[TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...
+4
Lucas Garcia Frade
ronito
iConnect
MarcosSchultz
8 participantes
Página 1 de 1
[TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...
Existem vários metodos para fazer isto, vou citar 2 aqui, um que o texto fica um determinado tempo e depois some, e outro que o texto some após receber um certo comando do Player...
opção 1 ( desaparece depois de um certo tempo )
altere o valor da variavel " tempo " para determinar o tempo desejado
altere esta parte Screen.width/2-50,Screen.height/2 para modificar a posição do texto
altere ali onde está escrito " OLÁ " para a mensagem que você quer que apareça...
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
opção 2 ( Aviso que fica na tela até o player executar uma ação determinada... )
altere essa parte ("f") para mudar a letra, ou o comando, o que desejar...
altere essa parte Screen.width/2.5,Screen.height/2.8 para alterar a posição do texto
altere ali onde está escrito " Pressione 'F' para trocar o foco da lanterna " para a mensagem que quiser...
simples assim
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Opçoes em C#:
( mensagem desaparece depois de um tempo )
-Crie um script em C# com o nome " SCRIPT1 " e cole este codigo nele...
Opção 2:
(mensagem que desaparece depois de receber um comando do player )
- Crie um script em C# com o nome " SCRIPT2 " e cole este codigo nele...
Quaisquer duvidas postem ai nos comentarios.
opção 1 ( desaparece depois de um certo tempo )
- Código:
var tempo : float = 5.0;
function Update () {
tempo -= Time.deltaTime;
}
function OnGUI () {
if(tempo>=0){
GUI.Label(Rect(Screen.width/2-50,Screen.height/2,200,200), "OLÁ");
}
}
altere o valor da variavel " tempo " para determinar o tempo desejado
altere esta parte Screen.width/2-50,Screen.height/2 para modificar a posição do texto
altere ali onde está escrito " OLÁ " para a mensagem que você quer que apareça...
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
opção 2 ( Aviso que fica na tela até o player executar uma ação determinada... )
- Código:
var aviso: boolean;
function Start () {
aviso = true;
}
function Update () {
if(Input.GetKeyDown("f")){
aviso = false;
}
}
function OnGUI(){
if(aviso == true){
GUI.Label(new Rect(Screen.width/2.5,Screen.height/2.8,Screen.width/4,Screen.height/5), "Pressione 'F' para trocar o foco da lanterna");
}
}
altere essa parte ("f") para mudar a letra, ou o comando, o que desejar...
altere essa parte Screen.width/2.5,Screen.height/2.8 para alterar a posição do texto
altere ali onde está escrito " Pressione 'F' para trocar o foco da lanterna " para a mensagem que quiser...
simples assim
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Opçoes em C#:
( mensagem desaparece depois de um tempo )
-Crie um script em C# com o nome " SCRIPT1 " e cole este codigo nele...
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class SCRIPT1 : MonoBehaviour {
public float tempo = 5.0f;
void Update () {
tempo -= Time.deltaTime;
}
void OnGUI () {
if(tempo>=0){
GUI.Label(new Rect(Screen.width/2-50,Screen.height/2,200,200), "OLÁ");
}
}
}
Opção 2:
(mensagem que desaparece depois de receber um comando do player )
- Crie um script em C# com o nome " SCRIPT2 " e cole este codigo nele...
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class SCRIPT2 : MonoBehaviour {
public bool aviso = true;
void Update () {
if(Input.GetKeyDown("f")){
aviso = false;
}
}
void OnGUI (){
if(aviso == true){
GUI.Label(new Rect(Screen.width/2-100,Screen.height/2-50,Screen.width/4,Screen.height/5), "Pressione 'F' para trocar o foco da lanterna");
}
}
}
Quaisquer duvidas postem ai nos comentarios.
Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:19 pm, editado 4 vez(es)
Re: [TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...
Olá,
Obrigado por compartilhar connosco.
Até Mais...
Obrigado por compartilhar connosco.
Até Mais...
iConnect- Iniciante
- PONTOS : 3725
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...
Ola!, como faz para uma mensagem como essas aparecer quando o player entrar em um collisor 'boxcollider" isso daria mais possibilidades de mensagens :D
OnTriggerEnter?
OnTriggerEnter?
ronito- Avançado
- PONTOS : 3668
REPUTAÇÃO : 9
Idade : 27
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...
Elaborei este script simples para isto :D
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Mensagem : MonoBehaviour {
private bool aviso = false;
private BoxCollider[] colisores;
public float DuracaoDaMensagem = 5;
private float cronometro = 0;
void Start (){
colisores = gameObject.GetComponents<BoxCollider>();
}
void OnTriggerEnter (){
foreach (BoxCollider BoxColl in colisores) {
BoxColl.enabled = false;
}
aviso = true;
}
void OnGUI (){
if(aviso == true){
GUI.Label(new Rect(Screen.width/2-100,Screen.height/2-50,Screen.width/4,Screen.height/5), "MENSAGEM");
}
}
void Update (){
if (aviso == true) {
cronometro += Time.deltaTime;
}
if (cronometro >= DuracaoDaMensagem) {
aviso = false;
Destroy (gameObject);
}
}
}
Re: [TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...
Ei meu debug.log desapareceu (nao por causa do script) ele sumiu do nada, quando da algum erro alem de eu nao conseguir iniciar o meu jogo eu n consigo ver o erro, o q aconteceu?
Lucas Garcia Frade- Avançado
- PONTOS : 3779
REPUTAÇÃO : 9
Idade : 23
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...
Mais uma vez, muito obrigado cara :D
ronito- Avançado
- PONTOS : 3668
REPUTAÇÃO : 9
Idade : 27
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...
Marcos sou intermediario na unity e queria saber sobre esse ultimo script, dps de ter feito o script preciso adicionar um box colider em um objeto,ativar o trigger e passar o script para o objeto? desde ja obrigado,curto mt seus videos vc me ajudou muito!!
Derpycrap- Iniciante
- PONTOS : 3495
REPUTAÇÃO : 0
Re: [TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...
EXATAMENTE Derpycrap
Desculpe-me por não ter postado estes detalhes :D... estava preocupado apenas em fazer o script e esqueci...
más é bem isso que você falou :D
Desculpe-me por não ter postado estes detalhes :D... estava preocupado apenas em fazer o script e esqueci...
más é bem isso que você falou :D
Derpycrap- Iniciante
- PONTOS : 3495
REPUTAÇÃO : 0
Re: [TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...
Boa tarde, alguem pode me dar dicas de como faço para a msg aparecer e juntamente tocar um audio, um exemplo legal é como se o personagem estivesse lendo a msg, como uma legenda.
Ex:
"Onde estou?"
- Toca audio
... passar alguns segundos
"Nova msg"
- Toca audio da novaa msg
Ex:
"Onde estou?"
- Toca audio
... passar alguns segundos
"Nova msg"
- Toca audio da novaa msg
Re: [TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...
Você vai utilizar a mesma lógica do cronometro ai...
passam 10 segs por exemplo, ativa o cronometro de uma fala e da um Audio.Play, e começa a ativar outro cronometro da segunda fala, e assim vai indo...
passam 10 segs por exemplo, ativa o cronometro de uma fala e da um Audio.Play, e começa a ativar outro cronometro da segunda fala, e assim vai indo...
Re: [TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...
Olá, Marcos! No caso do script para a mensagem aparecer somente quando ativar a trigger do boxcollider, como faço para o evento ocorrer continuamente sempre que meu personagem colidir com a box collider? Eu sei que é só alterar algo no script (em vez de destroy game object) mas não sei o que inserir. Grato!
Re: [TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Mensagem : MonoBehaviour {
private bool aviso = false;
public float DuracaoDaMensagem = 5;
private float cronometro = 0;
void OnTriggerEnter (){
aviso = true;
}
void OnGUI (){
if(aviso == true){
GUI.Label(new Rect(Screen.width/2-100,Screen.height/2-50,Screen.width/4,Screen.height/5), "MENSAGEM");
}
}
void Update (){
if (aviso == true) {
cronometro += Time.deltaTime;
}
if (cronometro >= DuracaoDaMensagem) {
aviso = false;
}
}
}
Re: [TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...
Além de eficiente, foi rápido no gatilho! EHEHEH Super agradecido! Está funcionando esse último script, mas mesmo assim, a mensagem só aparece única vez. Se eu voltar e colidir com o personagem novamente nenhuma mensagem é exibida. Adicionei um áudio ao box collider que executa continuamente com um alcance (range) pequeno. Esse aspecto do script para mim é essencial para a cena que pretendo, pois se o personagem se perder e voltar pelo caminho, a mensagem será mostrada novamente, e quantas vezes ele se perder. Entendeu? Acredito que tenha de usar algum laço de repetição (for, while, etc). Ou seja, em todas as vezes que o personagem colidir com a box collider a mensagem será exibida no tempo programa (aqui vou deixar 10 segundos). Agradeço de coração, mas se for algo que não dê para adicionar no meu game, eu vou ter de adaptar. Abraço!
Re: [TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...
a intenção do script é essa mesma... éra para estar funcionando.
tente isto talvez:
tente isto talvez:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Mensagem : MonoBehaviour {
private bool aviso = false;
public float DuracaoDaMensagem = 5;
private float cronometro = 0;
void OnTriggerEnter (){
aviso = true;
}
void OnTriggerEnter (){
aviso = false;
}
void OnGUI (){
if(aviso == true){
GUI.Label(new Rect(Screen.width/2-100,Screen.height/2-50,Screen.width/4,Screen.height/5), "MENSAGEM");
}
}
void Update (){
if (aviso == true) {
cronometro += Time.deltaTime;
}
if (cronometro >= DuracaoDaMensagem) {
aviso = false;
}
}
}
Re: [TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...
Opa! Valeu mesmo! Vou testar com calma.
Re: [TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...
Infelizmente, não teve jeito, Marcos! Mas, desconfio que o problema é no meu PC. O Unity não está gerando o box collider. Já tentei de todas as formas e não consigo colidir entre os objetos. Meu anti-vírus AVIRA detectou 9 vírus. Então, mesmo não sabendo ao certo onde está o problema, já sei que não tem anda a ver com script. Hoje, já baixei e instalei o Unity 5. Notei que minhas cenas feitas no Unity 4 ficaram todas com scripts obsoletas. Então terei de começar do zero. Apesar de que agora já tenho as imagens, áudios e scripts com os quais vou trabalhar. Então, acredito que será mais fácil. Não perdi muita coisa, pois estava só no começo (menu completo, uma cena curta quase finalizada e os créditos finais). Quanto a você só tenho a agradecer, pois dedica muita atenção aos usuários do Forum. Com certeza seu nome e o link do site estarão nos créditos finais do meu game, quanto terminá-lo. Até mais!
Re: [TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...
Agradeço :D
quanto ao problema dos colisores, se ele persistir, mande prints da cena para poder-mos resolve-lo
quanto ao problema dos colisores, se ele persistir, mande prints da cena para poder-mos resolve-lo
Re: [TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...
Lembram se do OnTriggerStay?? Poisé ele faz milagres!
Voce soh precisava alterar o Enter pelo Stay
Voce soh precisava alterar o Enter pelo Stay
RenanMSV- Instrutor
- PONTOS : 4483
REPUTAÇÃO : 356
Áreas de atuação : Programação em C#, PHP. SQL, JavaScript (Web)
Respeito as regras :
Tópicos semelhantes
» [TUTORIAL] Cursor do mouse não aparecer durante o jogo
» Como Fazer Texto Aparecer Logo Apos entrar em um Collider
» [TUTORIAL] Mensagem aparecer na tela conforme a distância do jogador (Unity 5)
» Como faz aparecer uma mensagem quando o jogador sair do jogo?
» Script para aparecer propagando apos aparecer a tela de game over 5 vezes
» Como Fazer Texto Aparecer Logo Apos entrar em um Collider
» [TUTORIAL] Mensagem aparecer na tela conforme a distância do jogador (Unity 5)
» Como faz aparecer uma mensagem quando o jogador sair do jogo?
» Script para aparecer propagando apos aparecer a tela de game over 5 vezes
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos