Problema em criar tiros múltiplos
3 participantes
Página 1 de 1
Problema em criar tiros múltiplos
Bom dia,
estou tendo problema para criar 3 tiros ao mesmo tempo, sendo que um será instanciado em linha reta, outro será inclinado em 20 graus para cima e outro em 20 graus para baixo.
o script é esse:
quando simulo o jogo, estão sendo instanciados 4 tiros ao invés de 3 apenas, e todos eles saem em 20 graus para cima.
como fazer para o tiro sair inclinado em 20 graus para baixo e um reto?
e onde está o erro de sairem 4 tiros e não 3, sendo que o i <= 3?
estou tendo problema para criar 3 tiros ao mesmo tempo, sendo que um será instanciado em linha reta, outro será inclinado em 20 graus para cima e outro em 20 graus para baixo.
o script é esse:
- Código:
public void Attack2() {
if (shootCooldown <= 0) {
shootCooldown = shootingRate;
for (int i = 0; i <= 3; i++) {
// Tiro na inclinaçao 0 graus
var tiro2 = Resources.Load("Prefabs/player/Tiro2"); //Busca o nome do prefab
Instantiate(tiro2, pontoTiro2.position, Quaternion.Euler(new Vector3(0, 0, 20))); //Cria o tiro2
}
}
}
quando simulo o jogo, estão sendo instanciados 4 tiros ao invés de 3 apenas, e todos eles saem em 20 graus para cima.
como fazer para o tiro sair inclinado em 20 graus para baixo e um reto?
e onde está o erro de sairem 4 tiros e não 3, sendo que o i <= 3?
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3444
REPUTAÇÃO : 28
Respeito as regras :
Re: Problema em criar tiros múltiplos
Tente criar 3 comandos instantiate e apenas mude o vector 3 de cada um Ex 20 0 -20espero q funcione
para instanciar os tiro inclinados:
explicação: o for irá iniciar em -1 em vez de 0, e verificará até 2, a inclinação será multiplicada pelo int do for:
>>o for começa com -1 que é menor do que 2, então o código será executado e a inclinação será 20° vezes o -1 do for que resultará em -20° de inclinação, após o código ser executado o for irá incrementar o int com +1 agora o int é = 0
>>depois da primeira execução do for, o int será igual a 0 então a inclinação será 20 vezes 0 que resultará em 0° (sem inclinção), após a execução o for irá incrementar +1 agora o int é = 1
>>o int é igual a 1 que ainda está na condição menor que 2, então o for é executado novamente, agr a inclinação será 20 vezes o int que é = 1 resultando em 20° e o int será incrementado novamente ficando igual a 2 que está fora da condição do for fechando-o com um belo laçinho de veludo penteado e um beijinho carinhoso
[list=linenums]
[*]
[*]if (shootCooldown <= 0) {
[*] shootCooldown = shootingRate;
[*] for (int i = -1; i < 2; i++) {
[*] // Tiro na inclinaçao 0 graus
[*] var tiro2 = Resources.Load("Prefabs/player/Tiro2"); //Busca o nome do prefab
[*] Instantiate(tiro2, pontoTiro2.position, Quaternion.Euler(new Vector3(0, 0, 20*i))); //Cria o tiro2
[*] }
[*] }
[*] }
[/list]
explicação: o for irá iniciar em -1 em vez de 0, e verificará até 2, a inclinação será multiplicada pelo int do for:
>>o for começa com -1 que é menor do que 2, então o código será executado e a inclinação será 20° vezes o -1 do for que resultará em -20° de inclinação, após o código ser executado o for irá incrementar o int com +1 agora o int é = 0
>>depois da primeira execução do for, o int será igual a 0 então a inclinação será 20 vezes 0 que resultará em 0° (sem inclinção), após a execução o for irá incrementar +1 agora o int é = 1
>>o int é igual a 1 que ainda está na condição menor que 2, então o for é executado novamente, agr a inclinação será 20 vezes o int que é = 1 resultando em 20° e o int será incrementado novamente ficando igual a 2 que está fora da condição do for fechando-o com um belo laçinho de veludo penteado e um beijinho carinhoso
[list=linenums]
[*]
[*]if (shootCooldown <= 0) {
[*] shootCooldown = shootingRate;
[*] for (int i = -1; i < 2; i++) {
[*] // Tiro na inclinaçao 0 graus
[*] var tiro2 = Resources.Load("Prefabs/player/Tiro2"); //Busca o nome do prefab
[*] Instantiate(tiro2, pontoTiro2.position, Quaternion.Euler(new Vector3(0, 0, 20*i))); //Cria o tiro2
[*] }
[*] }
[*] }
[/list]
JailtonUnity- MembroAvançado
- PONTOS : 3776
REPUTAÇÃO : 38
Respeito as regras :
DuViDoSo34, foi isso mesmo que eu fiz aqui e funcionou.
Mas imagina eu querer fazer varios tiros em 360 graus, uns 18 tiros por exemplo? Ia ter que escrever 18 vezes, aí o script ia ficar gigantesco.
Uma vez eu vi um script que usava o 'for' do jeito que eu pus, for (int i = 0; i <= 3; i++) , até cheguei a testar e funcionou, mas perdi esse script porque fiquei muito tempo sem mexer na unity, e não lembro onde encontrei na internet.
tinha mais linhas nele e nao me recordo.
com váriso comando eu fiz assim:
public void Attack () {
var tiroReto = Resources.Load("Prefabs/player/Tiro2"); //Busca o nome do prefab
Instantiate(tiroReto, pontoTiro2.position, Quaternion.Euler(new Vector3(0, 0, 0))); //Cria o tiro reto
// Tiro na inclinaçao 20 graus
var tiroCima = Resources.Load("Prefabs/player/Tiro2"); //Busca o nome do prefab
Instantiate(tiroCima, pontoTiro2.position, Quaternion.Euler(new Vector3(0, 0, 20))); //Cria o tiro em 20 graus
// Tiro na inclinaçao -20 graus
var tiroBaixo = Resources.Load("Prefabs/player/Tiro2"); //Busca o nome do prefab
Instantiate(tiroBaixo, pontoTiro2.position, Quaternion.Euler(new Vector3(0, 0, -20))); //Cria o tiro em -20 graus
}
}
JailtonUnity, seu script funcionou legall, valeu!!
Mas imagina eu querer fazer varios tiros em 360 graus, uns 18 tiros por exemplo? Ia ter que escrever 18 vezes, aí o script ia ficar gigantesco.
Uma vez eu vi um script que usava o 'for' do jeito que eu pus, for (int i = 0; i <= 3; i++) , até cheguei a testar e funcionou, mas perdi esse script porque fiquei muito tempo sem mexer na unity, e não lembro onde encontrei na internet.
tinha mais linhas nele e nao me recordo.
com váriso comando eu fiz assim:
public void Attack () {
var tiroReto = Resources.Load("Prefabs/player/Tiro2"); //Busca o nome do prefab
Instantiate(tiroReto, pontoTiro2.position, Quaternion.Euler(new Vector3(0, 0, 0))); //Cria o tiro reto
// Tiro na inclinaçao 20 graus
var tiroCima = Resources.Load("Prefabs/player/Tiro2"); //Busca o nome do prefab
Instantiate(tiroCima, pontoTiro2.position, Quaternion.Euler(new Vector3(0, 0, 20))); //Cria o tiro em 20 graus
// Tiro na inclinaçao -20 graus
var tiroBaixo = Resources.Load("Prefabs/player/Tiro2"); //Busca o nome do prefab
Instantiate(tiroBaixo, pontoTiro2.position, Quaternion.Euler(new Vector3(0, 0, -20))); //Cria o tiro em -20 graus
}
}
JailtonUnity, seu script funcionou legall, valeu!!
Marc7- Mestre
Respeito as regras :
Um jeito fácil e compacto par instanciar quantos tiros você quiser é o seguinte:
Digamos que quero 8 tiros com angulações no eixo z: seria o mesmo esquema mudando apenas os valores.
for (int i = -4; i < 4; i++) {
Instantiate(tiro2, pontoTiro2.position, Quaternion.Euler(new Vector3(0, 0, 10*i)));
}
E se eu quisesse instanciar esses mesmos tiros mas com a mesma angulação, porem um pouco randomizada, se a angulação era de 10 em 10 graus, ela poderia flutuar para 8 no 1 tiro e17 no segundo, etc. Mas respeitando um valor maximo de flutuação da angulação definida:
//variável q define o quanto poderá ser desviado a angulação padrão
Public Int valor = 4;
Instantiate(tiro2, pontoTiro2.position, Quaternion.Euler(new Vector3(0, 0, Random.Range(10-valor, 10+valor)*i ))); //o range poderia retornar um valor entre 6 e 14 em vez de uma angulação fixa de 10°
}
Digamos que quero 8 tiros com angulações no eixo z: seria o mesmo esquema mudando apenas os valores.
Instantiate(tiro2, pontoTiro2.position, Quaternion.Euler(new Vector3(0, 0, 10*i)));
}
E se eu quisesse instanciar esses mesmos tiros mas com a mesma angulação, porem um pouco randomizada, se a angulação era de 10 em 10 graus, ela poderia flutuar para 8 no 1 tiro e17 no segundo, etc. Mas respeitando um valor maximo de flutuação da angulação definida:
//variável q define o quanto poderá ser desviado a angulação padrão
Public Int valor = 4;
Instantiate(tiro2, pontoTiro2.position, Quaternion.Euler(new Vector3(0, 0, Random.Range(10-valor, 10+valor)*i ))); //o range poderia retornar um valor entre 6 e 14 em vez de uma angulação fixa de 10°
}
Respeito as regras :
Boa Jailton valeu pela dica!!! ^^
Marc7- Mestre
Respeito as regras :
Desculpem postar sem esperar as 24 hs, é só resolver isso o quanto antes.
Jailton, e caso eu queira inclinar os 3 tiros ao mesmo tempo (ou mais tiros, depende do nº que eu optar) mais para cima ou mais para baixo, como na imagem:
lembrei que no script que eu perdi tinha um comando que fazia isso.
Jailton, e caso eu queira inclinar os 3 tiros ao mesmo tempo (ou mais tiros, depende do nº que eu optar) mais para cima ou mais para baixo, como na imagem:
Marc7- Mestre
Respeito as regras :
eu reformulei o código, veja:Marc7 escreveu:Desculpem postar sem esperar as 24 hs, é só resolver isso o quanto antes.
- Código:
public int quant_tiros = 3; //quantidade de tiros
public float inclinacao = 20; //graus de inclinacao
public float inclinacao_geral = 20; //rotacao geral
void Start()
{
InstanciarTiros();
}
void InstanciarTiros()
{
GameObject[] tiros = new GameObject[quant_tiros]; //definindo um array com tamanho equivalente a "quant_tiros"
tiros[0] = Resources.Load("Prefabs/player/Tiro1", typeof(GameObject)) as GameObject; //alocando o tiro 1
tiros[1] = Resources.Load("Prefabs/player/Tiro2", typeof(GameObject)) as GameObject; //alocando o tiro 2
tiros[2] = Resources.Load("Prefabs/player/Tiro3", typeof(GameObject)) as GameObject; //alocando o tiro 3
for (int i = 0; i < quant_tiros; i++)
{
//instancia os tiros alocando-os em uma variável para ser rotacionado posteriormente
GameObject tiros_instances = Instantiate(tiros[i], transform.position, Quaternion.Euler(new Vector3(0, 0, inclinacao * i))) as GameObject;
tiros_instances.transform.Rotate(0, 0, inclinacao_geral);
}
}
Respeito as regras :