Customização
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Customização
Queria que alguém me ensinasse a como fazer um menu de customização, tipo editar a personagem no jogo: trocar a roupa, cabelo etc...E também em armas: mudar a mira, a skin, aumentar dano, tamanho do pente etc. Desde ja obrigado
Davi Ribeiro- Iniciante
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Re: Customização
Opaaaa! Eaí véi beleza? Marcos atacando novamente kkkkk
Tudo bem cara. É possível sim fazer custumização do personagem armas e tal, eu venho trabalhando nisso no meu jogo. Bom! Eu vou passar as formas que eu encontrei pra fazer isso beleza? Se você quiser eu posso explicar melhor as formas, mais eu vou te explicar a base pra fazer o que você quer. Vamos lá..
- Menu de customização
Apenas faça um menu como qualquer outro, este menu deve modificar as variáveis do script do seu personagem.
- Trocar a roupa
Existem muitas maneiras de fazer isso cara. Bom, se você quer adicionar acessórios (bonés, relógios, fones de ouvido etc), você só precisa colocar os modelos dos acessórios presos ao seu personagem, como um objeto filho, então, quando o player comprar o tal acessório, você pode usar o comando "GameObject.SetActive(true);" para ativar o tal acessório. Se você quer trocar a skin do personagem, basta utilizar o comando "MeshRenderer.material" para alterar a textura do seu personagem. O que eu ainda não pensei é em uma forma de modificar o modelo em sí, como por exemplo mudar a largura do braço etc... Mais tambem é possivel trocar a cor das roupas do seu personagem individualmente, tudo que você precisa fazer é usar mais de 1 material quando estiver criando o modelo do seu personagem.
- Modificar as armas
Bom. Essa parte não é tão complicada, vamos usar como exemplo, uma mira. O player poderá comprar uma mira sniper pra uma arma. A arma comun não tem a mira instalada, então quando o player comprar a tal mira, você podera usar um comando para ativar a mira na arma, e tambem modificar uma variável que indicará que o player possui a tal mira nova, dando um efeito adicional a arma.
- Aumentar o dano etc
Essa é a parte mais fácil de todas, quando estiver desenvolvendo o script da sua arma, você só precisa criar uma variável com o dano da sua arma, e o menu de customização irá modificar essas variaveis alterando assim os status da arma.
Não sei se consegui deixar claro, se não deixei eu posso explicar melhor dando exemplos e postando alguns prints e scripts de exemplo. É que cada projeto é de uma forma, então não tem um jeito universal de fazer isso. Mais como eu disse, eu posso te ajudar melhor se quiser.
Se alguem aí conhecer uma forma melhor de fazer essas customizações, ou se sabe uma forma de alterar o modelo 3D em sí, sinta-se a vontade para postar algo! :D
Obrigado! Espero ter ajudado!
Tudo bem cara. É possível sim fazer custumização do personagem armas e tal, eu venho trabalhando nisso no meu jogo. Bom! Eu vou passar as formas que eu encontrei pra fazer isso beleza? Se você quiser eu posso explicar melhor as formas, mais eu vou te explicar a base pra fazer o que você quer. Vamos lá..
- Menu de customização
Apenas faça um menu como qualquer outro, este menu deve modificar as variáveis do script do seu personagem.
- Trocar a roupa
Existem muitas maneiras de fazer isso cara. Bom, se você quer adicionar acessórios (bonés, relógios, fones de ouvido etc), você só precisa colocar os modelos dos acessórios presos ao seu personagem, como um objeto filho, então, quando o player comprar o tal acessório, você pode usar o comando "GameObject.SetActive(true);" para ativar o tal acessório. Se você quer trocar a skin do personagem, basta utilizar o comando "MeshRenderer.material" para alterar a textura do seu personagem. O que eu ainda não pensei é em uma forma de modificar o modelo em sí, como por exemplo mudar a largura do braço etc... Mais tambem é possivel trocar a cor das roupas do seu personagem individualmente, tudo que você precisa fazer é usar mais de 1 material quando estiver criando o modelo do seu personagem.
- Modificar as armas
Bom. Essa parte não é tão complicada, vamos usar como exemplo, uma mira. O player poderá comprar uma mira sniper pra uma arma. A arma comun não tem a mira instalada, então quando o player comprar a tal mira, você podera usar um comando para ativar a mira na arma, e tambem modificar uma variável que indicará que o player possui a tal mira nova, dando um efeito adicional a arma.
- Aumentar o dano etc
Essa é a parte mais fácil de todas, quando estiver desenvolvendo o script da sua arma, você só precisa criar uma variável com o dano da sua arma, e o menu de customização irá modificar essas variaveis alterando assim os status da arma.
Não sei se consegui deixar claro, se não deixei eu posso explicar melhor dando exemplos e postando alguns prints e scripts de exemplo. É que cada projeto é de uma forma, então não tem um jeito universal de fazer isso. Mais como eu disse, eu posso te ajudar melhor se quiser.
Se alguem aí conhecer uma forma melhor de fazer essas customizações, ou se sabe uma forma de alterar o modelo 3D em sí, sinta-se a vontade para postar algo! :D
Obrigado! Espero ter ajudado!
Re: Customização
marcos4503 escreveu:- Trocar a roupa
Existem muitas maneiras de fazer isso cara. Bom, se você quer adicionar acessórios (bonés, relógios, fones de ouvido etc), você só precisa colocar os modelos dos acessórios presos ao seu personagem, como um objeto filho, então, quando o player comprar o tal acessório, você pode usar o comando "GameObject.SetActive(true);" para ativar o tal acessório. Se você quer trocar a skin do personagem, basta utilizar o comando "MeshRenderer.material" para alterar a textura do seu personagem. O que eu ainda não pensei é em uma forma de modificar o modelo em sí, como por exemplo mudar a largura do braço etc... Mais tambem é possivel trocar a cor das roupas do seu personagem individualmente, tudo que você precisa fazer é usar mais de 1 material quando estiver criando o modelo do seu personagem.
Pra roupas e acessórios eu prefiro não deixar todos como filhos do personagem. Eu faço os acessórios separados, mas com a mesma estrutura de bones, assim só preciso adicionar um SkinnedMeshRenderer ao personagem. Acredito que facilita na organização e talvez interfira no desempenho no caso de existirem centenas de roupas e acessórios. ( Mas é só questão de gosto) .
Pra personalização da malha do personagem, eu crio grupos de vértices onde eu quero que as modificações sejam feitas com seus respectivos limites e shape keys pra esses grupos de vértices ( Blender ). Assim, no Unity eu só preciso mudar os valores em BlendShapes.
Re: Customização
Voce poderia explicar melhor sobre esses blend shapes? Eu não sabia dessa... E usando eles é possivel modificar por exemplo, a largura do braço do player por scripts?
Achei isso interessante!
Sobre os acessorios acredito que seja questão de gosto mesmo, eu gosto de fazer nesse esquema porque eu acho mais simples, mais é claro, questão de gosto! Agora, em relação ao desempenho, acredito que ter muitas coisas como filho do personagem não interfira, desde que elas estejam desativadas.. Pelo menos na rederização. Eu uso esse esquema porque as texuturas do meu jogo são em torno de 0.2kb e na resolução de 32x32 então acredito que isso não interfica no desempenho final..
Achei isso interessante!
Sobre os acessorios acredito que seja questão de gosto mesmo, eu gosto de fazer nesse esquema porque eu acho mais simples, mais é claro, questão de gosto! Agora, em relação ao desempenho, acredito que ter muitas coisas como filho do personagem não interfira, desde que elas estejam desativadas.. Pelo menos na rederização. Eu uso esse esquema porque as texuturas do meu jogo são em torno de 0.2kb e na resolução de 32x32 então acredito que isso não interfica no desempenho final..
Re: Customização
Dá sim. Acho que tem um post meu com um modelo de uma mulher que estava com problemas nos tecidos, ela usa shapekeys pros olhos e expressões faciais.marcos4503 escreveu:Voce poderia explicar melhor sobre esses blend shapes? Eu não sabia dessa... E usando eles é possivel modificar por exemplo, a largura do braço do player por scripts?
Achei isso interessante!
Mas vou fazer um projeto de exemplo aqui e empacoto com o .blend e edito essa mensagem.
EDIT: Fiz um exemplo bem basicão Aqui.
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