Multiplayer - Por onde começar?
5 participantes
Página 1 de 1
Multiplayer - Por onde começar?
Pessoal,
Criei um jogo para android na Unity. Agora o próximo passo seria colocar ele em multiplayer, mas não tenho ideia do que começar a pesquisar.
Sou iniciante, 90% do que sei aprendi nos vídeos do Marcos. Preciso de uma luz do que pesquisar.
Meu jogo é de gerenciamento de recursos, basicamente o multiplayer é para troca de itens e conversa.
Criei um jogo para android na Unity. Agora o próximo passo seria colocar ele em multiplayer, mas não tenho ideia do que começar a pesquisar.
Sou iniciante, 90% do que sei aprendi nos vídeos do Marcos. Preciso de uma luz do que pesquisar.
Meu jogo é de gerenciamento de recursos, basicamente o multiplayer é para troca de itens e conversa.
JoelMJunior- MembroAvançado
- PONTOS : 2948
REPUTAÇÃO : 13
Respeito as regras :
Re: Multiplayer - Por onde começar?
A palavra chave é "Photon2"... mas é tudo que sei sobre o assunto,heueheuehe
Valeu, Marcos. Vou pesquisar melhor sobre isso.
Tudo ainda parece muito complicado para mim. Será que a parte da troca de itens seria possível só com um banco de dados num servidor?
Tudo ainda parece muito complicado para mim. Será que a parte da troca de itens seria possível só com um banco de dados num servidor?
Respeito as regras :
Opa Joel, servidores e banco de dados para pessoas novatas ou que só querem prototipar recomendo o Firebase , além de simples têm uma documentação excelente.
Só não tem uma integração perfeita com a Unity (é mais fácil fazer funcionar na web, mas nada impossível), né, mas fazer oq :/
Só não tem uma integração perfeita com a Unity (é mais fácil fazer funcionar na web, mas nada impossível), né, mas fazer oq :/
NKKF- ProgramadorMaster
- PONTOS : 4821
REPUTAÇÃO : 574
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras :
JoelMJunior escreveu:Pessoal,
Olá amigo, eu já fiz muitos jogos mult-player, foi meu foco com unity,
em resumo a unity é muito fraca em assuntos desse tipo, mas calma isso não é um "grande problema".
MUNDO ABERTO:
minha dica é se o jogo for mundo aberto use Mirror, vc pode usar os exemplos aqui do fórum, pois o mirror é baseado no unet e eu acho bem fácil.
SISTEMA DE SALAS:
Sem sombra de dúvidas o Photon, tem muito informação e um ótimo curso na udemy.
vou te da minha opinião, não foque nisso, torne seu jogo rentável, concentre-se em deixa ele com uma boa jogabilidade, como é uma área muito complexa você acaba tendo que se dedica de mais a essa parte e o jogo pode nunca terminar, não estou querendo desamimar vc, só alertando para fazer isso quando estiver preparado.
assuntos que vc deve entender antes de começar um multplayer:
- o que é socket(UDP e TPC).
- cliente -> servidor.
- banco de dados(ex: SqLite, mysql ou um simples json em txt para vc persistir seus dados no SERVIDOR)
- ter na cabeça o conceito que quem faz as ações é o servidor e não o cliente, um ex: vc enviar uma mensagem no chat global, o servidor recebe do cliente(vc) e sincroniza com todo mundo logado, esses conceitos são fundamentais, se vc souber esses conceitos vc pode usar mirror, photon ou qualquer outro.
mas imagine assim, se vc vai leva 10 dias para fazer um jogo, se vc for criar ele no modo multplayer vai levar no minimo 10x mais.
segue exemplo:
"mais eu só quero andar e mandar mensagens".
pois é, como faríamos isso no offline, basta chamar o animator com o status da animação e movimentar o modelo.
no mult-player normalmente tem um componente de rede que faz a gestão da animação, vc comunica o servidor qual status de animação vc está(parado, andando, atacando etc.) o servidor sincroniza os outros clientes, assim todos veem a mesma coisa.
esse é um ex: grátis do mirror, o desenvolvedor e um grande programador ajudou muito a comunidade, esse asset é considerado um dos grandes "achados de 2020" por muitos desenvolvedores, é gratis, limpo e tem todos os recursos para começa.
https://assetstore.unity.com/packages/templates/systems/openmmo-groundwork-161951
photon esse é uns melhores cursos que vi sobre o assunto, com certeza vai te ajudar a avança bem
https://www.udemy.com/course/curso-de-jogos-multiplayer-online-unity-photon-2/learn/lecture/12105290?start=0#overview
sabbath- MembroAvançado
- PONTOS : 3366
REPUTAÇÃO : 24
Respeito as regras :
Oi, sabbath, muito obrigado pelas dicas. Vou pesquisar sobre elas.
Meu jogo é 2D e é bem "simples".
Aqui tem mais sobre ele: https://www.schultzgames.com/t10058-jogo-de-galo-e-de-galinha-tambem
Divido o que pretendo fazer em 3 etapas:
1) Colocar o jogo online: quero que ele fique rodando enquanto o jogo estiver fechado no celular do player (tipo o sistema de abrir baú no Clash Royale, no meu caso chocar ovo e etc. rs). Nesse etapa não precisa ter interação entre players.
2) Sistema de troca de itens: quero que os jogadores possam trocar itens, moedas, conversar, colocar um item a venda para o primeiro que quiser comprar. (tipo o sistema de clãs do Clash Royale).
3) PvP: No jogo tem Corrida de Galinhas e Luta de Galos (atualmente é jogado offline).
Será que até a etapa 2 eu consigo fazer utilizando apenas banco de dados e servidor?
Ou seria melhor eu já aprender de forma completa e ir adaptando ao que eu preciso?
Pergunto isso pela dica que você deu. Não quero que meu projeto fique travado por ser muito complicado de fazer.
Valeu!
Aqui tem mais sobre ele: https://www.schultzgames.com/t10058-jogo-de-galo-e-de-galinha-tambem
1) Colocar o jogo online: quero que ele fique rodando enquanto o jogo estiver fechado no celular do player (tipo o sistema de abrir baú no Clash Royale, no meu caso chocar ovo e etc. rs). Nesse etapa não precisa ter interação entre players.
2) Sistema de troca de itens: quero que os jogadores possam trocar itens, moedas, conversar, colocar um item a venda para o primeiro que quiser comprar. (tipo o sistema de clãs do Clash Royale).
3) PvP: No jogo tem Corrida de Galinhas e Luta de Galos (atualmente é jogado offline).
Será que até a etapa 2 eu consigo fazer utilizando apenas banco de dados e servidor?
Ou seria melhor eu já aprender de forma completa e ir adaptando ao que eu preciso?
Pergunto isso pela dica que você deu. Não quero que meu projeto fique travado por ser muito complicado de fazer.
Valeu!
Respeito as regras :
JoelMJunior escreveu:Oi, sabbath, muito obrigado pelas dicas. Vou pesquisar sobre elas.
Valeu!
vou da uma olhada no seu jogo
as etapas 1 e 2 da pra vc fazer tranquilamente usando um servidor web, existe uma classe no unity WWW, vc faz a interação do seu jogo com o servidor web, faz um banco de dados, assim vc armazena os dados dos player como login e senha e de cada um, isso não e complexo.
sabbath- MembroAvançado
- PONTOS : 3366
REPUTAÇÃO : 24
Respeito as regras :
A Unity é bem ruim pra multiplayer, na verdade ela nem tem uma solução "built-in" e vai ser assim por um bom tempo. Apesar de ter muitas ferramentas como photon, bolt, mirror, etc... quem está começando tende a ficar muito confuso com o excesso de opções. A Unity é um péssimo lugar pra começar.
Mas se você quer entender oque está fazendo e como as coisas funcionam de verdade, como já disseram aqui, você precisa entender como um sistema multiplayer funciona. Diferenças entre TCP e UDP, utilização de sockes e serialização são conhecimentos básicos. Além de ter uma boa experiência em c# e na engine.
Agora, se você só quer colocar um mp pra funcionar sem entender oque está fazendo, é só escolher uma solução de "prateleira".
Mas se você quer entender oque está fazendo e como as coisas funcionam de verdade, como já disseram aqui, você precisa entender como um sistema multiplayer funciona. Diferenças entre TCP e UDP, utilização de sockes e serialização são conhecimentos básicos. Além de ter uma boa experiência em c# e na engine.
Agora, se você só quer colocar um mp pra funcionar sem entender oque está fazendo, é só escolher uma solução de "prateleira".
- Spoiler:
MUNDO ABERTO = NÃO USE UNITY!sabbath escreveu:MUNDO ABERTO:
minha dica é se o jogo for mundo aberto use Mirror, vc pode usar os exemplos aqui do fórum, pois o mirror é baseado no unet e eu acho bem fácil.
MUNDO ABERTO + MP = Corra da unity, corra!