DUVIDA MENSAGEM APARECER NA TELA
4 participantes
SchultzGames :: UNITY 3D :: Resolvidos
Página 1 de 1
DUVIDA MENSAGEM APARECER NA TELA
Bom Dia galérinha estou fazendo um tutorial do marcos de como fazer aparecer uma mensagem na tela mas eu queria q essa mensagem aparecesse só depois de um tempo e em seguida desaparecesse como faço isso??
Esse é o video:
Lembrando q estou escolhendo a area duvida pra por esse meu tópico se por acaso for pra outro passem para o certo pra mim por favor,desde Ja agradeço a todos, Vlw
Esse é o video:
Lembrando q estou escolhendo a area duvida pra por esse meu tópico se por acaso for pra outro passem para o certo pra mim por favor,desde Ja agradeço a todos, Vlw
Zecandy- Mestre
- PONTOS : 3505
REPUTAÇÃO : 155
Respeito as regras :
Re: DUVIDA MENSAGEM APARECER NA TELA
usando o ienumerator vc pode dar um setactive no canvas ou no textDiego Felix escreveu:Bom Dia galérinha estou fazendo um tutorial do marcos de como fazer aparecer uma mensagem na tela mas eu queria q essa mensagem aparecesse só depois de um tempo e em seguida desaparecesse como faço isso??
Esse é o video:
crie o
public text nomequevcquiser;
depois obvio...vc vai ativar ele depois de alguma ação
so que vc ativa ele no ienumerator e enquanto isso...rola um tempo no yield (esqueci o nome)
depois desse tempo o text e desabilitado
mas se quizer algo mais complexo como o texto desaparecendo com o tempo...tem tutoriais pra isso
Uma forma bem simples também é fazer esse cronometro aqui que aprendi recentemente
crie uma bool
public bool = comecarcontagem;
e float
public float = cronometro;
quando o player passar pela ontrigger a bool fica true; (se você for usar o ontrigger se não utilize outra coisa para ativar)
comecarcontagem = true;
if(comecarcontagem == true){
cronometro += Time.deltatime;
}
pronto, o cronometro tá rolando. Agora é só fazer as verificações, tipo se você quiser que ao passar em algo ele demore 2s para ativar:
if(cronometro == 2) {
ativa tal mensagem
}
e depois para desativar é somar o tempo que você quer ao segundos do cronômetro. Se você quer que a mensagem fique ativa por mais 3 segundos por exemplo, é só somar os 3 aos 2s de antes (porque o cronometro continua contando), ou seja:
if(cronometro == 5) { (5 devido aos 2s para ativar + 3s dela ativa)
desativa tal mensagem
}
crie uma bool
public bool = comecarcontagem;
e float
public float = cronometro;
quando o player passar pela ontrigger a bool fica true; (se você for usar o ontrigger se não utilize outra coisa para ativar)
comecarcontagem = true;
if(comecarcontagem == true){
cronometro += Time.deltatime;
}
pronto, o cronometro tá rolando. Agora é só fazer as verificações, tipo se você quiser que ao passar em algo ele demore 2s para ativar:
if(cronometro == 2) {
ativa tal mensagem
}
e depois para desativar é somar o tempo que você quer ao segundos do cronômetro. Se você quer que a mensagem fique ativa por mais 3 segundos por exemplo, é só somar os 3 aos 2s de antes (porque o cronometro continua contando), ou seja:
if(cronometro == 5) { (5 devido aos 2s para ativar + 3s dela ativa)
desativa tal mensagem
}
IanLuan- Mestre
- PONTOS : 3248
REPUTAÇÃO : 102
Áreas de atuação : Programação C#
Básico Design (Blender / Photoshop)
Desenvolvimento Web e Apps.
Respeito as regras :
- Código:
public GameObject frase; // mensagem que vai aparecer;
public float tempoAparecer; // Aqui o tempo que ficara ativa na tela;
void Start ()
{
frase.SetActive(false); //Aqui a msg inicia desativada;
}
void Update ()
{
}
IEnumerator Mensagem()
{
frase.SetActive(true);
yield return new WaitForSeconds(tempoAparecer);
frase.SetActive(false);
}
}
Agora vc escolhe o melhor jeito de ativar ou por triger ou por distancia, a msg pode ser feita no canvas ou por OnGUI no script.
Zecandy- Mestre
Respeito as regras :
teria como me enviar o script completo amigo?? Agradeceria muitoZecandy escreveu:
- Código:
public GameObject frase; // mensagem que vai aparecer;
public float tempoAparecer; // Aqui o tempo que ficara ativa na tela;
void Start ()
{
frase.SetActive(false); //Aqui a msg inicia desativada;
}
void Update ()
{
}
IEnumerator Mensagem()
{
frase.SetActive(true);
yield return new WaitForSeconds(tempoAparecer);
frase.SetActive(false);
}
}
Agora vc escolhe o melhor jeito de ativar ou por triger ou por distancia, a msg pode ser feita no canvas ou por OnGUI no script.
Teria co
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
public class Mensagem : MonoBehaviour { // jogador tem q ter a tag "player"
public Text texto;
[Range(0.1f,10.0f)]public float distancia = 3;
private GameObject Jogador;
void Start () {
texto.enabled = false;
Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
}
void Update () {
if(Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) < distancia){
texto.enabled = true;
} else {
texto.enabled = false;
}
}
}
Esse é o script o q eu tenho q por para a mensagem a para a mensagem aparecer e desaparecer com um tempo??
Diego Felix escreveu:
- Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
public Text texto;
void Start () {
texto.enabled = false;
}
void Update () {
if(Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) < distancia){
texto.enabled = true;
} else {
texto.enabled = false;
}
}
}
Esse é o script o q eu tenho q por para a mensagem a para a mensagem aparecer e desaparecer com um tempo??
Agora com este script que vc tem la no projeto cria uma ui text coloca a msg que vc quer e associa na variável texto que vc criou e o script onde vc quer que aparece por exemplo se for em um movel coloca o script no movel, etc.
Zecandy- Mestre
Respeito as regras :
Olha amigo ficou assim foi só criar um UI text do seu jeito e associar na variável texto, e o script coloquei no cubo.
Zecandy- Mestre
Respeito as regras :
Eu entendi amigo Obg mas isso eu ja tinha feito, só q o q eu tô querendo fazer é tipo aparecer o nome da minha "empresa" na tela quando eu der play e iniciar uma animação q fiz e com um tempo ela desaparecer tipo esse da capcom logo no inicio da intro do Re5 como se fosse esses creditos e talsZecandy escreveu:Diego Felix escreveu:
- Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
public Text texto;
void Start () {
texto.enabled = false;
}
void Update () {
texto.enabled = true;
} else {
texto.enabled = false;
}
}
}
Agora com este script que vc tem la no projeto cria uma ui text coloca a msg que vc quer e associa na variável texto que vc criou e o script onde vc quer que aparece por exemplo se for em um movel coloca o script no movel, etc.
Então cara usa o cronômetro que eu ensinei. com ele você consegue controlar tanto o tempo de entrada como o tempo de saída. Se você estiver querendo chamar uma animação, é só você criar a animação do texto, definir a duração dela e prontoDiego Felix escreveu:Eu entendi amigo Obg mas isso eu ja tinha feito, só q o q eu tô querendo fazer é tipo aparecer o nome da minha "empresa" na tela quando eu der play e iniciar uma animação q fiz e com um tempo ela desaparecer tipo esse da capcom logo no inicio da intro do Re5 como se fosse esses creditos e talsZecandy escreveu:Diego Felix escreveu:
- Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
public Text texto;
void Start () {
texto.enabled = false;
}
void Update () {
texto.enabled = true;
} else {
texto.enabled = false;
}
}
}
IanLuan- Mestre
Respeito as regras :
ah calma. Você não quer que algo ative ele né? Você quer que simplesmente em um determinado momento o texto apareça certo?
IanLuan- Mestre
Respeito as regras :
Tem como vc por aquelas coisa q me disse em um script e me passar é q não entendi muito bem não precisa nem aparecer animação de video nem nada só a dos Creditos mesmo aparecer e em seguida desaparecer e pronto, se puder fazer isso por mim ja agradeço se não puder tb vou entender vlwIanLuan escreveu:Então cara usa o cronômetro que eu ensinei. com ele você consegue controlar tanto o tempo de entrada como o tempo de saída. Se você estiver querendo chamar uma animação, é só você criar a animação do texto, definir a duração dela e prontoDiego Felix escreveu:Eu entendi amigo Obg mas isso eu ja tinha feito, só q o q eu tô querendo fazer é tipo aparecer o nome da minha "empresa" na tela quando eu der play e iniciar uma animação q fiz e com um tempo ela desaparecer tipo esse da capcom logo no inicio da intro do Re5 como se fosse esses creditos e talsZecandy escreveu:Diego Felix escreveu:
- Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
public Text texto;
void Start () {
texto.enabled = false;
}
void Update () {
texto.enabled = true;
} else {
texto.enabled = false;
}
}
}
Exato meio q automaticamente apareça e logo em seguida desapareça e sóIanLuan escreveu:ah calma. Você não quer que algo ative ele né? Você quer que simplesmente em um determinado momento o texto apareça certo?
Tá vou fazer aqui. Você quer colocar o texto no início do game mais ou menos?
IanLuan- Mestre
Respeito as regras :
Sim com ums 3 segundos após dar play e com mais ums 3 desapareçaIanLuan escreveu:Tá vou fazer aqui. Você quer colocar o texto no início do game mais ou menos?
IanLuan- Mestre
Respeito as regras :
Consegui aushaus tava com um problema no cronometro. Vou mandar tudo explicado com prints
IanLuan- Mestre
Respeito as regras :
Blz mano agradeçoIanLuan escreveu:Consegui aushaus tava com um problema no cronometro. Vou mandar tudo explicado com prints
PRONTO! TERMINADO! VAMOS LÁ:
PRIMEIRO CRIE UM C# SCRIPT COM O NOME texto DESSE JEITO EM MINÚSCULO E COLE ESSE CÓDIGO:
PRONTO. VOCÊ NÃO PRECISA MEXER NO CÓDIGO, EU FIZ DE UMA FORMA QUE VOCÊ SÓ VAI PRECISAR MEXER NO INSPECTOR. CONTINUANDO, PEGUE ESSE SCRIPT E COLOQUE EM QUALQUER LUGAR (MENOS NO TEXTO) PODE COLOCAR NA CAMERA, CANVAS TANTO FAZ. EU COLOQUEI EM CANVAS COMO MOSTRA A IMAGEM:
AGORA SE VOCÊ OLHAR NO INSPECTOR VAI ESTAR DESSE JEITO:
CONFIGURE DESSA FORMA:
- tempoaparecer: COLOQUE COM QUANTOS SEGUNDOS DE JOGO VOCÊ QUER QUE O TEXTO APAREÇA (EU COLOQUEI 3 AÍ, TU COLOCA O QUE QUISER)
- tempodesaparecer: AQUI VOCÊ COLOCA QUANTO TEMPO VOCÊ QUER QUE ELE FIQUE ATIVO. MAS SE LEMBRE DE SOMAR COM O TEMPOAPARECER. EU QUERIA QUE FICASSE ATIVO POR 3 SEGUNDOS, DAI COLOQUEI 6 PQ SOMEI COM OS 3 DO TEMPOAPARECER.
- Text: AQUI VOCÊ VAI LINKAR SEU TEXTO. É SO CLICAR NO SEU TEXTO E ARRASTAR PARA A CAIXINHA.
- cronometro: NÃO É NADA, É SÓ PARA VOCÊ ACOMPANHAR O CRONOMETRO E VER QUE TA BATENDO.
A CONTAGEM DO CRONOMETRO É EM SEGUNDOS OK. QUALQUER DUVIDA AVISE.
PRIMEIRO CRIE UM C# SCRIPT COM O NOME texto DESSE JEITO EM MINÚSCULO E COLE ESSE CÓDIGO:
- Código:
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class texto : MonoBehaviour
{
public float tempoaparecer; //Com quantos segundos você quer que o texto apareça
public float tempodesaparecer; //após ele aparecer, com quantos segundos você quer que ele desapareça?
public GameObject text;
public float cronometro; //só para você acompanhar msm
void Start()
{
text.SetActive(false);
}
// Update is called once per frame
void Update()
{
cronometro += 1 * Time.deltaTime;
if (cronometro >= tempoaparecer)
{
text.SetActive(true);
if (cronometro >= tempodesaparecer)
{
text.SetActive(false);
}
}
}
}
PRONTO. VOCÊ NÃO PRECISA MEXER NO CÓDIGO, EU FIZ DE UMA FORMA QUE VOCÊ SÓ VAI PRECISAR MEXER NO INSPECTOR. CONTINUANDO, PEGUE ESSE SCRIPT E COLOQUE EM QUALQUER LUGAR (MENOS NO TEXTO) PODE COLOCAR NA CAMERA, CANVAS TANTO FAZ. EU COLOQUEI EM CANVAS COMO MOSTRA A IMAGEM:
AGORA SE VOCÊ OLHAR NO INSPECTOR VAI ESTAR DESSE JEITO:
CONFIGURE DESSA FORMA:
- tempoaparecer: COLOQUE COM QUANTOS SEGUNDOS DE JOGO VOCÊ QUER QUE O TEXTO APAREÇA (EU COLOQUEI 3 AÍ, TU COLOCA O QUE QUISER)
- tempodesaparecer: AQUI VOCÊ COLOCA QUANTO TEMPO VOCÊ QUER QUE ELE FIQUE ATIVO. MAS SE LEMBRE DE SOMAR COM O TEMPOAPARECER. EU QUERIA QUE FICASSE ATIVO POR 3 SEGUNDOS, DAI COLOQUEI 6 PQ SOMEI COM OS 3 DO TEMPOAPARECER.
- Text: AQUI VOCÊ VAI LINKAR SEU TEXTO. É SO CLICAR NO SEU TEXTO E ARRASTAR PARA A CAIXINHA.
- cronometro: NÃO É NADA, É SÓ PARA VOCÊ ACOMPANHAR O CRONOMETRO E VER QUE TA BATENDO.
A CONTAGEM DO CRONOMETRO É EM SEGUNDOS OK. QUALQUER DUVIDA AVISE.
IanLuan- Mestre
Respeito as regras :
IanLuan- Mestre
Respeito as regras :
UMA DICA: DESATIVE O MAXIMIZE ON PLAY PARA VOCÊ PODER VER O CRONOMETRO ROLANDO ENQUANTO TA RODANDO O JOGO. SÓ PARA VER SE TA TUDO CERTINHO E TAL. LEMBRE DE MUDAR AS COISAS DO INSPECTOR ANTES DE DAR PLAY HHEHE
IanLuan- Mestre
Respeito as regras :
Funcionou perfeitamente parceiro muito obrigado mesmo kra não sabe o quanto me ajudou com certeza seu nome vai estar nos creditos de agradecimentos especiais do final do meu jogo junto com de varios outros membros aqui do forum q me ajudam bastante, galéra da hora vlw kra mais uma vez agradeço, abraço e precisando de algo e q eu possa fazer por vc e tiver ao meu alcance tamo ai, Flw e até +...IanLuan escreveu:VÊ AÍ E ME AVISA AUSAHUHS
Pow cara fico muito feliz por ter dado certo e muito agradecido! Sucesso com o teu projeto aí, e da mesma forma, precisando de algo só me chamar haha! Abraços!
IanLuan- Mestre
Respeito as regras :