Qual O melhor tipo de arquivo para trabalhar no Unity?
4 participantes
Página 1 de 1
Qual O melhor tipo de arquivo para trabalhar no Unity?
Olá amigos, estou iniciando no Unity 3D 5 e gostaria de contar com sugestões de vocês inclusive pelas inúmeras experiências obtidas no dia-a-dia com relação aos arquivos modelos 3D qual seria ou seriam mais viáveis em trabalhar inclusive na questão de não 'pesar' demais o projeto evitando que fique lento. Qual a extensão que vocês poderiam sugerir que eu dê preferência para trabalhar no Unity?
.3ds
.obj
.max
.3dm
.dds
.dae
.skp
.blend
*outras extensões (e os softwares utilizados para modelagens)
Agradeço imensamente pela colaboração!
Sergio Santos
.3ds
.obj
.max
.3dm
.dds
.dae
.skp
.blend
*outras extensões (e os softwares utilizados para modelagens)
Agradeço imensamente pela colaboração!
Sergio Santos
Convidado- Convidado
Re: Qual O melhor tipo de arquivo para trabalhar no Unity?
Eu não recomendaria usar o .OBJ, pois ele não salva as hierarquias que você fez no software de modelagem e se não me engano ele não suporta animações, alguns dos outros eu não sei te explicar pois não uso, eu uso .BLEND e .FBX, a maior diferença entre os dois é o peso, pois um é o arquivo nativo do blender e o outro já foi exportado, tirando isso recomendo ambos.
Stipp- Avançado
- PONTOS : 3639
REPUTAÇÃO : 102
Áreas de atuação : Programação: C#, VB.NET, PHP e outras.
Modelagem: Blender.
Respeito as regras :
Stipp escreveu:Eu não recomendaria usar o .OBJ, pois ele não salva as hierarquias que você fez no software de modelagem e se não me engano ele não suporta animações, alguns dos outros eu não sei te explicar pois não uso, eu uso .BLEND e .FBX, a maior diferença entre os dois é o peso, pois um é o arquivo nativo do blender e o outro já foi exportado, tirando isso recomendo ambos.
Obrigado Stipp pelas orientações, isso com certeza irá contribuir muito para criar um 'padrão' de modo que o projeto não sofra pesos que é um fator negativo.
Convidado- Convidado
Cara eu particularmente recomendo .FBX e um programa bom pra modelar é o SketchUp. O blender também é bom
JohnRambo- Moderador
- PONTOS : 5171
REPUTAÇÃO : 661
Áreas de atuação : Unity;
Programação;
Música e Sonorização;
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
Respeito as regras :
Bom,
eu tenho Grandes Problemas com FBX exportados do Blender, Principalmente com "Malhas e Faces" nem Sempre, mas as Vezes Acontece ,quando isso Acontece Uso o .3ds, mas ainda Assim o FBX é o mais indicado, pois já Organizo ele no Blender e quando Abro na Unity ele está Completamente Do jeito que eu organizei, Fora que se Exportar as Texturas ele já Fica texturizado! .Obj não Recomendo! Minha opinião!
eu tenho Grandes Problemas com FBX exportados do Blender, Principalmente com "Malhas e Faces" nem Sempre, mas as Vezes Acontece ,quando isso Acontece Uso o .3ds, mas ainda Assim o FBX é o mais indicado, pois já Organizo ele no Blender e quando Abro na Unity ele está Completamente Do jeito que eu organizei, Fora que se Exportar as Texturas ele já Fica texturizado! .Obj não Recomendo! Minha opinião!
Acho que quase todo mundo usa .fbx .obj eh recomendo já os softwares recomendo Cinema 4D, Blender ou SketchUp entre outros como Maya que também eh uma boa opção
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5726
REPUTAÇÃO : 744
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :
John Rambo escreveu:Cara eu particularmente recomendo .FBX e um programa bom pra modelar é o SketchUp. O blender também é bom
Olá Rambo, o SketchUp não sei na versão atual mas cheguei a fazer alguns projetos no ano passado e uma coisa que não gostei foi da baixa qualidade, deixando os trabalhos com aparência de desenhos, e problemas com exportação e importação em outros softwares o que deixou os arquivos literalmente conflitantes. Existe algum recurso que possa contornar isso?
Com relação ao Blender também gosto dele, mas já faz um bom tempo que não o utilizo, e a extensão .FBX lembro que em projetos para o ETS2 tive alguns problemas com arquivos tanto no Blender, 3D Max e ZModeler.
A finalidade desse tópico é justamente esse, expormos os prós e contras dessas extensões tendo como foco o Unity.
O Unity estou literalmente iniciando agora, dando os primeiros passos, e para isso fiz uma pesquisa de alguns meses para definir qual engine trabalhar porque não acho interessante utilizar vários softwares em projetos, pelo menos essa é minha opinião, e com base favoráveis em termos atualmente maior quantidade de produtos, tutoriais, cursos etc voltados para o Unity isso levou-me a adota-lo.
Convidado- Convidado
Bom Sergiocso, eu uso o SketchUp 2015 e realmente da uma leeve aparência de desenho... Mas isso no SketchUp! Porque quando importo pro unity fica normal, sem essa aparência de desenho... Se os seus problemas com importação e exportação por acaso forem as texturas, o Marcos mesmo tem um tutorial ensinando a corrigir isto
JohnRambo- Moderador
Programação;
Música e Sonorização;
Respeito as regras :
John Rambo escreveu:Bom Sergiocso, eu uso o SketchUp 2015 e realmente da uma leeve aparência de desenho... Mas isso no SketchUp! Porque quando importo pro unity fica normal, sem essa aparência de desenho... Se os seus problemas com importação e exportação por acaso forem as texturas, o Marcos mesmo tem um tutorial ensinando a corrigir isto
Olá Rambo, exatamente isso, mas como comentei, eu nunca usei o Unity, estou chegando agora, utilizava o ZModeler, Blender e 3D Max e em todos eles tive problemas nas texturas, exatamente essa era a dor de cabeça ao deparar com aquele modelo legal literalmente sem graça e totalmente fora de foco dentro do jogo.
Agradeço imensamente pela recomendação do tutorial do Marcos que estarei vendo e passando a pratica-lo diante que tenho mais facilidade em usar o SketchUp por acabar sendo para mim um processo mais rápido.
Obrigado amigo!
Convidado- Convidado
Sem problema cara!!! Precisando estamos aqui!! :D
JohnRambo- Moderador
Programação;
Música e Sonorização;
Respeito as regras :
weslleyFx escreveu:Acho que quase todo mundo usa .fbx .obj eh recomendo já os softwares recomendo Cinema 4D, Blender ou SketchUp entre outros como Maya que também eh uma boa opção
Olá WeslleyFx, agradeço imensamente pelas suas sugestões e eu gosto de trabalhar com o SketchUp, parei literalmente por um determinado tempo mediante conflitos e com isso o projeto na época acabou não saindo, e agora estou retornando com novas energias e com foco totalmente na linha de jogos.
Convidado- Convidado
desponha espero que vc consiga termina agora :D abraço!Sergiocso escreveu:weslleyFx escreveu:Acho que quase todo mundo usa .fbx .obj eh recomendo já os softwares recomendo Cinema 4D, Blender ou SketchUp entre outros como Maya que também eh uma boa opção
Olá WeslleyFx, agradeço imensamente pelas suas sugestões e eu gosto de trabalhar com o SketchUp, parei literalmente por um determinado tempo mediante conflitos e com isso o projeto na época acabou não saindo, e agora estou retornando com novas energias e com foco totalmente na linha de jogos.
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5726
REPUTAÇÃO : 744
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :
weslleyFx escreveu:Acho que quase todo mundo usa .fbx .obj eh recomendo já os softwares recomendo Cinema 4D, Blender ou SketchUp entre outros como Maya que também eh uma boa opção
Olá weslleyFx obrigado pelas sugestões inclusive eu tenho uma preferência por exemplo com o Sketchup que tem uma vasta comunidade ativa e além disso possibilita criar projetos legais de forma rápida, mas, como já comentei com outro amigo, eu problema com ele é exatamente texturas porque ao exportar para um jogo, no meu caso era o ETS2 aquele modelo super legal, bem trabalhado chegava lá literalmente parecendo uma caixa de papelão de tão fora de lógica em relação ao jogo, com isso encerramos as atividades. Agora estou retornando com outra visão, aquela que busca mais exigência da gente para evitarmos justamente perder tempo, e com foco em uma engine que acredito ter grande potencial hoje no Brasil que é a Unity, e minhas experiências anteriores na linha de programação literalmente hoje estão atualizadas, mais avançadas, até mesmo mais prática porque temos uma vasta quantidade de materiais de apoio coisa que eu não tinha antes. E tudo isso proporciona uma energia renovada, e muito gratificante em poder estar contando com o apoio de vocês.
Agradeço imensamente!
Convidado- Convidado
AndyShow escreveu:Bom,
Obrigado AndyShow pelo apoio, isso pra mim é um tesouro, algo extremamente valioso que tenho grande carinho porque são essas opiniões diversas de vocês que utilizam ferramentas diárias para seus projetos, que nos alavanca a retomada e nos favorece a dar novos passos em busca daquilo que acreditamos, eu sempre gostei de jogos e nunca tirei da cabeça a ideia de um dia poder dedicar um tempo para algo assim porque é uma terapia aquilo que fazemos por gosto, nos faz bem, e algumas experiências as vezes nos tira do foco, que foram exatamente esses inúmeros conflitos ocasionados com os arquivos não ficar exatamente como o esperado, e hoje a gente vai buscando focar mais em detalhes que são literalmente fundamentais para um projeto, porque um arquivo que tende a gerar problemas não irá nos levar em nenhuma conquista satisfatória.
Convidado- Convidado