Problemas com animação
4 participantes
Página 1 de 1
Problemas com animação
Uma duvida rapida,eu quero que se minha animação for 4,e se eu apertar e segurar control vai acontecer a animação 10,olha:
if (ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 4)){
if (Input.GetKey (KeyCode.LeftControl))
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 10);
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.LeftControl))
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 4);
}
meu personagem anda pra direita,faz uma animação e quando para faz animação parado,e se ele estiver parado (animação 4),ai neste momento eu apertar e segurar control,vai acontecer a animação agachar (animação 10),e se eu soltar a tecla a animação volta para o 4,entende.esta dando errado na parte do if e pa.....e que meu jogo "2D" e meio diferente,meu personagem 2D pode andar no terreno livremente para todos os lados....ai quando eu andar para direita faz a animaçao andar para direita,se eu agachar,animação agachar para direita,se eu andar para esquerda,animação para esquerda e se agachar,agachar esquerda,se eu andar para frente,a mesma coisa.....ai quando eu andar para direita e parar,e fizer a animação de parado para direita,e nesse momento se eu apertar e segurar o control,faz a animação agachar para direta e se soltar volta para o parado direita!!!a mesma coisa acontece para esquerda,frente,atras.....
se quiser eu mando uma imagem do jogo
}
meu personagem anda pra direita,faz uma animação e quando para faz animação parado,e se ele estiver parado (animação 4),ai neste momento eu apertar e segurar control,vai acontecer a animação agachar (animação 10),e se eu soltar a tecla a animação volta para o 4,entende.esta dando errado na parte do if e pa.....e que meu jogo "2D" e meio diferente,meu personagem 2D pode andar no terreno livremente para todos os lados....ai quando eu andar para direita faz a animaçao andar para direita,se eu agachar,animação agachar para direita,se eu andar para esquerda,animação para esquerda e se agachar,agachar esquerda,se eu andar para frente,a mesma coisa.....ai quando eu andar para direita e parar,e fizer a animação de parado para direita,e nesse momento se eu apertar e segurar o control,faz a animação agachar para direta e se soltar volta para o parado direita!!!a mesma coisa acontece para esquerda,frente,atras.....
Re: Problemas com animação
A unity da esse erro: Assets/Scripts/Playercontroler.cs(55,22): error CS0029: Cannot implicitly convert type `void' to `bool'
quando usei este codigo que fiz ai
quando usei este codigo que fiz ai
Eu não consegui entender muito bem.. Me enrrolei aqui, você pode postar uma explicação com imagens?
crio que o poblema e no if (ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 4))DUT escreveu:Uma duvida rapida,eu quero que se minha animação for 4,e se eu apertar e segurar control vai acontecer a animação 10,olha:
}
ele nao pode ser uma bool..
fecirineu escreveu:crio que o poblema e no if (ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 4))DUT escreveu:Uma duvida rapida,eu quero que se minha animação for 4,e se eu apertar e segurar control vai acontecer a animação 10,olha:
}
pelo que eu entendi voce quer andar agachado isso?
voce so precisaria fazer uma animação dele agachado e andando ao mesmo tempo e chamar ela..
exemplo:
if (Input.GetKey (KeyCode.LeftControl)){
}else{
}
espero ter ajudado..
Eu mandei uma explicação melhor com varias imagens,mas,acho que não foi enviado.....fecirineu escreveu:fecirineu escreveu:crio que o poblema e no if (ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 4))DUT escreveu:Uma duvida rapida,eu quero que se minha animação for 4,e se eu apertar e segurar control vai acontecer a animação 10,olha:
}
pelo que eu entendi voce quer andar agachado isso?
voce so precisaria fazer uma animação dele agachado e andando ao mesmo tempo e chamar ela..
exemplo:
if (Input.GetKey (KeyCode.LeftControl)){
}else{
}
espero ter ajudado..
Eu não quero que o meu personagem ande agachado.Quero que quando o meu personagem estiver parado para direita,e neste exato momento eu apertar e segurar o leftcontrol,o personagem agacha para direita,e quando soltar volta sua animação de parado para direita.E se o personagem estiver parado para esquerda,e eu apertar e segurar o leftcontrol,ele faz a animação "agachar para esquerda" e se soltar o botão volta a animação "parado para esquerda"...a mesma coisa acontece com ele virado para frente e para tras,imagens:
esse codigo ai funciona com isso?
Cara, isso é simples! Você pode fazer assim. Crie uma variavel do tipo String. Se o jogador aperta para andar para a direita, o texto da variavel String vai ser setada para "Direita" se o jogador apertar para cima, a variavel é setada como "Cima".
Bom. Tendo isso em mente, é só você jogar isso tudo dentro de um if. Tipo.. Se a variavel String estiver como "Cima", e o jogador apertar o Control, ele executara a animação de agachar, mais para cima. E assim vai indo. É uma lógica bem simples de se fazer se você conhece um pouco de programação.
Bom. Tendo isso em mente, é só você jogar isso tudo dentro de um if. Tipo.. Se a variavel String estiver como "Cima", e o jogador apertar o Control, ele executara a animação de agachar, mais para cima. E assim vai indo. É uma lógica bem simples de se fazer se você conhece um pouco de programação.
Eu ainda sou iniciante em programação,mas,sei fazer algumas coisas no C#.Vou ver sobre esses strings,Obrigado
Ai ta meio foda eu conseguir fazer aqui,tem como me dar um exemplo com esses strings?
Aqui mano.. Da uma conferida nesse exemplinho que fiz. Deve te dar uma noção..
- Código:
using UnityEngine;
public class Exemplo : MonoBehaviour
{
public string Direcao = ("Direita");
//Esta é a variavel utilizada para informar ao script para onde o cachorro esta virado.
void Start ()
{
}
void Update ()
{
if (Input.GetKeyDown (KeyCode.W)) { //Quando o jogador apertar W, a variavel é setada como "Cima"
Direcao = ("Cima");
}
if (Input.GetKeyDown (KeyCode.S)) { //Quando o jogador apertar S, a variavel é setada como "Baixo"
Direcao = ("Baixo");
}
if (Input.GetKeyDown (KeyCode.A)) { //Quando o jogador apertar A, a variavel é setada como "Esquerda"
Direcao = ("Esquerda");
}
if (Input.GetKeyDown (KeyCode.D)) { //Quando o jogador apertar D, a variavel é setada como "Direita"
Direcao = ("Direita");
}
if (Input.GetKeyDown (KeyCode.LeftControl) && Direcao == ("Cima")) { //Se o jogador apertar o control, e a variavel estiver setada como "Cima"...
//Insira o codigo que chama a animação de agachar para cima aqui.
}
if (Input.GetKeyDown (KeyCode.LeftControl) && Direcao == ("Baixo")) { //Se o jogador apertar o control, e a variavel estiver setada como "Baixo"...
//Insira o codigo que chama a animação de agachar para baixo aqui.
}
if (Input.GetKeyDown (KeyCode.LeftControl) && Direcao == ("Esquerda")) { //Se o jogador apertar o control, e a variavel estiver setada como "Esquerda"...
//Insira o codigo que chama a animação de agachar para esquerda aqui.
}
if (Input.GetKeyDown (KeyCode.LeftControl) && Direcao == ("Direita")) { //Se o jogador apertar o control, e a variavel estiver setada como "Direita"...
//Insira o codigo que chama a animação de agachar para direita aqui.
}
}
}
Última edição por marcos4503 em Seg maio 15, 2017 7:00 pm, editado 1 vez(es)
Cara,muito obrigado!!!deu muito certo mesmo,obrigado.agora eu só preciso terminar de fazer as animações dele pra esquerda,cima e baixo.Obrigado :D :D :D :D :D :D :D
Era uma coisa simples.. Mais tu pega as manha com o tempo.. Se precisar tamo ai
E se eu quiser fazer ele andar agachado?eu fiz isso daqui:
criei uma nova variavel do tipo string
e fiz isso
Fiz isso e da este erro:
KeyNotFoundException: The given key was not present in the dictionary.
criei uma nova variavel do tipo string
- Código:
public string direcaoAgachado = ("DireitaAgachado");
e fiz isso
- Código:
//Agachar e suas animaçoes
if (Input.GetKeyDown (KeyCode.LeftControl) && direcao == ("Direita")){
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 9);
direcaoAgachado = ("DireitaAgachado"); //coloquei aqui
}
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.LeftControl) && direcao == ("Direita")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
}
if (Input.GetKeyDown (KeyCode.LeftControl) && direcao == ("Esquerda")) {
}
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.LeftControl) && direcao == ("Esquerda")) {
}
if (Input.GetKeyDown (KeyCode.LeftControl) && direcao == ("Cima")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 11);
}
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.LeftControl) && direcao == ("Cima")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 6);
}
if (Input.GetKeyDown (KeyCode.LeftControl) && direcao == ("Baixo")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 12);
}
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.LeftControl) && direcao == ("Baixo")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 8);
}
//Andar agachado e suas animaçoes
if (Input.GetKey (KeyCode.D) && direcaoAgachado == ("DireitaAgachado")){
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 13);
}
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.D) && direcaoAgachado == ("DireitaAgachado")) {
}
//se eu apertar o D,e o direcaoAgachado for direita agachado,vai fazer a animação de
andando agachado para direita
Fiz isso e da este erro:
KeyNotFoundException: The given key was not present in the dictionary.
E quando aperto a tecla D,para andar para direita,A animação de andar nao funciona,a animação trava na que esta
Esse erro significa
"KeyNotFound:A chave fornecida não estava presente no dicionario"
Ou seja o comando "KeyCode.D" Não foi reconhecido tente esse:
Essa parte de travar é porque você provavelmente não fez uma conexão da animação de andar agachado e as outras...
"KeyNotFound:A chave fornecida não estava presente no dicionario"
Ou seja o comando "KeyCode.D" Não foi reconhecido tente esse:
- Código:
if (Input.GetKey ("d") && direcaoAgachado == ("DireitaAgachado")){
if (Input.GetKeyUp ("d") && direcaoAgachado == ("DireitaAgachado")) {
}
Essa parte de travar é porque você provavelmente não fez uma conexão da animação de andar agachado e as outras...
Eu coloquei este codigo e não deu mais erro,mas,a animação continua travada na que esta quando aperto o D.Eu não estou entendendo esta parte da conexão,Coloquei ali o "agachado para direita" tendo conexão para o "andando agachado para direita",e "andando agachado para direita" tendo conexão de volta para o "agachado para direita".Imagen:
DUT escreveu:Eu coloquei este codigo e não deu mais erro,mas,a animação continua travada na que esta quando aperto o D.Eu não estou entendendo esta parte da conexão,Coloquei ali o "agachado para direita" tendo conexão para o "andando agachado para direita",e "andando agachado para direita" tendo conexão de volta para o "agachado para direita".
Vish ;-; então não sei oque pode ser... mas em runtime quando você está "Agachado Direita" e depois "Andando agachado para Di" a "Condição" é mudada de 9 para 13 ? Se muda não sei mesmo oque pode ser, mas se caso não mude você terá que conectar essa animação de "Andando agachado para Di" com as outras animações que você tem e não apenas com a "Agachado Direita".
Sim,quando esta na "Agachado Direita" = Condição 9,e aperto o D para direita,deveria mudar para o "Andando agachado para Di" = Condição 13".
Se eu soltar o D,volta para o 9,e se eu soltar o control volta para o "Parado direita"
Acho que ta dando problema,porque no meu script,quando Aperto D acontece isso:
e em baixo esta assim:
- Código:
private Animator ControlAgachar;
public string direcao = ("Direita");
public string direcaoAgachado = ("DireitaAgachado");
// Use this for initialization
void Start () {
ControlAgachar = GetComponent<Animator> ();
}
// Update is called once per frame
void FixedUpdate () {
// Controles normais W A S D e suas animaçoes
if (Input.GetKey (KeyCode.D)) {
transform.Translate (8 * Time.deltaTime, 0.0f, 0.0f);
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 1);
direcao = ("Direita");
e em baixo esta assim:
- Código:
if (Input.GetKey ("d") && direcaoAgachado == ("DireitaAgachado")){
if (Input.GetKeyUp ("d") && direcaoAgachado == ("DireitaAgachado")) {
}
}
}
}
- Código:
if (Input.GetKeyDown (KeyCode.LeftControl) && direcao == ("Direita")){
direcaoAgachado = ("DireitaAgachado");
}
É só remover a linha 18
ou se você quiser deixar o código menor remova a string "DireitaAgachado" e faça tudo diretamente.... tipo
// Está em spoiler porque o negocio bugou ;-;
- Código:
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 1);
ou se você quiser deixar o código menor remova a string "DireitaAgachado" e faça tudo diretamente.... tipo
// Está em spoiler porque o negocio bugou ;-;
- Script:
[list=linenums]
[*]if (Input.GetKey (KeyCode.D)) {
[*] transform.Translate (8 * Time.deltaTime, 0.0f, 0.0f);
[*] ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 13);
[*]}
[*]if (Input.GetKeyUp (KeyCode.D)) {
[*]ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 9); }
[/list]
Espere,como seria o codigo se eu quisesse que se a pessoa apertar o control e o D junto aconteça a animação de andar agachado para direita e se soltar os 2 aconteça a animação de parado para direita,ou se soltar somente o D,volte para animação de agachado para direita.Acho que isso resolveria meu problema de andar agachado
DUT escreveu:Espere,como seria o codigo se eu quisesse que se a pessoa apertar o control e o D junto aconteça a animação de andar agachado para direita e se soltar os 2 aconteça a animação de parado para direita,ou se soltar somente o D,volte para animação de agachado para direita.Acho que isso resolveria meu problema de andar agachado
- Código:
if (Input.GetKey (KeyCode.LeftCtrl) && Input.GetKey ("d")) {
}
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.LeftCtrl) && Input.GetKeyUp ("d")) {
}
if (Input.GetKey (KeyCode.LeftCtrl) && Input.GetKeyUp ("d")) {
}
// Recomendo dar uma pesquisa sobre os KeyCode em "" porque deixa o código melhor para visualizar e pah ;-;
// Eu coloquei KeyCode.LeftCtrl porque esqueci oque tem que colocar no "" ;-;
// Daria para remover vários ifs do código mas to com preguiça de fazer um esqueminha ;-;
// Pode conter erros... porque estou fora da unity no momento e nada q to fazendo aqui ta em algum editor ;-;
VALEW MANO,DEU CERTO OBRIGADO :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
Tudo bem,agora esta dando certo....mas,quando ele estiver andando agachado eu gostaria que ele andasse mais devagar,então coloquei este codigo em baixo:
Mas,não deu certo.Como faz,para tipo "desativar" o "transform.Translate (8 * Time.deltaTime, 0.0f, 0.0f);" que fica la emcima e ativar este novo
com 5 de força e quando soltar,volta ao normal
- Código:
if (Input.GetKey (KeyCode.LeftControl) && Input.GetKeyDown ("d")) {
transform.Translate (5 * Time.deltaTime, 0.0f, 0.0f);
}
if (Input.GetKey (KeyCode.LeftControl) && Input.GetKeyUp ("d")) {
}
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.LeftControl) && Input.GetKeyUp ("d")) {
}
Mas,não deu certo.Como faz,para tipo "desativar" o "transform.Translate (8 * Time.deltaTime, 0.0f, 0.0f);" que fica la emcima e ativar este novo
DUT escreveu:Tudo bem,agora esta dando certo....mas,quando ele estiver andando agachado eu gostaria que ele andasse mais devagar,então coloquei este codigo em baixo:
- Código:
transform.Translate (5 * Time.deltaTime, 0.0f, 0.0f);
}
}
}
tipo no lugar do 8 Você coloca uma float e faz com que a float mude tipo:
- Código:
public float Velocidade = 8.0f;
void Update () {
// aquele código de movimento...
transform.Translate (Velocidade * Time.deltaTime);
// aquele código de movimento...
Velocidade = 5;
}
Velocidade = 8;
}
Velocidade = 8;
}
}
Cara da dando certo que daora,caramba,espero um dia poder ficar igual a você,conseguir fazer qualquer coisa na unity.eu so consigo fazer alguns codigos muito pequenos kkkkk
Ei,porque quando por exemplo eu aperto para andar para esquerda,e imediatamente aperto para andar para cima,porque a animação demora para acontecer,ocorre um tipo de "delay".aperto para esquerdo,faz a animação de andar para esquerda,imediatamente aperto para cima,faz a animação de parado para esquerda durante 2 segundos e depois vai para a animação de andar para frente,mas tem vezes,que buga e fica mais de 2 segundos,tanto em outras animaçoes
Pode ser o tempo da animação alto tipo começa em 00:00 e fica parado até 00:10 ou algum IEnumerator no seu código...DUT escreveu:Ei,porque quando por exemplo eu aperto para andar para esquerda,e imediatamente aperto para andar para cima,porque a animação demora para acontecer,ocorre um tipo de "delay".aperto para esquerdo,faz a animação de andar para esquerda,imediatamente aperto para cima,faz a animação de parado para esquerda durante 2 segundos e depois vai para a animação de andar para frente,mas tem vezes,que buga e fica mais de 2 segundos,tanto em outras animaçoes.
Ficou certo agora,fico dinamico e sincronizado agora (corrigindo o tempo da animação,pois não fiz nenhum codigo de IEnumerator) ,mas,quando ando agachado para esquerda e aperto imediatamente para andar agachado para direita,ele buga e vai de andar agachado para esquerda para agachado para esquerda e começa a andar para direita na força de 8,e so faz a animação de andar agachado para direita se eu apertar dinovo o D
se você quer que ele troque diretamente de Agachado para esquerda para agachado para a direita você tem que fazer uma ligação entre eles também...DUT escreveu:Ficou certo agora,fico dinamico e sincronizado agora (corrigindo o tempo da animação,pois não fiz nenhum codigo de IEnumerator) ,mas,quando ando agachado para esquerda e aperto imediatamente para andar agachado para direita,ele buga e vai de andar agachado para esquerda para agachado para esquerda e começa a andar para direita na força de 8,e so faz a animação de andar agachado para direita se eu apertar dinovo
tenta usar um IEnumerator para ter um intervalo na troca das animações...
Obs:tipo para não dar bug de tentar tocar 2 animações no mesmo tempo.
Exemplo de como usar o IEnumerator:
- Código:
void Start () {
StartCouroutine("EaeMen");
}
IEnumerator EaeMen () {
yield return new WaitForSeconds (0.5f);
// comandos
}