Unity 2017 Iluminação RealTime VS Baked [Comparaçâo]
2 participantes
Página 1 de 1
Unity 2017 Iluminação RealTime VS Baked [Comparaçâo]
Eae glr blz? Estava um tempo off aki no forum, mas ja voltei a entrar, bom, eu decidir fazer um video de uma comparação de 2 tipos de iluminação[Lighting]
da unity 2017, a iluminação Baked e a Realtime, em um cenario que eu modelei a um tempo ,atraz o video é bem rapido msm, e eu não sei se usei o
lighting da unity de forma correta, ainda estou estudando sobre o lighting, mas eu fiz e tive esses resultados ai no video abaixo, fiz os dois separados e colo
quei pra gravar, ai fui no camtasia e coloquei os dois videos juntos para ficar uma comparação dividida, e ta ai a comparação!
Recomendo assistir em 720p pq o video ficou com uma qualidade ruim, e recomendo vcs assistirem em tela cheia
para ver melhor as diferenças!
Enquanto ao cenario, Eu modelei ele com o blender, o modelo era destinado para um projeto de um game de FPS chamado DeltaSquadFPS, mas ai eu tive uma discussão com o criador do projeto, e acabei deixando esse projeto por conta um desentendimento entre eu e o criador do projeto, porém, eu não descartei o modelo, e deixei ele para testes, tambem pq deu um pouco de trabalho modelar o cenario todo sozinho..
e apesar dele ser pequeno, Demorei mais ou menos 1 semana para modelar ele completo,
Tambem por causa das texturas e tals.. e o sistema das bandeiras se mexerem eu fiz com o cloth a partir de um video do Marcos
Agradeço muito a ele pelo tutorial!
Espero que tenham gostado da comparação é isso ae vlw Flw!
da unity 2017, a iluminação Baked e a Realtime, em um cenario que eu modelei a um tempo ,atraz o video é bem rapido msm, e eu não sei se usei o
lighting da unity de forma correta, ainda estou estudando sobre o lighting, mas eu fiz e tive esses resultados ai no video abaixo, fiz os dois separados e colo
quei pra gravar, ai fui no camtasia e coloquei os dois videos juntos para ficar uma comparação dividida, e ta ai a comparação!
Recomendo assistir em 720p pq o video ficou com uma qualidade ruim, e recomendo vcs assistirem em tela cheia
para ver melhor as diferenças!
Enquanto ao cenario, Eu modelei ele com o blender, o modelo era destinado para um projeto de um game de FPS chamado DeltaSquadFPS, mas ai eu tive uma discussão com o criador do projeto, e acabei deixando esse projeto por conta um desentendimento entre eu e o criador do projeto, porém, eu não descartei o modelo, e deixei ele para testes, tambem pq deu um pouco de trabalho modelar o cenario todo sozinho..
e apesar dele ser pequeno, Demorei mais ou menos 1 semana para modelar ele completo,
Tambem por causa das texturas e tals.. e o sistema das bandeiras se mexerem eu fiz com o cloth a partir de um video do Marcos
Agradeço muito a ele pelo tutorial!
Espero que tenham gostado da comparação é isso ae vlw Flw!
Última edição por MateusWTP em Dom Set 17, 2017 9:04 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acrescentar palavras)
Re: Unity 2017 Iluminação RealTime VS Baked [Comparaçâo]
Pelo que percebi tu não usou Iluminação global, o que faria toda a diferença aí.
necessita de umas light Probes também, caso não tenha marcado os objetos do cenário como estáticos.
Eu mudaria para o sistema Linear também, pois o Gamma aí está dando clip no preto.
necessita de umas light Probes também, caso não tenha marcado os objetos do cenário como estáticos.
Eu mudaria para o sistema Linear também, pois o Gamma aí está dando clip no preto.
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4442
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
Opa vlw pela dica! e como eu disse kkkk ainda estou aprendendo a usar o lightingFagner escreveu:Pelo que percebi tu não usou Iluminação global, o que faria toda a diferença aí.
e na vdd isso ai é o reflection probe, eu coloquei baked e realtime, ai deu essa diferença ai
não usei nada mais, vou andar estudando sobre light probes
Vou fazer uma comparação também, postando as configurações de cada uma pra tu dar uma olhada..MateusWTP escreveu:Opa vlw pela dica! e como eu disse kkkk ainda estou aprendendo a usar o lightingFagner escreveu:Pelo que percebi tu não usou Iluminação global, o que faria toda a diferença aí.
e na vdd isso ai é o reflection probe, eu coloquei baked e realtime, ai deu essa diferença ai
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
BlzVou fazer uma comparação também, postando as configurações de cada uma pra tu dar uma olhada..Opa vlw pela dica! e como eu disse kkkk ainda estou aprendendo a usar o lightingFagner escreveu:Pelo que percebi tu não usou Iluminação global, o que faria toda a diferença aí.
Última edição por MateusWTP em Dom Set 17, 2017 11:27 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : .)
Aqui está a comparação que fiz entre usar uma luz Realtime e Baked.
Independente do visual de uma ou outra, ou dos efeitos post processing que usei de forma semelhante em ambos, Realtime ou baked não se resume a qual tem o melhor gráfico, e sim qual usar pra cada situação:
1- Se tua cena tem coisas estáticas no cenário, porém tem um personagem que é dinâmico, o ideal é usar a Mixed, onde o que está marcado como estático, tem a sua luz calculada e guardada, rendendo em desempenho. enquanto que teu personagem não estático recebe iluminação em tempo Real.
2 - Se desempenho for crucial pro projeto, use apenas a baked, teus objetos estáticos receberão essa luz com um melhor desempenho, e teus objetos dinâmicos precisarão de light probes para se mesclarem na iluminação.
3 - Se não se importar com desempenho, utilize só realtime, vai ser bem mais pesado(note o numero de vertices aumentou 4x nesta cena), ficou com mais contraste e um pouco mais vivo, mas nada que não consiga com o baked usando o post P. stack.
Como prezo muito pelo desempenho, usaria tudo que não se mexe como estático, iluminação Baked, light probes para os objetos dinâmicos, e modo Linear juntamente com HDR/ Tonemapping para conseguir o visual desejado, com um ganho de performance considerável.
Independente do visual de uma ou outra, ou dos efeitos post processing que usei de forma semelhante em ambos, Realtime ou baked não se resume a qual tem o melhor gráfico, e sim qual usar pra cada situação:
1- Se tua cena tem coisas estáticas no cenário, porém tem um personagem que é dinâmico, o ideal é usar a Mixed, onde o que está marcado como estático, tem a sua luz calculada e guardada, rendendo em desempenho. enquanto que teu personagem não estático recebe iluminação em tempo Real.
2 - Se desempenho for crucial pro projeto, use apenas a baked, teus objetos estáticos receberão essa luz com um melhor desempenho, e teus objetos dinâmicos precisarão de light probes para se mesclarem na iluminação.
3 - Se não se importar com desempenho, utilize só realtime, vai ser bem mais pesado(note o numero de vertices aumentou 4x nesta cena), ficou com mais contraste e um pouco mais vivo, mas nada que não consiga com o baked usando o post P. stack.
Como prezo muito pelo desempenho, usaria tudo que não se mexe como estático, iluminação Baked, light probes para os objetos dinâmicos, e modo Linear juntamente com HDR/ Tonemapping para conseguir o visual desejado, com um ganho de performance considerável.
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
Mano faz um tutorial pf vc manja muito, é dificil achar um tutorial sobre Iluminação global 100% Portguês Brasileiro
faz ae pow vai ajudar muita gente inclusive eu!
Como eu falei no comentário anterior, vai da necessidade...MateusWTP escreveu:Mano faz um tutorial pf vc manja muito, é dificil achar um tutorial sobre Iluminação global 100% Portguês Brasileiro
1- Se é pra mobile, com poucas luzes, (Forward, cenário estático, luzes baked ou mixed, light/reflection probes pros elementos dinâmicos, GI baked)
2 - Mobile, muitas luzes, (Deferred, cenário estático, luzes baked, light/reflection probes para elementos dinâmicos, "a depender do desempenho, não uso GI")
3 - PC placa de vídeo integrada, cenários pequenos (Iluminação calculada direto no blender, multiplicando o AO+sombras sobre a textura Albedo, iluminação em tempo real apenas pro personagem(Isso também roda legal em mobile ))
4 - PC mediano (GI, Deferred, Cenário estático, light/reflection probes, cor Linear, HDR, FX, AO calculado no lightmap)
E por aí vai...
Muitas dessas configurações eu vou setando em Quality(Project settings), para que se ajustem conforme a escolha do usuário(Ultra, beautiful, etc..)
Última edição por Fagner em Seg Set 18, 2017 12:58 pm, editado 2 vez(es)
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
Essa semana modelo uma cena simples e faço um tutorial com ela...
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
Blz, eu queria te dar o meu, mas esqueci de gerar as uvs nos modelosFagner escreveu:Essa semana modelo uma cena simples e faço um tutorial com ela...
esse tambem é outro motivo de não ter ficado bom rsrs
Última edição por MateusWTP em Seg Set 18, 2017 8:09 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : palavras)