(Dúvida) iRDS - Inteligencia artificial para carros.
5 participantes
Página 1 de 1
(Dúvida) iRDS - Inteligencia artificial para carros.
Olá, estou fazendo um sistema de corrida, fico em dúvida na hora de fazer o inimigo, já tentei com Way points mais não fica tão bom assim, principalmente nas curvas. Queria uma ideia de como poço fazer isto. Procurei na Assets store e ambos são caros.
Video exemplo:
Video exemplo:
rafaelllsd- ProgramadorMaster
- PONTOS : 5242
REPUTAÇÃO : 507
Áreas de atuação : Unity, Audacity, Blender, Gimp, C#, JS, MySQL.
Respeito as regras :
Re: (Dúvida) iRDS - Inteligencia artificial para carros.
Quando o assunto é IA, não tem pra onde correr, o negócio é tentar implementar aprendizagem de máquina para fazer os concorrentes, a vantagem seria que você teria várias gerações de pilotos, e cada um poderia ser um nível de habilidade da IA.rafaelllsd escreveu:Olá, estou fazendo um sistema de corrida, fico em dúvida na hora de fazer o inimigo, já tentei com Way points mais não fica tão bom assim, principalmente nas curvas. Queria uma ideia de como poço fazer isto. Procurei na Assets store e ambos são caros.
Video exemplo:
No modo "gambiarra" acho que o sistema de waypoints, utilizado de modo correto pode quebrar o galho, não sendo o objetivo exato do carro, mas apenas a direção, ex:
Um array de waypoints, espalhados na pista, sempre que tocasse em um, ou chegasse perto, o carro receberia o próximo waypoint como destino, com esse novo sistema de navmesh dinâmica, creio que dá pra pôr outros carros como obstáculos também, assim eles iriam se guiando, e evitando a colisão entre si, pode funcionar, se refinar direitinho... Mas eu tentaria logo implementar uma IA de verdade, pesquise sobre redes neurais artificiais no YouTube, vendo os tipos de algoritmo tu pode ter uma base por onde começar
Última edição por Fagner em Dom Out 01, 2017 8:46 pm, editado 1 vez(es)
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4443
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4443
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
Obrigado fagner, vou pesquisar sobre e assistir o video.
Respeito as regras :
No exemplo da unity tem um bem simples mais da para entender
Respeito as regras :
La quando vamos baixar a unity tem um UnityExampleProjectSetup nele tem uns exemplos
blz vou dar uma olhada.
Respeito as regras :
Cara, uma AI top para veículos envolve REDE NEURAL, e equações, onde você pega um sinal de saída e aplica novamente na equação, para aperfeiçoar o resultado.
Na moral, tenho até medo disso, eheueheuheueheuheueh
É mesmo, eu estava estudando um pouco sobre e é realmente muuuuuito complexo. Eu tive a oportunidade de baixar um asset pago de graça, porém só para mim ver como funcionava e assim ter uma base, mais depois que vi que em 1 carro tinha 12 scripts para funcionar até desanimei kkk.MarcosSchultz escreveu:Cara, uma AI top para veículos envolve REDE NEURAL, e equações, onde você pega um sinal de saída e aplica novamente na equação, para aperfeiçoar o resultado.
Respeito as regras :
Bom vou te passar um texte que fiz aqui.
Va em Standard Assets,Vehicles,Car e no Prefabs, coloque o CarWaypointBased em cena,
Nele tem um script chamado de WaypointProgressTracker, remova ele e deixe o CarAIControl, nesse script tem uma opçao Target Coloque um cubo em cena com Trigger marcado Faça mais
7 copias desse cubo e espalhe pela cena
o primeiro cubo de o nome de Tracker
Os outros de o nome de
Marck1
Marck2
Marck3
Marck4
Marck5
Marck6
Marck7
E desative o BoxCollider deles 7,
No cubo Tracker coloque esse script
No script do carro em Targetcoloque o primeiro cubo o Tracker pronto o carro vai atraz de
Tracker e quando collidir ele muda de posiçao pro Marck1,Marck2,Marck3 e etc...
Va em Standard Assets,Vehicles,Car e no Prefabs, coloque o CarWaypointBased em cena,
Nele tem um script chamado de WaypointProgressTracker, remova ele e deixe o CarAIControl, nesse script tem uma opçao Target Coloque um cubo em cena com Trigger marcado Faça mais
7 copias desse cubo e espalhe pela cena
o primeiro cubo de o nome de Tracker
Os outros de o nome de
Marck1
Marck2
Marck3
Marck4
Marck5
Marck6
Marck7
E desative o BoxCollider deles 7,
No cubo Tracker coloque esse script
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class DramCarTrack : MonoBehaviour {
public GameObject TheMarker;
public GameObject Mark01;
public GameObject Mark02;
public GameObject Mark03;
public GameObject Mark04;
public GameObject Mark05;
public GameObject Mark06;
public GameObject Mark07;
public int markTracker;
// Use this for initialization
void Start () {
}
// Update is called once per frame
void Update () {
if(markTracker == 0){
TheMarker.transform.position = Mark01.transform.position;
}
if(markTracker == 1){
TheMarker.transform.position = Mark02.transform.position;
}
if(markTracker == 2){
TheMarker.transform.position = Mark03.transform.position;
}
if(markTracker == 3){
TheMarker.transform.position = Mark04.transform.position;
}
if(markTracker == 4){
TheMarker.transform.position = Mark05.transform.position;
}
if(markTracker == 5){
TheMarker.transform.position = Mark06.transform.position;
}
if(markTracker == 6){
TheMarker.transform.position = Mark07.transform.position;
}
}
IEnumerator OnTriggerEnter(Collider collision){
if(collision.gameObject.tag == "DramCarTrack"){
this.GetComponent<BoxCollider>().enabled = false;
markTracker += 1;
if(markTracker == 6){
markTracker = 0;
}
yield return new WaitForSeconds (1);
this.GetComponent<BoxCollider>().enabled = true;
}
}
}
No script do carro em Targetcoloque o primeiro cubo o Tracker pronto o carro vai atraz de
Tracker e quando collidir ele muda de posiçao pro Marck1,Marck2,Marck3 e etc...
Obrigado Callyde, mas o que estou fazendo envolve WheelColliders ficando mais dificil de fazer, porém seu script pode ajudar outras pessoas.
Respeito as regras :
WheelColliders?
Esse modelo exemplo ele tem os WheelCollider.
Esse modelo exemplo ele tem os WheelCollider.
Desculpem desenterrar o tópico.
Tenho estudado para fazer um jogo de corrida, atualmente a minha AI está usando waypoints e está fazendo a volta relativamente rápido, o suficiente para criar um mínimo de desafio ao jogador, porém quando coloco mais carros na pista eles começam a se colidir e reduzir bem a velocidade, ficando pelo menos 10% mais lentos que o primeiro carro.
Aí me deparo com este tópico onde fala que redes neurais, que apesar de ser muuuuito interessante, acredito que não é isso que utilizam nos jogos de corrida de gerações passadas nem nas gerações atuais.
Tenho estudado para fazer um jogo de corrida, atualmente a minha AI está usando waypoints e está fazendo a volta relativamente rápido, o suficiente para criar um mínimo de desafio ao jogador, porém quando coloco mais carros na pista eles começam a se colidir e reduzir bem a velocidade, ficando pelo menos 10% mais lentos que o primeiro carro.
Aí me deparo com este tópico onde fala que redes neurais, que apesar de ser muuuuito interessante, acredito que não é isso que utilizam nos jogos de corrida de gerações passadas nem nas gerações atuais.
Quando abri este tópico eu estava fazendo um protótipo para adquirir experiência neste ramo, estudei algumas maneiras de fazer os carros seguirem uma rota, com WayPoints, Navmesh, Rede Neural e posso adiantar que o mais fácil e rápido, seria com o Navmesh usando "NavMeshObstacle" para os carros não ficarem se batendo. Infelizmente não tenho o mais o projeto do meu protótipo, se não compartilhava o script que tinha feito :]guimaraf escreveu:Desculpem desenterrar o tópico.
Respeito as regras :
Infelizmente perdeu, gostaria de ver como ficou o resultado.rafaelllsd escreveu:Quando abri este tópico eu estava fazendo um protótipo para adquirir experiência neste ramo, estudei algumas maneiras de fazer os carros seguirem uma rota, com WayPoints, Navmesh, Rede Neural e posso adiantar que o mais fácil e rápido, seria com o Navmesh usando "NavMeshObstacle" para os carros não ficarem se batendo. Infelizmente não tenho o mais o projeto do meu protótipo, se não compartilhava o script que tinha feito :]guimaraf escreveu:Desculpem desenterrar o tópico.
De qualquer forma, muito obrigado.