DUVIDA SOBRE - Target Android API
2 participantes
Página 1 de 1
DUVIDA SOBRE - Target Android API
Pessoal se eu alterar nas configuracoes do meu jogo o Target Android API level para o 28 la na unity
Minha duvida é a seguinte, eu fazendo isso, meu jogo vai deixar de rodar em celulares antigos?
Porque eu não quero que isso aconteca, mas a google enviou um email para todos desenvolvedores para alterar o api level para 28.
Minha duvida é a seguinte, eu fazendo isso, meu jogo vai deixar de rodar em celulares antigos?
Porque eu não quero que isso aconteca, mas a google enviou um email para todos desenvolvedores para alterar o api level para 28.
gtcmcsgo- Avançado
- PONTOS : 2219
REPUTAÇÃO : -3
Respeito as regras :
Re: DUVIDA SOBRE - Target Android API
Não vai deixar de rodar. Target API é diferente de Minimum API, a Unity até já utiliza como Target a API mais recente que ela encontra no seu PC.
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4442
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
Como eu mudo o Target api na unity vc sabe me dizer?Fagner escreveu:Não vai deixar de rodar. Target API é diferente de Minimum API, a Unity até já utiliza como Target a API mais recente que ela encontra no seu PC.
E outra duvida é : Google Play Services 7.5 or higher
como eu altero esse google play services pela unity?
gtcmcsgo- Avançado
Respeito as regras :
Pra mudar o Target API basta ir em Project Settings/ Other Settingsgtcmcsgo escreveu:Como eu mudo o Target api na unity vc sabe me dizer?
Se a versão solicitada pelo Google não estiver na lista, atualize seu SDK.
Acredito que pra usar o Play Services mais atual, você precisa baixar o plugin manualmente.
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
Entao Fagner, meu sdk ja está atualizado, porem acabei de ver que se eu deixar marcado o automatic, automaticamente vai puxar o api mais novo do sdk, e no meu sdk ( que instalei pelo android studio ) tem o android 9 ( api 28 ) . Más nas opções da unity nao tem, nesse caso de não ter na unity, isso é da propria versao da unity
gtcmcsgo- Avançado
Respeito as regras :
Ontem instalei a versão mais recente da 2019.2 e já veio com o SDK certinho, inclusive pude selecionar a API 28 na lista.
Na 2018 eu geralmente não utilizo o Unity HUB, eu baixo o SDK manualmente e informo pra Unity onde instalei, assim ela reconhece certo também... você disse que está com o SDK atualizado, então checa se o SDK utilizado pela Unity é o que você instalou, e não o que vem junto instalado via Unity HUB.
Edit/Preferences/External Tools
Na 2018 eu geralmente não utilizo o Unity HUB, eu baixo o SDK manualmente e informo pra Unity onde instalei, assim ela reconhece certo também... você disse que está com o SDK atualizado, então checa se o SDK utilizado pela Unity é o que você instalou, e não o que vem junto instalado via Unity HUB.
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
Como vc instala manualmenre, pelo android studio, ou sdk manager? Ou algum outro, poderia me mandar o link?Fagner escreveu:Ontem instalei a versão mais recente da 2019.2 e já veio com o SDK certinho, inclusive pude selecionar a API 28 na lista.
gtcmcsgo- Avançado
Respeito as regras :
Por favor vc teria algum contato seu que possa me passar? Meu projeto esta pronto, so peciso colocAr ele no target api level 28 para postar.
Eu te mando fotos instalando, e o caminho que esta na unity para voce ir me auxiliando nessa parte?
Eu te mando fotos instalando, e o caminho que esta na unity para voce ir me auxiliando nessa parte?
gtcmcsgo- Avançado
Respeito as regras :
Na página de download do Android Sdk, eu baixo o zip do "command line tools only", pois é beeeem menor que o Android Studio completo, cerca de 300mb.
Extraio o conteúdo pra uma pasta no meu PC, e na unity 2018, indico esse novo caminho.
Quando clico em build, ele pede pra atualizar alguns componentes que faltam, basta clicar em update (2x) que ele baixa tudo que é necessário.
Feito isso, depois de alguns minutos a build é concluída, aí você pode ir em build settings e selecionar a API 28, caso ela já não esteja selecionada.
Extraio o conteúdo pra uma pasta no meu PC, e na unity 2018, indico esse novo caminho.
Quando clico em build, ele pede pra atualizar alguns componentes que faltam, basta clicar em update (2x) que ele baixa tudo que é necessário.
Feito isso, depois de alguns minutos a build é concluída, aí você pode ir em build settings e selecionar a API 28, caso ela já não esteja selecionada.
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
Blz eu irei tentar fazer isso, más sera que o problema seria o sdk, ou o api 28 so aparecer apartir da 2018.3? a minha é 2018.2, mas mesmo assim irei tentar esse metodo , vou baixar hoje as 18:00 e te informoFagner escreveu:Na página de download do Android Sdk, eu baixo o zip do "command line tools only", pois é beeeem menor que o Android Studio completo, cerca de 300mb.
gtcmcsgo- Avançado
Respeito as regras :
Não importa a versão da Unity, instalando o SDK certinho e mostrando pra ela onde você instalou, qualquer versão vai compilar pra API 28. (Obviamente, as que forem compatíveis, vai que aparece alguém aqui usando uma versão antigona kkk)
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
Sim isso, más eu digo na parte visual da unity, pode ser que não apareca o api 28? ai eu tenho que deixar marcado "automatic" porque ai ele vai pegar o api mais atualizado do sdk correto?Fagner escreveu:Não importa a versão da Unity, instalando o SDK certinho e mostrando pra ela onde você instalou, qualquer versão vai compilar pra API 28. (Obviamente, as que forem compatíveis, vai que aparece alguém aqui usando uma versão antigona kkk)
Eu pesquisei no forum da unity e olha oq achei, vou converter pelo google tradutor, ( NO CASO ELES TAO COMENTANDO SOBRE O API 26, MAS O CONTEXTO É O MESMO PARA O API 28 )
------------
No ano passado, o Google anunciou que, a partir de agosto de 2018, todos os novos aplicativos e jogos enviados à
Google Play Store exigirão um nível de API de destino igual ou superior a 26 (Android 8.0 Oreo). A partir de novembro de 2018, isso também se aplicará a atualizações de aplicativos existentes. Com esta postagem, queremos garantir que todos os usuários do Unity atendam a esses requisitos, tenham seu aplicativo aprovado pelo Google Play e façam o caminho para o sucesso!
Antes de tudo, certifique-se de não misturar targetSdkVersion e minSdkVersion : https://developer.android.com/guide/topics/manifest/uses-sdk-element#target . Alterar o valor targetSdk não altera a quantidade de dispositivos com os quais seu aplicativo é compatível.
Para ser compatível com o Google Play, siga estas etapas no lado do Unity:
- Sempre recomendamos que você use a versão mais recente do Unity atualmente disponível.
- Se você não pode atualizar para a mais recente versão principal Unity por algumas razões, por favor, certifique-se de atualizar para a mais recente versão do patch disponível no seu ciclo de lançamento.
- Abra Configurações do jogador , sob Outras configurações encontrar a API Nível Alvo lista suspensa e defini-lo como "Android 8.0 Oreo (nível API 26)" ou posterior. Você também pode configurá-lo para "Automatic (mais alto instalado)" se tiver certeza de que você tem Platform SDK 26 ou superior instalado em seu SDK Android.
- Crie, teste minuciosamente e libere para o Google Play!
Há ainda mais detalhes neste documento fornecidos pelo Google. Também publicaremos uma postagem sobre a solução de problemas mais comuns em breve.
Atenciosamente>
Equipe da Unity Mobile
PELO OQUE EU ENTENDI, A PARTE VISUAL DA UNITY PODE SER QUE NAO APAREÇA O API 28, MAS SE EU MARCAR HIGH AUTOMATIC, ELE VAI PUXAR O MAIS API ATUALIZADO DO MEU SDK, É ISSO?
gtcmcsgo- Avançado
Respeito as regras :
#Update
Instalei a versão mais recente da 2018.2 e mesmo assim não ficou disponível, creio que há algo a mais impedindo, talvez uma possível incompatibilidade por conta do suporte da API 28 a celulares com notch e telas arredondadas, o que fez com que a Unity implementasse as Safe Zones.
Como as versões mais antigas não tinham esse recurso, acredito que mesmo atualizando o SDK, ele não habilita por não ser compatível. Vou continuar pesquisando, mas vai se preparando pois talvez seja mesmo preciso atualizar a versão da Unity, e corrigir qualquer erro que venha a ocorrer.
também achei o tópico sobre a versão 2017 tendo o mesmo problema, algumas pessoas tiveram sucesso deixando a opção "Automatic" ativada.
Talvez seja uma boa testar aí depois de atualizar a Unity(não a versão, apenas o patch) e o SDK.
Instalei a versão mais recente da 2018.2 e mesmo assim não ficou disponível, creio que há algo a mais impedindo, talvez uma possível incompatibilidade por conta do suporte da API 28 a celulares com notch e telas arredondadas, o que fez com que a Unity implementasse as Safe Zones.
Como as versões mais antigas não tinham esse recurso, acredito que mesmo atualizando o SDK, ele não habilita por não ser compatível. Vou continuar pesquisando, mas vai se preparando pois talvez seja mesmo preciso atualizar a versão da Unity, e corrigir qualquer erro que venha a ocorrer.
também achei o tópico sobre a versão 2017 tendo o mesmo problema, algumas pessoas tiveram sucesso deixando a opção "Automatic" ativada.
Talvez seja uma boa testar aí depois de atualizar a Unity(não a versão, apenas o patch) e o SDK.
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
Beleza, depois que eu exportar meu apk, como eu verifico qual api target esse .apk meu está?
gtcmcsgo- Avançado
Respeito as regras :
Se tem a conta de desenvolvedor, a maneira mais rápida é fazer o upload do APK, lá nos detalhes vai ter a API.
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
O engraçado é que eu atualizei a copia do projeto para a versao 2018.4 ( a ultima lts da .4) a maioria dos celulares rodou perfeito, porem em um celular moto g ele trava em uma funcao do meu botao "back" que eu deixo a scene pre carregada com LoadSceneAsync , e quando eu aperto o botao back, ele joga true e já vai pra scene ( pois já estava carregada ) . o estranho é que nesse celular quando eu exporto com a versao 2018.2 ele funciona deboa tudo, e com a 2018.4 ele buga nessa parte, não entendo o porque.Fagner escreveu:#Update
gtcmcsgo- Avançado
Respeito as regras :
Eu adquiri a conta essa semana, más ainda nao domino como mexer lá dentro, se eu upar o apk lá, é facil achar esses detalhes do api?Fagner escreveu:Se tem a conta de desenvolvedor, a maneira mais rápida é fazer o upload do APK, lá nos detalhes vai ter a API.
gtcmcsgo- Avançado
Respeito as regras :
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
Você enviou um APK ou Android App Bundle assinado no modo de depuração. Assine-o no modo de lançamento. Saiba mais sobre como assinar. ,Fagner escreveu:
Meu apk não esta assinado ainda, vou criar um teste apk teste para expotar e crio uma keycode nele só pra testar mesmo, irei fazer quando chegar da faculdade, se não foi o api 28 ( marcado o automatic ) estou ferrado, pois como dito acima , funcionou deboa usando versao lts 2018.4, porem em um celular antigo meu já deu um problema que a versao 2018.2 não apresentava nesse celular
gtcmcsgo- Avançado
Respeito as regras :
Fagner beleza, acabei de testar aqui, fiquei muito contente que deu tudo Certo.
Marquei a opção automatic no target api, e ele realmente pegou a ultima versao do api do sdk, pra vc ter ideia pegou o api target 29, que é o utlimo que tenho instalado.
Você achar melhor eu deixar o api 29 , ou deixar o api 28?
Outra duvida minha é nas opções:
Scripting runtime Version : eu deixo ( .net 3.5 equivalent ) ou ( .net 4.x equivalent )
Api compatibility level : .net 2.0 subset ou .net 2.0?
aguardo sua resposta, abraço
Marquei a opção automatic no target api, e ele realmente pegou a ultima versao do api do sdk, pra vc ter ideia pegou o api target 29, que é o utlimo que tenho instalado.
Você achar melhor eu deixar o api 29 , ou deixar o api 28?
Outra duvida minha é nas opções:
Scripting runtime Version : eu deixo ( .net 3.5 equivalent ) ou ( .net 4.x equivalent )
Api compatibility level : .net 2.0 subset ou .net 2.0?
aguardo sua resposta, abraço
gtcmcsgo- Avançado
Respeito as regras :
Deixa a 29, vai que amanhã eles sobem os requisitos e você precisa buildar novamente pra fazer upgrade. As APIs são retro compatíveis.
Dificilmente mudar o Scripting Runtime Version e a Compatibility Level vão fazer alguma diferença pra ti, utilize o que vier marcado por padrão. Até porque se você mudar por exemplo o Scripting Runtime pra uma versão que não tiver no seu pc, você vai precisar instalar essa versão separadamente.
Se quiser algo que realmente faça alguma diferença, faça as duas builds (Armv7 & Arm64) usando o IL2CPP, e Utilize a opção Split APK by Target architecture se estiver disponível na sua Unity, isso vai deixar sua build bem menor, o que é sempre bem vindo no android. Isso em um projeto limpo, faz a build de uma arquitetura ficar com cerca de 6.7Mb contra 16mb da build em mono.
Dificilmente mudar o Scripting Runtime Version e a Compatibility Level vão fazer alguma diferença pra ti, utilize o que vier marcado por padrão. Até porque se você mudar por exemplo o Scripting Runtime pra uma versão que não tiver no seu pc, você vai precisar instalar essa versão separadamente.
Se quiser algo que realmente faça alguma diferença, faça as duas builds (Armv7 & Arm64) usando o IL2CPP, e Utilize a opção Split APK by Target architecture se estiver disponível na sua Unity, isso vai deixar sua build bem menor, o que é sempre bem vindo no android. Isso em um projeto limpo, faz a build de uma arquitetura ficar com cerca de 6.7Mb contra 16mb da build em mono.
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
O meu esta il2cpp porem nao esta marcado essa opcao de split, essa opcao ira me trazer 2 apks? Qual apk eu uparia na play store?
Ou ele traz 1 apk só
Ou ele traz 1 apk só
gtcmcsgo- Avançado
Respeito as regras :
O split gera dois apks distintos, um Armv7 e um Arm64, você manda os dois pra Play Store, e lá eles decidem qual versão cada aparelho vai baixar.
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
Na hora de upar naquela foto que vc me mandou, eu upo os 2 apks entao? Ou seria em outra parte para upar esses 2 apks?
gtcmcsgo- Avançado
Respeito as regras :