[TUTORIAL] Menu Principal, utilizando UI..
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[TUTORIAL] Menu Principal, utilizando UI..
Esse é um Menu Principal que fiz utilizando algumas técnicas que aprendi, não recomendo que novatos usem, é necessário um conhecimento intermediário para modificá-lo..
Uma das técnicas que utilizei foi criar um Código para "melhorar" o salvamento através do PlayerPrefs:
Outra técnica utilizada é a transição de Menus e execução de funções diretamente pelos botões...
O componente 'Button' possui uma área chamada 'OnClick()' você pode ativar/desativar objetos, executar funções dos scripts, entre outras coisas... E eu utilizo com muita frequência..
No caso da imagem acima, estou usando o 'OnClick()' para desativar o 'menu_principal' e ativar o 'menu_créditos' sem nenhuma necessidade de código..
OBS: Abaixo do 'OnClick()' é possível ver um componente chamado 'EventTrigger'.. ele funciona de forma semelhante ao 'OnClick()' do botão, mas é mais versátil e detecta várias outras formas de Eventos.. Estou utilizando-o para fazer tocar o som dos botões e elementos do menu..
Esse menu tem: seleção de mapas, opções básicas, sons nos elementos clicáveis do ui e tela de carregamento..
Exemplo de algumas Imagens do Menu..
OBS²: A tela de carregamento tem uma opção chamada "Carregamento Falso".. Quando você usa o SceneManager.LoadLevelAsync e o seu mapa for muito leve a tela de carregamento irá basicamente piscar e carregar o mapa, se ativar o carregamento falso é possível desacelerar esse carregamento, fazendo com que apareça a tela de carregamento..
Modo de Instalação:
AVISO: As cenas do seu projeto devem ser adicionadas na variável "Mapas" que fica no objeto 'GameManager', lembre-se de setar tudo corretamente para não ocorrer erros..
Caso tenham algum problema podem perguntar.. quando eu tiver tempo irei postar um vídeo sobre como utilizá-lo e modificá-lo corretamente..
Uma das técnicas que utilizei foi criar um Código para "melhorar" o salvamento através do PlayerPrefs:
- O salvamento é feito usando: "Dados.SaveInt, Dados.SaveFloat, Dados.SaveString e Dados.SaveBool".
- O carregamento é feito usando: "Dados.LoadInt, Dados.LoadFloat, Dados.LoadString e Dados.LoadBool".
- Agora é possível o salvamento e carregamento de valores 'booleanos'.
- E não é mais necessário a utilização de 'PlayerPrefs.Save()'.
- O nome da função 'PlayerPrefs.HasKey' foi alterada para 'Dados.KeyExists'.
Outra técnica utilizada é a transição de Menus e execução de funções diretamente pelos botões...
O componente 'Button' possui uma área chamada 'OnClick()' você pode ativar/desativar objetos, executar funções dos scripts, entre outras coisas... E eu utilizo com muita frequência..
No caso da imagem acima, estou usando o 'OnClick()' para desativar o 'menu_principal' e ativar o 'menu_créditos' sem nenhuma necessidade de código..
OBS: Abaixo do 'OnClick()' é possível ver um componente chamado 'EventTrigger'.. ele funciona de forma semelhante ao 'OnClick()' do botão, mas é mais versátil e detecta várias outras formas de Eventos.. Estou utilizando-o para fazer tocar o som dos botões e elementos do menu..
Esse menu tem: seleção de mapas, opções básicas, sons nos elementos clicáveis do ui e tela de carregamento..
Exemplo de algumas Imagens do Menu..
OBS²: A tela de carregamento tem uma opção chamada "Carregamento Falso".. Quando você usa o SceneManager.LoadLevelAsync e o seu mapa for muito leve a tela de carregamento irá basicamente piscar e carregar o mapa, se ativar o carregamento falso é possível desacelerar esse carregamento, fazendo com que apareça a tela de carregamento..
Modo de Instalação:
- Faça download do UnityPackage nesse link: Download
- Abra seu projeto no Unity.
- Clique duas vezes no arquivo baixado.
- Quando abrir no Unity, clique em 'Import'.
AVISO: As cenas do seu projeto devem ser adicionadas na variável "Mapas" que fica no objeto 'GameManager', lembre-se de setar tudo corretamente para não ocorrer erros..
Caso tenham algum problema podem perguntar.. quando eu tiver tempo irei postar um vídeo sobre como utilizá-lo e modificá-lo corretamente..
LeonSK- Iniciante
- PONTOS : 2800
REPUTAÇÃO : 9
Idade : 26
Respeito as regras :
IanLuan- Mestre
- PONTOS : 3248
REPUTAÇÃO : 102
Idade : 25
Áreas de atuação : Programação C#
Básico Design (Blender / Photoshop)
Desenvolvimento Web e Apps.
Respeito as regras :
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