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Ia inimiga pequeno erro

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Resolvido Ia inimiga pequeno erro

Mensagem por bravoent Ter Mar 14, 2017 8:48 pm

Gente ta dando esse erro  "BCE0022: Cannot convert 'UnityEngine.GameObject' to 'UnityEngine.Transform'. " quando tento fazer meu inimigo seguir , to usando o unity 5.5.2 me ajudem , oq tenho q muda no codigo




#pragma strict
var animI: int;
var Player : GameObject;
var DistV : Vector3 ;
var rotQ : Quaternion;
var rmin: float ;
var rmed: float ;
var rmax: float ;
var atack: boolean;
///////////////////////////////////////////////////

function Start () {
animI = 1;
rmin = 1;
rmed = 2 ;
rmax = 10;
atack = false ; 
}

function Update () {

if(animI == 1) {GetComponent.<Animation>().Play("orcwalk");}
if(animI == 2) {GetComponent.<Animation>().Play("orcwalk") ;}  transform.translate(0,0,2*Time.deltaTime);
if(animI == 3) {GetComponent.<Animation>().Play("orcwalk") ;}  transform.translate(0,0,-2*Time.deltaTime);
if(animI == 4) {GetComponent.<Animation>().Play("orcattack");}
if(animI == 5) {GetComponent.<Animation>().Play("orcwalk");}
//////////////////////////////////////////////////////
DistV = transform.position - Player.transform.position ;
rotQ = Quaternion.LookRotation (DistV) ;

 

// funçao 
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
if(atack == true){transform.rotation.eulerAngles.y = rotQ.eulerAngles.y + 180;}

if(DistV.x <= rmin && DistV.x >= -rmin && DistV.z <= rmin && DistV.z >= -rmin )
{animI=3;}

if(DistV.x <= rmed && DistV.x >= -rmed && DistV.z <= rmed && DistV.z >= -rmed )
{animI = 4; atack = true;} 

if(DistV.x <= rmax && DistV.x >= -rmax && DistV.z <= rmax && DistV.z >= -rmax )
{animI = 2;}
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
}

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Resolvido Re: Ia inimiga pequeno erro

Mensagem por Junim Ter Mar 14, 2017 11:06 pm

Tenta mudar esta variavel "var Player : GameObject;" para "var Player : Transform;"
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Resolvido Re: Ia inimiga pequeno erro

Mensagem por bravoent Qua Mar 15, 2017 12:26 am

Junim escreveu:Tenta mudar esta variavel "var Player : GameObject;" para "var Player : Transform;"
amigao nao deu certo tbm , o problema acho q é o transform.translate apareceu a seguinte msg 
 "'translate' is not a member of 'UnityEngine.Transform'. Did you mean 'Translate'?"

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Resolvido Re: Ia inimiga pequeno erro

Mensagem por AndyShow Qua Mar 15, 2017 10:18 am

Bom..não Posso te Ajudar em Java mas pq não usa os AI prontos que tem aqui no Fórum??

https://www.schultzgames.com/t31-tutorial-inimigo-que-segue-player-enquanto-player-esta-vendo?highlight=INIMIGO

Procura que tem Vários....e Todos Funcionam sem Erros!
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Resolvido Re: Ia inimiga pequeno erro

Mensagem por dstaroski Qua Mar 15, 2017 10:35 am

Bom dia cara! Tente o Translate com T maiúsculo. 

Abraço!
dstaroski
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Resolvido Re: Ia inimiga pequeno erro

Mensagem por bravoent Qua Mar 15, 2017 12:55 pm

dstaroski escreveu:Bom dia cara! Tente o Translate com T maiúsculo. 

Abraço!
o amigao vlw parou de parecer a msg de erro , mas o inimigo nao ta perseguindo o player, tem alguma ideia ?
to comecando agora em programaçao e esse foi o scrip q conseguir fazer ,nao é bem basico , mas na teoria acho q era pra funcioinar. 
qualquer ajuda e bem vinda to meio q tentando aprender na raça kkk



#pragma strict
var animI: int;
var Player : GameObject;
var DistV : Vector3 ;
var rotQ : Quaternion;
var rmin: float ;
var rmed: float ;
var rmax: float ;
var atack: boolean;
///////////////////////////////////////////////////

function Start () {
animI = 1;
rmin = 1;
rmed = 2 ;
rmax = 5;
atack = false ; 
}

function Update () {

if(animI == 1) {GetComponent.<Animation>().Play("orcwalk");}
if(animI == 2) {GetComponent.<Animation>().Play("orcwalk") ;}  transform.Translate(0,0,2*Time.deltaTime);
if(animI == 3) {GetComponent.<Animation>().Play("orcwalk") ;}  transform.Translate(0,0,-2*Time.deltaTime);
if(animI == 4) {GetComponent.<Animation>().Play("orcattack");}
if(animI == 5) {GetComponent.<Animation>().Play("orcwalk");}
//////////////////////////////////////////////////////
DistV = transform.position - Player.transform.position ;
rotQ = Quaternion.LookRotation (DistV) ;

 

// funçao 
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
if(atack == true){transform.rotation.eulerAngles.y = rotQ.eulerAngles.y + 180;}

if(DistV.x <= rmin && DistV.x >= -rmin && DistV.z <= rmin && DistV.z >= -rmin )
{animI=4;}

if(DistV.x <= rmed && DistV.x >= -rmed && DistV.z <= rmed && DistV.z >= -rmed )
{animI = 3; atack = true;} 

if(DistV.x <= rmax && DistV.x >= -rmax && DistV.z <= rmax && DistV.z >= -rmax )
{animI = 4;}
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
}

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Resolvido Re: Ia inimiga pequeno erro

Mensagem por dstaroski Qua Mar 15, 2017 1:35 pm

bravoent escreveu:
dstaroski escreveu:Bom dia cara! Tente o Translate com T maiúsculo. 

Abraço!
o amigao vlw parou de parecer a msg de erro , mas o inimigo nao ta perseguindo o player, tem alguma ideia ?
to comecando agora em programaçao e esse foi o scrip q conseguir fazer ,nao é bem basico , mas na teoria acho q era pra funcioinar. 
qualquer ajuda e bem vinda to meio q tentando aprender na raça kkk



#pragma strict
var animI: int;
var Player : GameObject;
var DistV : Vector3 ;
var rotQ : Quaternion;
var rmin: float ;
var rmed: float ;
var rmax: float ;
var atack: boolean;
///////////////////////////////////////////////////

function Start () {
animI = 1;
rmin = 1;
rmed = 2 ;
rmax = 5;
atack = false ; 
}

function Update () {

if(animI == 1) {GetComponent.<Animation>().Play("orcwalk");}
if(animI == 2) {GetComponent.<Animation>().Play("orcwalk") ;}  transform.Translate(0,0,2*Time.deltaTime);
if(animI == 3) {GetComponent.<Animation>().Play("orcwalk") ;}  transform.Translate(0,0,-2*Time.deltaTime);
if(animI == 4) {GetComponent.<Animation>().Play("orcattack");}
if(animI == 5) {GetComponent.<Animation>().Play("orcwalk");}
//////////////////////////////////////////////////////
DistV = transform.position - Player.transform.position ;
rotQ = Quaternion.LookRotation (DistV) ;

 

// funçao 
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
if(atack == true){transform.rotation.eulerAngles.y = rotQ.eulerAngles.y + 180;}

if(DistV.x <= rmin && DistV.x >= -rmin && DistV.z <= rmin && DistV.z >= -rmin )
{animI=4;}

if(DistV.x <= rmed && DistV.x >= -rmed && DistV.z <= rmed && DistV.z >= -rmed )
{animI = 3; atack = true;} 

if(DistV.x <= rmax && DistV.x >= -rmax && DistV.z <= rmax && DistV.z >= -rmax )
{animI = 4;}
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
}
Boa tarde cara! mas ele chega a se mover? ou somente não persegue o player? entendo pouco de JS, e te aconselho a começar a aprender o C#, pois o JS não tem mais suporte da Unity já faz um bom tempo.

Abraço!
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Resolvido Re: Ia inimiga pequeno erro

Mensagem por bravoent Qua Mar 15, 2017 1:56 pm

Boa tarde cara! mas ele chega a se mover? ou somente não persegue o player? entendo pouco de JS, e te aconselho a começar a aprender o C#, pois o JS não tem mais suporte da Unity já faz um bom tempo. escreveu:
Abraço!
ele nao chega a se mecher fica parado, nunca mexi com c# , nao sei se consegueria reescrever esse codigo simples usando c#

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Resolvido Re: Ia inimiga pequeno erro

Mensagem por bravoent Qua Mar 15, 2017 2:10 pm

bravoent escreveu:ele nao chega a se mecher fica parado, nunca mexi com c# , nao sei se consegueria reescrever esse codigo simples usando c#
E os outros codigos tambem sao java T-T

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Mensagem por dstaroski Qua Mar 15, 2017 2:24 pm

bravoent escreveu:
bravoent escreveu:ele nao chega a se mecher fica parado, nunca mexi com c# , nao sei se consegueria reescrever esse codigo simples usando c#
E os outros codigos tambem sao java T-T
Putz.... certa vez eu lembro que eu fiz um protótipo em JS de um zumbi que me seguia e tals, com a ajuda de um vídeo gringo no youtube, mas não tenho mais os scripts e nem o vídeo, tenta dar uma pesquisada no youtube sobre isso em C#, e assim, se não encontrar em PT-BR vai no inglês mesmo, a programação é tranquilo e é importante ir aprendendo inglês. Aqui no fórum, usando a ferramenta de busca, você vai encontrar vários tópicos sobre esse assunto, podem ser úteis para você também. Te recomendo ir aprendendo C# com o Marcos:


Abraço!
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Resolvido Re: Ia inimiga pequeno erro

Mensagem por dstaroski Qua Mar 15, 2017 2:32 pm

Putz cara, esqueci que o Marcos tem um vídeo sobre isso, dá uma olhada:
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Resolvido Re: Ia inimiga pequeno erro

Mensagem por bravoent Qua Mar 15, 2017 2:55 pm

dstaroski escreveu:Putz cara, esqueci que o Marcos tem um vídeo sobre isso, dá uma olhada:
 vc tem razao vou aprender o c# é melhor quebrar um pouco a cabeça agora doq o projeto travar mais pra frente , vlw mesmo irmao qualquer coisa posto aq

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Resolvido Re: Ia inimiga pequeno erro

Mensagem por bravoent Qua Mar 15, 2017 5:59 pm

eae cara andei vendo as videos aulas , to comecando a pegar, vi um tutorial na net  consegui intender os motivos e a logica dos codigos da ia dele 
mas no meu unity ta dando erro sera que mudou alguma norma ?

os erros sao o seguinte
Assets/INIMIGO/script/orccomp.cs(4,12): error CS1001: Unexpected symbol `;', expecting identifier
Assets/INIMIGO/script/orccomp.cs(22,2): error CS1547: Keyword `void' cannot be used in this context
Assets/INIMIGO/script/orccomp.cs(22,12): error CS1525: Unexpected symbol `(', expecting `,', `;', or `='

 assim eu queria saber como posso colocar a animaçao no meio do codigo pra quando ele seguir a "orcWalk Ser executada
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using static;
public class orccomp : MonoBehaviour {

   float campo;
   public Transform player;

   // Use this for initialization
   void Start () {
      
   }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {
      campo = Vector3.Distance (transform.position.player.position);

      if  (campo < 7 ) {
         olhar ();
         }

      if (campo <5) {
         olhar ();
         seguir ();

      void olhar () {
      Quaternion visao;

      visao = Quaternion.LookRotation (player.position - transform.position);
      transform.rotation = Quaternion.Slerp (transform.rotation, visao, * 6f * Time.deltaTime);

}
   void seguir () {

      transform.Translate (Vector3.forward * 2 * Time.deltaTime);

   }
}


 vlw mesmo nao tenho nem como agradecer a força

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Resolvido Re: Ia inimiga pequeno erro

Mensagem por Junim Qua Mar 15, 2017 6:43 pm

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class orccomp : MonoBehaviour {

   float campo;
   public Transform player;

   // Use this for initialization
   void Start () {
      
   }
  
   // Update is called once per frame
   void Update () {
      campo = Vector3.Distance (transform.position.player.position);

      if  (campo < 7 ) {
         olhar ();
         }

      if (campo <5) {
         olhar ();
         seguir ();
 }

}

   void olhar () {
      Quaternion visao;

      visao = Quaternion.LookRotation (player.position - transform.position);
      transform.rotation = Quaternion.Slerp (transform.rotation, visao, * 6f * Time.deltaTime);
 }

   void seguir () {

      transform.Translate (Vector3.forward * 2 * Time.deltaTime);

   }
}
Tenta isto para resolver os erros. Não sei se vai da certo pq não testei..
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Resolvido Re: Ia inimiga pequeno erro

Mensagem por Junim Qua Mar 15, 2017 6:46 pm

E sobre a animação olha este video que o marcos fez, Ele deixa bem claro como usar animações ~> https://www.youtube.com/watch?v=Ea-kC5tqiJ0 <~ Espero ter ajudado !
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Resolvido Re: Ia inimiga pequeno erro

Mensagem por bravoent Qua Mar 15, 2017 7:14 pm

Junim escreveu:E sobre a animação olha este video que o marcos fez, Ele deixa bem claro como usar animações ~> https://www.youtube.com/watch?v=Ea-kC5tqiJ0 <~ Espero ter ajudado !
 amigao vlw o tutorial é muito bom assim q conseguir resolver esses erros irei implementar.
em questao ao escript q me mandou  nao ta dando muito certo ta tendo os erros asseguir

Assets/INIMIGO/script/orccomp.cs(16,48): error CS1061: Type `UnityEngine.Vector3' does not contain a definition for `player' and no extension method `player' of type `UnityEngine.Vector3' could be found. Are you missing an assembly reference?

Assets/INIMIGO/script/orccomp.cs(16,19): error CS1501: No overload for method `Distance' takes `1' arguments

Assets/INIMIGO/script/orccomp.cs(33,69): error CS0214: Pointers and fixed size buffers may only be used in an unsafe context

Assets/INIMIGO/script/orccomp.cs(33,69): error CS0193: The * or -> operator must be applied to a pointer

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Resolvido Re: Ia inimiga pequeno erro

Mensagem por Junim Qua Mar 15, 2017 7:19 pm

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class orccomp : MonoBehaviour {

   float campo;
   public Transform player;

   // Use this for initialization
   void Start () {
      
   }
  
   // Update is called once per frame
   void Update () {
      campo = Vector3.Distance (player.transform.position);

      if  (campo < 7 ) {
         olhar ();
         }

      if (campo <5) {
         olhar ();
         seguir ();
 }

}

   void olhar () {
      Quaternion visao;

      visao = Quaternion.LookRotation (player.position - transform.position);
      transform.rotation = Quaternion.Slerp (transform.rotation, visao*6f * Time.deltaTime);
 }

   void seguir () {

      transform.Translate (Vector3.forward * 2 * Time.deltaTime);

   }
}
Tenta isto agora..
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Resolvido Re: Ia inimiga pequeno erro

Mensagem por bravoent Qua Mar 15, 2017 7:30 pm

Junim escreveu:Tenta isto agora..
tambem nao foi , mas diminui alguns erros agora deu isso aq 
Assets/INIMIGO/script/orccomp.cs(16,19): error CS1501: No overload for method `Distance' takes `1' arguments
Assets/INIMIGO/script/orccomp.cs(33,62): error CS0019: Operator `*' cannot be applied to operands of type `UnityEngine.Quaternion' and `float'
Assets/INIMIGO/script/orccomp.cs(33,35): error CS1501: No overload for method `Slerp' takes `2' arguments

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Resolvido Re: Ia inimiga pequeno erro

Mensagem por Junim Qua Mar 15, 2017 7:40 pm

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class orccomp : MonoBehaviour {

   float campo;
   public Transform player;

   // Use this for initialization
   void Start () {
      
   }
  
   // Update is called once per frame
   void Update () {
      campo = Vector3.Distance (transform.position, player.transform.position);

      if  (campo < 7 ) {
         olhar ();
         }

      if (campo <5) {
         olhar ();
         seguir ();
 }

}

   void olhar () {
      Quaternion visao;

      visao = Quaternion.LookRotation (player.position - transform.position);
      transform.rotation = Quaternion.Slerp (transform.rotation, visao, Time.deltaTime*6f);
 }

   void seguir () {

      transform.Translate (Vector3.forward * 2 * Time.deltaTime);

   }
}

Tenta isto kkkk ;-; não manjo muito tbm não mais vamo la até conseguir resolver !
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Resolvido Re: Ia inimiga pequeno erro

Mensagem por bravoent Qua Mar 15, 2017 7:49 pm

Junim escreveu:
Tenta isto kkkk ;-; não manjo muito tbm não mais vamo la até conseguir resolver !
 cara agora foi, o jogo ja ta executando mas ta dando esse erro aq o 
UnassignedReferenceException: The variable player of orccomp has not been assigned.
You probably need to assign the player variable of the orccomp script in the inspector.
orccomp.Update () (at Assets/INIMIGO/script/orccomp.cs:16)

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Resolvido Re: Ia inimiga pequeno erro

Mensagem por bravoent Qua Mar 15, 2017 7:52 pm

bravoent escreveu:
Junim escreveu:
Tenta isto kkkk ;-; não manjo muito tbm não mais vamo la até conseguir resolver !
 cara agora foi, o jogo ja ta executando mas ta dando esse erro aq o 
UnassignedReferenceException: The variable player of orccomp has not been assigned.
You probably need to assign the player variable of the orccomp script in the inspector.
orccomp.Update () (at Assets/INIMIGO/script/orccomp.cs:16)
 nossa viajei agora , pensei q tava mexendo com nav mesh q o objt era atribuido sozinho kkkk, coloquei o player  como alvo e deu certo
 muito obrigado pela ajuda nao tem ideia da mao que me deu

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Resolvido Re: Ia inimiga pequeno erro

Mensagem por bravoent Qua Mar 15, 2017 7:54 pm


 nossa viajei agora , pensei q tava mexendo com nav mesh q o objt era atribuido sozinho kkkk, coloquei o player  como alvo e deu certo
 muito obrigado pela ajuda nao tem ideia da mao que me deu
agora vou trabalhar pra por  uma var de atack e as animaçoes vlw mesmo

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Resolvido Re: Ia inimiga pequeno erro

Mensagem por Junim Qua Mar 15, 2017 7:56 pm

Sim era só associar o player na variavel player la no inspector kkk. De nada, abraços !
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