Como ter a mesma imagem em todos os dispositivos?
5 participantes
Página 1 de 1
Como ter a mesma imagem em todos os dispositivos?
Versão do Unity : Unity 5.3.5f1 (32-bit)
Configuração do meu canvas :
É o seguinte , eu ajeito o meu Text no unity (no pc) , e tudo fica correto , dentro de uma moldura bonita.
Quando jogo em tela cheia continua normal , tudo dentro da moldura.
Mas quando exporto para o android , o texto sai da área demarcada (o correto seria ficar dentro da moldura).
Ai no computador fica de um jeito , no celular em outro , e no tablet de outro.
Mas de qualquer forma no celular sempre o texto sai da área.
Fica mais ou menos assim :
Isso porque fui até razoável , tem casos que o texto simplesmente vai até no fundo da tela , saindo completamente da moldura.
Na telinha Game esta marcado 16:10 Landscape (16:10) , não sei mais oque fazer , faço as falas todas certas , e quando passo para o celular ficam saindo do limite.Queria que do jeito que eu fizesse no editor , ficasse em todos os dispositivos.
E isso não acontece só com Text , fiz um botão de configuração que se comportou bem na unity , mas nos dispositivos ele ficou achatado.
Em fim , alguma ideia?
Configuração do meu canvas :
É o seguinte , eu ajeito o meu Text no unity (no pc) , e tudo fica correto , dentro de uma moldura bonita.
Quando jogo em tela cheia continua normal , tudo dentro da moldura.
Mas quando exporto para o android , o texto sai da área demarcada (o correto seria ficar dentro da moldura).
Ai no computador fica de um jeito , no celular em outro , e no tablet de outro.
Mas de qualquer forma no celular sempre o texto sai da área.
Fica mais ou menos assim :
Isso porque fui até razoável , tem casos que o texto simplesmente vai até no fundo da tela , saindo completamente da moldura.
Na telinha Game esta marcado 16:10 Landscape (16:10) , não sei mais oque fazer , faço as falas todas certas , e quando passo para o celular ficam saindo do limite.Queria que do jeito que eu fizesse no editor , ficasse em todos os dispositivos.
E isso não acontece só com Text , fiz um botão de configuração que se comportou bem na unity , mas nos dispositivos ele ficou achatado.
Em fim , alguma ideia?
lesgoy- Mestre
- PONTOS : 3489
REPUTAÇÃO : 49
Respeito as regras :
Re: Como ter a mesma imagem em todos os dispositivos?
Creio que lhe ajudará e dará noções de anchors! E no texto existe o "Best Fit" que ajusta o tamanho do texto automaticamente de acordo com o RectTransform pai e os valores determinados...
https://docs.unity3d.com/Manual/HOWTO-UIMultiResolution.html
https://docs.unity3d.com/Manual/HOWTO-UIMultiResolution.html
Boa tarde cara! putz que estranho, no meu aqui fica tudo certinho, vou te mostrar como eu configuro o meu aqui:
Não uso as opções da Unity para Mobile, eu seto a minha resolução base (que é a do meu celular):
https://imgur.com/a/EXHc5
Meu canvas:
https://imgur.com/a/jNqyp
Os elementos do Canvas (textos, imagens) eu clico na caixa para ajustar, seguro a tecla ALT e então seto em determinada posição, se precisar eu ajusto depois o x e y manualmente, porém sem usar a tecla ALT para setar a posição nas caixas, não ficava certo, com a tecla ALT ele fica certinho em várias resoluções:
https://imgur.com/a/59ukN
Também configuro no player settings em resolution, eu forço para ficar em landscape, no meu caso o game é em landscape(paisagem):
https://imgur.com/a/FHKfl
Talvez te ajude, abração!
Não uso as opções da Unity para Mobile, eu seto a minha resolução base (que é a do meu celular):
https://imgur.com/a/EXHc5
Meu canvas:
https://imgur.com/a/jNqyp
Os elementos do Canvas (textos, imagens) eu clico na caixa para ajustar, seguro a tecla ALT e então seto em determinada posição, se precisar eu ajusto depois o x e y manualmente, porém sem usar a tecla ALT para setar a posição nas caixas, não ficava certo, com a tecla ALT ele fica certinho em várias resoluções:
https://imgur.com/a/59ukN
Também configuro no player settings em resolution, eu forço para ficar em landscape, no meu caso o game é em landscape(paisagem):
https://imgur.com/a/FHKfl
Talvez te ajude, abração!
Última edição por dstaroski em Sex Dez 08, 2017 2:45 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Ajustade em links com imagens)
Agr estou confuso , eu achava que os Anchors (Acho que é assim que chama) , que são aqueles triângulos brancos que você ajusta nos UI , eram para ser colocados do tamanho da UI.
Todos os meus Botões e Textos estão configurados da maneira 1.
Sobre o BestFit , oque são os Mix e Max size?
E sobre o Canvas , quando vou criar uma nova resolução , qual tipo coloco ? Fixed Resolution ou Aspect Ratio?
E sobre o Canvas , quando vou criar uma nova resolução , qual tipo coloco ? Fixed Resolution ou Aspect Ratio?
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Uso sempre o fixed resolution, sobre a questão dos anchors ai, putz dai não sei cara...lesgoy escreveu:Agr estou confuso , eu achava que os Anchors (Acho que é assim que chama) , que são aqueles triângulos brancos que você ajusta nos UI , eram para ser colocados do tamanho da UI.
Abraço!
Zecandy- Mestre
- PONTOS : 3506
REPUTAÇÃO : 155
Respeito as regras :
Não entendi Zecandy ....
Ah , dstaroski , Qual a diferença entre os dois?
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Aspect radio você irá setar um aspecto para a imagem, tipo 16:9, já o fixed resolution você irá setar uma resolução real de tela, exemplo 1024x768 (Width e Height, ou seja, altura e largura).lesgoy escreveu:Não entendi Zecandy ....
Abraço!
lesgoy escreveu:Agr estou confuso , eu achava que os Anchors (Acho que é assim que chama) , que são aqueles triângulos brancos que você ajusta nos UI , eram para ser colocados do tamanho da UI.
Uma pequena explicação sobre anchors(ou ganchos):
Da maneira 1, o objeto será escalonado de acordo com o objeto pai, ou seja, se tu deixar ele mais estreito horizontalmente, fará no filho e vice versa.
Da maneira 2, ele irá apenas mover seu objeto de acordo e como no exemplo, se tiver 3 botões, e deixa-lo todos os ganchos de cada em uma determinada extremidade, ele irá mover de acordo com o pai(se caso cada um esteja em uma extremidade, quando muito diminuído pode ser que os objetos se "toquem")
E existe muitos outras, mas por exemplo, se deixar parecido com a maneira 1, mas em vez de deixar em todas as extremidades, deixasse os ganchos de acordo com as "bolinhas" azuis do exemplo 2(cada gancho, em uma bolinha) além de escalonar de acordo, ele também irá mover de acordo.
O básico do básico é isso, você veja o que mais se adapta com o seu Ui. E quando a o"Mix e Max", são os valores que você determina para o tamanho mínimo e máximo que pode alcançar o texto de acordo com seu escalonamento! Até mais, abraços!
Então porque deixei da maneira 1 , e quando passei para o celular meu button ficou achatado?
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
isso, ja aconteceu comigo resolvi colocando as ancoras no centro superior (no meu caso) se vc colocar na maneira 1 quando a densidade mudar ele distorce mesmo com a resolucao igual lembre-se que no android existe resolucao e densidade se fosse apenas a questao de resolucao a maneira 1 funcionaria perfeitamente mas como a densidade do android varia bastante os ui ficam distorcidos, tambem deixei ativado o best fit
googolepton- Avançado
- PONTOS : 2791
REPUTAÇÃO : 38
Respeito as regras :
Nossa, se o botão ficar nas extremidades tudo bem , mas e se ele não ficar? E se ele ficar tipo no centro da tela , ou no meio da tela só que para baixo ou até mesmo em outras posições?
Como vou saber onde por as ancoras?
Como vou saber onde por as ancoras?
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Dele ter ficado achatado, foi porque tu definiu os ganchos expandidos nas extremidades e de acordo com a resolução tanto vertical, quanto horizontal, ou seja, se deixar nos quatro cantos, se tu diminui horizontalmente ele irá diminuir horizontal e vice e versa caso deixe vertical também, por isso se tu mudar a resolução para algo mais estreito ou mais largo, irá escalonar de acordo.... Se deixa no centro, ele vai de acordo com o centro, se deixa os ganchos em baixo e o botão também, ele irá se mover caso você diminua horizontalmente de baixo para cima apenas e não irá escalonar(caso você deixe-os todos juntos, como da maneira 2, mas em vez do canto, deixar no meio das laterais), ou se deixar no topo, da mesma forma também... O correto caso queira deixar ele apenas no lado, seria da maneira dois e dentro do botão, colocar o texto da maneira 1 e aplicar o Best Fit, como já explicado acima...
https://docs.unity3d.com/560/Documentation/Manual/UIBasicLayout.html
Isso irá te dar uma noção melhor sobre os ganchos, até mais abraços!
https://docs.unity3d.com/560/Documentation/Manual/UIBasicLayout.html
Isso irá te dar uma noção melhor sobre os ganchos, até mais abraços!
Ei dstarosk , quando eu alterei a configuração do meu Canvas para 1280,720 meu botão do configuração ficou assim :
E agora?
Antes estava 1920x1080 , será que não da mais para trocar?
Sobre a opção best fist , oque são os min e max size? E porque não consigo alterar o tamanho da letra quando ativo esta opção?
E agora?
Antes estava 1920x1080 , será que não da mais para trocar?
Sobre a opção best fist , oque são os min e max size? E porque não consigo alterar o tamanho da letra quando ativo esta opção?
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
O básico do básico é isso, você veja o que mais se adapta com o seu Ui. E quando a o"Mix e Max", são os valores que você determina para o tamanho mínimo e máximo que pode alcançar o texto de acordo com seu escalonamento! Até mais, abraços!
Como eu já havia explicado, o best fit = melhor alinhamento, é a opção que você deixa ativado, caso queira que o texto muda sua escala com valores Mínimos e Máximos, conforme o tamanho do Rect é mudado... Você não pode mudar, pois o tamanho é para ser mudado automática de acordo com tamanho do Rect, se deixar menor ele vai diminuindo até chegar no valor Min setado, se tu for aumentado o Height e Width do texto(ou se deixar como da maneira 1 o texto, e o objeto pai(botão por exemplo) for escalonando), ele vai aumentado até chegar no valor Max que tu setou... Espero que assim possa ter entendido melhor, abraços velho!
Então significa que seu eu setar o valor max como 500, quer dizer que ele ira aumentar o seu tamanho em relação ao seu pai , mas com o limite de 500.Mesmo que o obj pai seje muito maior , ele não passara dos 500?
Mas e em relação a minha IMG , porque ficou daquele jeito?
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Isso, correto, é essa a função dos valores Min e Max! Desculpe não responder sobre o outro problema, minha internet estava ruim e não carregou a imagem. Ele ficou assim, pois provavelmente o Rect do Transform ficou negativo o width ou o height... No caso é só você ajustar para ficar positivo e alinhar corretamente!lesgoy escreveu:Então significa que seu eu setar o valor max como 500, quer dizer que ele ira aumentar o seu tamanho em relação ao seu pai , mas com o limite de 500.Mesmo que o obj pai seje muito maior , ele não passara dos 500?
Ae , voltou ao normal , obrigado.
Acho que minhas dúvidas sobre as UI's foram sanadas.
Obrigado a todos que ajudaram!
Acho que minhas dúvidas sobre as UI's foram sanadas.
Obrigado a todos que ajudaram!
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :