Começar em Game Design / Design
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Começar em Game Design / Design
Boa tarde/noite/dia, estou querendo entrar para a área de design/game design, mas não sei por onde começar e é o conteúdo que menos encontro, alguém poderia me dar um norte?
Joshuaaaa- Iniciante
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Re: Começar em Game Design / Design
Olá, acho legal ver mais alguém demonstrando interesse nessa área, que apesar da importância, aqui no fórum é praticamente ignorada
Bom, pra inicio de conversa, é necessário saber que Game Design não é a mesma coisa que Level Design, uma coisa que normalmente quem não entende do assunto acaba errando... Da pra dizer que Game Design é uma área que abrange diversas outras extensões da parte de criação do jogo, que vai desde imaginar a história até a criação de mecânicas para o jogo.
Se o que você procura é algo pra começar, eu recomendo 200% que comece se dedicando um pouco mais a aprender sobre a criação de conceitos e como levar essas ideias/conceitos para o papel (ou para o digital), é a base pra todo o resto, exercitar a criatividade e montar uma biblioteca na sua cabeça, cheia de referencias, para depois começar a criar você mesmo. Recomendo também, que caso você tenha condições e queira mesmo seguir se aprofundando mais na área, compre uma mesa digitalizadora, é uma ferramente que abre milhões de possibilidades pra quem quer seguir aprendendo sobre design em geral, tanto para jogos quanto para outras coisas.
Não tenho muito material para te recomendar, você acha tudo o que precisar no youtube, e caso queira, tem também cursos disponíveis para venda e normalmente os de maior qualidade são vendidos em inglês, se você quer investir um pouquinho, eles também são uma opção, mas no geral o conteúdo gratuito é mais do que você precisa pra começar.
Boa sorte!
Bom, pra inicio de conversa, é necessário saber que Game Design não é a mesma coisa que Level Design, uma coisa que normalmente quem não entende do assunto acaba errando... Da pra dizer que Game Design é uma área que abrange diversas outras extensões da parte de criação do jogo, que vai desde imaginar a história até a criação de mecânicas para o jogo.
Se o que você procura é algo pra começar, eu recomendo 200% que comece se dedicando um pouco mais a aprender sobre a criação de conceitos e como levar essas ideias/conceitos para o papel (ou para o digital), é a base pra todo o resto, exercitar a criatividade e montar uma biblioteca na sua cabeça, cheia de referencias, para depois começar a criar você mesmo. Recomendo também, que caso você tenha condições e queira mesmo seguir se aprofundando mais na área, compre uma mesa digitalizadora, é uma ferramente que abre milhões de possibilidades pra quem quer seguir aprendendo sobre design em geral, tanto para jogos quanto para outras coisas.
Não tenho muito material para te recomendar, você acha tudo o que precisar no youtube, e caso queira, tem também cursos disponíveis para venda e normalmente os de maior qualidade são vendidos em inglês, se você quer investir um pouquinho, eles também são uma opção, mas no geral o conteúdo gratuito é mais do que você precisa pra começar.
Boa sorte!
Madness- Designer
- PONTOS : 3610
REPUTAÇÃO : 222
Áreas de atuação : Designer
Iniciante C++
Quase um programador C#
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Re: Começar em Game Design / Design
Muito obrigado, mesmo!! Mas, teria algum "nome específico" para essas etapas para facilitar a pesquisa? E, aliás, se tiver indicação de conteúdos em Inglês não vai ser uma barreira para mim.Madness escreveu:Olá, acho legal ver mais alguém demonstrando interesse nessa área, que apesar da importância, aqui no fórum é praticamente ignorada
Bom, pra inicio de conversa, é necessário saber que Game Design não é a mesma coisa que Level Design, uma coisa que normalmente quem não entende do assunto acaba errando... Da pra dizer que Game Design é uma área que abrange diversas outras extensões da parte de criação do jogo, que vai desde imaginar a história até a criação de mecânicas para o jogo.
Se o que você procura é algo pra começar, eu recomendo 200% que comece se dedicando um pouco mais a aprender sobre a criação de conceitos e como levar essas ideias/conceitos para o papel (ou para o digital), é a base pra todo o resto, exercitar a criatividade e montar uma biblioteca na sua cabeça, cheia de referencias, para depois começar a criar você mesmo. Recomendo também, que caso você tenha condições e queira mesmo seguir se aprofundando mais na área, compre uma mesa digitalizadora, é uma ferramente que abre milhões de possibilidades pra quem quer seguir aprendendo sobre design em geral, tanto para jogos quanto para outras coisas.
Não tenho muito material para te recomendar, você acha tudo o que precisar no youtube, e caso queira, tem também cursos disponíveis para venda e normalmente os de maior qualidade são vendidos em inglês, se você quer investir um pouquinho, eles também são uma opção, mas no geral o conteúdo gratuito é mais do que você precisa pra começar.
Boa sorte!
Joshuaaaa- Iniciante
- PONTOS : 2146
REPUTAÇÃO : 0
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Re: Começar em Game Design / Design
Certo, eu vou tentar indicar um conteúdo mais especifico, mas tem uma coisa que eu não entendi muito bem: você quer ir pra área visual do jogo ou quer aprender no geral, um pouco de cada coisa? Porque se você quer aprender sobre todo o game design fica meio complicado especificar algo, você basicamente vai ter que começar por algum lugar, pode ser com a parte visual do game, aprendendo sobre modelagem, melhorando as habilidades em desenho, exercitando a criatividade no geral (que é extremamente importante na hora de criar um "mundo" pro jogo), depois de entender o básico fica muito mais simples, só precisa PRATICAR. Enfim, se for só na parte visual (Level Design, UI Artist, FX Artist, Concept art) me responde aqui que eu mando umas coisas que tenho aqui, talvez eu até faça um post pra caso tenha mais gente afim de dar uma olhada em um material pra aprender o básico .
@@EDIT@@
Se for no geral mesmo ai tu pega alguma coisa e começa, não importa o que tu escolher, o objetivo é se familiarizar com todo processo de criação do game, e sempre ir colocando tudo que aprender em pratica!
@@EDIT@@
Se for no geral mesmo ai tu pega alguma coisa e começa, não importa o que tu escolher, o objetivo é se familiarizar com todo processo de criação do game, e sempre ir colocando tudo que aprender em pratica!
Madness- Designer
- PONTOS : 3610
REPUTAÇÃO : 222
Áreas de atuação : Designer
Iniciante C++
Quase um programador C#
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Re: Começar em Game Design / Design
Estou querendo aprender no geral, mas vou abordando uma a uma pra dominar e ir passando pra próxima. Mas, o principal que mais sinto vontade é a parte do Level Design e o FX Artist. Embora, eu queira dominar todas as áreas de design de jogos para me tornar autônomo.Madness escreveu:Certo, eu vou tentar indicar um conteúdo mais especifico, mas tem uma coisa que eu não entendi muito bem: você quer ir pra área visual do jogo ou quer aprender no geral, um pouco de cada coisa? Porque se você quer aprender sobre todo o game design fica meio complicado especificar algo, você basicamente vai ter que começar por algum lugar, pode ser com a parte visual do game, aprendendo sobre modelagem, melhorando as habilidades em desenho, exercitando a criatividade no geral (que é extremamente importante na hora de criar um "mundo" pro jogo), depois de entender o básico fica muito mais simples, só precisa PRATICAR. Enfim, se for só na parte visual (Level Design, UI Artist, FX Artist, Concept art) me responde aqui que eu mando umas coisas que tenho aqui, talvez eu até faça um post pra caso tenha mais gente afim de dar uma olhada em um material pra aprender o básico .
@@EDIT@@
Se for no geral mesmo ai tu pega alguma coisa e começa, não importa o que tu escolher, o objetivo é se familiarizar com todo processo de criação do game, e sempre ir colocando tudo que aprender em pratica!
Joshuaaaa- Iniciante
- PONTOS : 2146
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: Começar em Game Design / Design
Opa, beleza?
Olha, não conheço muito. Uma época me interessei mais e sei que tá cheio de conteúdo de game designers por aí, procure-os nos Blogs, Medium e Youtube da vida... sei lá onde mais.
Pra resumir num link fica difícil, vira e mexe ainda vejo umas coisas mas infelizmente não coleciono tudo pra poder compartilhar com você.
Esse aqui é show demais, acho que meu favorito, haha: http://www.sloperama.com/advice.html
Da pra aprender muito e pegar o "norte" que você tá buscando.
Tenho alguns pdf's interessantes salvos aqui também, não vou compartilhar porque não sei se o fórum permite.
Procure por leituras como:
Rules of play - Katie Salen & Eric zimmerman
A theory of fun - Ralph Koster
A theory of fun 10 years later - Ralph Koster
Development process of Zelda: Breath of the Wild - CEDEC 2017 (baita case, não? rsrs)
O pessoal também compartilha muita coisa boa de GD em sites bem conhecidos, outros nem tanto, segue alguns:
https://worldofleveldesign.com/
http://www.sirlin.net/
https://www.indiedb.com/
http://www.gamecareerguide.com/
http://www.gamasutra.com/
Busque alguns postmortems, lembro de um site que era "the big list of postmortems", ou algo assim, mas não encontrei mais.
Outra opção de estudo são os vários trabalhos/análises/pesquisas científicas, que de certo modo somam para a área de game design.
Fora isso tem os podcasts direcionados pra jogos que eventualmente discutem game design, BRs conheço o GG GameDev, Jogabilidade e PodQuest, da gringa deve estar cheio. Enfim, como eu havia dito, não tenho um conteúdo muito direcionado, mas isso ai pra começar ta legal! O resto a pratica e a necessidade ensinarão (e o jogar, claro).
Falou! Boa sorte.
Aaaah... se você estava falando de deisgn no sentido gráfico da coisa... a internet é isso!
Olha, não conheço muito. Uma época me interessei mais e sei que tá cheio de conteúdo de game designers por aí, procure-os nos Blogs, Medium e Youtube da vida... sei lá onde mais.
Pra resumir num link fica difícil, vira e mexe ainda vejo umas coisas mas infelizmente não coleciono tudo pra poder compartilhar com você.
Esse aqui é show demais, acho que meu favorito, haha: http://www.sloperama.com/advice.html
Da pra aprender muito e pegar o "norte" que você tá buscando.
Tenho alguns pdf's interessantes salvos aqui também, não vou compartilhar porque não sei se o fórum permite.
Procure por leituras como:
Rules of play - Katie Salen & Eric zimmerman
A theory of fun - Ralph Koster
A theory of fun 10 years later - Ralph Koster
Development process of Zelda: Breath of the Wild - CEDEC 2017 (baita case, não? rsrs)
O pessoal também compartilha muita coisa boa de GD em sites bem conhecidos, outros nem tanto, segue alguns:
https://worldofleveldesign.com/
http://www.sirlin.net/
https://www.indiedb.com/
http://www.gamecareerguide.com/
http://www.gamasutra.com/
Busque alguns postmortems, lembro de um site que era "the big list of postmortems", ou algo assim, mas não encontrei mais.
Outra opção de estudo são os vários trabalhos/análises/pesquisas científicas, que de certo modo somam para a área de game design.
Fora isso tem os podcasts direcionados pra jogos que eventualmente discutem game design, BRs conheço o GG GameDev, Jogabilidade e PodQuest, da gringa deve estar cheio. Enfim, como eu havia dito, não tenho um conteúdo muito direcionado, mas isso ai pra começar ta legal! O resto a pratica e a necessidade ensinarão (e o jogar, claro).
Falou! Boa sorte.
Aaaah... se você estava falando de deisgn no sentido gráfico da coisa... a internet é isso!
lastroundiniz- Iniciante
- PONTOS : 2790
REPUTAÇÃO : 5
Respeito as regras :
Re: Começar em Game Design / Design
Já ajudou em boa parte(pra começar a participar da comunidade da área e fazer networking), valeu!!lastroundiniz escreveu:Opa, beleza?
Olha, não conheço muito. Uma época me interessei mais e sei que tá cheio de conteúdo de game designers por aí, procure-os nos Blogs, Medium e Youtube da vida... sei lá onde mais.
Pra resumir num link fica difícil, vira e mexe ainda vejo umas coisas mas infelizmente não coleciono tudo pra poder compartilhar com você.
Esse aqui é show demais, acho que meu favorito, haha: hsloperama
Da pra aprender muito e pegar o "norte" que você tá buscando.
Tenho alguns pdf's interessantes salvos aqui também, não vou compartilhar porque não sei se o fórum permite.
Procure por leituras como:
Rules of play - Katie Salen & Eric zimmerman
A theory of fun - Ralph Koster
A theory of fun 10 years later - Ralph Koster
Development process of Zelda: Breath of the Wild - CEDEC 2017 (baita case, não? rsrs)
O pessoal também compartilha muita coisa boa de GD em sites bem conhecidos, outros nem tanto
Busque alguns postmortems, lembro de um site que era "the big list of postmortems", ou algo assim, mas não encontrei mais.
Outra opção de estudo são os vários trabalhos/análises/pesquisas científicas, que de certo modo somam para a área de game design.
Fora isso tem os podcasts direcionados pra jogos que eventualmente discutem game design, BRs conheço o GG GameDev, Jogabilidade e PodQuest, da gringa deve estar cheio. Enfim, como eu havia dito, não tenho um conteúdo muito direcionado, mas isso ai pra começar ta legal! O resto a pratica e a necessidade ensinarão (e o jogar, claro).
Falou! Boa sorte.
Aaaah... se você estava falando de deisgn no sentido gráfico da coisa... a internet é isso!
Joshuaaaa- Iniciante
- PONTOS : 2146
REPUTAÇÃO : 0
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