprendizagem em:
Programação C#;
Pixelart
Respeito as regras :
Re: Objeto seguindo o jogador
Usa direction.normalized na linha 19 do seu exemplo, daí ele vai ficar constante
NKKF- ProgramadorMaster
- PONTOS : 4818
REPUTAÇÃO : 574
Idade : 20
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras :
Re: Objeto seguindo o jogador
NKKF escreveu:Usa direction.normalized na linha 19 do seu exemplo, daí ele vai ficar constante
Ótimo, agora funcionou!
mas o que é o normalized e quando se deve usar?
Flávio- MembroAvançado
- PONTOS : 2831
REPUTAÇÃO : 29
Áreas de atuação : Aprendizagem em:
Programação C#;
Pixelart
Respeito as regras :
Re: Objeto seguindo o jogador
Muito bom cara, que bom você se interessar do porquê, fico muito feliz por isso =D
Todo vetor tem uma direção e um comprimento, certo?
Normalizar um vetor é simplesmente deixar o comprimento deste igual à 1 porém com a mesma direção, já que elas não possuem relação.
A gente está mudando o comprimento porém deixando a direção ainda a mesma.
Ah, aliás, ele serve justamente para casos onde você precisa limitar o comprimento do vetor à algum número, em seu caso, a velocidade da bala.
Caso não tenha entendido ou queira mais informações,
acesse o link abaixo (recomendo):
https://pt.khanacademy.org/computing/computer-programming/programming-natural-simulations/programming-vectors/a/vector-magnitude-normalization
Todo vetor tem uma direção e um comprimento, certo?
Normalizar um vetor é simplesmente deixar o comprimento deste igual à 1 porém com a mesma direção, já que elas não possuem relação.
A gente está mudando o comprimento porém deixando a direção ainda a mesma.
Ah, aliás, ele serve justamente para casos onde você precisa limitar o comprimento do vetor à algum número, em seu caso, a velocidade da bala.
Caso não tenha entendido ou queira mais informações,
acesse o link abaixo (recomendo):
https://pt.khanacademy.org/computing/computer-programming/programming-natural-simulations/programming-vectors/a/vector-magnitude-normalization
NKKF- ProgramadorMaster
- PONTOS : 4818
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Respeito as regras :
Re: Objeto seguindo o jogador
Sim deu p entender!
obrigado NKKF
obrigado NKKF
Flávio- MembroAvançado
- PONTOS : 2831
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Áreas de atuação : Aprendizagem em:
Programação C#;
Pixelart
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