[Ajuda] Zoom ao mirar
2 participantes
Página 1 de 1
[Ajuda] Zoom ao mirar
Estou criando um sistema na unity 5, de quando o player aperta, o botão (1)Direito do mause, ele da o Zoom, e quando eu aperta novamente ele Retira o Zoom, tipo Awm de fps, mais ainda não sei como, Tirar o Zoom apertando a mesma Tecla.
- Código:
#pragma strict
var ROTSpeed = 10f;
var min : float = -50.0;
var max : float = 20.0;
function Start()
{
min = Camera.main.fov + min;
max = Camera.main.fov + max;
}
function Update()
{
if(Input.GetMouseButtonDown(1))
{
Camera.main.fov = min;
}
}
rafaelllsd- ProgramadorMaster
- PONTOS : 5242
REPUTAÇÃO : 507
Áreas de atuação : Unity, Audacity, Blender, Gimp, C#, JS, MySQL.
Respeito as regras :
Re: [Ajuda] Zoom ao mirar
você precisará do auxilio de uma variavel booleana para isto...
boleana é tipo, verdadeiro ou falso, então quando fica verdadeira, da zoom. quando fica falsa, retira o zoom.
Agora me diga, quer ficar no javaScript mesmo ou quer tentar o C#? todo o auxilio que damos aqui e no fórum wmag é em C#, visto que é uma linguagem melhor e mais potente
boleana é tipo, verdadeiro ou falso, então quando fica verdadeira, da zoom. quando fica falsa, retira o zoom.
Agora me diga, quer ficar no javaScript mesmo ou quer tentar o C#? todo o auxilio que damos aqui e no fórum wmag é em C#, visto que é uma linguagem melhor e mais potente
Obrigado, eu faço em JS por que eu estou aprendendo assim, vou terminar este projeto que estou fazendo, e começar a programa em C#, Por que ela é mais potente assim como você disse. valeu pela dica.
Respeito as regras :
Acabei de elaborar este exemplo simples em C#
o nome do script deve ser "Zoom"
o nome do script deve ser "Zoom"
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Zoom : MonoBehaviour {
[Range(10,55)]
public float zoomMaximo = 55;
private Camera cameraPlayer;
private bool temZoom = false;
void Start (){
cameraPlayer = Camera.main.GetComponent<Camera> ();
cameraPlayer.fieldOfView = 60;
}
void Update () {
if(Input.GetMouseButtonDown(1)) {
temZoom = !temZoom;
}
if (temZoom == true) {
cameraPlayer.fieldOfView = 60 - zoomMaximo;
} else {
}
}
}
Obrigado pelo Script, como você disse que C# é mais potente, tentei arruma um pequeno erro que deu, Chamado:
Type `Camera' does not contain a definition for `fieldOfView' and no extension method `fieldOfView' of type `Camera' could be found (are you missing a using directive or an assembly reference?)
Mais infelizmente não consegui resolver, devo abrir um novo topico para a solução?
Type `Camera' does not contain a definition for `fieldOfView' and no extension method `fieldOfView' of type `Camera' could be found (are you missing a using directive or an assembly reference?)
Mais infelizmente não consegui resolver, devo abrir um novo topico para a solução?
Respeito as regras :
rafaelllsd escreveu:Obrigado pelo Script, como você disse que C# é mais potente, tentei arruma um pequeno erro que deu, Chamado:
Diga, qual versão da Unity está utilizando? por que algumas coisas foram atualizadas da Unity 4 para a 5.
antigamente o parametro a ser alterado chamava-se "fov". agora ele chama-se "fieldOfView"
Se está com alguma versão anterior a Unity 5, aconselho atualizar, pois tem MUITA coisa boa nela, recursos de otimização, entre outros benefícios.
Minha versão é 5.3.0f4 Atualizei a pouco tempo.
Respeito as regras :
rafaelllsd escreveu:Minha versão é 5.3.0f4 Atualizei a pouco tempo.
Então você está criando o script em java, ou esta dando o nome errado para ele ou o erro é em outro script, ou a sua camera não está com a tag 'MainCamera'
o script ta em C#, e o nome está igual, por que copiei e colei, e a camera ja conferi e está certo, Seria um bug da versão?
Script
Camera
Script
Camera
Respeito as regras :
O seu Player está com a tag Player?
Deixe-me ver a sua aba de tag, por que o erro é que ele não está conseguindo achar a "MainCamera" mesmo tendo a tag O.o
Deixe-me ver a sua aba de tag, por que o erro é que ele não está conseguindo achar a "MainCamera" mesmo tendo a tag O.o
Acho que deve ser um bug desta versão, se precisar posso baixar uma mais antiga sem problemas, ou a versão que você está usando se não for está.
Respeito as regras :
Tente achar a camera diretamente pela tag dela:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Zoom : MonoBehaviour {
[Range(10,55)]
public float zoomMaximo = 55;
private Camera cameraPlayer;
private bool temZoom = false;
void Start (){
cameraPlayer = GameObject.FindWithTag("MainCamera").GetComponent<Camera> ();
}
void Update () {
if(Input.GetMouseButtonDown(1)) {
temZoom = !temZoom;
}
if (temZoom == true) {
cameraPlayer.fieldOfView = 60 - zoomMaximo;
} else {
}
}
}
Já fiz oque pediu, e o script novo corrigiu 1 erro que tinha, o seguinte erro corrigido:
Assets/ArmasT/Zoom.cs(13,31): error CS0117: ´camera' does not contain a definition for 'main' (Corrigido)
Mais o erro FieldOfView não ;/
Marcos, se funcionar na versão que você está utilizando, diga a mim qual a versão sua que eu baixo!
Assets/ArmasT/Zoom.cs(13,31): error CS0117: ´camera' does not contain a definition for 'main' (Corrigido)
Mais o erro FieldOfView não ;/
Marcos, se funcionar na versão que você está utilizando, diga a mim qual a versão sua que eu baixo!
Respeito as regras :
Por acaso tem outra camera em cena?
Poderia zipar o projeto e mandar para que eu possa analiza-lo? Este seu erro não faz o menor sentido, tem cara de bug mesmo.
Poderia zipar o projeto e mandar para que eu possa analiza-lo? Este seu erro não faz o menor sentido, tem cara de bug mesmo.
Cara, baixei o projeto, pelo que vi, a Unity 5 não conseguiu atualizar os scripts de tanto asset que tem no projeto, e manteve a antiga API, algumas coisas da Unity 3 inclusive O.o
Se você deletar tudo o que tem nesse projeto e apenas utilizar o script, você verá que irá compilar bem certo...
O problema é que este projeto está demasiadamente cheio de coisas da antiga API, e não pode ser transferido para a Unity 5
Se você deletar tudo o que tem nesse projeto e apenas utilizar o script, você verá que irá compilar bem certo...
O problema é que este projeto está demasiadamente cheio de coisas da antiga API, e não pode ser transferido para a Unity 5
Então eu devo, Transferir oque eu realmente irei utilizar, para outro projeto? ou basicamente os excluir?
Respeito as regras :
rafaelllsd escreveu:Então eu devo, Transferir oque eu realmente irei utilizar, para outro projeto? ou basicamente os excluir?
Crie um novo projeto e vá transferindo asset por asset, más apenas o que for REALMENTE necessário, por que tem muitos scripts obsoletos naqueles assets
Realmente, Criei um novo projeto e o script parou com o erro, muito obrigado pela paciência marcos.
Respeito as regras :