Olhar para onde o mouse aponta
4 participantes
Página 1 de 1
Olhar para onde o mouse aponta
Estou fazendo um jogo Top Down,ai preciso que o Player sempre olhe para onde o mouse aponta,ai ele vai rotacionando pros lados só no eixo y (eu acho).Como fazer?
janjao0101- Iniciante
- PONTOS : 3596
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: Olhar para onde o mouse aponta
Voce ja tem o script de movimento do personagem?
Tente acrescentar algo como :
Tente acrescentar algo como :
- Código:
transform.Rotate (0, Input.GetAxis ("Mouse X"), 0); //Rotaçao por mouse
GibsonDKS- Avançado
- PONTOS : 3559
REPUTAÇÃO : 22
Respeito as regras :
Bom,porem a câmera rotaciona também,já que é filha do player que tem o script,eu queria que só o player rotacionasse,a câmera apenas seguisse.
janjao0101- Iniciante
Respeito as regras :
Cara você pode usar uma >>Quanternion<< veja um exemplo que fiz pra você.!
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class ExampleClass : MonoBehaviour {
public Transform DaPosision1;
public Transform ParaPosision2;
public float velocidade= 0.1F; // velocidade da movimentação //
void Update() {
transform.rotation = Quaternion.Slerp(DaPosision1.rotation, ParaPosision2.rotation, Time.time * velocidade);
}
}
Wilker- Iniciante
- PONTOS : 3432
REPUTAÇÃO : 2
O que eu linko em DaPosision1 e em ParaPosision2?
janjao0101- Iniciante
Respeito as regras :
Use o lookAt, vai facilitar a sua vida...
Apenas crie um script em C# com o nome "Exemplo" e jogue este codigo nele.
Agora, crie um objeto vazio e jogue dentro da sua camera, e deixe-o na posição (0,0,0) e rotação (0,0,0)
agora tire este objeto da sua camera e jogue a propria camera dentro do objeto, isto tornará a camera filha do Objeto.
Então basta jogar o script que você criou dentro deste objeto e linkar o Player na variavel... e o objeto terá o eixo Z sempre apontado para o Player.
Depois disso basta ajeitar a rotação da camera dentro deste objeto Pivo de acordo com a preferência.
Se quiser, você pode jogar o script direto na camera também e so linkar o Player na variavel dele :D
Apenas crie um script em C# com o nome "Exemplo" e jogue este codigo nele.
- Código:
using UnityEngine;
public class Exemplo : MonoBehaviour {
public Transform jogador;
void Update() {
transform.LookAt(jogador);
}
}
Agora, crie um objeto vazio e jogue dentro da sua camera, e deixe-o na posição (0,0,0) e rotação (0,0,0)
agora tire este objeto da sua camera e jogue a propria camera dentro do objeto, isto tornará a camera filha do Objeto.
Então basta jogar o script que você criou dentro deste objeto e linkar o Player na variavel... e o objeto terá o eixo Z sempre apontado para o Player.
Depois disso basta ajeitar a rotação da camera dentro deste objeto Pivo de acordo com a preferência.
Se quiser, você pode jogar o script direto na camera também e so linkar o Player na variavel dele :D
Última edição por MarcosSchultz em Sáb Jul 11, 2015 1:24 pm, editado 1 vez(es)
Tem um erro na linha 6 :"The name "target" does not exist in the current context".
janjao0101- Iniciante
Respeito as regras :
Bom,funcionou,porem não era do jeito que eu queria,olha,eu queria que a movimentação ficasse igual a outros jogos top downs,como é,o player olha pra onde o mouse aponta,ele vira a cara pra onde o mouse esta,só que,a camera apenas segue o player,ela não rotaciona junto,ela vai pra frente e pros lados,enquanto o player olha pra onde está o mouse,conhece Hotline Miami?
igual essa movimentação aqui.
(Desculpa a insistência)
igual essa movimentação aqui.
(Desculpa a insistência)
janjao0101- Iniciante
Respeito as regras :
hahaha, isto eh muito simples.
- Código:
using UnityEngine;
public class Exemplo : MonoBehaviour {
public Transform jogador;
public float Distancia = 15;
void Update() {
transform.position = new Vector3(jogador.transform.position.x,jogador.transform.position.y+Distancia,jogador.transform.position.z);
}
}
É isso ai,porem,o player não rotaciona muito bem não,rsrs,tive que entortar meu braço pro player rotacionar 90 graus,tipo,não é dinâmico igual por exemplo no joguinho do vídeo acima,tipo,puum,onde eu colocar a seta o player rotaciona,se eu colocar o mouse pra player rotacionar 180 graus por exemplo,ele mal vai rotacionar 30,e se eu colocar a seta atras do player,ele nao faz um giro e aponta pra seta,nem sei se expliquei dereito...
janjao0101- Iniciante
Respeito as regras :
este script que eu fiz foi apenas para a camera acompanhar o Player em X e Y... a rotação do Player já é outra coisa...
como você esta fazendo a rotação do Player?
como você esta fazendo a rotação do Player?
Bom,até agora não tinha feito a rotação do player,alias tinha,ele rotacionava quando eu apertava duas teclas ai ele rotacionava pra esquerda ou direita,mas não conta porque foi apenas pra testar.
janjao0101- Iniciante
Respeito as regras :