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Posiçoes dos carros

3 participantes

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Resolvido Posiçoes dos carros

Mensagem por Callyde Jr Seg Out 02, 2017 6:47 am

Bom dia amigos.
Estou tentando aqui fazer um sistema de posiçoes dos carros tipo assim tem 4 carros na pista e suas posiçoes iniciais
Carro1 posiçao1,carro2 posiçao2,carro3 posiçao3,carro4 posiçao4.
e ao colidir com varios colisores mudando suas posiçoes, tipo um rank.
Alguem tiver uma ideia,base ou tutorial vai me ajudar muito.
Obrigado a todos.


Última edição por Callyde Jr em Qui Out 05, 2017 12:21 pm, editado 1 vez(es)
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Resolvido Re: Posiçoes dos carros

Mensagem por Madness Seg Out 02, 2017 1:11 pm

http://answers.unity3d.com/questions/462034/logic-on-calculating-positions-in-a-race.html

Link do fórum da unity, tem a lógica e até mesmo uns scripts pra você usar como base Smile
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Resolvido Re: Posiçoes dos carros

Mensagem por luiz12345 Seg Out 02, 2017 1:14 pm

cada vez que o carro colidar com o chekpoint, ou chegar no seu waypoint e so somar uma variável , despois checa quem tem mais números nessa variável, quem tiver mais vai ser o primeiro ,

vamos supor...

primeiro 20 waypoints

segundo 17 waypoints

terceiro 8 waypoints

no script...

checar quem tem mais waypoints (carro1) 

checar quem e o segundo local. seria um numero menor do waypoint do carro1 e maior q zero

dará este resultado 

17(carro2)
8(carro3)

agr e so checar quem tem mais (carro2)

se tiver mais carros e so repetir o processo. checar os waypoints menor de 17(carro2) e maior q zero

terá este resultado

8(carro3)


caso haja 2 ou mais carros do mesmo jeito pode botar no carro um script dizendo há quanto tempo ele já pegou aquele waypoint o que tiver mais tempo sera o primeiro a ter pegado ele

espero ter ajudado neste raciocínio  :D

n sei mt como fazer esse script doidao n , mais sei q e possível, porem estou vendo que você e programador e já manja nessas coisas
luiz12345
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Resolvido Re: Posiçoes dos carros

Mensagem por Callyde Jr Ter Out 03, 2017 6:56 am

Massa obrigado amigos,
Eu estou testando o do fórum da unity mais esta dando erros nesse script
Na linha 26,
Código:
 currentWaypoint = System.Convert.ToInt32(otherTag);//nessa parte


Código:
using UnityEngine;
 using System.Collections;
 using System.Collections.Generic;
 using System;
 using System.Text.RegularExpressions;
 
 public class Car : MonoBehaviour {
    public int currentWaypoint;//Waypoint atual
    public int currentLap;//Voltas na pista
    public Transform lastWaypoint;//Waypoint chegada
    public int nbWaypoint; //Set the amount of Waypoints
 
    private static int WAYPOINT_VALUE = 100;
    private static int LAP_VALUE = 10000;
    private int cpt_waypoint = 0;
 
    // Use this for initialization
    public void Initialize() {
        currentWaypoint = 0;
        currentLap = 0;
        cpt_waypoint = 0;
    }
 
    public void OnTriggerEnter(Collider other) {
        string otherTag = other.gameObject.tag;
        currentWaypoint = System.Convert.ToInt32(otherTag);
        if (currentWaypoint == 1 && cpt_waypoint == nbWaypoint) { // completed a lap, so increase currentLap;
            currentLap++;
            cpt_waypoint = 0;
        }
        if (cpt_waypoint == currentWaypoint - 1) {
            lastWaypoint = other.transform;
            cpt_waypoint++;
        }
    }
 
    public float GetDistance() {
        return (transform.position - lastWaypoint.position).magnitude + currentWaypoint * WAYPOINT_VALUE + currentLap * LAP_VALUE;
    }
 
    public int GetCarPosition(Car[] allCars) {
        float distance = GetDistance();
        int position = 1;
        foreach (Car car in allCars) {
            if (car.GetDistance() > distance)
                position++;
        }
        return position;
    }
 }
Estou olhando esses script para entender como funciona mais tambem a ideia do Luz tambem e muito boa
Callyde Jr
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Resolvido Re: Posiçoes dos carros

Mensagem por Callyde Jr Ter Out 03, 2017 6:05 pm

Esta mostrando isso.
Código:
FormatException: Input string was not in the correct format
System.Int32.Parse (System.String s) (at /Users/builduser/buildslave/mono/build/mcs/class/corlib/System/Int32.cs:629)
System.Convert.ToInt32 (System.String value) (at /Users/builduser/buildslave/mono/build/mcs/class/corlib/System/Convert.cs:1270)
Car.OnTriggerEnter (UnityEngine.Collider other) (at Assets/Scripts/Car.cs:26)

FormatException: string de entrada não estava no formato correto
     System.Int32.Parse (System.String s) (em /Users/builduser/buildslave/mono/build/mcs/class/corlib/System/Int32.cs:629)
     System.Convert.ToInt32 (System.String value) (em /Users/builduser/buildslave/mono/build/mcs/class/corlib/System/Convert.cs:1270)
     Car.OnTriggerEnter (UnityEngine.Collider outro) (em Assets / Scripts / Car.cs: 26)
Nao esta convertendo?
Ja fiz assim
System..Convert.ToInt32(otherTag);
Convert.ToInt32(otherTag); 
Int32.Parse(otherTag);
Coloquei nos objetos em vez de nomes coloquei so 1,2,3 nao funcionou?
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Resolvido Re: Posiçoes dos carros

Mensagem por Callyde Jr Qua Out 04, 2017 6:05 am

Bom dia amigos.
Bom la no fórum da unity ele diz isso para usar esse sistema.
E bem simples mais  so mostra esse erro quando o jogo esta rodando.

Aqui está uma nova versão dos scripts da Tomer Barkan com algumas melhorias.
1) O script do carro antigo não filtrou a direção errada e aumentaram várias voltas. 2) O script RaceManager tem uma matriz demais para armazenar as referências do carro, então eu removi o carObject!
Cada waypoint deve ter um colisor do gatilho e deve ser marcado como "1", "2", "3" ... de acordo com o número do waypoint.
Cada objeto Car deve ser atribuído com o script Car.
Você precisa definir manualmente o número total de Waypoints na variável nbWaypoint e é preferível que você configure a variável LastWaypoint no último waypoint antes de começar, então o script funcionaria antes da primeira volta e sem erros do console.
O RaceManager deve ser atribuído com o script do gerenciador de corrida, e você precisa arrastar e soltar cada jogo do carro na variável AllCars no script, então ele tem uma referência ao script de todos os carros.

O Script "Car.cs":

Código:
using UnityEngine;
 using System.Collections;
 using System.Collections.Generic;
 using System;
 
 
 public class Car : MonoBehaviour {
    public int currentWaypoint;//Waypoint atual
    public int currentLap;//Voltas na pista
    public Transform lastWaypoint;//Waypoint chegada
    public int nbWaypoint; //Quantidade de Waypoints
 
    private static int WAYPOINT_VALUE = 100;
    private static int LAP_VALUE = 10000;
    private int cpt_waypoint = 0;
 
    // Use this for initialization
    public void Initialize() {
        currentWaypoint = 0;
        currentLap = 0;
        cpt_waypoint = 0;
    }
 
    public void OnTriggerEnter(Collider other) {
      
        string otherTag = other.gameObject.tag;
        currentWaypoint = System.Int32.Parse(otherTag);               
        if (currentWaypoint == 1 && cpt_waypoint == nbWaypoint) { // completed a lap, so increase currentLap;
            currentLap++;
            cpt_waypoint = 0;
        }
        if (cpt_waypoint == currentWaypoint - 1) {
            lastWaypoint = other.transform;
            cpt_waypoint++;
        }
    }
   
    public float GetDistance() {
        return (transform.position - lastWaypoint.position).magnitude + currentWaypoint * WAYPOINT_VALUE + currentLap * LAP_VALUE;
    }
 
    public int GetCarPosition(Car[] allCars) {
        float distance = GetDistance();
        int position = 1;
        foreach (Car car in allCars) {
            if (car.GetDistance() > distance)
                position++;
        }
        return position;
    }
   
 }

O Script "RaceManager.cs":

Código:
using UnityEngine;
 using System.Collections;
 using System.Collections.Generic;
 using System;
 
 public class RaceManager : MonoBehaviour {
    public Car[] allCars;//Carros
    public Car[] carOrder;//horde dos carros
 
    public void Start() {
        // set up the car objects
        carOrder = new Car[allCars.Length];
        InvokeRepeating ("ManualUpdate", 0.5f, 0.5f);
    }
 
    // this gets called every frame
    public void ManualUpdate() {
        foreach (Car car in allCars) {
            carOrder[car.GetCarPosition(allCars) - 1] = car;
        }
    }
 }

Fiz como lele disse ai mas nada?
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Resolvido Re: Posiçoes dos carros

Mensagem por Callyde Jr Qua Out 04, 2017 6:34 pm

Boa noite amigos.
Bom vim aqui no topioco por incrivel que pareça o erro estava nos collideres do carro coloquei o script em um so collisor e funcionou mais as variavez nao mudaram nao estao funcionando
Código:
currentWaypoint = 0;
currentLap = 0;
cpt_waypoint = 0;
no script RaceManager o carOrder muda de pocisoes usei com 4 carros.
Sera que tem algum erro no script Car?
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Resolvido Re: Posiçoes dos carros

Mensagem por Callyde Jr Qui Out 05, 2017 6:11 am

Resolvido ajustei os scripts e agora funciona.
So nao pode deixar as variavez em 0 ela nao adiciona o ++,
vejam os scripts ai.
Código:
using UnityEngine;
 using System.Collections;
 using System.Collections.Generic;
 using System;
 
 
 public class Car : MonoBehaviour {
   
    private RaceManager rc;
   
    public int noChecks;//Checandor colisor
    public int currentWaypoint;//Waypoint atual
    public int currentLap;//Volta na pista atual
    public Transform lastWaypoint;//Waypoint chegada
    public int nbWaypoint; //Quantidade de Waypoints
 
    private static int WAYPOINT_VALUE = 100;
    private static int LAP_VALUE = 10000;
    private int cpt_waypoint = 0;
   
   
    void Start() {
     currentWaypoint = 1;
      currentLap = 1;
      cpt_waypoint = 0;    
      
     noChecks = GameObject.Find("Checkpoints").transform.childCount;

     rc = GameObject.FindObjectOfType<RaceManager> ();
    
    }
    void Update () {
    if(currentWaypoint > noChecks){
      currentLap++;
      currentWaypoint = 1;
       }
   if(currentLap >= nbWaypoint){//Termina corrida
      Time.timeScale = 0;
      
   }
      
    if(currentLap >= rc.LapRace){//Acabou corrida
      Debug.Log("Acabou");
    }   
   }
 
    // Use this for initialization
 
    public void OnTriggerEnter(Collider other) {
        if(other.name == currentWaypoint.ToString()){
         currentWaypoint++;
        if (currentWaypoint == 1 && cpt_waypoint == nbWaypoint) { // completed a lap, so increase currentLap;
            currentLap++;
            cpt_waypoint = 0;
        }
        if (cpt_waypoint == currentWaypoint - 1) {
            lastWaypoint = other.transform;
            cpt_waypoint++;
        }
    }
    }
    public float GetDistance() {
        return (transform.position - lastWaypoint.position).magnitude + currentWaypoint * WAYPOINT_VALUE + currentLap * LAP_VALUE;
    }
 
    public int GetCarPosition(Car[] allCars) {
        float distance = GetDistance();
        int position = 1;
        foreach (Car car in allCars) {
            if (car.GetDistance() > distance)
                position++;
        }
        return position;
    }
   
 }

Código:
using UnityEngine;
 using System.Collections;
 using System.Collections.Generic;
 using System;
 using UnityEngine.UI;
 
 public class RaceManager : MonoBehaviour {
   
    public int LapRace = 2;// quantidade devoltas
    public Car[] allCars;//Carros
    public Car[] carOrder;//horde dos carros
   
    public Text[] texPos;
    private int rcAtual;
   
    public void Start() {
        // set up the car objects
        carOrder = new Car[allCars.Length];
        InvokeRepeating ("ManualUpdate", 0.5f, 0.5f);
    }
 
    // this gets called every frame
    public void ManualUpdate() {
       if(rcAtual < carOrder.Length){
        foreach (Car car in allCars) {
            carOrder[car.GetCarPosition(allCars) - 1] = car;
          texPos[car.GetCarPosition(allCars) - 1].text = car.ToString();
        }
    }
 }
 }

Coloquei Text no script RaceManager para podemos ver a mudanças de posiçoes dos carros.
Callyde Jr
Callyde Jr
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Respeito as regras : Posiçoes dos carros WvDYdlf

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