[TUTORIAL] Como fazer o registro completo do seu jogo
+2
Callyde Jr
dstaroski
6 participantes
Página 1 de 1
[TUTORIAL] Como fazer o registro completo do seu jogo
Eu mesmo já tive problemas com isso, principalmente a partir de 2018 com Apple Store estar mais rigorosa no processo de análise. Em alguns tipos de jogos, eles estão pedindo para anexar documentos de registros e licenças (isso mesmo, sabe aquela musica que voce compro no Envato?) para concluir a análise do seu jogo.
"You may attach documentary evidence in the App Review Information section in App Store Connect. In accordance with section 3.2(f) of the Apple Developer Program License Agreement, you acknowledge that submitting falsified or fraudulent documentation can result in the termination of your Apple Developer Program account and the removal of your apps from the App Store. Once Legal has reviewed your documentation and confirms its validity, we will proceed with the review of your app."
"Você pode anexar provas documentais na seção Informações de revisão de aplicativos no App Store Connect. De acordo com a seção 3.2 (f) do Contrato de Licença do Programa para Desenvolvedores da Apple, você reconhece que enviar documentação falsificada ou fraudulenta pode resultar no encerramento de sua conta do Programa para Desenvolvedores da Apple e na remoção de seus aplicativos da App Store. Depois que o departamento jurídico analisar sua documentação e confirmar sua validade, continuaremos com a análise do seu aplicativo."
Registro de Direitos Autorias:
Preço: R$30,00 ou R$60,00
1 - Personagens, desenhos, ideias, roteiro etc.
Não escrever nomes registrados como marca (ex. turma da mônica) no Titulo da obra. Por isso que é importante ter o seu próprio nome registrado como marca.
- Em cada pagina colocar a imagem do personagem:
- Frente
- Costa
- Lado esquerdo ou direito (mudar se for diferente, ex. ele tem um braço mecânico e outro normal).
- Cima
- Pode colocar uma descrição:
Ex. Super Mario: Em seu mundo existem caixas que flutuam, algumas dão moedas douradas e outras objetos especiais.
Por ultimo:
- Enumerar todas as paginas
- Encadernar
- Assinar com caneta.
Saiba tudo em:
https://www.bn.gov.br/servicos/direitos-autorais/registro-ou-averbacao
2 – Música(s)
Saiba tudo em:
https://www.bn.gov.br/arquivo/documento/procedimentos-requerimento-registro-musica
Somente código-fonte (seus scripts)
INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial
Saiba tudo em:
http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/programa-de-computador
Nome do seu jogo, incluindo o Logo.
Preço: (ver tabela).
Não é necessário para Google Play, Apple Store, Steam e outras.
Obrigatório para Consoles: Playstation, Nintendo, Xbox.
Saiba tudo em:
http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/marcas
"You may attach documentary evidence in the App Review Information section in App Store Connect. In accordance with section 3.2(f) of the Apple Developer Program License Agreement, you acknowledge that submitting falsified or fraudulent documentation can result in the termination of your Apple Developer Program account and the removal of your apps from the App Store. Once Legal has reviewed your documentation and confirms its validity, we will proceed with the review of your app."
"Você pode anexar provas documentais na seção Informações de revisão de aplicativos no App Store Connect. De acordo com a seção 3.2 (f) do Contrato de Licença do Programa para Desenvolvedores da Apple, você reconhece que enviar documentação falsificada ou fraudulenta pode resultar no encerramento de sua conta do Programa para Desenvolvedores da Apple e na remoção de seus aplicativos da App Store. Depois que o departamento jurídico analisar sua documentação e confirmar sua validade, continuaremos com a análise do seu aplicativo."
Registro de Direitos Autorias:
Preço: R$30,00 ou R$60,00
1 - Personagens, desenhos, ideias, roteiro etc.
Não escrever nomes registrados como marca (ex. turma da mônica) no Titulo da obra. Por isso que é importante ter o seu próprio nome registrado como marca.
- Em cada pagina colocar a imagem do personagem:
- Frente
- Costa
- Lado esquerdo ou direito (mudar se for diferente, ex. ele tem um braço mecânico e outro normal).
- Cima
- Pode colocar uma descrição:
Ex. Super Mario: Em seu mundo existem caixas que flutuam, algumas dão moedas douradas e outras objetos especiais.
Por ultimo:
- Enumerar todas as paginas
- Encadernar
- Assinar com caneta.
Saiba tudo em:
https://www.bn.gov.br/servicos/direitos-autorais/registro-ou-averbacao
2 – Música(s)
Saiba tudo em:
https://www.bn.gov.br/arquivo/documento/procedimentos-requerimento-registro-musica
Registro de Software:
Somente código-fonte (seus scripts)
INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial
Saiba tudo em:
http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/programa-de-computador
Registro de Marca (não obrigatório):
Nome do seu jogo, incluindo o Logo.
Preço: (ver tabela).
Não é necessário para Google Play, Apple Store, Steam e outras.
Obrigatório para Consoles: Playstation, Nintendo, Xbox.
Saiba tudo em:
http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/marcas
Última edição por dstaroski em Ter Ago 21, 2018 3:32 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adicionado TUTORIAL ao título)
dkrazor- Avançado
- PONTOS : 2573
REPUTAÇÃO : 24
Áreas de atuação : Design / Programador de jogos.
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como fazer o registro completo do seu jogo
Parabéns ai brow! muito bom mesmo! pra quem tem paciência com essas paradas burocráticas ai... por enquanto to saindo correndo disso ai... mas é importante sim.
Abraço!
Abraço!
Parabéns!!!!!!
Mas se eu registrar meu codigo fonte, quando eu muda-lo teria que registrar novamente?
Mas se eu registrar meu codigo fonte, quando eu muda-lo teria que registrar novamente?
Phph09- Profissional
- PONTOS : 3788
REPUTAÇÃO : 240
Respeito as regras :
Cara estas informações são 200% úteis, tenho que dizer que é meio confuso pois pensa comigo: e se meu código (software) depender de imagens em devidas áreas ou ferramentas? O caso é que é bem desgastante resolver tudo isso, imagine também que tenha um jogo com mais de 100 personagens cujo qual quer deixar 100% seguros (caso alguem use é só reivindicar seus direitos) de cópias, pirataria, essas coisas que existem neste mundo também seria mortal escrever os textos (pior mesmo é ainda em alguns anos ter de renovar tudo isso). Bom no caso uma marca é uma tentação fazer sabendo que de certo modo ela não daria os respectivos direitos referente ao jogo (ou será que estou errado?). De qualquer modo, muito obrigado amigo.
Tegh- Avançado
- PONTOS : 2653
REPUTAÇÃO : 97
Respeito as regras :
Ei amigo, pelo que eu vi é como se fosse uma atualização, você salva seu novo código sobre o velho o mesmo passa a se tornar válido (Novo registro) é bom avaliar como isso é feito.Phph09 escreveu:Parabéns!!!!!!
Tegh- Avançado
- PONTOS : 2653
REPUTAÇÃO : 97
Respeito as regras :
Tegh escreveu:Cara estas informações são 200% úteis, tenho que dizer que é meio confuso pois pensa comigo: e se meu código (software) depender de imagens em devidas áreas ou ferramentas? O caso é que é bem desgastante resolver tudo isso, imagine também que tenha um jogo com mais de 100 personagens cujo qual quer deixar 100% seguros (caso alguem use é só reivindicar seus direitos) de cópias, pirataria, essas coisas que existem neste mundo também seria mortal escrever os textos (pior mesmo é ainda em alguns anos ter de renovar tudo isso). Bom no caso uma marca é uma tentação fazer sabendo que de certo modo ela não daria os respectivos direitos referente ao jogo (ou será que estou errado?). De qualquer modo, muito obrigado amigo.
Tem empresas privadas que guardam o seu software, eu prefiro fazer pelo governo mesmo. E também fazendo separado você pode usar para outros fins.
Por exemplo: com os personagens você pode usar para criar uma animação em episódios, curta metragem, histórias em quadrinho, bonecos impressos em 3d e vender. Tem uma infinidade de coisas.
dkrazor- Avançado
Respeito as regras :
Se você ja registrou os personagens, desenhos e musica. Você não precisa registrar (de novo) para criar um filme por exemplo.
dkrazor- Avançado
Respeito as regras :