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Como fazer movimento 'serpenteado'

3 participantes

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PEDIDO Como fazer movimento 'serpenteado'

Mensagem por Marc7 Ter Fev 07, 2017 2:55 pm

boa tarde!

estou tentando fazer um movimento em zigue zague parecido com de serpente como nas imagens abaixo:

Como fazer movimento 'serpenteado' Freq_maior_zpsinpom4bs



Como fazer movimento 'serpenteado' Freq_menor_zpspx2uxrny

são dois movimentos, um vai ser para frente (ou trás) constantemente e o outro é na vertical em 'vai e volta', dando um efeito de senoide.
até tentei usar movimento pelo Rigidbody mas não está saindo, fiz com o script abaixo

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class MoverSenoidal : MonoBehaviour {

    public float velocidade;
    public float velocidadeMaxima;
    public float velocidadeMinima;
    public bool acelerando = false;
    public float forcaMovimento = 365f;
    public float duracaoPosicao;
    public float tempo;
    public bool posicao;

    private Rigidbody2D myRigidbody;

    protected void Start() {
        myRigidbody = GetComponent<Rigidbody2D>();
    }

    void FixedUpdate() {
        GetComponent<Rigidbody2D>().AddForce(Vector2.left * forcaMovimento);
    }

    void Update() {
        //Aumenta o tempo que esta na posiçao atual.
        tempo += Time.deltaTime;

        //Se o tempo ultrapassar a duracaoPosicao ...
        if (tempo >= duracaoPosicao) {
            //... zera a contagem.
            tempo = 0;

            //Muda a posiçao
            if (posicao) {
                posicao = false;
            }
            else {
                posicao = true;
            }
        }
        //movimenta
        if (posicao) {
            forcaMovimento = -1;
        }

        if (!posicao) {
            forcaMovimento = 1;
        }
    }
}

a forcaMovimento vai mudando de valores conforme a posicao é verdadeiro ou falso. por um lado funcionou, mas não dá tempo de o objeto parar o movimento e mover para o lado contrario por causa da força. até ele parar e trocar o sentido, a varialvel boleana já voltou ele continua no mesmo sentido.

alguem pode sugerir outro script?
quero um movimento em uma frequencia maior como na primeira imagem, e em uma frequencia menor,como na segunda.

grato!
Marc7
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PEDIDO Re: Como fazer movimento 'serpenteado'

Mensagem por ismarspn Ter Fev 07, 2017 7:24 pm

Tem um componente chamado TrailRenderer. Talvez seja o que você procure.
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PEDIDO Re: Como fazer movimento 'serpenteado'

Mensagem por Marc7 Ter Fev 07, 2017 7:40 pm

ismarspn, realmente não é isso que quero, o TrailRenderer cria uma trilaha trás do objeto, apenas desenha a trajetoria.

Mas se existe algum componente que vc define primeiro a trajetoria dele e depois o objeto vai seguir essa trajetoria na cena, aí vai ser uma mão na roda p mim!
o TrailRenderer faz isso?
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PEDIDO Re: Como fazer movimento 'serpenteado'

Mensagem por ismarspn Ter Fev 07, 2017 7:58 pm

Acho que nesse caso você pode usar o LineRenderer, mas não sei usar muito bem esse componente, mas parece ser o que você precisa.
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PEDIDO Re: Como fazer movimento 'serpenteado'

Mensagem por Marc7 Ter Fev 07, 2017 8:58 pm

ismarspn escreveu:Acho que nesse caso você pode usar o LineRenderer, mas não sei usar muito bem esse componente, mas parece ser o que você precisa.

olha só o que eu achei e fez o que realmente quero:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class MoveInimigo1 : MonoBehaviour {

    public float moveSpeed;
    public float frequencia;  // Velocidade do movimento senoidal.
    public float amplitude;  // Tamanho do movimento senoidal.

    private Vector3 posicao;
    private Vector3 eixo;

    void Start() {
        posicao = transform.position;
        eixo = transform.up;  // O eixo verde (Y). Usar transform.right para oscilaçao o eixo vermelho (X).
    }

    void Update() {
        posicao += transform.right * Time.deltaTime * moveSpeed;
        transform.position = posicao + eixo * Mathf.Sin(Time.time * frequencia) * amplitude;
    }
    void OnBecameInvisible() {
        Destroy(transform.gameObject);
    }
}

testa com um empty e vê, vc só tem que alterar o eixo onde que mover em vai e volta.

só tem um problema, eu quero fazer esse movimento em um objeto que será instanciado em um ponto e atras dele vem outros iguais em fila, usei o InvokeRepeating para isso.

aí na hora que vão aparecendo os 'irmãos do objeto' eles fazem ao mesmo tempo esse efeito um junto com o outro e não cada um de uma vez, à mediada que vão aparecendo.
por exemplo, se o primeiro que surge começa esse movimento em 1 segundo apos ser instanciado, cada um dos outros começam antes disso. aí não sai esse visual serpentado dos objetos.
 como que eu faria para cada um dos objetos seguir esse efeito no tempo certo?
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PEDIDO Re: Como fazer movimento 'serpenteado'

Mensagem por MarcosSchultz Qui Fev 09, 2017 6:52 pm

já tentou usar Joint? temos várias na Unity, springJoint, hingeJoint, configurableJoint, CharacterJoint
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PEDIDO Re: Como fazer movimento 'serpenteado'

Mensagem por Marc7 Qui Fev 09, 2017 7:24 pm

MarcosSchultz escreveu:já tentou usar Joint? temos várias na Unity, springJoint, hingeJoint, configurableJoint, CharacterJoint

Marcos obrigado pela sugestão, não, ainda não conheço o Joint.
Vc tem algum video que explica formas de usa-lo?

para que serve especificamente ele? pode citar um codigo exemplo de algum efeito?

mas até o momento o melhor que eu achei para faze isso, até melhor e mais exato ainda que o script acima que eu postei, é isso aqui:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class MaterialOffSet : MonoBehaviour {

    public float contador;
    public float speed;
    public float altura;

    Vector3 posicaoCentral;
    float graus = 0f;
    float _speed = 1.0f;
    float periodo = 1.0f;

    void Start() {
        http://16.7 eh o espaço do mundo que leva para completar os Ciclos de Contagem.
        periodo = 16.7f / contador;
        _speed *= speed;
        periodo /= speed;
        posicaoCentral = transform.position;
    }

    void Update() {
        posicaoCentral.x += Time.deltaTime * _speed;
        float grausPorSegundo = 360.0f / periodo;
        graus = Mathf.Repeat(graus + (Time.deltaTime * grausPorSegundo), 360.0f);

        float radians = graus * Mathf.Deg2Rad;
        Vector3 offset = new Vector3(0.0f, posicaoCentral.y + altura * Mathf.Sin(radians), 0.0f);
        transform.position = posicaoCentral + offset;
    }
}

'altura' controla a amplitude da onda.
é o que mais está me servindo até agora, ficou exatamente o que eu queria.
mas me explica esse Joint, fica como mais um aprendizado.
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PEDIDO Re: Como fazer movimento 'serpenteado'

Mensagem por MarcosSchultz Seg Fev 13, 2017 1:01 am

Joint vou fazer um vídeo daqui uns dias, quando eu entrar novamente nos tutoriais de physics
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PEDIDO Re: Como fazer movimento 'serpenteado'

Mensagem por Marc7 Seg Fev 13, 2017 11:02 am

MarcosSchultz escreveu:Joint vou fazer um vídeo daqui uns dias, quando eu entrar novamente nos tutoriais de physics

Bacana Marcos, ficarei aguardando!
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