[RESOLVIDO] Tensão [Corda]
5 participantes
SchultzGames :: UNITY 3D :: Resolvidos
Página 1 de 1
[RESOLVIDO] Tensão [Corda]
Olá Galera
Será que Alguém tem alguma Idéia de Como Calculo uma Tensão entre um Ponto e Outro? :idea:
Exemplo : Minha Corda aguenta até 50kg de Tensão,
então tenho Um Cubo que Pesa 20kg Pendurado nela,
Como Calculo a Tensão que o Cubo Exerce Sobre a Corda?
pra quando Aplicar uma Força no Cubo Aumentar a Tensão sobre a Corda até ela Arrebentar (Quando Passar da Tensão Máxima)
Se Alguém Souber como Calcular isso Agradeço Imensamente! :D
Desde já Obrigado !
Será que Alguém tem alguma Idéia de Como Calculo uma Tensão entre um Ponto e Outro? :idea:
Exemplo : Minha Corda aguenta até 50kg de Tensão,
então tenho Um Cubo que Pesa 20kg Pendurado nela,
Como Calculo a Tensão que o Cubo Exerce Sobre a Corda?
pra quando Aplicar uma Força no Cubo Aumentar a Tensão sobre a Corda até ela Arrebentar (Quando Passar da Tensão Máxima)
Se Alguém Souber como Calcular isso Agradeço Imensamente! :D
Desde já Obrigado !
Última edição por AndyShow em Qui Set 07, 2017 11:44 pm, editado 1 vez(es)
Re: [RESOLVIDO] Tensão [Corda]
Carakas
Muito Bom...ja da pra ter uma Ideia do Calculo de Fisica
isso me Assustou um Pouco mas vou Estudar mesmo assim hehehe :D
Muito Bom...ja da pra ter uma Ideia do Calculo de Fisica
isso me Assustou um Pouco mas vou Estudar mesmo assim hehehe :D
KKKK To chegando a conclusão que você precisa ser muito bom em matemática/física para fazer um jogo de pesca, enfim..
WikiHow
A fórmula básica da tensão é : T = mg + ma (m = massa, g = gravidade, a = aceleração)
Ex: Então, se um objeto de 20kg estiver pendurado por uma corda, é só multiplicar o peso dele pela gravidade (aprox. 9,8 m/s²).
T= (20).(9,8) + (20).(0) (Se não tiver aceleração você nem usa essa segunda parte, por isso fica tão fácil)
T= 196N
E a sua corda aguenta : 50.9,8 = 490N
Mas e se você puxar a vara de pesca para cima a uma velocidade de 15,5 m/s² ?
T= (20).(9,8)+(20).(15,5)
T= 196 + 310 = 506 = A corda vai arrebentar
Então o que podemos aprender com isso : se a linha estiver parada, sem balançar para os lados, fica bem fácil de calcular, você só vai precisar saber qual o peso, quanto a linha aguenta e em qual velocidade você está movimentando a vara de pesca, porém, se a vara estiver se movimentando aí você vai ter algumas dificuldades KKK ai vai virar cálculos um pouco mais complicados e que fica mais difícil reproduzir na unity. Qualquer dúvida de como fazer os outros cálculos é só dar uma olhada no link que eu mandei, tem praticamente tudo que você vai precisar saber.
OBS: Se nao entender alguma coisa pode pedir, e a propósito, acho que a fórmula que o @dimmuo mandou não vai funcionar muito bem para o seu game.
WikiHow
A fórmula básica da tensão é : T = mg + ma (m = massa, g = gravidade, a = aceleração)
Ex: Então, se um objeto de 20kg estiver pendurado por uma corda, é só multiplicar o peso dele pela gravidade (aprox. 9,8 m/s²).
T= (20).(9,8) + (20).(0) (Se não tiver aceleração você nem usa essa segunda parte, por isso fica tão fácil)
T= 196N
T= (20).(9,8)+(20).(15,5)
Então o que podemos aprender com isso : se a linha estiver parada, sem balançar para os lados, fica bem fácil de calcular, você só vai precisar saber qual o peso, quanto a linha aguenta e em qual velocidade você está movimentando a vara de pesca, porém, se a vara estiver se movimentando aí você vai ter algumas dificuldades KKK ai vai virar cálculos um pouco mais complicados e que fica mais difícil reproduzir na unity. Qualquer dúvida de como fazer os outros cálculos é só dar uma olhada no link que eu mandei, tem praticamente tudo que você vai precisar saber.
OBS: Se nao entender alguma coisa pode pedir, e a propósito, acho que a fórmula que o @dimmuo mandou não vai funcionar muito bem para o seu game.
Última edição por Madness em Qua Set 06, 2017 7:56 pm, editado 1 vez(es)
Madness- Designer
- PONTOS : 3610
REPUTAÇÃO : 222
Áreas de atuação : Designer
Iniciante C++
Quase um programador C#
Respeito as regras :
Cara, tu vai fazer fazer as linhas até com a resistência semelhante a ideal?
Tu ganhou meu respeito...
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4443
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
Madness escreveu:KKKK To chegando a conclusão que você precisa ser muito bom em matemática/física para fazer um jogo de pesca, enfim..
WikiHow
T= (20).(9, + (20).(0) (Se não tiver aceleração você nem usa essa segunda parte, por isso fica tão fácil)
T= 196N
T= (20).(9,+(20).(15,5)
Agora Entendi Melhor....vou Fazer os testes com esses Cálculos Sim acho que Agora to no Caminho Certo
Muito Obrigado pela Força....quebrei a Cabeça a Tarde Toda Tentando Fazer um Calculo assim!
Fagner escreveu:Cara, tu vai fazer fazer as linhas até com a resistência semelhante a ideal?
Querer eu Queria Muito....Vamos Tentar né? hehehe
Mas Quero Chegar o Mais Próximo ao Real (Pelas Pesquisas que Fiz Impossível com a Física Nativa da Unity) o.O
Mas Vamos Tentar
EDIT:
Madness e dimmuo
Testei Aqui com Esses Cálculos e já da pra ter uma Base da Tensão....ta Funcionando Agora só Fazer os Ajustes Necessários!
Muito Obrigado
:D :D :D :D :D
Como tu vai dar o retorno pro usuário da tensão que a corda está suportando?
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
Ele pode fazer uma progress bar mostrando quanto da tensão máxima está sendo utilizada :DFagner escreveu:Como tu vai dar o retorno pro usuário da tensão que a corda está suportando?
Madness- Designer
- PONTOS : 3610
REPUTAÇÃO : 222
Áreas de atuação : Designer
Iniciante C++
Quase um programador C#
Respeito as regras :
É valido! haha boa!Madness escreveu:Ele pode fazer uma progress bar mostrando quanto da tensão máxima está sendo utilizada :DFagner escreveu:Como tu vai dar o retorno pro usuário da tensão que a corda está suportando?
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
Exatamente, sem matematica e fisica não existe jogo. Depois q comecei a estudar mat e fisica as coisas ficam bem mais tranquilas e digo mais, Geometria Analitica, vetores ajuda MUITO.
Sobre a tensão, essa eq. aí funciona é bem basica do ensino medio, mas tem outras melhores e mais complexas https://def.fe.up.pt/dinamica/mecanica_vetorial.html
Sobre a tensão, essa eq. aí funciona é bem basica do ensino medio, mas tem outras melhores e mais complexas https://def.fe.up.pt/dinamica/mecanica_vetorial.html
Madness escreveu:Ele pode fazer uma progress bar mostrando quanto da tensão máxima está sendo utilizada :DFagner escreveu:Como tu vai dar o retorno pro usuário da tensão que a corda está suportando?
Exatamente isso...Até pq se a Tensão Ficar Alta fiz com que a Durabilidade da Linha Caia,
Tendo assim que Trocar de Linha (e Gastar os DimDins do Jogo) hehe
ai quando a Tensão Sobe vc para de Puxar e da uma Aliviada e etc pra não Perder nem o Equipamento nem o Peixe!
ta Ficando Bom, Só falta Ajeitar umas Coisinhas hehe
:D
Precisando de algo pro jogo? (3D)AndyShow escreveu:Madness escreveu:Ele pode fazer uma progress bar mostrando quanto da tensão máxima está sendo utilizada :DFagner escreveu:Como tu vai dar o retorno pro usuário da tensão que a corda está suportando?
Exatamente isso...Até pq se a Tensão Ficar Alta fiz com que a Durabilidade da Linha Caia,
Tendo assim que Trocar de Linha (e Gastar os DimDins do Jogo) hehe
ai quando a Tensão Sobe vc para de Puxar e da uma Aliviada e etc pra não Perder nem o Equipamento nem o Peixe!
ta Ficando Bom, Só falta Ajeitar umas Coisinhas hehe
:D
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5727
REPUTAÇÃO : 744
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :