(duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"
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(duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"
sempre que eu vejo um video sobre luzes e outras coisas da unity as pessoas dizem que tem que marcar o static,mais nao dizem para que servem exatamente,alguem pode me explicar pra que serve cada coisa no static
E DISSO QUE EU ESTOU FALANDO
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/mememe-png
(quando eu marquei todas as opçoes os objetos ficaram parados ate a animaçao que estava acontecendo)
E DISSO QUE EU ESTOU FALANDO
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/mememe-png
(quando eu marquei todas as opçoes os objetos ficaram parados ate a animaçao que estava acontecendo)
Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"
Static diz a Unity que aquele objeto não se mexe, é estático no cenário.
Ou seja, A Unity não vai ficar calculando a luz a todo quadro do jogo, calcula uma vez só em um Lighmap, e usa enquanto o jogo roda,
também transforma todos os objetos em um único objeto maior, isso melhora brutalmente o desempenho.
Ou seja, A Unity não vai ficar calculando a luz a todo quadro do jogo, calcula uma vez só em um Lighmap, e usa enquanto o jogo roda,
também transforma todos os objetos em um único objeto maior, isso melhora brutalmente o desempenho.
Última edição por Fagner3Designer em Qua Ago 30, 2017 6:04 pm, editado 1 vez(es)
Fagner3Designer- Modelador
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Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"
As opções da imagem servem pra ter um maior controle do Static, como o reflection probe Static e o Lightmap static, tu pode querer que a luz seja calculada pra todos os objetos(lightmap static ativado) porem tu pode não querer que certa parte de teu cenário fique com o reflexo estatico(reflection probe Static desativado), assim tu perde um pouco de desempenho, mas mantem os reflexos atualizados em tempo realglauco escreveu:sempre que eu vejo um video sobre luzes e outras coisas da unity as pessoas dizem que tem que marcar o static,mais nao dizem para que servem exatamente,alguem pode me explicar pra que serve cada coisa no static
E DISSO QUE EU ESTOU FALANDO
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/mememe-png
(quando eu marquei todas as opçoes os objetos ficaram parados ate a animaçao que estava acontecendo)
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Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"
vlw pela dica,vou dar uma estudada
pq vc falou que melhora o desenpenho
pq vc falou que melhora o desenpenho
Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"
Se tu tiver desenvolvendo pra Android por exemplo, caso teu cenário tenha 500 objetos, cada um com um material e uma textura, teu jogo vai rodar de forma sofrível.glauco escreveu:vlw pela dica,vou dar uma estudada
pq vc falou que melhora o desenpenho
Caso você planeje seus assets de forma correta, faça uso de técnicas como o Texture Atlas, compartilhe materiais entre objetos, e use o Static, tu vai reduzir esses 500 setpass calls(Drawcalls), para apenas 1,(claro, sombras e outros efeitos adicionam alguns Drawcalls) mas ainda assim, é capaz de tu sair de 5fps, pra 60, sem tirar um objeto sequer da cena, apenas usando o static, e isso que falei.
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Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"
Eu vejo muito tutorial na net sobre programação, modelagem, texturização, enfim... Mas é muito raro achar um sobre otimização do jogo, como planejar corretamente seus assets, texturizar pensando em fazer um atlas depois, usar um único material, etc.glauco escreveu:vlw pela dica,vou dar uma estudada
pq vc falou que melhora o desenpenho
é por isso que a maioria de jogos indies que vejo, tem gráficos piores que os AAA, e ainda conseguem ser mais pesados :/ Pois a galera usa muito assets prontos pegados na net e não se atentam a essas coisas.
Static já é um começo, mas ele não funciona se os outros passos não forem respeitados.
Última edição por Fagner3Designer em Qua Ago 30, 2017 5:44 pm, editado 1 vez(es)
Fagner3Designer- Modelador
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Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"
nossa mano! agora eu fiquei um pouco assustado pelo vc falou,(é por isso que a maioria de jogos indies que vejo, tem gráficos piores que os AAA, e ainda conseguem sem mais pesados :/ Pois a galera usa muito assets prontos pegados na net e não se atentam a essas coisas.)Fagner3Designer escreveu:Eu vejo muito tutorial na net sobre programação, modelagem, texturização, enfim... Mas é muito raro achar um sobre otimização do jogo, como planejar corretamente seus assets, texturizar pensando em fazer um atlas depois, usar um único material, etc.glauco escreveu:vlw pela dica,vou dar uma estudada
pq vc falou que melhora o desenpenho
é por isso que a maioria de jogos indies que vejo, tem gráficos piores que os AAA, e ainda conseguem sem mais pesados :/ Pois a galera usa muito assets prontos pegados na net e não se atentam a essas coisas.
Static já é um começo, mas ele não funciona se os outros passos não forem respeitados.
parece que vc entende desse asunto de otimizaçao , eu gostaria de saber mais ,vc conhece algum video falando desse assunto ou se vc tiver tempo poder criar um topico abordando esse tipo de assunto (Se tu tiver desenvolvendo pra Android por exemplo, caso teu cenário tenha 500 objetos, cada um com um material e uma textura, teu jogo vai rodar de forma sofrível.
Caso você planeje seus assets de forma correta, faça uso de técnicas como o Texture Atlas, compartilhe materiais entre objetos, e use o Static, tu vai reduzir esses 500 setpass calls(Drawcalls), para apenas 1,(claro, sombras e outros efeitos adicionam alguns Drawcalls) mas ainda assim, é capaz de tu sair de 5fps, pra 60, sem tirar um objeto sequer da cena, apenas usando o static, e isso que falei.) ira ajudar muita gente inclusive eu que estou tendo muitos problemas com fps
Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"
Olha, quando eu tiver tempo vou tentar gravar uns vídeos sobre o assunto, mas por hora tente focar nesses passos:
#1 - Quando modelar teus objetos, use texturas cuja dimensões são multiplos de 2, ex: 256x256/512x512/1024X1024/ etc. fica mais fácil de montar o atlas depois.
Gleb Alexandrov tem um tutorial de como criar os atlas de texturas usando o blender.
#2 - Escolha um workflow de materiais e fique nele, eu por exemplo sempre uso o Standard shader(Metallic), faço tudo usando como base ele, pois assim, consigo deixar todos meus objetos com um único material.
raramente termino de compor uma cena e fica com mais de 20 Drawcalls. isso é um ganho considerável na performance.
#3 - Use LODs, sempre que possivel abra teu modelo no blender e crie versões mais leves deles, não se preocupe caso perca detalhes, o lod serve justamente pra isso, não mostrar aquela tua arma com 3000 vertices, com todo detalhe, a mais de 30 metros, sendo que você nem consegue enxergar direito,(Mas continua pesando)
só com esses três passos aí, tu já conseguiria um bom ganho no desempenho, mas sim, é trabalhoso. Mas pensando bem, o que em desenvolvimento de games não é?
#1 - Quando modelar teus objetos, use texturas cuja dimensões são multiplos de 2, ex: 256x256/512x512/1024X1024/ etc. fica mais fácil de montar o atlas depois.
Gleb Alexandrov tem um tutorial de como criar os atlas de texturas usando o blender.
#2 - Escolha um workflow de materiais e fique nele, eu por exemplo sempre uso o Standard shader(Metallic), faço tudo usando como base ele, pois assim, consigo deixar todos meus objetos com um único material.
raramente termino de compor uma cena e fica com mais de 20 Drawcalls. isso é um ganho considerável na performance.
#3 - Use LODs, sempre que possivel abra teu modelo no blender e crie versões mais leves deles, não se preocupe caso perca detalhes, o lod serve justamente pra isso, não mostrar aquela tua arma com 3000 vertices, com todo detalhe, a mais de 30 metros, sendo que você nem consegue enxergar direito,(Mas continua pesando)
só com esses três passos aí, tu já conseguiria um bom ganho no desempenho, mas sim, é trabalhoso. Mas pensando bem, o que em desenvolvimento de games não é?
Fagner3Designer- Modelador
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Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"
Tira um print de teu jogo rodando com a janelinha de "stats" ativada, deixa eu ver uma coisa...
Fagner3Designer- Modelador
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Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/asd-png--226
Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"
Se teu jogo for pra Android, certeza que o número de Drawcalls tá comendo o fígado de teus fps.glauco escreveu:
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/asd-png--226
pra um pc com placa de vídeo nem seria um problema, ainda está bom/aceitavel , agora um notebook com vídeo integrado(Uma hd Graphics da vida) certeza que já derruba bastante o fps.
Fagner3Designer- Modelador
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Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"
Glauco, tu poderia por o projeto no Google. Drive ou algo assim pra que eu desse uma olhada? Quero ver o que pode ser otimizadoglauco escreveu:
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/asd-png--226
Fagner3Designer- Modelador
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Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"
vc esta falando do jogo (executavel) ou os arquivos (os arquivos nao vai dar pq ta chegando uns 6 gigas :roll:)
Re: (duvida)alguem pode me explicar pra que serve o "Static"
eita, deixa quietoglauco escreveu:vc esta falando do jogo (executavel) ou os arquivos (os arquivos nao vai dar pq ta chegando uns 6 gigas :roll:)
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