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[TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

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TUTORIAL [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz Ter Abr 21, 2015 1:30 pm

Elaborei este sistema simples para o jogador derrubar arvores por ai :D

Vídeo:  



Scripts:

Player: 
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class DerrubarArvores : MonoBehaviour {
 private Camera cameraPrincipal;
 public float DistanciaMinima = 6,TempoPorAtaque = 1;
 public int DanoCausado = 30;
 public Texture2D mira;
 public AudioClip somMadeira;
 private float contador;
 private bool podeAtacar;
 void Start () {
 cameraPrincipal = Camera.main;
 Cursor.visible = false;
 contador = 0;
 podeAtacar = true;
 }
 void Update () {
 RaycastHit colisor;
 Ray CentroDaTela = cameraPrincipal.ScreenPointToRay (new Vector3 (Screen.width/2, Screen.height/2, 0));                                                    
 bool colisao = Physics.Raycast (CentroDaTela, out colisor);
 if (colisao) {
 if(Input.GetButtonUp ("Fire1") && Vector3.Distance(transform.position,colisor.transform.position)< DistanciaMinima && podeAtacar == true){
 podeAtacar = false;
 if(colisor.transform.gameObject.tag == "ARVORE"){
 GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot(somMadeira);
 ARVORE ScriptArvore = colisor.transform.GetComponent<ARVORE> () as ARVORE;
 ScriptArvore.VIDA -= DanoCausado;
 }
 }
 }
 if (podeAtacar == false) {
 contador += Time.deltaTime;
 }
 if (contador >= TempoPorAtaque) {
 contador = 0;
 podeAtacar = true;
 }
 }
 void OnGUI (){
 GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 2 - mira.width / 2, Screen.height / 2 - mira.height / 2, mira.width, mira.height), mira);
 }
}



Arvores:


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class ARVORE : MonoBehaviour {
 public int TempoDeQueda = 8;
 public int VIDA;
 private Rigidbody corpoRigido;
 private float cronometro;
 private bool comecarContagem;
 public GameObject Madeiras;
 public GameObject[] localMadeiras;
 public int minMadeiras = 1, maxMadeiras = 5;
 void Start () {
 corpoRigido = GetComponent <Rigidbody> ();
 corpoRigido.useGravity = true;
 corpoRigido.isKinematic = true;
 VIDA = 100;
 cronometro = 0;
 comecarContagem = false;
 corpoRigido.mass = 250;
 }
 void Update () {
 if (VIDA <= 0) {
 corpoRigido.isKinematic = false;
 corpoRigido.AddForce(Random.Range (-20,20)*75,0,Random.Range (-20,20)*75);
 comecarContagem = true;
 }
 if (comecarContagem == true) {
 cronometro += Time.deltaTime;
 }
 if (cronometro >= TempoDeQueda) {
 cronometro = 0;
 int quantidade = Random.Range (minMadeiras,maxMadeiras);
 if(quantidade > localMadeiras.Length){
 quantidade = localMadeiras.Length;
 }
 for(int x = 0; x < quantidade; x++){
 Instantiate(Madeiras,localMadeiras[x].transform.position,transform.rotation);
 }
 Destroy(gameObject);
 }
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:46 pm, editado 4 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Lucas Garcia Frade Qui Abr 23, 2015 9:51 pm

Como eu faço pra cair um numero variado de madeiras em cada arvore? (Tipo em uma cai 6, outra 4, outra 5, etc...)
E como faço pra cair um numero fixo de cada arvore? (Tipo todas caem 6 madeiras)

Me fala as duas maneiras por favor pra mim tirar uma base...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz Qui Abr 23, 2015 11:36 pm

Atualizei o tópico com 2 scripts que fazem isso que você pediu...

Amanha estarei gravando um tutorial sobre estes 2 scripts acima... ai já aproveito e mostro no tutorial como fazer isso que você pediu  :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Lucas Garcia Frade Sex Abr 24, 2015 8:52 am

Obrigado, vai gravar hoje ou amanha?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz Sex Abr 24, 2015 3:45 pm

tópico e scripts atualizados
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Lucas Garcia Frade Sáb Abr 25, 2015 1:21 pm

como eu faço pra quando a arvore cair em cima de mim eu perder vida no script da barra de vida;
Eu sei que seria tipo assim:
Código:
Fome_Vida.VidaDoPersonagem
mas n ta dando olha o script:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Fome_Vida : MonoBehaviour {
   private float VidaDoPersonagem;
   public Texture Estamina,ContornoEstamina,ContornoVida,BarraVida,Mapa;
   public int VidaCheia = 100;
   private float tempo; 
   private int fome = 500;
   public int fomemax = 500;
   public int AumentoPorComida = 50;
   void Start (){
      VidaDoPersonagem = VidaCheia;
   }
   void Update (){
      tempo += Time.deltaTime;
      if (tempo >= 1){
         fome--; 
         tempo = 0;
         if (VidaDoPersonagem >= VidaCheia) {
            VidaDoPersonagem = VidaCheia;
         } else if (VidaDoPersonagem <= 0) {
            VidaDoPersonagem = 0;
         }
         if(fome <= 0){
            fome = 0;
         }
      }
   }
   void OnGUI (){
      GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 1.28f, Screen.height / 11, Screen.width / 7.0f/fomemax*fome, Screen.height / 18), Estamina);
      GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 1.3f, Screen.height / 90, Screen.width / 5, Screen.height / 6.8f), ContornoEstamina);
      ///
      GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 11.9f, Screen.height / 12, Screen.width / 7.6f/VidaCheia*VidaDoPersonagem, Screen.height / 18), BarraVida);
      GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 35, Screen.height / 40, Screen.width / 5, Screen.height / 8), ContornoVida);
   }
   void OnTriggerEnter(Collider other){   
      if (other.gameObject.tag == "FOME") {
         if (fome <= fomemax-AumentoPorComida) {
            fome = fome + AumentoPorComida;
            Destroy (other.gameObject);
         }else if (fome > fomemax -AumentoPorComida ) {
            fome = fomemax;
         }     
      }
   }   
}
Qual é o comando exato pra mim linkar esse script na parte de vida do outro?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Lucas Garcia Frade Sáb Abr 25, 2015 1:56 pm

Eu to com a Unity 4.6.1 e nao ta funcionando n
😢 😢 😢 😢
Da uma ajuda ae pf

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Lucas Garcia Frade Sáb Abr 25, 2015 1:58 pm

Os antigos estavam...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Lucas Garcia Frade Sáb Abr 25, 2015 4:13 pm

Ja consegui resolver deu tudo certo obrigado, so me explica como eu faço a anexação de script que eu te falei la em cima...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz Dom Abr 26, 2015 1:03 pm

Proieiramente você precisará de algum metodo para detectar a colisão da arvore com o Player, você tem algum???

Sabe algum metodo para saber a velocidade que a arvore colidiu com o Player ( quando já estava caindo ) ???

É um sistema um pouco mais complicado, terá que utilizar a void OnCollisionEnter e checar parametros como velocidade ou força
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Lucas Garcia Frade Dom Abr 26, 2015 1:21 pm

Entendi vlw...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Demonik Qua Abr 29, 2015 7:23 pm

Marcos blz cara curti muito seu video, mas ae vc pode me passar o link da mira e do son da arvore ?? se poder estarei muito agradecido :D

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz Qua Abr 29, 2015 9:29 pm

a mira é esta aqui:


[TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela Mira


o som, basta ir neste site: https://www.freesound.org/ criar uma conta e baixar os sons que quiser :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por DanteSparda Qui maio 21, 2015 5:15 pm

Os script n esta funcionando para mim T-T

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz Qui maio 21, 2015 9:32 pm

Está colocando o nome certo??? as tags tambem?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Santiago Furtado Qui Jun 11, 2015 4:30 pm

Marcos,me passa o Modelo dos pinheiros que voce usou no Video

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz Qui Jun 11, 2015 11:17 pm

Não são meus... são os assets padrões da Unity 5
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por koringal Qua Ago 05, 2015 2:10 pm

cara tipo quando eu quebro a arvore ela ta caindo e a madeira fica no ar como eu ponho gravidade na madeira????

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Santiago Furtado Qua Ago 05, 2015 7:26 pm

Koringal adicione um RigiBody na madeira

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por PlayerG Seg Out 05, 2015 9:11 pm

Não tá dando, qnd jogo o script da arvore na arvore aparece isso:
[TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela CSNzdge

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Santiago Furtado Ter Out 06, 2015 7:34 pm

Colocou o mesmo nome do script na linha do mono
public class NomedoScript : MonoBehaviour {

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por BanaNiao Dom Out 25, 2015 8:40 pm

using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class ARVORE : MonoBehaviour
{
public int TempoDeQueda = 8;
public int VIDA;
private Rigidbody corpoRigido;
private float cronometro;
private bool comecarContagem;
public GameObject Madeiras;
public GameObject[] localMadeiras;
public int minMadeiras = 1, maxMadeiras = 5;
void Start()
{
corpoRigido = GetComponent<Rigidbody>();
corpoRigido.useGravity = true;
corpoRigido.isKinematic = true;
VIDA = 100;
cronometro = 0;
comecarContagem = false;
corpoRigido.mass = 250;
}
void Update()
{
if (VIDA <= 0)
{
corpoRigido.isKinematic = false;
corpoRigido.AddForce(Random.Range(-20, 20) * 75, 0, Random.Range(-20, 20) * 75);
comecarContagem = true;
}
if (comecarContagem == true)
{
cronometro += Time.deltaTime;
}
if (cronometro >= TempoDeQueda)
{
cronometro = 0;
int quantidade = Random.Range(minMadeiras, maxMadeiras);
if (quantidade > localMadeiras.Length)
{
quantidade = localMadeiras.Length;
}
for (int x = 0; x < quantidade; x++)
{
Instantiate(Madeiras, localMadeiras[x].transform.position, transform.rotation);
}
Destroy(gameObject);
}
}
}


O unity 3d, versão:5 do unity 3d atualizo o script o unity me mando uma mensagem mano n to conseguindo entender o que ta escrito.

nullReferenceException: object reference not set to an instance of an object
derrubarArvores.Update () (at Assets/script/DerrubarArvores.cs:23).

Ai o outro erro é que ta falando sobre a mira mais acho que n é importante.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz Dom Out 25, 2015 10:39 pm

na sua void Start, você não está setando o componente

Código:
corpoRigido = GetComponent();

cade o componente?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por iahGod Sex Dez 18, 2015 8:50 pm

Deu tudo certo aqui, vlw... Mas tem como voce me dizer como faço pra quando a arvore cair ela reproduzir um som? Tentei fazer umas coisas aqui porem o som fica bugando quando ela cai, fica tipo reproduzindo varias vezes no mesmo tempo.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz Sex Dez 18, 2015 10:12 pm

iagokennedyy escreveu:Deu tudo certo aqui, vlw... Mas tem como voce me dizer como faço pra quando a arvore cair ela reproduzir um som? Tentei fazer umas coisas aqui porem o som fica bugando quando ela cai, fica tipo reproduzindo varias vezes no mesmo tempo.

É por que você está utilizando o comando errado, ou utilizando o comando certo na hora errada.

Tem como postar o seu código? Provavelmente está colocando o comando direto no Update
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por iahGod Sex Dez 18, 2015 10:22 pm

MarcosSchultz escreveu:
iagokennedyy escreveu:Deu tudo certo aqui, vlw... Mas tem como voce me dizer como faço pra quando a arvore cair ela reproduzir um som? Tentei fazer umas coisas aqui porem o som fica bugando quando ela cai, fica tipo reproduzindo varias vezes no mesmo tempo.

É por que você está utilizando o comando errado, ou utilizando o comando certo na hora errada.

Tem como postar o seu código? Provavelmente está colocando o comando direto no Update

o código ta aqui.. tem como ver?
http://pastebin.com/Fr5CmguU
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz Sex Dez 18, 2015 11:01 pm

Talvez isto funcione:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class ARVORE : MonoBehaviour {
   public AudioClip somQueda;
   private bool controle = false;
   public int TempoDeQueda = 8;
   public int VIDA;
   private Rigidbody corpoRigido;
   private float cronometro;
   private bool comecarContagem;
   public GameObject Madeiras;
   public GameObject[] localMadeiras;
   public int minMadeiras = 1, maxMadeiras = 5;
   void Start () {
      corpoRigido = GetComponent <Rigidbody> ();
      corpoRigido.useGravity = true;
      corpoRigido.isKinematic = true;
      VIDA = 100;
      cronometro = 0;
      comecarContagem = false;
      corpoRigido.mass = 250;
   }
   void Update () {
      if (VIDA <= 0 && controle == false) {
         controle = true;
         corpoRigido.isKinematic = false;
         corpoRigido.AddForce(Random.Range (-20,20)*75,0,Random.Range (-20,20)*75);
         comecarContagem = true;
         GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot(somQueda);
      }
      if (comecarContagem == true) {
         cronometro += Time.deltaTime;
      }
      if (cronometro >= TempoDeQueda) {
         cronometro = 0;
         int quantidade = Random.Range (minMadeiras,maxMadeiras);
         if(quantidade > localMadeiras.Length){
            quantidade = localMadeiras.Length;
         }
         for(int x = 0; x < quantidade; x++){
            Instantiate(Madeiras,localMadeiras[x].transform.position,transform.rotation);
         }
         Destroy(gameObject);
      }
   }
}

Eu criei uma variavel booleana de controle, para não ficar chamando o "if" da vida o tempo todo
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por iahGod Sex Dez 18, 2015 11:05 pm

MarcosSchultz escreveu:Talvez isto funcione:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class ARVORE : MonoBehaviour {
 public AudioClip somQueda;
 private bool controle = false;
 public int TempoDeQueda = 8;
 public int VIDA;
 private Rigidbody corpoRigido;
 private float cronometro;
 private bool comecarContagem;
 public GameObject Madeiras;
 public GameObject[] localMadeiras;
 public int minMadeiras = 1, maxMadeiras = 5;
 void Start () {
 corpoRigido = GetComponent <Rigidbody> ();
 corpoRigido.useGravity = true;
 corpoRigido.isKinematic = true;
 VIDA = 100;
 cronometro = 0;
 comecarContagem = false;
 corpoRigido.mass = 250;
 }
 void Update () {
 if (VIDA <= 0 && controle == false) {
 controle = true;
 corpoRigido.isKinematic = false;
 corpoRigido.AddForce(Random.Range (-20,20)*75,0,Random.Range (-20,20)*75);
 comecarContagem = true;
 GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot(somQueda);
 }
 if (comecarContagem == true) {
 cronometro += Time.deltaTime;
 }
 if (cronometro >= TempoDeQueda) {
 cronometro = 0;
 int quantidade = Random.Range (minMadeiras,maxMadeiras);
 if(quantidade > localMadeiras.Length){
 quantidade = localMadeiras.Length;
 }
 for(int x = 0; x < quantidade; x++){
 Instantiate(Madeiras,localMadeiras[x].transform.position,transform.rotation);
 }
 Destroy(gameObject);
 }
 }
}

Eu criei uma variavel booleana de controle, para não ficar chamando o "if" da vida o tempo todo

Entendi, funcionou aqui, valeu cara :D, seus tutorias tão ajudando bastante aqui xD
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TUTORIAL Sobre o Tutorial de Cortar Arvores

Mensagem por hunterfloyd Seg Fev 01, 2016 3:40 pm

Bom criei meu próprio sistema de personagem com câmera em 3 pessoa ai jogo o script de derrubar arvores da esse erro NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object, mas se coloco um fps controller funciona, o que devo fazer?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz Ter Fev 02, 2016 1:23 pm

crie um tópico postando os seus scripts, prints do erro e descrevendo o problema
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TUTORIAL não funciona no unity 5.3.3 me ajuda porfavor

Mensagem por jeversom3 Ter maio 17, 2016 2:31 pm

MarcosSchultz escreveu:Elaborei este sistema simples para o jogador derrubar arvores por ai :D

Vídeo:  



Scripts:

Player: 
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class DerrubarArvores : MonoBehaviour {
 private Camera cameraPrincipal;
 public float DistanciaMinima = 6,TempoPorAtaque = 1;
 public int DanoCausado = 30;
 public Texture2D mira;
 public AudioClip somMadeira;
 private float contador;
 private bool podeAtacar;
 void Start () {
 cameraPrincipal = Camera.main;
 Cursor.visible = false;
 contador = 0;
 podeAtacar = true;
 }
 void Update () {
 RaycastHit colisor;
 Ray CentroDaTela = cameraPrincipal.ScreenPointToRay (new Vector3 (Screen.width/2, Screen.height/2, 0));                                                    
 bool colisao = Physics.Raycast (CentroDaTela, out colisor);
 if (colisao) {
 if(Input.GetButtonUp ("Fire1") && Vector3.Distance(transform.position,colisor.transform.position)< DistanciaMinima && podeAtacar == true){
 podeAtacar = false;
 if(colisor.transform.gameObject.tag == "ARVORE"){
 GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot(somMadeira);
 ARVORE ScriptArvore = colisor.transform.GetComponent<ARVORE> () as ARVORE;
 ScriptArvore.VIDA -= DanoCausado;
 }
 }
 }
 if (podeAtacar == false) {
 contador += Time.deltaTime;
 }
 if (contador >= TempoPorAtaque) {
 contador = 0;
 podeAtacar = true;
 }
 }
 void OnGUI (){
 GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 2 - mira.width / 2, Screen.height / 2 - mira.height / 2, mira.width, mira.height), mira);
 }
}



Arvores:


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class ARVORE : MonoBehaviour {
 public int TempoDeQueda = 8;
 public int VIDA;
 private Rigidbody corpoRigido;
 private float cronometro;
 private bool comecarContagem;
 public GameObject Madeiras;
 public GameObject[] localMadeiras;
 public int minMadeiras = 1, maxMadeiras = 5;
 void Start () {
 corpoRigido = GetComponent <Rigidbody> ();
 corpoRigido.useGravity = true;
 corpoRigido.isKinematic = true;
 VIDA = 100;
 cronometro = 0;
 comecarContagem = false;
 corpoRigido.mass = 250;
 }
 void Update () {
 if (VIDA <= 0) {
 corpoRigido.isKinematic = false;
 corpoRigido.AddForce(Random.Range (-20,20)*75,0,Random.Range (-20,20)*75);
 comecarContagem = true;
 }
 if (comecarContagem == true) {
 cronometro += Time.deltaTime;
 }
 if (cronometro >= TempoDeQueda) {
 cronometro = 0;
 int quantidade = Random.Range (minMadeiras,maxMadeiras);
 if(quantidade > localMadeiras.Length){
 quantidade = localMadeiras.Length;
 }
 for(int x = 0; x < quantidade; x++){
 Instantiate(Madeiras,localMadeiras[x].transform.position,transform.rotation);
 }
 Destroy(gameObject);
 }
 }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por aluno virtual Qua Jul 06, 2016 9:06 pm

O MEU NÃO ESTA FUNCIONANDO A ARVORE NAO CAI NEM TEM AUDIO VI O VIDEO PASSO A PASSO ALGUEM PODE ME AJUDAR
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Robsong Qua Jul 06, 2016 11:17 pm

A manin, no meu não está funcionando, escrevi todo script não esta dando nenhum erro, mas veja só, se eu zerar a vida da arvore ela cai, como deveria cair mas se tento tirar a vida da arvore no jogo não funciona. Talvez meu problema esteja no script do personagem.  Dúvida

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por AndyShow Qui Jul 07, 2016 7:36 pm

O Jogador esta com a tag 'Player" ?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Robsong Qui Jul 07, 2016 8:23 pm

Está sim

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz Sex Jul 08, 2016 12:15 am

Robsong escreveu:A manin, no meu não está funcionando, escrevi todo script não esta dando nenhum erro, mas veja só, se eu zerar a vida da arvore ela cai, como deveria cair mas se tento tirar a vida da arvore no jogo não funciona. Talvez meu problema esteja no script do personagem.  Dúvida

A camera do seu Player tem a tag "MainCamera" ?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz Sex Jul 08, 2016 12:16 am

aluno virtual escreveu:O MEU NÃO ESTA FUNCIONANDO A ARVORE NAO CAI NEM TEM AUDIO VI O VIDEO PASSO A PASSO ALGUEM PODE ME AJUDAR

Está dando algum erro? poste prints se estiver...

A camera do seu jogador tem a tag "MainCamera" ?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Robsong Sex Jul 08, 2016 10:06 pm

MarcosSchultz escreveu:
aluno virtual escreveu:O MEU NÃO ESTA FUNCIONANDO A ARVORE NAO CAI NEM TEM AUDIO VI O VIDEO PASSO A PASSO ALGUEM PODE ME AJUDAR

Está dando algum erro? poste prints se estiver...

A camera do seu jogador tem a tag "MainCamera" ?
 Não, não estava, agora está funcionando, a camera do jogador deu um outro problema por causa da tag mas ja arumei tambem.
Muitisissisimo obrigadon Cheers

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Matheus sonico Dom Set 11, 2016 5:19 pm

Marcos esse script serve apenas para objetos colocados em cena ou serve tbm para arvores colocada pelo terrain
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por hellkiller Dom Set 11, 2016 6:04 pm

Arvores colocadas pelo terrain, no meu pelo menos não funciona.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Matheus sonico Dom Set 11, 2016 6:23 pm

bom eu preciso de um script que derrube arvores do terrain
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por WiredD Dom Set 11, 2016 10:10 pm

Matheus sonico escreveu:bom eu preciso de um script que derrube arvores do terrain

Estou procurando tb, caso encontre me mande por MP pfv, caso ache aqui lhe mando tb
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz Dom Set 11, 2016 10:17 pm

As arvores do terrain são as mesmas, você pode criar um prefab e usar como arvores, mas ai é um sistema TOTALMENTE diferente, pois o terrain tem uma otimização própria para as suas vegerações, como o billboard, o transform, etc... é um sistema totalmente diferente.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por maikonluis Ter Dez 20, 2016 1:39 pm

MarcosSchultz escreveu:Atualizei o tópico com 2 scripts que fazem isso que você pediu...

Amanha estarei gravando um tutorial sobre estes 2 scripts acima... ai já aproveito e mostro no tutorial como fazer isso que você pediu  :D
me diga tenho uma duvida.tenho meus scripts de controlar o char mas td que eu criar e que tenha como ser destruido ou drop algo terei que colocar nos scripts do controlhe ou posso fazer um pra cada item e depois so chamar ele pra executar a funçao .
como funcionaria isso?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz Ter Dez 20, 2016 10:15 pm

maikonluis escreveu:
MarcosSchultz escreveu:Atualizei o tópico com 2 scripts que fazem isso que você pediu...

Amanha estarei gravando um tutorial sobre estes 2 scripts acima... ai já aproveito e mostro no tutorial como fazer isso que você pediu  :D
me diga tenho uma duvida.tenho meus scripts de controlar o char mas td que eu criar e que tenha como ser destruido ou drop algo terei que colocar nos scripts do controlhe ou posso fazer um pra cada item e depois so chamar ele pra executar a funçao .
como funcionaria isso?

Poderia especificar melhor a sua dúvida? Não consegui entender O.o
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por maikonluis Qua Dez 21, 2016 12:04 pm

vamos dizer assim pelo que entendi tenho meu player . ai tenho os scrips que controlam ele 
entao todo script que eu fizer desse tipo de cortar arvores pedras abrir itens desmanchar coisas , vai ser um script pra cada coisa, mas vou colocar todos no player e ira funcionar? sem eu ter que chama-los em um script principal?

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Mensagem por Weslley Qua Dez 21, 2016 8:50 pm

cara aconselho você da uma olhada sobre Polymorphism concept (conceito de polimorfismo) isso vai abrir sua mente :D e ter uma ideia de como fazer

só um ex
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Mensagem por MarcosSchultz Sáb Dez 24, 2016 5:42 pm

maikonluis escreveu:vamos dizer assim pelo que entendi tenho meu player . ai tenho os scrips que controlam ele 
entao todo script que eu fizer desse tipo de cortar arvores pedras abrir itens desmanchar coisas , vai ser um script pra cada coisa, mas vou colocar todos no player e ira funcionar? sem eu ter que chama-los em um script principal?

Os scripts funcionam por conta pois eles herdam a classe "MonoBehaviour", que contem as void's Start, Update, dentre outras, que são chamadas automaticamente.

Não precisa ter nada chamando estes scripts, eles irão atuar automaticamente por herdar o MonoBehaviour.

No jogador, vai apenas 1 script, aquele do Raycast, e em cada arvore, vai um script de arvore... Mas todos funcionam naturalmente, sem necessidade de um script controlador.
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Mensagem por Lucas Garcia Frade Seg Jan 09, 2017 4:15 pm

Marcos, tem algum meio de aplicar esse método nas arvores da unity?

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Mensagem por artplayer Ter Jan 10, 2017 7:40 am

Lucas Garcia Frade escreveu:Marcos, tem algum meio de aplicar esse método nas arvores da unity?

É uma solução antiga, mas ainda funciona: http://answers.unity3d.com/questions/650308/how-do-i-interact-with-terrain-trees.html
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