SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Arquivo jar não encontrado
OBJETO sendo detruído imediatamente mesmo com o...
Meu site de Modelos 3D
DÚVIDA - ao pressionar andar, o player parece cancelar a gravidade (VÍDEO)
[RESLVIDO] Unity - "transform.SetParent()" em 2 objetos move outros objetos
Dúvida sobre resoluções de tela
Duvida na AppleStore
pressionando a tecla abaixar, o player continua andando abaixado (2D).
Fala Pessoal! Saiu mais um trailer do jogo que venho desenvolvendo
[RESOLVIDO] passar de uma animação para a outra rapidamente pelo animator
Unity - PlayerPrefs n são apagados no Celular mesmo Reiniciando o Aparelho
Modeloes 3D do Site Sketchfab
Blender - Modelos Importados transparentes
[PEDIDO]Cololar jogo na loja play store
Como pegar um objeto e fazer ele aparecer em forma de Estamina no Inspector
Procuro Pessoas para Projeto
Algum tutorial de como fazer um app que receba fotos e q fiqu armazenado no
Procuro um time para um jogo de corrida
[RESOLVIDO] Botões de Ataque e Pular carrega duas animações ao mesmo tempo
DEATH ISLAND 0.2.5 SURVIVAL GAME 4 ANOS EM DESENVOLVIMENTO
Player travando na colisão com o chão Unity 2D
Como resolver vazamento de memoria?
Instanciar uma classe nos atributos de outra classe é uma boa prática?
Jogo multiplayer com steam
Unity - Renderizção com Câmera Jogo Lento e travando. Alguém pfv?!
Mini Quarteirão com Texturas 3D VENDA
Controle do braço e cabeça no fps
PRECISO FAZER QUE MEU GAME FIQUE ONLINE
Ativar o objeto correto em Clones.
[TUTORIAL] Como fazer um interruptor simples (Unity 2018)
Preciso de 20 testadores jogo mobile
O Labirinto II - Trailer Oficial
Ue posso divulgar meu game que ainda esta em criaçao aqui no forum?
[RESOLVIDO] Inverter o sprite para a direçao que o personagem anda.
Set Active não a reabiilitado C#
Build APK VR Google Cardbord com video.
[PROGRAMADOR FREELA] $$
Mais Um jogo!
Collider (mesh?)
[TUTORIAL] Deformar mesh com batidas (para objetos, veículos, etc)
WW2 Low poly Pack (Free)
Procuro freelancer
Novo Teaser do jogo Dark Age
Unity Admob Erro
Sombras estão quadradas na build
nao consigo fazer o player sentar no sofa alguem me ajuda
Unity - Ao mudar de scene, todas as Lights são deletadas
210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
modelar avatar e skins para um jogo web
ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
COMO EVITAR QUE UM OBJETO (PLAYER,ITEM ETC...) ATRAVESSE UMA PAREDE.
Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação
unity Failed to load PlayerSettings (internal index #0). Most likely data f
Materiais do Blander não aparecem no MeshRendere do Objeto na Unity
Repetiçoes de Textura no Terreno
SERVER IS DOWN - UNITY+MSQL
Procuro programadores - Novo jogo
Problema com o MS VEHICLES
Preciso de ajuda com a Unity
Problema com vídeo em 360° na Unity
Problemas no MS Vehicles
unity- eventos na Animação com Armature/Bones vinda do blender não funciona
ajuda exibir resultados simulados em uma liga Game Unity
Unity - ParticleSystem não é redirecionado no rawimage no canvas
Como resolver o problema de "face orientation" no Blender.
[DÚVIDA] Tive um problema com meu Canvas
erro na Directional Light
Problemas com o Directional Light da Unity 3D
Novo jogo da franquia Sphere game em desenvolvimento
malha da roda não girando com wheel collider unity
Problemas com ambiguidade
Touch mobile
INVALID TOKEN
Como acessar o "HD Render Pipeline" do HDRP por script?
CHAT GPT PRA JOGO DE TIRO? comentem
Tutorial script inimigo segue e foge do player
Ainda vale a pena lançar Asset na Asset Store?
Ajuda com tabela de historico de pontuaçao.
[TUTORIAL] Entrar no carro estilo GTA
Como derrapar um Whell Collider
Como altertar o valor do "Asymptote Value" do Whell Collider via Script
Preciso de ajuda para substituir valor de variavel em outro script
Ajuda com Top Down Shooter utilizando Photon
Duvida com Netcode
[RESOLVIDO] Unity - Movendo a Câmera na Horizontal/Vertical com Touch
Alguém me ajuda com os anúncios pfv
Segundo Trailer do jogo Dark Age, Feliz Natal a todos!
Unity - ScrollRect, Viewport, Content - O Conteúdo ñ inicia no topo
Coleta de itens
Unity - Cadastro do email do jogador
[GRATIS] PACK DE MODELOS 3D PARA JOGO DE TERROR
Onde Conseguir músicas para meu Jogo?
error CS0246 em Script
Alguem teve ja esse problema?
[Projeto em Andamento] Draug, um jogo de hordas
DISPONIVEL PARA FAZER MODELOS 3D
Unity-Loja.Como os Jogadores terão acesso aos ítens comprados na PlayStore?
Bugando depois do Build.
Primeiro Trailer do jogo Dark Age
Qua Out 23, 2024 8:39 pm
Sex Out 18, 2024 4:05 pm
Dom Out 06, 2024 6:02 pm
Sáb Out 05, 2024 6:37 am
Qui Out 03, 2024 10:09 pm
Seg Set 30, 2024 9:25 am
Sáb Set 28, 2024 11:39 am
Seg Set 09, 2024 7:33 am
Dom Set 08, 2024 10:08 pm
Ter Set 03, 2024 11:59 am
Qua Ago 28, 2024 7:45 pm
Qua Ago 28, 2024 7:18 pm
Qua Ago 28, 2024 8:34 am
Dom Ago 25, 2024 8:37 pm
Sáb Ago 24, 2024 1:58 pm
Sex Ago 23, 2024 3:30 pm
Sex Ago 23, 2024 3:23 pm
Qua Ago 21, 2024 5:48 pm
Dom Ago 18, 2024 8:51 pm
Sex Ago 16, 2024 12:59 pm
Qua Ago 14, 2024 10:57 am
Sáb Ago 10, 2024 8:03 pm
Sex Ago 09, 2024 7:37 pm
Dom Ago 04, 2024 4:41 pm
Dom Ago 04, 2024 3:16 pm
Qui Jul 25, 2024 2:48 pm
Dom Jul 21, 2024 7:07 pm
Dom Jul 21, 2024 12:07 am
Sáb Jul 13, 2024 12:33 am
Qui Jun 27, 2024 5:49 pm
Qui Jun 20, 2024 12:30 pm
Dom Jun 09, 2024 7:43 pm
Dom Jun 09, 2024 2:16 pm
Seg Jun 03, 2024 11:39 am
Seg maio 27, 2024 12:45 pm
Seg maio 20, 2024 9:01 pm
Dom maio 19, 2024 3:08 pm
Sáb maio 18, 2024 11:46 am
Sáb maio 11, 2024 8:55 am
Qui maio 09, 2024 11:33 pm
Seg Abr 29, 2024 9:34 pm
Qui Abr 25, 2024 3:34 pm
Seg Abr 22, 2024 5:15 pm
Seg Abr 15, 2024 12:23 pm
Seg Abr 08, 2024 9:27 pm
Seg Abr 08, 2024 8:01 am
Sáb Abr 06, 2024 8:05 pm
Qui Abr 04, 2024 11:34 pm
Qui Abr 04, 2024 11:13 pm
Sex Mar 22, 2024 2:41 pm
Dom Mar 10, 2024 2:30 pm
Sex Mar 01, 2024 1:27 pm
Qui Fev 22, 2024 9:57 pm
Ter Fev 20, 2024 12:15 am
Seg Fev 19, 2024 1:06 pm
Seg Fev 12, 2024 1:56 pm
Seg Fev 12, 2024 1:17 pm
Dom Fev 11, 2024 8:55 pm
Dom Fev 11, 2024 11:16 am
Seg Fev 05, 2024 4:18 pm
Dom Fev 04, 2024 9:39 pm
Qua Jan 31, 2024 11:59 pm
Ter Jan 30, 2024 7:37 pm
Ter Jan 23, 2024 6:33 pm
Dom Jan 21, 2024 6:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 7:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:58 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:39 pm
Sex Jan 19, 2024 8:40 am
Dom Jan 14, 2024 5:30 pm
Qua Jan 10, 2024 10:29 pm
Qua Jan 10, 2024 8:55 pm
Qua Jan 10, 2024 7:14 pm
Ter Jan 09, 2024 3:55 pm
Ter Jan 09, 2024 8:04 am
Sáb Jan 06, 2024 8:02 pm
Sex Jan 05, 2024 7:01 am
Sex Jan 05, 2024 12:12 am
Qui Jan 04, 2024 6:55 pm
Qui Jan 04, 2024 12:52 pm
Qui Jan 04, 2024 4:34 am
Ter Jan 02, 2024 11:48 pm
Dom Dez 31, 2023 7:25 pm
Qua Dez 27, 2023 5:44 pm
Qua Dez 27, 2023 3:08 pm
Sáb Dez 23, 2023 7:27 pm
Sáb Dez 23, 2023 5:06 pm
Qui Dez 21, 2023 8:10 pm
Seg Dez 18, 2023 2:04 pm
Sex Dez 15, 2023 5:11 pm
Qui Dez 14, 2023 9:13 pm
Qui Dez 14, 2023 2:47 pm
Qui Dez 14, 2023 1:48 pm
Qua Dez 13, 2023 8:58 pm
Ter Dez 12, 2023 2:32 pm
Seg Dez 11, 2023 1:53 pm
Qua Dez 06, 2023 8:13 pm
Sáb Dez 02, 2023 8:06 pm
Qui Nov 30, 2023 7:49 am



































































































Ajuda com interpretação de Script

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Ajuda com interpretação de Script

Mensagem por George Lucas Vieira Sáb Set 24, 2016 1:22 am

Olá pessoal, tranquilo?
Gente, eu tô estudando novas formas de fazer uma boa movimentação no Unity baseado em física.
Fuçando na internet, encontrei este belo script (eu modifiquei ele um pouquinho)

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

[RequireComponent (typeof (Rigidbody))]
[RequireComponent (typeof (CapsuleCollider))]

public class NewBehaviourScript : MonoBehaviour {

 public float speed = 10.0f;
 public float gravity = 10.0f;
 public float maxVelocityChange = 10.0f;
 public bool canJump = true;
 public float jumpHeight = 2.0f;
 private bool grounded = false;

 private Rigidbody playerRb;

 void Awake () {
 playerRb = GetComponent<Rigidbody>();
 playerRb.freezeRotation = true;
 playerRb.useGravity = false;
 }

 void FixedUpdate () {
 if (grounded) {
 // Calculate how fast we should be moving
 Vector3 targetVelocity = new Vector3(Input.GetAxis("Horizontal"), 0, Input.GetAxis("Vertical")) * speed;

 // Apply a force that attempts to reach our target velocity
 Vector3 velocity = playerRb.velocity;
 Vector3 velocityChange = (targetVelocity - velocity);
 velocityChange.x = Mathf.Clamp(velocityChange.x, -maxVelocityChange, maxVelocityChange);
 velocityChange.y = 0;
 playerRb.AddForce(velocityChange, ForceMode.VelocityChange);

 // Jump
 if (canJump && Input.GetButton("Jump")) {
 playerRb.velocity = new Vector3(velocity.x, CalculateJumpVerticalSpeed(), velocity.z);
 }
 }

 // We apply gravity manually for more tuning control
 playerRb.AddForce(new Vector3 (0, -gravity * playerRb.mass, 0));

 grounded = false;
 }

 void OnCollisionStay () {
 grounded = true;    
 }

 float CalculateJumpVerticalSpeed () {
 // From the jump height and gravity we deduce the upwards speed
 // for the character to reach at the apex.
 return Mathf.Sqrt(2 * jumpHeight * gravity);
 }
}




Eu entendi praticamente tudo do script, menos uma parte, que talvez seja a mais importante. O script está funcionando belezinha, mas eu não entendi essa linha aqui:


Código:
Vector3 velocityChange = (targetVelocity - velocity);



Pessoal, porque ele está subtraindo a velocidade do personagem? Eu tentei isolar essa linha de várias formas, mas parece que ela que controla todo o esquema de velocidade do personagem, então não tem como remover.
Enfim, porque ele está pegando o valor que eu apertei(Input.GetAxis) e subtraindo a velocidade? Gostaria da ajuda de vocês para me ajudar. Até mais, abraços.



Última edição por George Lucas Vieira em Sáb Set 24, 2016 10:25 am, editado 1 vez(es)
George Lucas Vieira
George Lucas Vieira
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 3394
REPUTAÇÃO : 132
Idade : 21
Áreas de atuação : Programação, Modelagem e Animação.
Respeito as regras : Ajuda com interpretação de Script WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ajuda com interpretação de Script

Mensagem por MarcosSchultz Sáb Set 24, 2016 1:58 am

Fiz uma análise corrida do script com os seguintes pontos:

primeiramente, coloquei isto no awake:

Código:
Time.timeScale = 0.05f;

Isto permite analisar o que acontece bem detalhadamente... Depois, criei um Debug e coloquei como última coisa da void FixedUpdate, que é este debug aqui:

Código:
Debug.Log("targVel: " + targetVelocity + "        velocity: " + velocity + "        subtrair: " + (targetVelocity - velocity));



Com este debug, podemos perceber a targetVelocity, logo após a velocity e por último, o vetor de subtração dos 2.

Analizando a targetVelocity, já podemos perceber que o vetor não vai somente de 0 a 1, conforme os inputs horizontais e verticais, pois você está multiplicando o input pela variável "speed", conforme esta linha mostra:

Código:
Vector3 targetVelocity = new Vector3(Input.GetAxis("Horizontal"), 0, Input.GetAxis("Vertical")) * speed;


Com esta linha, pode-se concluir que esta seria a "velocidade desejada" a se alcançar, pois você recebe o input, e multiplica pela velocidade que quer tentar alcançar.

O próximo debug que você recebe é o "velocity", que informa qual a velocidade atual do seu jogador...

O terceiro debug, informa qual a diferença entre a velocidade que você almeja alcançar e a velocidade real em que você está andando...


Supondo que você está pressionando A, então o seu input vai ser (-1,0,0). Agora, veja que a sua "speed" é 10, então esse vetor será multiplicado por 10, transformando o input real em (-10, 0, 0). 

Este vetor é a velocidade que você está tentando alcançar, e você o chama de "targetVelocity"

Na próxima linha, apenas pegamos a velocidade atual do rigidbody:

Código:
Vector3 velocity = playerRb.velocity;


Neste momento, a "targetVelocity" estará debugando "(-10, 0, 0)", pois é o input multiplicado pela speed.
Enquanto isso, a "velocity" estará debugando algo parecido a "(-9.9, 0,0 )"

Isto acontece por que a física gera atrito, e tende a alentar o colisor, fazendo o player "freiar"

Tendo tudo isto dito, a próxima coisa que você faz, é subtrair a velocidade que você está tentando alcançar, da velocidade real do seu player, e isto você chama de "velocityChange".

Então, se o vetor alvo é (-10, 0, 0) e o vetor real é (-9.9, 0, 0), o resultado da subtração será (-0.1, 0, 0)

Depois que isto é feito, você aplica um "clamp" no vetor, para limitar o máximo valor que este vetor poderá ter... mas estranhamente, você só faz isto no eixo X... o eixo Y você deixa como 0, pois não deve ser influenciado, e o eixo Z, não entendi por que não recebe o clamp, mas enfim, o clamp pouco interfere na análise final...

Depois que você "limita" este vetor, você faz um AddForce na direção desse vetor de subtração, nesta linha:

Código:
playerRb.AddForce(velocityChange, ForceMode.VelocityChange);

Pelo que eu entendi, isto é feito apenas para compensar o atrito que o rigidbody sofre, para compensar a frenagem natural que o objeto tem, minimizando a diferença entre a velocidade que você quer alcançar e a velocidade real do corpo...
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64987
REPUTAÇÃO : 2654
Idade : 28
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : Ajuda com interpretação de Script Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ajuda com interpretação de Script

Mensagem por George Lucas Vieira Sáb Set 24, 2016 10:24 am

Você é o cara Marcos  Cool
Bem, eu não apliquei o Clamp no eixo Z pq é um jogo 2.5D...
Vlw ae!
George Lucas Vieira
George Lucas Vieira
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 3394
REPUTAÇÃO : 132
Idade : 21
Áreas de atuação : Programação, Modelagem e Animação.
Respeito as regras : Ajuda com interpretação de Script WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos