[TUTORIAL] MENU AO APERTAR "ESC"
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[TUTORIAL] MENU AO APERTAR "ESC"
Se quiserem um metodo mais avançado vejam este tutorial:
https://www.schultzgames.com/t93-tutorial-menu-pause-avancado
caso optarem pelo metodo mais simples, vejam este metodo abaixo...
Jogue este script na sua camera:
nesta linha:
troque o nome do nível para o nome do seu nível de menu...
No nível de menu adicione este script na sua camera...
este script pequeno irá evitar bugs como, o tempo estar igual a 0 no nivel menu, ou estar sem audio no menu...
se quiserem travar a camera enquanto o jogo está pausado sigam este tutorial...
https://www.schultzgames.com/t1-tutorial-travar-a-camera-do-personagem-firstpersoncontroller
OBS: SE VOCÊ ESTIVER UTILIZANDO UNITY 5, SIGA ESTE TUTORIAL ABAIXO:
Jogue este script na sua camera:
E o script para evitar bugs agora é assim:
https://www.schultzgames.com/t93-tutorial-menu-pause-avancado
caso optarem pelo metodo mais simples, vejam este metodo abaixo...
Jogue este script na sua camera:
- Código:
var pauseMenuFont : Font;
private var pauseEnabled = false;
function Start(){
pauseEnabled = false;
Time.timeScale = 1;
AudioListener.volume = 1;
Screen.showCursor = false;
}
function Update(){
if(Input.GetKeyDown("escape")){
if(pauseEnabled == true){
pauseEnabled = false;
Time.timeScale = 1;
AudioListener.volume = 1;
Screen.showCursor = false;
}
else if(pauseEnabled == false){
pauseEnabled = true;
AudioListener.volume = 0;
Time.timeScale = 0;
Screen.showCursor = true;
}
}
}
private var showGraphicsDropDown = false;
function OnGUI(){
GUI.skin.box.font = pauseMenuFont;
GUI.skin.button.font = pauseMenuFont;
if(pauseEnabled == true){
GUI.Box(Rect(Screen.width /2 - 100,Screen.height /2 - 100,250,200), "PAUSE");
if(GUI.Button(Rect(Screen.width /2 - 100,Screen.height /2 - 50,250,50), "MENU")){
// TROQUE O NOME "MENU" PARA O NOME DA SUA CENA DE MENU //
Application.LoadLevel("MENU");
}
if(GUI.Button(Rect(Screen.width /2 - 100,Screen.height /2 ,250,50), "QUALIDADE GRAFICA")){
if(showGraphicsDropDown == false){
showGraphicsDropDown = true;
}
else{
showGraphicsDropDown = false;
}
}
if(showGraphicsDropDown == true){
if(GUI.Button(Rect(Screen.width /2 + 150,Screen.height /2 ,250,50), "PESSIMO")){
QualitySettings.currentLevel = QualityLevel.Fastest;
}
if(GUI.Button(Rect(Screen.width /2 + 150,Screen.height /2 + 50,250,50), "RUIM")){
QualitySettings.currentLevel = QualityLevel.Fast;
}
if(GUI.Button(Rect(Screen.width /2 + 150,Screen.height /2 + 100,250,50), "SIMPLES")){
QualitySettings.currentLevel = QualityLevel.Simple;
}
if(GUI.Button(Rect(Screen.width /2 + 150,Screen.height /2 + 150,250,50), "BOM")){
QualitySettings.currentLevel = QualityLevel.Good;
}
if(GUI.Button(Rect(Screen.width /2 + 150,Screen.height /2 + 200,250,50), "BONITO")){
QualitySettings.currentLevel = QualityLevel.Beautiful;
}
if(GUI.Button(Rect(Screen.width /2 + 150,Screen.height /2 + 250,250,50), "FANTASTICO")){
QualitySettings.currentLevel = QualityLevel.Fantastic;
}
if(Input.GetKeyDown("escape")){
showGraphicsDropDown = false;
}
}
if (GUI.Button (Rect (Screen.width /2 - 100,Screen.height /2 + 50,250,50), "SAIR")){
Application.Quit();
}
}
}
nesta linha:
- Código:
// TROQUE O NOME "MENU" PARA O NOME DA SUA CENA DE MENU //
Application.LoadLevel("MENU");
troque o nome do nível para o nome do seu nível de menu...
No nível de menu adicione este script na sua camera...
- Código:
function Update () {
Time.timeScale = 1;
AudioListener.volume = 1;
Screen.showCursor = true;
}
este script pequeno irá evitar bugs como, o tempo estar igual a 0 no nivel menu, ou estar sem audio no menu...
se quiserem travar a camera enquanto o jogo está pausado sigam este tutorial...
https://www.schultzgames.com/t1-tutorial-travar-a-camera-do-personagem-firstpersoncontroller
OBS: SE VOCÊ ESTIVER UTILIZANDO UNITY 5, SIGA ESTE TUTORIAL ABAIXO:
Jogue este script na sua camera:
- Código:
var pauseMenuFont : Font;
private var pauseEnabled = false;
function Start(){
pauseEnabled = false;
Time.timeScale = 1;
AudioListener.volume = 1;
Cursor.visible = false;
}
function Update(){
if(Input.GetKeyDown("escape")){
if(pauseEnabled == true){
pauseEnabled = false;
Time.timeScale = 1;
AudioListener.volume = 1;
Cursor.visible = false;
}
else if(pauseEnabled == false){
pauseEnabled = true;
AudioListener.volume = 0;
Time.timeScale = 0;
Cursor.visible = true;
}
}
}
private var showGraphicsDropDown = false;
function OnGUI(){
GUI.skin.box.font = pauseMenuFont;
GUI.skin.button.font = pauseMenuFont;
if(pauseEnabled == true){
GUI.Box(Rect(Screen.width /2 - 100,Screen.height /2 - 100,250,200), "PAUSE");
if(GUI.Button(Rect(Screen.width /2 - 100,Screen.height /2 - 50,250,50), "MENU")){
// TROQUE O NOME "MENU" PARA O NOME DA SUA CENA DE MENU //
Application.LoadLevel("MENU");
}
if(GUI.Button(Rect(Screen.width /2 - 100,Screen.height /2 ,250,50), "QUALIDADE GRAFICA")){
if(showGraphicsDropDown == false){
showGraphicsDropDown = true;
}
else{
showGraphicsDropDown = false;
}
}
if(showGraphicsDropDown == true){
if(GUI.Button(Rect(Screen.width /2 + 150,Screen.height /2 ,250,50), "PESSIMO")){
QualitySettings.currentLevel = QualityLevel.Fastest;
}
if(GUI.Button(Rect(Screen.width /2 + 150,Screen.height /2 + 50,250,50), "RUIM")){
QualitySettings.currentLevel = QualityLevel.Fast;
}
if(GUI.Button(Rect(Screen.width /2 + 150,Screen.height /2 + 100,250,50), "SIMPLES")){
QualitySettings.currentLevel = QualityLevel.Simple;
}
if(GUI.Button(Rect(Screen.width /2 + 150,Screen.height /2 + 150,250,50), "BOM")){
QualitySettings.currentLevel = QualityLevel.Good;
}
if(GUI.Button(Rect(Screen.width /2 + 150,Screen.height /2 + 200,250,50), "BONITO")){
QualitySettings.currentLevel = QualityLevel.Beautiful;
}
if(GUI.Button(Rect(Screen.width /2 + 150,Screen.height /2 + 250,250,50), "FANTASTICO")){
QualitySettings.currentLevel = QualityLevel.Fantastic;
}
if(Input.GetKeyDown("escape")){
showGraphicsDropDown = false;
}
}
if (GUI.Button (Rect (Screen.width /2 - 100,Screen.height /2 + 50,250,50), "SAIR")){
Application.Quit();
}
}
}
E o script para evitar bugs agora é assim:
- Código:
function Update () {
Time.timeScale = 1;
AudioListener.volume = 1;
Cursor.visible = true;
}
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