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Objeto perdendo o transform

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Resolvido Objeto perdendo o transform

Mensagem por Marc7 Qui Out 20, 2016 4:21 pm

Ola pessoal,

Estou construindo um jogo shooter  de nave e quero que o chefe, bem como outros objetos, seja instanciado apenas na posição y do player.

Fiz um projetinho bem simples e tosquinho só para ilustrar:



Configurei no script para apertar a tecla D e destruir o player, e quando apertar a tecla C ele será instanciado novamente, para dar o efeito de que a nave explodiu e em seguida foi criada de novo em jogo com uma vida a menos.  A partir de 36 segundos do video aparece a estrela surgindo, some e aparece de novo, é a hora que eu aperto D e C.

Vamos lá, assim que dou play para simular aparece a estrela, que é o objeto player. Aparece um objeto estrela (Clone) no Hierarchy

Depois de um tempo surge o chefe, instanciado exatamente na posição y do player. Reparem no video que se eu movimentar o player para onde for, o chefe vai aparecer na posição y do player.

Está acontecendo que, se eu destruir o player com a tecla D e em seguida recria-lo apertando C, mesmo que tenha um novo player em jogo o chefe não é instanciado mais porque ele não reconhece mais o transform do player. Parece que o transform do player fica perdido, mesmo criando outro player.
Lá no Console aparece a mensagem MissingReferenceException: The object of type 'Transform' has been destroyed but you are still trying to access it
Significa que o transform do player foi destruido mas o chefe ainda tenta acessar esse transform

Como que eu corrijo isso para que, mesmo destruindo e criando um novo player, o chefe reconhece o transform e seja criado?

script de spawn do chefe:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class ChefeSpawn : MonoBehaviour {

    public GameObject prefChefe;
    public float startTime = 2f;          //Tempo a partir do qual ele eh chamado.
    private Transform playerTransform;
    private bool chefeInicializado = false;

    void Update() {
        var newPlay = GameObject.Find("SpawnEstrela").GetComponent<EstrelaSpawn>().novoPlayer;

        if (!chefeInicializado) {            //Se o boss ainda não foi inicializado
            if (newPlay) {        //Encontrou um personagem
                playerTransform = GameObject.FindGameObjectWithTag("Player").transform;
                Invoke("spawnChefe1", startTime);

                chefeInicializado = true;    //Boss inicializado, por tanto não precisa criar mais outro.
            }
        }
    }

    private void spawnChefe1() {
        Vector3 spawnPosition = new Vector3(transform.position.x, playerTransform.position.y, transform.position.z);

        var prefChefe = Resources.Load("Prefabs/boss"); //Busca o prefab do boss.
        Instantiate(prefChefe, spawnPosition, Quaternion.identity); //Cria o personagem
    }
}

agradeço ajuda!
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Resolvido Re: Objeto perdendo o transform

Mensagem por MarcosSchultz Qui Out 20, 2016 11:57 pm

o seu chefe precisa ter um script próprio, para setar o transform.position no Y de acordo com algum objeto que possua a tag 'player' na cena.

outra coisa, verefique se o prefab do seu player possui tag "Player"
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Resolvido Re: Objeto perdendo o transform

Mensagem por Marc7 Sex Out 21, 2016 1:23 am

Marcos o script acima que postei está em um objeto chamado SpawnChefe, que gerencia a criação do chefe.

o unico script que tem anexado no chefe é esse, que trata mais do movimento inicial dele:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class ChefeControl : MonoBehaviour {

    private float tempo;
    public float minSpeed;
    public float speed;
    public Transform player;

    void Start () {

    }
   
   void Update () {
        tempo += Time.deltaTime;

        if (speed <= 0f) {
            return;
        }

        if (tempo <= 4f) {
            transform.Translate(Vector2.left * speed * Time.deltaTime);
        }

        if (tempo >= 2.0f) {
            speed -= Time.deltaTime * 2;
        }
    }
   
}

o que vc sugere escrever nesse script para para setar o transform.position y do player?

e sim, a estrela já possui a tag Player nela
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Resolvido Re: Objeto perdendo o transform

Mensagem por Marc7 Sáb Out 22, 2016 8:58 pm

Acabei descobrindo que ao passar a linha  playerTransform = GameObject.FindGameObjectWithTag("Player").transform;  para dentro do metodo   spawnChefe1, o problema resolveu.
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