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[RESOLVIDO] Dano No Player Ajuda erro

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Resolvido [RESOLVIDO] Dano No Player Ajuda erro

Mensagem por bravoent Sáb Mar 18, 2017 1:39 am

opa fiz um script para fixar na arma do meu inimigo para ele tirar vida do player. mas a vida nao se mexe e aparece a seguinte msg .

NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object
DanoOrc.Update () (at Assets/DanoOrc.cs:19)

O nome do scrip da vida é "Vida" e a var da vida atual do personavem é "VidaCheia"




using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class DanoOrc : MonoBehaviour {
//float campo;
public Transform player;

// Use this for initialization
void Start () {
//player = GameObject.FindWithTag ("Player");
}

void OnTriggerEnter(Collider col)
{
if (col.gameObject.tag == "Player")
{
GetComponent<Vida>().VidaCheia -=  40;

}
}
}


Última edição por dstaroski em Sáb Mar 18, 2017 5:35 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Resolvido)

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Dano No Player Ajuda erro

Mensagem por PauloFR Sáb Mar 18, 2017 2:15 pm

bravoent escreveu:opa fiz um script para fixar na arma do meu inimigo para ele tirar vida do player. mas a vida nao se mexe e aparece a seguinte msg .

NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object
DanoOrc.Update () (at Assets/DanoOrc.cs:19)

O nome do scrip da vida é "Vida" e a var da vida atual do personavem é "VidaCheia"
Não seria apenas linkar uma variavel q está faltando no script ? 

quando aparece isso aqui é porque esqueci de linkar...
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Dano No Player Ajuda erro

Mensagem por bravoent Sáb Mar 18, 2017 2:40 pm

pior q nao linkei tudo to a 1 dia tentando resolver isso mais nao ta indo

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Dano No Player Ajuda erro

Mensagem por dstaroski Sáb Mar 18, 2017 4:39 pm

bravoent escreveu:pior q nao linkei tudo to a 1 dia tentando resolver isso mais nao ta indo
Boa tarde cara! quero testar seu script aqui, para isso poste por gentileza o outro script que precisa, o VidaCheia.

No aguardo,

Obrigado!
dstaroski
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Dano No Player Ajuda erro

Mensagem por bravoent Sáb Mar 18, 2017 4:43 pm

dstaroski escreveu:
bravoent escreveu:pior q nao linkei tudo to a 1 dia tentando resolver isso mais nao ta indo
Boa tarde cara! quero testar seu script aqui, para isso poste por gentileza o outro script que precisa, o VidaCheia.

No aguardo,

Obrigado!
opa aqui o script da vida 
eu axo qo problema ta na hora da colisao

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Vida : MonoBehaviour {
 
public  static int VidaDoPersonagem ;
public Texture  Sangue,contorno;
public  static int  VidaCheia = 100;

// Use this for initialization
void Start (){
VidaDoPersonagem = VidaCheia;
}

void Update () {
if (VidaDoPersonagem >= VidaCheia) {
VidaDoPersonagem = VidaCheia;
} else if (VidaDoPersonagem <=0){
VidaDoPersonagem = 0;
}

}

// Update is called once per frame
void OnGUI () {
GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 40, Screen.height / 40 , Screen.width / 5.5f/VidaCheia*VidaDoPersonagem, Screen.height / Cool, Sangue);

GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 40, Screen.height / 40, Screen.width / 5.5f, Screen.height / Cool, contorno);
}
}

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Dano No Player Ajuda erro

Mensagem por dstaroski Sáb Mar 18, 2017 4:56 pm

Bom vamos lá, preste bem a atenção:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class DanoOrc : MonoBehaviour {
   //float campo;
   public Transform player;

   // Use this for initialization
   void Start () {
      //player = GameObject.FindWithTag ("Player");   
   }

   void OnTriggerEnter(Collider col)
   {
      if (col.gameObject.tag == "Player")
      {   
         Vida.VidaCheia -=  40;

      }
   }
}
Para acessar a variável do outro script, se precisa digitar o nome do mesmo, no caso Vida, seguido de . e depois o nome da variável. Só não conseguir testar tudo, porque o script de Vida, a parte de GUI, tem alguns problemas, faltava fechar com parenteses no final de cada linha, verifique isso e deverá funcionar.

Abraço!
dstaroski
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Dano No Player Ajuda erro

Mensagem por bravoent Sáb Mar 18, 2017 5:06 pm

dstaroski escreveu:Bom vamos lá, preste bem a atenção:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class DanoOrc : MonoBehaviour {
 //float campo;
 public Transform player;

 // Use this for initialization
 void Start () {
 //player = GameObject.FindWithTag ("Player");
 }

 void OnTriggerEnter(Collider col)
 {
 if (col.gameObject.tag == "Player")
 {
 Vida.VidaCheia -=  40;

 }
 }
}
Para acessar a variável do outro script, se precisa digitar o nome do mesmo, no caso Vida, seguido de . e depois o nome da variável. Só não conseguir testar tudo, porque o script de Vida, a parte de GUI, tem alguns problemas, faltava fechar com parenteses no final de cada linha, verifique isso e deverá funcionar.

Abraço!
tambem nao foi , coloquei o box collider e o rigidbory na arma e quando ela rela no player: a vida continua a mesma : to achando que nao ta lendo o a colisao

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Dano No Player Ajuda erro

Mensagem por dstaroski Sáb Mar 18, 2017 5:09 pm

bravoent escreveu:
dstaroski escreveu:Bom vamos lá, preste bem a atenção:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class DanoOrc : MonoBehaviour {
 //float campo;
 public Transform player;

 // Use this for initialization
 void Start () {
 //player = GameObject.FindWithTag ("Player");
 }

 void OnTriggerEnter(Collider col)
 {
 if (col.gameObject.tag == "Player")
 {
 Vida.VidaCheia -=  40;

 }
 }
}
Para acessar a variável do outro script, se precisa digitar o nome do mesmo, no caso Vida, seguido de . e depois o nome da variável. Só não conseguir testar tudo, porque o script de Vida, a parte de GUI, tem alguns problemas, faltava fechar com parenteses no final de cada linha, verifique isso e deverá funcionar.

Abraço!
tambem nao foi , coloquei o box collider e o rigidbory na arma e quando ela rela no player: a vida continua a mesma : to achando que nao ta lendo o a colisao
Marcou IsTrigger na colisão?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Dano No Player Ajuda erro

Mensagem por dstaroski Sáb Mar 18, 2017 5:19 pm

Fiz dois scripts básicos com praticamente a mesma função, está funcionando, você pode utiliza-los e customiza-lo para as suas necessidades.
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Vida : MonoBehaviour {


   public static int  VidaCheia = 100;


   void Update () {
      if (VidaCheia <= 0) {
         print ("Morreu");

      }
   }
         

}
Esse fica no player, lembrando que o player tem que ter a tag "Player".
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Inimigo : MonoBehaviour {

   void OnTriggerEnter(Collider col){
      if (col.gameObject.tag == "Player") {
         Vida.VidaCheia -= 50;
      }
   }
}
Este último vai no inimigo, lembrando que este deve ter a sua colisão com o "Is Trigger" marcado.

Abraço!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Dano No Player Ajuda erro

Mensagem por bravoent Sáb Mar 18, 2017 5:31 pm

nossa vlw mesmo agora deu certo brg tava esquecendo do is trigger.

tinha feito uma gambiarra gigante q ainda nao ficava sincronizadas .
tinha feito dano por proximada de a arma fico muito tuim. mas deu pra aprender um pouco mais sobre  StartCorutine kkkkk 

olha so kkk
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class DanoOrc : MonoBehaviour {
   float campoD;
   private bool PodeAtacar;
   public Transform player;
   // Use this for initialization
   void Start () {
      PodeAtacar = true;
   }


   void  Update () {
      campoD = Vector3.Distance (transform.position, player.transform.position);

      if (campoD <3 ) {   
         atacar ();
}

   }
   void atacar () {
      if (PodeAtacar == true) {
         StartCoroutine ("TempoDeAtaque");
         Vida.VidaDoPersonagem = Vida.VidaDoPersonagem - 1;
      }   
   }
      IEnumerator TempoDeAtaque () {
      PodeAtacar= false;
   yield return new WaitForSeconds (1.7f);
      PodeAtacar = true;

   }
   
}
 vlw mesmo abraçao

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