problemas com movimentação do personagem com root motion
2 participantes
Página 1 de 1
problemas com movimentação do personagem com root motion
Oi pessoal, estou com uma duvida sobre root motion ,minha duvida é em relação a movimentação do personagem ,que não foi feita no root e sim pelos
vetores vector3 ,eu to usando o root para ter animações de ataque e esquiva que o personagem se locomove ,mas na de andar eu não coloquei isso ,só que é o seguinte quando eu uso o script para andar ele fica parado e a parte da rotação funciona ,eu testei mover o player pela cena quando o jogo da play e ele não volta pro centro indicando que não há nada setando a mesma posição o tempo todo e eu vi ne alguns tutoriais que da sim para movimentar pelos vetores com root, experimentei desativar o apply root e não funciono ,usei outros métodos de script de movimentação e não funciono ,procurei muito na net mas não vi ninguém com esse mesmo problema e nem aqui ,deixo claro que não tenho problemas com as animações e sim ,que o root tá travando o meu personagem em uma posição impedindo a movimentação dos vetores de locomoção a de rotação tá de boa , então eu acho que pode ser o método que configurei o root eu tó usando o generic e tive que mudar a opção dos Based Upon para o personagem virar para direção da seta vermelha ,mas então vocês sabem se tem uma opção do root que destrava a movimentação do personagem nos vetores ?
vetores vector3 ,eu to usando o root para ter animações de ataque e esquiva que o personagem se locomove ,mas na de andar eu não coloquei isso ,só que é o seguinte quando eu uso o script para andar ele fica parado e a parte da rotação funciona ,eu testei mover o player pela cena quando o jogo da play e ele não volta pro centro indicando que não há nada setando a mesma posição o tempo todo e eu vi ne alguns tutoriais que da sim para movimentar pelos vetores com root, experimentei desativar o apply root e não funciono ,usei outros métodos de script de movimentação e não funciono ,procurei muito na net mas não vi ninguém com esse mesmo problema e nem aqui ,deixo claro que não tenho problemas com as animações e sim ,que o root tá travando o meu personagem em uma posição impedindo a movimentação dos vetores de locomoção a de rotação tá de boa , então eu acho que pode ser o método que configurei o root eu tó usando o generic e tive que mudar a opção dos Based Upon para o personagem virar para direção da seta vermelha ,mas então vocês sabem se tem uma opção do root que destrava a movimentação do personagem nos vetores ?
hendrick22- MembroAvançado
- PONTOS : 2691
REPUTAÇÃO : 57
Respeito as regras :
Re: problemas com movimentação do personagem com root motion
A sua pergunta ficou bem confusa de interpretar, então me perdoe se eu não conseguir ajudar muito.
Sobre RootMotion, se pretender que o jogo seja multiplayer, não use.
Se for usar RootMotion e manipular as posições, tenha certeza que um está desativado antes de usar o outro. Por exemplo, se estiver usando um CharacterController, tenha certeza de que ele está desabilitado antes de aplicar o RootMotion, e tenha certeza de que o RootMotion está desabilitado no seu Animator antes de manipular a posição do personagem.
Outra coisa, RootMotion só funciona se o avatar do modelo que contém a animação estiver setado como Humanoid.
Se for usar RootMotion e manipular as posições, tenha certeza que um está desativado antes de usar o outro. Por exemplo, se estiver usando um CharacterController, tenha certeza de que ele está desabilitado antes de aplicar o RootMotion, e tenha certeza de que o RootMotion está desabilitado no seu Animator antes de manipular a posição do personagem.
Outra coisa, RootMotion só funciona se o avatar do modelo que contém a animação estiver setado como Humanoid.
primeiro obrigado por responder ,eu não to usando CharacterController ,eu desativei o appy root motion mas permaneceu com o problema.artplayer escreveu:A sua pergunta ficou bem confusa de interpretar, então me perdoe se eu não conseguir ajudar muito.
Respeito as regras :
hendrick22 escreveu:primeiro obrigado por responder ,eu não to usando CharacterController ,eu desativei o appy root motion mas permaneceu com o problema.
O CharacterController foi só um exemplo, eu quis dizer pra não manipular a posição do personagem por vetores enquanto applyRootMotion for verdadeiro.
Realmente é complicado sem ver o código que você está usando pra mover o personagem como as animações estão configuradas. Vou tentar reproduzir esse cenário aqui pra ver se consigo ajudar melhor.
Se conseguir resolver antes, deixa um feedback.
Abraços.
blz vou colocar o codigo aquiartplayer escreveu:hendrick22 escreveu:primeiro obrigado por responder ,eu não to usando CharacterController ,eu desativei o appy root motion mas permaneceu com o problema.
O CharacterController foi só um exemplo, eu quis dizer pra não manipular a posição do personagem por vetores enquanto applyRootMotion for verdadeiro.
Realmente é complicado sem ver o código que você está usando pra mover o personagem como as animações estão configuradas. Vou tentar reproduzir esse cenário aqui pra ver se consigo ajudar melhor.
Se conseguir resolver antes, deixa um feedback.
Abraços.
eu tentei desativar o root tanto ,por codigo como no spector e ambos não deu certo então tirei do codigo.
so que te adianto que funciona pq usei isso ne um objeto vazio que coloquei como pai do mesh so que isso me trouxe problemas que eu não conseguia resolver.
- Código:
void Movimento()
{
//Mover pra frente e se corre ou não
if(Input.GetAxis("Horizontal") != 0 || Input.GetAxis("Vertical") != 0)
{
if(run == false)
{
speed = 0.5f;
transform.Translate(0, 0, velocidade * Time.deltaTime);
}
else
{
speed = 1;
transform.Translate(0, 0, (velocidade + runMove) * Time.deltaTime);
}
}
else { speed = 0; }
//botao para correr
run = Input.GetButton("BotaoA");
//Rodar para esquerda
if (Input.GetAxis("Horizontal")< 0)
{
transform.rotation = Quaternion.Lerp(transform.rotation, Quaternion.Euler(0, -90, 0), 6 * Time.deltaTime);
}
//Rodar para direita
if (Input.GetAxis("Horizontal") > 0 )
{
transform.rotation = Quaternion.Lerp(transform.rotation, Quaternion.Euler(0, 90, 0), 6 * Time.deltaTime);
}
//Rodar para cima
if (Input.GetAxis("Vertical") > 0)
{
transform.rotation = Quaternion.Lerp(transform.rotation, Quaternion.Euler(0, 0, 0), 6 * Time.deltaTime);
}
//Rodar para baixo
if (Input.GetAxis("Vertical") < 0)
{
transform.rotation = Quaternion.Lerp(transform.rotation, Quaternion.Euler(0, 180, 0), 6 * Time.deltaTime);
}
}
Respeito as regras :
Fiz um teste simplão, você pode baixar aqui se quiser dar uma olhada (Unity 2019).
Para frente, estou movendo usando RootMotion, e para trás estou manipulando a posição sem root motion.
Sei que você disse que não tem problemas com a animação, mas dá uma olhada pra ver se não deixou passar alguma configuração como looptime e tal...
Edit: No script que enviei a variável "HorizontalAxis" deveria se chamar "VerticalAxis", é que fiz meio na pressa.
Abraços!
Para frente, estou movendo usando RootMotion, e para trás estou manipulando a posição sem root motion.
Sei que você disse que não tem problemas com a animação, mas dá uma olhada pra ver se não deixou passar alguma configuração como looptime e tal...
Edit: No script que enviei a variável "HorizontalAxis" deveria se chamar "VerticalAxis", é que fiz meio na pressa.
Abraços!
obrigado man o seu exemplo funciono mas ,o meu não por não sei pq acho que por bug ,mas a minha solução foi reeditar as animações de andar e correr para se locomover e não usar os vetores ,mesmo assim obrigado pela ajuda ,quem tiver o problema no futuro comenta aqui para ,talvez sabe de onde veio o bug.artplayer escreveu:Fiz um teste simplão, você pode baixar aqui se quiser dar uma olhada (Unity 2019).
Abraços!
Respeito as regras :