PC, Mobile ou ambos?
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PC, Mobile ou ambos?
Estou com uma ideia fundada para desenvolver um jogo e me vejo com uma dúvida perante ao primeiro desenvolvimento do mesmo que é questão da plataforma, eu tenho uma melhor desenvoltura com a plataforma de computador, porém eu vejo a triste (ou feliz :p ) questão de que é mais fácil uma pessoa possuir um celular do que um computador, então pergunto a vocês, o que acham que seria melhor para produzir tal projeto?
Tegh- Avançado
- PONTOS : 2654
REPUTAÇÃO : 97
Idade : 23
Respeito as regras :
Re: PC, Mobile ou ambos?
Isso é bem pessoal, tem muita coisa a se considerar quando o assunto é plataforma. Você mesmo disse que tem mais familiaridade com o PC, portar o jogo pra android requer otimizações específicas pra plataforma, remapeamento de controles pra um ambiente mais limitado (Odin abençoe o mouse e teclado!) limitações mais severas em termos de hardware disponível, e até mesmo a questão da pirataria, que acredite ou não, é ainda pior que nos jogos de PC. Eu não quero ser pessimista ou preconceituosa mas a sensação que tenho é que o android tem uma comunidade com uma mentalidade "estranha" onde querem tudo gratuito, conheço dezenas de pessoas que tem jogos comprados na steam, mas não conheço ninguém que tenha comprado um jogo android, no máximo algum item dentro de um jogo free.(isso depois de tentar hackear de todas as formas vendo vídeos no youtube kkk)
Ao meu ver é muito mais fácil fazer um bom jogo e vendê-lo por um preço justo na steam do que fazer a mesma grana portando seu jogo pra android, obviamente tornando-o um jogo free onde sua renda será basicamente por microtransações dentro do jogo, ou décimos de centavos por visualização de propagandas, recurso este que fará teu jogo receber avaliações negativas de certos indivíduos que acham que porque compraram um smartphone, tem o direito de baixar tudo de graça na loja do mesmo sem sequer ser incomodado por uma mísera propaganda.
Lembra da pirataria? pois é, recentemente li um artigo de um desenvolvedor que mapeou suas vendas dentro do jogo, e 98% das compras internas foram burladas, usando programas de terceiros.
O que te força a ter um nível de segurança alto o suficiente pra bater de frente com essa gente.
Li também sobre outro DEV que estimou ter por volta de 2.000 downloads de seu jogo android pago, mas teve 50.000! infelizmente pra ele, apenas 144 destes realmente compraram o jogo...
Posso estar errada, e estes podem ter sidos casos isolados que não refletem a realidade no contexto do android, mas ao menos pra mim, essa plataforma não é mais interessante. se quer algo mobile, tente o IOS, pelo que andei pesquisando, lá você teria mais possibilidades de sucesso financeiro.
Leve em conta que você teria uma curva de aprendizado pra conseguir alcançar resultados semelhantes no Android.
Eu ficaria apenas com PC, lançaria em plataformas como Steam, tentaria incluir algo com servidor, ou mesmo conquistas pra desestimular a pirataria(mesmo que pouco). teria mais poder de fogo em mãos pra gráficos e física e se seu jogo for realmente bom, você terá uma comunidade mais fiel que a do android.
Outro ponto, meio fora do tópico é o publico alvo, pra fazer sucesso na plataforma do robozinho hoje ou você cria algo nunca antes visto, ou tem uma equipe de peso pra fazer um "jogo da moda" melhor que os que estão no mercado.
No PC, eu vejo jogos modinha, mas tem os jogos de nicho, Dark Souls por exemplo, é um jogo que não foi feito pra passar a mão na cabeça do player, é difícil pra um jogador casual, mas os jogadores mais hardcores o amam por ser exatamente assim, ele tem uma comunidade fiel, coisa que na minha opinião é o que mais importa hoje.
Outro exemplo, Hidden and Dangerous, é um jogo lançado em 1999, mas trouxe uma atmosfera de segunda guerra tão boa que a comunidade clama até hoje por um terceiro jogo da franquia,aposto que você consegue pensar rapidamente em meia dúzia de jogos com uma comunidade forte no PC, alguém aí viu alguém na pagina da Kiloo pedindo por um Subway Surfers 2?
Eu fico apaixonada quando vejo um fã game sendo feito, o jogo conquistou tanto a galera que você vê alguém se esforçando pra continuar aquela história que parou em certo ponto, mais bonito ainda é ver os comentários da galera que se oferecem até pra patrocinar esse tipo de coisa, pena que as desenvolvedoras donas do jogo original não veem com tanta satisfação assim kkkk né Nintendo?
mas óbvio, essa é só minha opinião (baseado em coisas que li e sobre o que conheço de otimização em android).
Se depois de considerar tudo, você acha que vale a pena portar pra android, vá em frente!
Ao meu ver é muito mais fácil fazer um bom jogo e vendê-lo por um preço justo na steam do que fazer a mesma grana portando seu jogo pra android, obviamente tornando-o um jogo free onde sua renda será basicamente por microtransações dentro do jogo, ou décimos de centavos por visualização de propagandas, recurso este que fará teu jogo receber avaliações negativas de certos indivíduos que acham que porque compraram um smartphone, tem o direito de baixar tudo de graça na loja do mesmo sem sequer ser incomodado por uma mísera propaganda.
Lembra da pirataria? pois é, recentemente li um artigo de um desenvolvedor que mapeou suas vendas dentro do jogo, e 98% das compras internas foram burladas, usando programas de terceiros.
O que te força a ter um nível de segurança alto o suficiente pra bater de frente com essa gente.
Li também sobre outro DEV que estimou ter por volta de 2.000 downloads de seu jogo android pago, mas teve 50.000! infelizmente pra ele, apenas 144 destes realmente compraram o jogo...
Posso estar errada, e estes podem ter sidos casos isolados que não refletem a realidade no contexto do android, mas ao menos pra mim, essa plataforma não é mais interessante. se quer algo mobile, tente o IOS, pelo que andei pesquisando, lá você teria mais possibilidades de sucesso financeiro.
Leve em conta que você teria uma curva de aprendizado pra conseguir alcançar resultados semelhantes no Android.
Eu ficaria apenas com PC, lançaria em plataformas como Steam, tentaria incluir algo com servidor, ou mesmo conquistas pra desestimular a pirataria(mesmo que pouco). teria mais poder de fogo em mãos pra gráficos e física e se seu jogo for realmente bom, você terá uma comunidade mais fiel que a do android.
Outro ponto, meio fora do tópico é o publico alvo, pra fazer sucesso na plataforma do robozinho hoje ou você cria algo nunca antes visto, ou tem uma equipe de peso pra fazer um "jogo da moda" melhor que os que estão no mercado.
No PC, eu vejo jogos modinha, mas tem os jogos de nicho, Dark Souls por exemplo, é um jogo que não foi feito pra passar a mão na cabeça do player, é difícil pra um jogador casual, mas os jogadores mais hardcores o amam por ser exatamente assim, ele tem uma comunidade fiel, coisa que na minha opinião é o que mais importa hoje.
Outro exemplo, Hidden and Dangerous, é um jogo lançado em 1999, mas trouxe uma atmosfera de segunda guerra tão boa que a comunidade clama até hoje por um terceiro jogo da franquia,aposto que você consegue pensar rapidamente em meia dúzia de jogos com uma comunidade forte no PC, alguém aí viu alguém na pagina da Kiloo pedindo por um Subway Surfers 2?
Eu fico apaixonada quando vejo um fã game sendo feito, o jogo conquistou tanto a galera que você vê alguém se esforçando pra continuar aquela história que parou em certo ponto, mais bonito ainda é ver os comentários da galera que se oferecem até pra patrocinar esse tipo de coisa, pena que as desenvolvedoras donas do jogo original não veem com tanta satisfação assim kkkk né Nintendo?
mas óbvio, essa é só minha opinião (baseado em coisas que li e sobre o que conheço de otimização em android).
Se depois de considerar tudo, você acha que vale a pena portar pra android, vá em frente!
Isabela- Avançado
- PONTOS : 2835
REPUTAÇÃO : 260
Idade : 24
Respeito as regras :
Re: PC, Mobile ou ambos?
"Lembra da pirataria? pois é, recentemente li um artigo de um desenvolvedor que mapeou suas vendas dentro do jogo, e 98% das compras internas foram burladas, usando programas de terceiros.", O Aplicativo "Lucky Patcher" é um Dos Culpados, Ainda Estou Pensando Em Uma Maneira de Deixa-lo Obsoleto, Mas é complicado.
Contra os Aplicativos Parecidos Com o "Cheat Engine", Eu já Consigo deixar Seu Uso Inútil.
Contra os Aplicativos Parecidos Com o "Cheat Engine", Eu já Consigo deixar Seu Uso Inútil.
Magnatah- Instrutor
- PONTOS : 3548
REPUTAÇÃO : 209
Idade : 24
Áreas de atuação : Dєรєиvσlvєdσя Wєb(Fяσит-єиd), Blєиdєя, υиiтy, C#, ρнρ є Jαvαรcяiρт.
Respeito as regras :
Re: PC, Mobile ou ambos?
- Isabela:
- Isabela escreveu:Isso é bem pessoal, tem muita coisa a se considerar quando o assunto é plataforma. Você mesmo disse que tem mais familiaridade com o PC, portar o jogo pra android requer otimizações específicas pra plataforma, remapeamento de controles pra um ambiente mais limitado (Odin abençoe o mouse e teclado!) limitações mais severas em termos de hardware disponível, e até mesmo a questão da pirataria, que acredite ou não, é ainda pior que nos jogos de PC. Eu não quero ser pessimista ou preconceituosa mas a sensação que tenho é que o android tem uma comunidade com uma mentalidade "estranha" onde querem tudo gratuito, conheço dezenas de pessoas que tem jogos comprados na steam, mas não conheço ninguém que tenha comprado um jogo android, no máximo algum item dentro de um jogo free.(isso depois de tentar hackear de todas as formas vendo vídeos no youtube kkk)
Ao meu ver é muito mais fácil fazer um bom jogo e vendê-lo por um preço justo na steam do que fazer a mesma grana portando seu jogo pra android, obviamente tornando-o um jogo free onde sua renda será basicamente por microtransações dentro do jogo, ou décimos de centavos por visualização de propagandas, recurso este que fará teu jogo receber avaliações negativas de certos indivíduos que acham que porque compraram um smartphone, tem o direito de baixar tudo de graça na loja do mesmo sem sequer ser incomodado por uma mísera propaganda.
Lembra da pirataria? pois é, recentemente li um artigo de um desenvolvedor que mapeou suas vendas dentro do jogo, e 98% das compras internas foram burladas, usando programas de terceiros.
O que te força a ter um nível de segurança alto o suficiente pra bater de frente com essa gente.
Li também sobre outro DEV que estimou ter por volta de 2.000 downloads de seu jogo android pago, mas teve 50.000! infelizmente pra ele, apenas 144 destes realmente compraram o jogo...
Posso estar errada, e estes podem ter sidos casos isolados que não refletem a realidade no contexto do android, mas ao menos pra mim, essa plataforma não é mais interessante. se quer algo mobile, tente o IOS, pelo que andei pesquisando, lá você teria mais possibilidades de sucesso financeiro.
Leve em conta que você teria uma curva de aprendizado pra conseguir alcançar resultados semelhantes no Android.
Eu ficaria apenas com PC, lançaria em plataformas como Steam, tentaria incluir algo com servidor, ou mesmo conquistas pra desestimular a pirataria(mesmo que pouco). teria mais poder de fogo em mãos pra gráficos e física e se seu jogo for realmente bom, você terá uma comunidade mais fiel que a do android.
Outro ponto, meio fora do tópico é o publico alvo, pra fazer sucesso na plataforma do robozinho hoje ou você cria algo nunca antes visto, ou tem uma equipe de peso pra fazer um "jogo da moda" melhor que os que estão no mercado.
No PC, eu vejo jogos modinha, mas tem os jogos de nicho, Dark Souls por exemplo, é um jogo que não foi feito pra passar a mão na cabeça do player, é difícil pra um jogador casual, mas os jogadores mais hardcores o amam por ser exatamente assim, ele tem uma comunidade fiel, coisa que na minha opinião é o que mais importa hoje.
Outro exemplo, Hidden and Dangerous, é um jogo lançado em 1999, mas trouxe uma atmosfera de segunda guerra tão boa que a comunidade clama até hoje por um terceiro jogo da franquia,aposto que você consegue pensar rapidamente em meia dúzia de jogos com uma comunidade forte no PC, alguém aí viu alguém na pagina da Kiloo pedindo por um Subway Surfers 2?
Eu fico apaixonada quando vejo um fã game sendo feito, o jogo conquistou tanto a galera que você vê alguém se esforçando pra continuar aquela história que parou em certo ponto, mais bonito ainda é ver os comentários da galera que se oferecem até pra patrocinar esse tipo de coisa, pena que as desenvolvedoras donas do jogo original não veem com tanta satisfação assim kkkk né Nintendo?
mas óbvio, essa é só minha opinião (baseado em coisas que li e sobre o que conheço de otimização em android).
Se depois de considerar tudo, você acha que vale a pena portar pra android, vá em frente!
Realmente, conheço bastante desse tipo de gente, o que leva ao caso da necessidade de inventar uma ferramenta de segurança ou criptografia bem avançada para um jogo (o que é bem mais fácil de ser formulado no PC na minha opinião).
Eu gostaria produzir-lo para Mobile, mas é o que você disse, levaria uma maior curva de aprendizado a técnicas e meios de desenvolvimento que eu não necessitaria no caso da plataforma de computador (e claro que também amo jogos para computadores), embora seja sua opinião, já serve e muito de ajuda para eu firmar minha ideia de produzir um jogo para computador (além de procurar táticas de segurança :p), é muito triste ver jogos sendo distribuídos gratuitamente sem a permissão do dono em um simples link por aí na internet... Isso acaba com a criatividade e esperança do desenvolvedor (fora que gera dores de cabeça). A Steam parece ser um meio de distribuição plausível para escapar destes casos de pirataria, porém é que gostaria de distribuir o mesmo por outros meios... Ahhhhhhhhhhh! Complicado galera, mesmo assim muito obrigado @Isabela (~0).
Senhor @Magnatah, já me vejo interessado no seu pensamento, caso queira ajuda ou mais uma cabeça pensando o caso, me contacta aí! (~0)
Muito obrigado pessoal, qualquer outro argumento só resulta em uma maior ajuda.
Tegh- Avançado
- PONTOS : 2654
REPUTAÇÃO : 97
Idade : 23
Respeito as regras :
Re: PC, Mobile ou ambos?
Tegh escreveu:
- Isabela:
Isabela escreveu:Isso é bem pessoal, tem muita coisa a se considerar quando o assunto é plataforma. Você mesmo disse que tem mais familiaridade com o PC, portar o jogo pra android requer otimizações específicas pra plataforma, remapeamento de controles pra um ambiente mais limitado (Odin abençoe o mouse e teclado!) limitações mais severas em termos de hardware disponível, e até mesmo a questão da pirataria, que acredite ou não, é ainda pior que nos jogos de PC. Eu não quero ser pessimista ou preconceituosa mas a sensação que tenho é que o android tem uma comunidade com uma mentalidade "estranha" onde querem tudo gratuito, conheço dezenas de pessoas que tem jogos comprados na steam, mas não conheço ninguém que tenha comprado um jogo android, no máximo algum item dentro de um jogo free.(isso depois de tentar hackear de todas as formas vendo vídeos no youtube kkk)
Ao meu ver é muito mais fácil fazer um bom jogo e vendê-lo por um preço justo na steam do que fazer a mesma grana portando seu jogo pra android, obviamente tornando-o um jogo free onde sua renda será basicamente por microtransações dentro do jogo, ou décimos de centavos por visualização de propagandas, recurso este que fará teu jogo receber avaliações negativas de certos indivíduos que acham que porque compraram um smartphone, tem o direito de baixar tudo de graça na loja do mesmo sem sequer ser incomodado por uma mísera propaganda.
Lembra da pirataria? pois é, recentemente li um artigo de um desenvolvedor que mapeou suas vendas dentro do jogo, e 98% das compras internas foram burladas, usando programas de terceiros.
O que te força a ter um nível de segurança alto o suficiente pra bater de frente com essa gente.
Li também sobre outro DEV que estimou ter por volta de 2.000 downloads de seu jogo android pago, mas teve 50.000! infelizmente pra ele, apenas 144 destes realmente compraram o jogo...
Posso estar errada, e estes podem ter sidos casos isolados que não refletem a realidade no contexto do android, mas ao menos pra mim, essa plataforma não é mais interessante. se quer algo mobile, tente o IOS, pelo que andei pesquisando, lá você teria mais possibilidades de sucesso financeiro.
Leve em conta que você teria uma curva de aprendizado pra conseguir alcançar resultados semelhantes no Android.
Eu ficaria apenas com PC, lançaria em plataformas como Steam, tentaria incluir algo com servidor, ou mesmo conquistas pra desestimular a pirataria(mesmo que pouco). teria mais poder de fogo em mãos pra gráficos e física e se seu jogo for realmente bom, você terá uma comunidade mais fiel que a do android.
Outro ponto, meio fora do tópico é o publico alvo, pra fazer sucesso na plataforma do robozinho hoje ou você cria algo nunca antes visto, ou tem uma equipe de peso pra fazer um "jogo da moda" melhor que os que estão no mercado.
No PC, eu vejo jogos modinha, mas tem os jogos de nicho, Dark Souls por exemplo, é um jogo que não foi feito pra passar a mão na cabeça do player, é difícil pra um jogador casual, mas os jogadores mais hardcores o amam por ser exatamente assim, ele tem uma comunidade fiel, coisa que na minha opinião é o que mais importa hoje.
Outro exemplo, Hidden and Dangerous, é um jogo lançado em 1999, mas trouxe uma atmosfera de segunda guerra tão boa que a comunidade clama até hoje por um terceiro jogo da franquia,aposto que você consegue pensar rapidamente em meia dúzia de jogos com uma comunidade forte no PC, alguém aí viu alguém na pagina da Kiloo pedindo por um Subway Surfers 2?
Eu fico apaixonada quando vejo um fã game sendo feito, o jogo conquistou tanto a galera que você vê alguém se esforçando pra continuar aquela história que parou em certo ponto, mais bonito ainda é ver os comentários da galera que se oferecem até pra patrocinar esse tipo de coisa, pena que as desenvolvedoras donas do jogo original não veem com tanta satisfação assim kkkk né Nintendo?
mas óbvio, essa é só minha opinião (baseado em coisas que li e sobre o que conheço de otimização em android).
Se depois de considerar tudo, você acha que vale a pena portar pra android, vá em frente!
Realmente, conheço bastante desse tipo de gente, o que leva ao caso da necessidade de inventar uma ferramenta de segurança ou criptografia bem avançada para um jogo (o que é bem mais fácil de ser formulado no PC na minha opinião).
Eu gostaria produzir-lo para Mobile, mas é o que você disse, levaria uma maior curva de aprendizado a técnicas e meios de desenvolvimento que eu não necessitaria no caso da plataforma de computador (e claro que também amo jogos para computadores), embora seja sua opinião, já serve e muito de ajuda para eu firmar minha ideia de produzir um jogo para computador (além de procurar táticas de segurança :p), é muito triste ver jogos sendo distribuídos gratuitamente sem a permissão do dono em um simples link por aí na internet... Isso acaba com a criatividade e esperança do desenvolvedor (fora que gera dores de cabeça). A Steam parece ser um meio de distribuição plausível para escapar destes casos de pirataria, porém é que gostaria de distribuir o mesmo por outros meios... Ahhhhhhhhhhh! Complicado galera, mesmo assim muito obrigado @Isabela (~0).
Senhor @Magnatah, já me vejo interessado no seu pensamento, caso queira ajuda ou mais uma cabeça pensando o caso, me contacta aí! (~0)
Muito obrigado pessoal, qualquer outro argumento só resulta em uma maior ajuda.
Estou Fazendo Engenharia Reversa, Para Saber Como o "Lucky Patcher" Funciona.
Assim Que Eu Consegui O Código-Fonte, Aviso Aqui.
Magnatah- Instrutor
- PONTOS : 3548
REPUTAÇÃO : 209
Idade : 24
Áreas de atuação : Dєรєиvσlvєdσя Wєb(Fяσит-єиd), Blєиdєя, υиiтy, C#, ρнρ є Jαvαรcяiρт.
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