[TUTORIAL] Sistema simples de Inventario e Crafting de Itens...customizavel
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[TUTORIAL] Sistema simples de Inventario e Crafting de Itens...customizavel
sistema simples de inventario e crafting
o script vai na camera do player
vamos la
queremos fazer um machado
precisamos de
MADEIRA
CORDA
PEDRA
crie 3 game objects e coloque as tags neles
obj MADEIRA = TAG "Madeira"
obj CORDA = TAG "Corda"
obj PEDRA = TAG "Pedra"
faca deles prefabs...e tire eles de cena...PFV NAO ESQUECE QUE TEM QUE TER COLLIDER
blz
agora crie um gameobject que sera o machado
renomeio para MACHADO ou qcomo quizer e coloque ele dentro da camera do player na posicao que desejar
agora crie...com ui..um button..e renomei ele para craftbutton
e tbm...uma mira..que fique centralizada...por causa do raycast
pronto...agora coloca cada tag em seu respectivo objeto...e coloque eles em cena na quantidade que quizer...bote 2 de cada..aconselhavel
coloque o script na camera do player
e link as coisas
no craftmenu do inspector ...link o button
oq acontece?
para fazer o machado,...vc precisa apertar TAB para abrir o menu de craft e clicar no button e fazer o machado
mas para isso vc precisa ter em seu inventario..no minimo 1 de cada component (madeira, corda, pedra);
entao..se vc tiver menos que isso...vc vai clicar em vão...
saia pelo mapa...coletando com o butao esquerdo do mouse (MOUSE0) OS COMPONENTS
veja no inspector que o QUANT de cada item vai aumentando
depois de ter 1 ou mais e cada
aperte TAB e cllick no button....e o machado aparecera no devido lugar
vc pode alter o script para fazer diversos crafts..com os mais diferentes objetos com as quantidades que quizer...
segue o script....
se der algo errado avisa para eu concertar logo...GG EZ :bounce: :bounce: :bounce: :bounce: :bounce:
o script vai na camera do player
vamos la
queremos fazer um machado
precisamos de
MADEIRA
CORDA
PEDRA
crie 3 game objects e coloque as tags neles
obj MADEIRA = TAG "Madeira"
obj CORDA = TAG "Corda"
obj PEDRA = TAG "Pedra"
faca deles prefabs...e tire eles de cena...PFV NAO ESQUECE QUE TEM QUE TER COLLIDER
blz
agora crie um gameobject que sera o machado
renomeio para MACHADO ou qcomo quizer e coloque ele dentro da camera do player na posicao que desejar
agora crie...com ui..um button..e renomei ele para craftbutton
e tbm...uma mira..que fique centralizada...por causa do raycast
pronto...agora coloca cada tag em seu respectivo objeto...e coloque eles em cena na quantidade que quizer...bote 2 de cada..aconselhavel
coloque o script na camera do player
e link as coisas
no craftmenu do inspector ...link o button
oq acontece?
para fazer o machado,...vc precisa apertar TAB para abrir o menu de craft e clicar no button e fazer o machado
mas para isso vc precisa ter em seu inventario..no minimo 1 de cada component (madeira, corda, pedra);
entao..se vc tiver menos que isso...vc vai clicar em vão...
saia pelo mapa...coletando com o butao esquerdo do mouse (MOUSE0) OS COMPONENTS
veja no inspector que o QUANT de cada item vai aumentando
depois de ter 1 ou mais e cada
aperte TAB e cllick no button....e o machado aparecera no devido lugar
vc pode alter o script para fazer diversos crafts..com os mais diferentes objetos com as quantidades que quizer...
segue o script....
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
public class CraftingSystem : MonoBehaviour {
[Header("Colectaveis")]
public GameObject Madeira;
public GameObject Corda;
public GameObject Pedra;
public int Quantmadeira;
public int QuantCorda;
public int QuantPedra;
[Header("PlayerGuns")]
public GameObject Machado;
[Header("CraftMenu")]
public Button Craft;
private bool ativando;
void Start () {
Craft.gameObject.SetActive (false);
ativando = false;
Quantmadeira = 0;
QuantCorda = 0;
QuantPedra = 0;
Machado.gameObject.SetActive (false);
}
void Update () {
if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Tab)) {
ativando = !ativando;
}
if (ativando == true) {
Cursor.visible = true;
Craft.gameObject.SetActive (true);
} else {
Cursor.visible = false;
Craft.gameObject.SetActive (false);
}
Craft.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
if (Quantmadeira >= 1 && QuantCorda >= 1 && QuantPedra >= 1) {
Craft.onClick.AddListener (() => Craftou ());
}
RaycastHit hit = new RaycastHit();
Vector3 dir = transform.TransformDirection(Vector3.forward);
Debug.DrawRay(transform.position, dir * 2, Color.red);
if (Physics.Raycast (transform.position, dir, out hit, 10f)) {
//Inv----------------------------------------------------------------------------------------
//Madeira
if (hit.collider.gameObject.tag == "Madeira") {
if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Mouse0)) {
Quantmadeira += 1;
Destroy (hit.collider.gameObject);
}
}
//Corda
if (hit.collider.gameObject.tag == "Corda") {
if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Mouse0)) {
QuantCorda += 1;
Destroy (hit.collider.gameObject);
}
}
//Pedra
if (hit.collider.gameObject.tag == "Pedra") {
if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Mouse0)) {
QuantPedra += 1;
Destroy (hit.collider.gameObject);
}
}
}
}
void Craftou(){
QuantCorda -= 1;
Quantmadeira -= 1;
QuantPedra -= 1;
Machado.gameObject.SetActive (true);
}
}
se der algo errado avisa para eu concertar logo...GG EZ :bounce: :bounce: :bounce: :bounce: :bounce:
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