[RESOLVIDO] Como recriar esta fisica?
2 participantes
SchultzGames :: UNITY 3D :: Resolvidos
Página 1 de 1
[RESOLVIDO] Como recriar esta fisica?
Alguem tem alguma sugestão de como é basicamente feito uma física dessas, onde eu consigo "animar" a minha suspensão?
Eu estava pensando em usar lookat e ir alterando a escala da mola, mas eu tive bastante dificuldade para ajustar tudo, tem alguma outra forma utilizando Animator, ou alguma animação?
Aqui estão alguns links com os assets
https://assetstore.unity.com/packages/tools/animation/car-suspension-99281
https://assetstore.unity.com/packages/tools/animation/kinematic-car-suspension-offroad-car-81836
https://assetstore.unity.com/packages/3d/characters/car-suspension-system-81664
Eu estava pensando em usar lookat e ir alterando a escala da mola, mas eu tive bastante dificuldade para ajustar tudo, tem alguma outra forma utilizando Animator, ou alguma animação?
Aqui estão alguns links com os assets
https://assetstore.unity.com/packages/tools/animation/car-suspension-99281
https://assetstore.unity.com/packages/tools/animation/kinematic-car-suspension-offroad-car-81836
https://assetstore.unity.com/packages/3d/characters/car-suspension-system-81664
dazentt55- Avançado
- PONTOS : 3012
REPUTAÇÃO : 10
Áreas de atuação : progamador
Respeito as regras :
Re: [RESOLVIDO] Como recriar esta fisica?
Se separar em partes, fica relativamente simples.
Primeiro, a área da suspensão que conecta com a roda, basta filiar a wheel collider, se não me engano ela já receberá o movimento vertical da suspensão, pro movimento de ângulo das rodas basta copiar o valor que é passado pras WC. Aqui falo sobre a rotação responsável pela direção, e não da rotação da roda em seu eixo.
Como não tenho certeza, deixo a dica de copiar os valores de transform por script.
Segundo, os braços, esses podem usar o looktAt() para a peça que conecta com a roda, pra melhorar, você pode usar gameobjects vazios para manter a posição correta, pois sem eles, os braços apontarão para a origem da conexão com a roda.
Terceiro, as molas podem ser feitas com shape Keys, fica perfeito visualmente, diferente de só alterar a escala, dessa forma a mola mantém seu volume interno. A compressão da mola pode ser controlada com base no offset da suspensão da wheelcollider.
O trabalho maior que imagino seria pegar esses valores de distância certinho, pois se é algo pegado da Internet, virá tudo com a escala errada, diferente de algo modelado sob demanda. Mas dá pra ser feito sim.
Primeiro, a área da suspensão que conecta com a roda, basta filiar a wheel collider, se não me engano ela já receberá o movimento vertical da suspensão, pro movimento de ângulo das rodas basta copiar o valor que é passado pras WC. Aqui falo sobre a rotação responsável pela direção, e não da rotação da roda em seu eixo.
Como não tenho certeza, deixo a dica de copiar os valores de transform por script.
Segundo, os braços, esses podem usar o looktAt() para a peça que conecta com a roda, pra melhorar, você pode usar gameobjects vazios para manter a posição correta, pois sem eles, os braços apontarão para a origem da conexão com a roda.
Terceiro, as molas podem ser feitas com shape Keys, fica perfeito visualmente, diferente de só alterar a escala, dessa forma a mola mantém seu volume interno. A compressão da mola pode ser controlada com base no offset da suspensão da wheelcollider.
O trabalho maior que imagino seria pegar esses valores de distância certinho, pois se é algo pegado da Internet, virá tudo com a escala errada, diferente de algo modelado sob demanda. Mas dá pra ser feito sim.
Isabela- Avançado
- PONTOS : 2834
REPUTAÇÃO : 260
Respeito as regras :
Muito obrigado isabela, eu não tinha pensado em usar shape keys, mas é uma boa solução.
dazentt55- Avançado
Respeito as regras :
Se estiver com dúvidas sobre como criar uma mola decente, crie um círculo no blender, entre no modo de edição e afaste as vértices do centro do objeto, cabe também rotacionar no eixo x*90, para que seja o perfil da mola. Feito isso adicione um modificador screw, configure a seu gosto, de preferência deixe como se a mola estivesse sem compressão.
Após conseguir o visual como você quer, duplique a mola e altere apenas o parâmetro screw do modificador, deixando-a comprimida.
Aplique os modificadores nas duas molas.
Vá para o painel de shapekeys, e crie uma base para ambos os objetos.
Após isso, selecione os dois e clique na setinha do painel de shape Keys e selecione a opção join as Shapes, isso copiará a forma de uma mola, para outra que está ativa, na forma de uma shapekey.
Feito isso, você pode excluir a mola que não contém as duas shapekeys, e exportar a outra pra Unity
Após conseguir o visual como você quer, duplique a mola e altere apenas o parâmetro screw do modificador, deixando-a comprimida.
Após isso, selecione os dois e clique na setinha do painel de shape Keys e selecione a opção join as Shapes, isso copiará a forma de uma mola, para outra que está ativa, na forma de uma shapekey.
Feito isso, você pode excluir a mola que não contém as duas shapekeys, e exportar a outra pra Unity
Isabela- Avançado
- PONTOS : 2834
REPUTAÇÃO : 260
Respeito as regras :
Muito interessante, obrigado pelas dicas.Isabela escreveu:Se estiver com dúvidas sobre como criar uma mola decente, crie um círculo no blender, entre no modo de edição e afaste as vértices do centro do objeto, cabe também rotacionar no eixo x*90, para que seja o perfil da mola. Feito isso adicione um modificador screw, configure a seu gosto, de preferência deixe como se a mola estivesse sem compressão.
dazentt55- Avançado
Respeito as regras :