Como manter a mesma proporção nas telas de celulares?
4 participantes
Página 1 de 1
Como manter a mesma proporção nas telas de celulares?
Eu queria saber se existe alguma forma de conseguir obter a mesma proporção nas telas de celulares (android). Eu estou testando meu projeto em um aparelho Samsung J2 prime, que tem a resolução de 540:960, configurei essa resolução na unity, e o game fica perfeito quando compilado para esse celular, porém quando eu faço testes em outros celulares, alguns ficam com as bordas pretas, não preenchem toda a tela, já procurei varias formas de resolver isso mais nada adiantou. Quando o game é testado pelo play da unity via conexão remota fica exatamente do jeito que eu quero, só que depois de compilado fica sobrando bordas. Agradeço à quem puder me ajudar, abraço!
LucasRangel- Membro
- PONTOS : 2738
REPUTAÇÃO : 10
Respeito as regras :
Re: Como manter a mesma proporção nas telas de celulares?
Sim. O canvas do Unity permite isso e chama-se "Anchors" (Ancoras).LucasRangel escreveu:Eu queria saber se existe alguma forma de conseguir obter a mesma proporção nas telas de celulares (android). Eu estou testando meu projeto em um aparelho Samsung J2 prime, que tem a resolução de 540:960, configurei essa resolução na unity, e o game fica perfeito quando compilado para esse celular, porém quando eu faço testes em outros celulares, alguns ficam com as bordas pretas, não preenchem toda a tela, já procurei varias formas de resolver isso mais nada adiantou. Quando o game é testado pelo play da unity via conexão remota fica exatamente do jeito que eu quero, só que depois de compilado fica sobrando bordas. Agradeço à quem puder me ajudar, abraço!
mafipt- MembroAvançado
- PONTOS : 3627
REPUTAÇÃO : 54
Áreas de atuação : C#, Java, PHP, JS, MySql, Multiplayer, Unity.
Respeito as regras :
Boa noite! assim como o amigo acime disse, dá pra usar os Anchors, aqui também tem uma documentação sobre: https://docs.unity3d.com/Manual/HOWTO-UIMultiResolution.html
Vá até seu Canvas e mude essa opção, deixando igual ao exemplo.LucasRangel escreveu:Eu queria saber se existe alguma forma de conseguir obter a mesma proporção nas telas de celulares (android). Eu estou testando meu projeto em um aparelho Samsung J2 prime, que tem a resolução de 540:960, configurei essa resolução na unity, e o game fica perfeito quando compilado para esse celular, porém quando eu faço testes em outros celulares, alguns ficam com as bordas pretas, não preenchem toda a tela, já procurei varias formas de resolver isso mais nada adiantou. Quando o game é testado pelo play da unity via conexão remota fica exatamente do jeito que eu quero, só que depois de compilado fica sobrando bordas. Agradeço à quem puder me ajudar, abraço!
Mude a resolução de referência para a que você está usando.
Agora sua UI já deve respeitar a questão de tamanho, quanto à posição, use as âncoras e pivôs conforme a necessidade. se quer algo centralizado/abaixo, utilize a âncora correspondente, e não apenas a centralizada.
Ex:
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4445
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
Muito Obrigado pelas sugestões, eu já havia lido sobre essa questão das ancoras, a não ser que eu esteja fazendo algo errado, creio que isso não seja o motivo do meu problema, na verdade o que eu queria era preencher a tela com celular toda com a câmera do jogo. Para entenderem melhor o problema vou mostrar essas fotos:
Esta seria a proporção ideal da tela com um J2 prime (540:960):
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/22345414_856174124545801_1407340437_o-jpg
já esta esta no aparelho LG (480:800):
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/22343833_856174077879139_944016863_o-jpg
da para perceber que sobra duas bordas pretas nas laterais e o botão "Credits" fica com uma parte em baixo do banner de propaganda.
Se existir alguma forma de solucionar isso ficaria muito feliz. E se realmente for a questão das ancoras devo estar fazendo algo de errado.
Esta seria a proporção ideal da tela com um J2 prime (540:960):
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/22345414_856174124545801_1407340437_o-jpg
já esta esta no aparelho LG (480:800):
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/22343833_856174077879139_944016863_o-jpg
da para perceber que sobra duas bordas pretas nas laterais e o botão "Credits" fica com uma parte em baixo do banner de propaganda.
Se existir alguma forma de solucionar isso ficaria muito feliz. E se realmente for a questão das ancoras devo estar fazendo algo de errado.
LucasRangel- Membro
Respeito as regras :
Pra imagem de fundo, costumo usar um painel, pois ele já se adequa a qualquer proporção de tela, eliminando as bordas pretas... Para as imagens comuns, crie-as como filhas desse painel, e como você sabe que haverá uma propaganda na parte inferior, veja qual a porcentagem da tela que ela ocupa e leve isso em consideração na hora de organizar seus botões, arrastando a âncora para a porcentagem restante, para que não fique abaixo da propaganda.
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4445
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
Obrigado pela sugestão, vou tentar esse método acho que vai dar certo, estou quebrando cabeça com isso a dias. É meu primeiro projeto e eu ainda estou aprendendo a usar as ferramentas.Fagner escreveu:Pra imagem de fundo, costumo usar um painel, pois ele já se adequa a qualquer proporção de tela, eliminando as bordas pretas... Para as imagens comuns, crie-as como filhas desse painel, e como você sabe que haverá uma propaganda na parte inferior, veja qual a porcentagem da tela que ela ocupa e leve isso em consideração na hora de organizar seus botões, arrastando a âncora para a porcentagem restante, para que não fique abaixo da propaganda.
LucasRangel- Membro
Respeito as regras :