Como patentear um jogo? ou seja, o jogo ter um copyright meu?
+2
Eduardoro39
dstaroski
6 participantes
Página 1 de 1
Como patentear um jogo? ou seja, o jogo ter um copyright meu?
tipo, da pra fazer em algum site? ou tenq ir em algum local do governo? ou precisa de advogado? ou pagar algo?
nao entendo nada, e recentemente tenho medo de revenderem meu jogo gratuio ;-;
Extreme Craft- Avançado
- PONTOS : 3275
REPUTAÇÃO : 30
Áreas de atuação : C# , Blender , Unity
Respeito as regras :
Re: Como patentear um jogo? ou seja, o jogo ter um copyright meu?
Bom dia cara! se tem que procurar uma agência ou empresa de registro de marcas ou patentes, e sim, desembolsar uma grana, por que aqui tem nada de graça não mano... já me recomendaram essa aqui: https://avctoris.com/ , dizem que é mais barato e é digital, não precisa de tanta papelada.Extreme Craft escreveu:tipo, da pra fazer em algum site? ou tenq ir em algum local do governo? ou precisa de advogado? ou pagar algo?
Abraço!
E se nao patentear oq acontece?dstaroski escreveu:Bom dia cara! se tem que procurar uma agência ou empresa de registro de marcas ou patentes, e sim, desembolsar uma grana, por que aqui tem nada de graça não mano... já me recomendaram essa aqui: https://avctoris.com/ , dizem que é mais barato e é digital, não precisa de tanta papelada.Extreme Craft escreveu:tipo, da pra fazer em algum site? ou tenq ir em algum local do governo? ou precisa de advogado? ou pagar algo?
Abraço!
Eduardoro39- Avançado
- PONTOS : 3257
REPUTAÇÃO : 11
Respeito as regras :
acontece que você vai ter o maior do perrengue para provar a sua autoria no caso de plágio, e até mesmo poderá perder judicialmente.Eduardoro39 escreveu:E se nao patentear oq acontece?dstaroski escreveu:Bom dia cara! se tem que procurar uma agência ou empresa de registro de marcas ou patentes, e sim, desembolsar uma grana, por que aqui tem nada de graça não mano... já me recomendaram essa aqui: https://avctoris.com/ , dizem que é mais barato e é digital, não precisa de tanta papelada.Extreme Craft escreveu:tipo, da pra fazer em algum site? ou tenq ir em algum local do governo? ou precisa de advogado? ou pagar algo?
Abraço!
Para provar que o jogo seja meu, eu posso mostrar o código fonte, não?
NKKF- ProgramadorMaster
- PONTOS : 4817
REPUTAÇÃO : 574
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras :
NKKF escreveu:Para provar que o jogo seja meu, eu posso mostrar o código fonte, não?
Isto provaria que você teria feito o jogo, mas como provaria que você teve a idéia do jogo antes da outra pessoa?
JohnRambo- Moderador
- PONTOS : 5171
REPUTAÇÃO : 661
Áreas de atuação : Unity;
Programação;
Música e Sonorização;
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
Respeito as regras :
com certeza, é um argumento válido, porém o problema é a marca, ou nome, pois alguém pode ter registrado, exemplo, se eu fizer um jogo com o nome "The Forest" e fazer sucesso, provavelmente vou me ferrar porque existe um jogo com esse nome e provavelmente registrado, os caras podem me processar ou algo do tipo.NKKF escreveu:Para provar que o jogo seja meu, eu posso mostrar o código fonte, não?
Flw!
dstaroski escreveu:acontece que você vai ter o maior do perrengue para provar a sua autoria no caso de plágio, e até mesmo poderá perder judicialmente.
Isto muitas vezes é motivo de treta entre Youtubers, um faz e depois o outro copia a idéia.
JohnRambo- Moderador
Programação;
Música e Sonorização;
Respeito as regras :
dstaroski escreveu:com certeza, é um argumento válido, porém o problema é a marca, ou nome, pois alguém pode ter registrado, exemplo, se eu fizer um jogo com o nome "The Forest" e fazer sucesso, provavelmente vou me ferrar porque existe um jogo com esse nome e provavelmente registrado, os caras podem me processar ou algo do tipo.NKKF escreveu:Para provar que o jogo seja meu, eu posso mostrar o código fonte, não?
Flw!
É exatamente o caso do Pokémon Uranium.
http://adrenaline.uol.com.br/2016/08/15/45140/feito-por-fas-em-nove-anos-pokemon-uranium-e-tirado-do-ar-pela-nintendo/
JohnRambo- Moderador
Programação;
Música e Sonorização;
Respeito as regras :
sim brothi, inda mais a Nintendo... por isso que eu digo cara, se você tem um projeto muito bom, mas bom mesmo, vai comercializar e tals, registre, para evitar futuras perdas e prejuízos.JohnRambo escreveu:dstaroski escreveu:com certeza, é um argumento válido, porém o problema é a marca, ou nome, pois alguém pode ter registrado, exemplo, se eu fizer um jogo com o nome "The Forest" e fazer sucesso, provavelmente vou me ferrar porque existe um jogo com esse nome e provavelmente registrado, os caras podem me processar ou algo do tipo.NKKF escreveu:Para provar que o jogo seja meu, eu posso mostrar o código fonte, não?
Flw!
É exatamente o caso do Pokémon Uranium.
http://adrenaline.uol.com.br/2016/08/15/45140/feito-por-fas-em-nove-anos-pokemon-uranium-e-tirado-do-ar-pela-nintendo/
e se eu nao for vender o jogo,se eu for deixa-lo de graça para jogar?
Eduardoro39- Avançado
- PONTOS : 3257
REPUTAÇÃO : 11
Respeito as regras :
se ele não for cópia de outro, ou você usar nomes ou marcas de terceiros, a principio tudo bem. Porém nada impede de alguém te copiar, se alguém te copiar e você não ter registros legais do seu produto, vai ficar difícil de cobrar como plágio. E lembrando que fan games, remakes, se você não ter autorização da detentora dos direitos da franquia, mesmo sendo free, você poderá ser processado. Embora existam bons exemplos, como a Square Enix, que permitiu o desenvolvimento de um remake do TR2 por um fan, sem nenhum problema, exceto que ele não pode ganhar um "tustão" com o projeto.Eduardoro39 escreveu:e se eu nao for vender o jogo,se eu for deixa-lo de graça para jogar?
vlw galera pela informação
Extreme Craft- Avançado
Respeito as regras :
só mais uma coisa, apos ver o vídeo que eles disponibilizaram, https://www.youtube.com/watch?time_continue=698&v=-xCgD3a7XVU
surgiu uma duvida: ele pede para eu colocar arquivos em Pdf, com fotos, ou ate mesmo ou .rar, oque n é problema, porem meu jogo esta com constantes atualizações, como eu colocaria o arquivo para se validar la? eu tiro foto do jogo na engine? como?
surgiu uma duvida: ele pede para eu colocar arquivos em Pdf, com fotos, ou ate mesmo ou .rar, oque n é problema, porem meu jogo esta com constantes atualizações, como eu colocaria o arquivo para se validar la? eu tiro foto do jogo na engine? como?
Extreme Craft- Avançado
Respeito as regras :
Bom dia cara! acredito que um arquivo zip com o projeto inicial seria o suficiente, mas de qualquer forma, acho melhor você conversar com os caras lá e explicar certinho a situação.Extreme Craft escreveu:só mais uma coisa, apos ver o vídeo que eles disponibilizaram, https://www.youtube.com/watch?time_continue=698&v=-xCgD3a7XVU
Abraço!
Extreme Craft escreveu:tipo, da pra fazer em algum site? ou tenq ir em algum local do governo? ou precisa de advogado? ou pagar algo?
Eu escrevi um guia:
https://www.schultzgames.com/t8181-como-fazer-o-registro-completo-do-seu-jogo
dkrazor- Avançado
- PONTOS : 2573
REPUTAÇÃO : 24
Áreas de atuação : Design / Programador de jogos.
Respeito as regras :