caracter que nada
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caracter que nada
Bom galera, tenho um personagem em 1ª pessoa, e gostaria de saber como faço para bota-lo para nadar? sou bem iniciante no unity, então peço um pouco de paciencia.
Ps:
como fazer a água também, tentei fazer usando um cubo (pra testar) mais n deu muito certo...
[edit]
uso o rigidbody, porem vou mudar o sistema de movimento...
Ps:
como fazer a água também, tentei fazer usando um cubo (pra testar) mais n deu muito certo...
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uso o rigidbody, porem vou mudar o sistema de movimento...
Re: caracter que nada
Para uma água com efeitos bons, você pode usar este tutorial
E para fazer o personagem nadar, basta colocar um colisor em baixo da água
E para fazer o personagem nadar, basta colocar um colisor em baixo da água
Re: caracter que nada
ainda não sei fazer isso ainda... apesar do meu jogo estar quase completo, ainda não precisei disso... vou estudar mais um pouco, mais se puder me explicar melhor agradeço, pois se for depender da minha net hoje pra pesquisar vai demorar um bocado :/
[edit]
curti seu sistema de agua, já adaptei no projeto, agora só falta o esquema de natação (mergulho, e talz...) que não estou conseguindo fazer, tentei com onTrigger e outras funções que vi no seu projeto, mais minha falta de experiencia não me permitiu avançar com a ideia...
é bem simples na verdade...
1: entra na agua > desativa a gravidade > muda o movimento para a direção da camera (quando em chão, apesar da camera poder virar pra qualquer lugar, o movimento é apenas horizontal (por assim dizer))
mais eu simplesmente não sei... é meu primeiro projeto...
[edit]
curti seu sistema de agua, já adaptei no projeto, agora só falta o esquema de natação (mergulho, e talz...) que não estou conseguindo fazer, tentei com onTrigger e outras funções que vi no seu projeto, mais minha falta de experiencia não me permitiu avançar com a ideia...
é bem simples na verdade...
1: entra na agua > desativa a gravidade > muda o movimento para a direção da camera (quando em chão, apesar da camera poder virar pra qualquer lugar, o movimento é apenas horizontal (por assim dizer))
mais eu simplesmente não sei... é meu primeiro projeto...
Re: caracter que nada
Então, o seu personagem necessariamente conseguirá mergulhar? se sim, isto deixará um bocado mais complexo o sistema... se não, fica um bocado mais fácil
Re: caracter que nada
marcos eu queria o segunte: a agua tem um colisor e dentro do colisor o charter pode pular e cair mais devagar iss serve pro pulo tmbm mas se eu apertar espaço sem soltar ele vai começar a boiar tipo o sistema de nado do mine e o shift so acelera o nado direcional
anizioNoob- Avançado
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Re: caracter que nada
Marcos, sim, inclusive faz parte da historia do jogo...
Anizio, eu entendi oque disse, porem, não consigo usar bem os colider junto aos codigos ainda... só uso o unity a 3 meses, antes usava outra engine.
Anizio, eu entendi oque disse, porem, não consigo usar bem os colider junto aos codigos ainda... só uso o unity a 3 meses, antes usava outra engine.
Re: caracter que nada
Ehh, vou ter que fazer um vídeo... eh um sistema complicado para explicar assim por tópico
Re: caracter que nada
MarcosSchultz escreveu:Ehh, vou ter que fazer um vídeo... eh um sistema complicado para explicar assim por tópico
mano ve se tu me contata por alguma rede social pq qro mto sua ajuda
anizioNoob- Avançado
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Re: caracter que nada
Vou tentar fazer este ser o próximo tutorial do meu canal... Não garanto, más vou tentar
Re: caracter que nada
vlw marcos e nozes
anizioNoob- Avançado
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Re: caracter que nada
Desculpe a demora marcos, e valeu pela ajuda!
Peço que me contate tambem, pois tenho entrado pouco na internet ultimamente!
Peço que me contate tambem, pois tenho entrado pouco na internet ultimamente!
Re: caracter que nada
kkkkk, ia gravar o tutorial hoje, más o microfone ta chiando. sei lah por que... google resolverá
Re: caracter que nada
kkk blz, enquanto isso, vendo um tutorial de derrubar arvores e dropar madeiras... nada a ver com meu projeto mais é bom pra aprender os códigos e suas funcionalidades kk
Re: caracter que nada
lembra do tuto marcos se lembre
anizioNoob- Avançado
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Re: caracter que nada
pode floodar o topico pa fazer o tuto sair?
anizioNoob- Avançado
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Re: caracter que nada
Vai sair, vou elaborar essa bagaça hoje e tentar gravar até no maximo sei lá quando, kkkkk mas vai sair
Re: caracter que nada
Já tenho um protótipo, mas ta bugado pra krai na hora que vai sair da água:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson;
[RequireComponent(typeof(CapsuleCollider))]
public class Nadar : MonoBehaviour {
public string TagAgua = "AGUA";
public GameObject cameraDoJogador;
[Range(1,20)]public float velocidadeNaAgua = 5;
private CharacterController controlador;
private CapsuleCollider colisorCapsula;
private FirstPersonController FPSController;
private RigidbodyFirstPersonController RigidFPSController;
private Rigidbody corpoRigido;
private bool dentroDaAgua = false, computarCameraDentroDaAgua = false, colidindoComAlgo = false;
private float alturaDaAguaNoMundo,alturaAjusteControlador, rotacaoX, rotacaoY;
private Quaternion anguloInicialCamera;
void Awake () {
FPSController = GetComponent<FirstPersonController> ();
RigidFPSController = GetComponent<RigidbodyFirstPersonController> ();
controlador = GetComponent<CharacterController> ();
colisorCapsula = GetComponent<CapsuleCollider> ();
corpoRigido = GetComponent<Rigidbody> ();
corpoRigido.constraints = RigidbodyConstraints.FreezeRotationX | RigidbodyConstraints.FreezeRotationZ;
if (controlador != null) {
colisorCapsula.radius = controlador.radius;
colisorCapsula.height = controlador.height;
colisorCapsula.enabled = false;
}
alturaAjusteControlador = 0.275f * colisorCapsula.height;
anguloInicialCamera = cameraDoJogador.transform.localRotation;
}
void MoverDentroDaAgua(){
float inputEspaco = 0;
float difDeAltura = (alturaDaAguaNoMundo - alturaAjusteControlador) - transform.position.y;
if (Input.GetKey (KeyCode.Space) && ((transform.position.y + 1.0f) < (alturaDaAguaNoMundo - alturaAjusteControlador))) {
inputEspaco = velocidadeNaAgua/(Mathf.Clamp(difDeAltura,0.01f,1));
}
float velAG = velocidadeNaAgua * Input.GetAxis ("Vertical");
float velY = ((cameraDoJogador.transform.forward.y * velAG + inputEspaco)/(Mathf.Clamp(difDeAltura,0.01f,1)))/2.0f;
Vector3 velocidade = new Vector3 (cameraDoJogador.transform.forward.x * velAG,velY,cameraDoJogador.transform.forward.z * velAG);
corpoRigido.velocity = Vector3.Lerp (corpoRigido.velocity, velocidade, Time.deltaTime);
corpoRigido.angularVelocity = Vector3.zero;
float posicY = (transform.position.y);
float alturaMax = (alturaDaAguaNoMundo - alturaAjusteControlador) - 0.1f;
if(posicY > alturaMax){
if (colidindoComAlgo == false) {
transform.position = new Vector3 (transform.position.x, alturaMax, transform.position.z);
corpoRigido.velocity = new Vector3 (corpoRigido.velocity.x, 0, corpoRigido.velocity.z);
}
}
Debug.Log (colidindoComAlgo);
}
void OnCollisionStay(){
colidindoComAlgo = true;
}
void OnCollisionExit(){
colidindoComAlgo = false;
}
void LateUpdate(){
if (computarCameraDentroDaAgua == true) {
rotacaoX += Input.GetAxis ("Mouse X") * 7.5f;
rotacaoY += Input.GetAxis ("Mouse Y") * 7.5f;
rotacaoX = ClampAngle (rotacaoX, -360, 360);
rotacaoY = ClampAngle (rotacaoY, -85, 85);
Quaternion xQuaternion = Quaternion.AngleAxis (rotacaoX, Vector3.up);
Quaternion yQuaternion = Quaternion.AngleAxis (rotacaoY, -Vector3.right);
cameraDoJogador.transform.localRotation = anguloInicialCamera * xQuaternion * yQuaternion;
}
}
public float ClampAngle (float angulo, float min, float max){
if (angulo < -360F) { angulo += 360F; }
if (angulo > 360F) { angulo -= 360F; }
return Mathf.Clamp (angulo, min, max);
}
void Update () {
if (dentroDaAgua == true && (transform.position.y < (alturaDaAguaNoMundo - alturaAjusteControlador))) {
if (FPSController != null) {
FPSController.enabled = false;
controlador.enabled = false;
colisorCapsula.enabled = true;
corpoRigido.isKinematic = false;
corpoRigido.useGravity = false;
}
if (RigidFPSController != null) {
RigidFPSController.enabled = false;
colisorCapsula.enabled = true;
corpoRigido.isKinematic = false;
corpoRigido.useGravity = false;
}
MoverDentroDaAgua ();
computarCameraDentroDaAgua = true;
} else {
if (colidindoComAlgo == true || dentroDaAgua == false) {
if (FPSController != null) {
FPSController.enabled = true;
controlador.enabled = true;
colisorCapsula.enabled = false;
corpoRigido.isKinematic = true;
corpoRigido.useGravity = true;
}
if (RigidFPSController != null) {
RigidFPSController.enabled = false;
colisorCapsula.enabled = true;
corpoRigido.isKinematic = false;
corpoRigido.useGravity = true;
}
computarCameraDentroDaAgua = false;
}
}
}
void OnTriggerEnter (Collider colisor){
if (colisor.gameObject.CompareTag (TagAgua)) {
dentroDaAgua = true;
alturaDaAguaNoMundo = colisor.gameObject.GetComponent<BoxCollider> ().bounds.center.y + colisor.gameObject.GetComponent<BoxCollider> ().bounds.extents.y;
}
}
void OnTriggerExit (Collider colisor){
if (colisor.gameObject.CompareTag (TagAgua)) {
dentroDaAgua = false;
alturaDaAguaNoMundo = colisor.gameObject.GetComponent<BoxCollider> ().bounds.center.y + colisor.gameObject.GetComponent<BoxCollider> ().bounds.extents.y;
}
}
}
Re: caracter que nada
mano vc pode fazer o script ter a possibilidade de subir pq da mta agonia isso de vc nao poder subir
anizioNoob- Avançado
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Re: caracter que nada
Como assim poder subir???
https://www.facebook.com/TutoriaisUnity3DBrasil/videos/1806225419601113/
https://www.facebook.com/TutoriaisUnity3DBrasil/videos/1806225419601113/
Re: caracter que nada
tipo qnd eu mirar o mouse pa cima ele começar a ir pa superficie
anizioNoob- Avançado
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Re: caracter que nada
Isso que acontece nesse vídeo que eu linkeianizioNoob escreveu:tipo qnd eu mirar o mouse pa cima ele começar a ir pa superficie
Re: caracter que nada
Muito maneiro!
Off
Notei que ta no forum da GMBR, ainda usa (ja usou) o game maker?
Off
Notei que ta no forum da GMBR, ainda usa (ja usou) o game maker?
Re: caracter que nada
sim mas eu no vi os ifs ae nao sei se tem q apertar algo mas cara vem no whats q no forum e mo chato pa conversar tem q recaregar a pagina e talz
anizioNoob- Avançado
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Re: caracter que nada
O sistema ta tipo um jogo normal onde da para mergulhar, nadar, etc... logo farei um vídeo... o sistema está pronto, só falta tempo para gravar mesmo.
Re: caracter que nada
ok marcos obrigado falanisso manda mppq mim q quero um favor seu
anizioNoob- Avançado
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Re: caracter que nada
marcos lembra do tuto fidapexte (modo de falar nao se incomode mas se vc se incomodar e so finjir q eu nao sei escrever)
anizioNoob- Avançado
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Re: caracter que nada
Zack2 escreveu:Marcos, usar o character controller não afeta o desempenho do jogo não?
Não, o CharacterController é especificamente desenvolvido para servir de controlador... ele é a maneira mais completa e simplificada para você ter todos os recursos que um player irá precisar.
CharacterController na verdade é o ideal.
Re: caracter que nada
Zack2 escreveu:a vlw!
[off dnv] TU É ADM DA NOVA GMBR????????
Nops, não tenho relação com o fórum GMBR... apenas fui membro no antigo :D
Por sinal, eles foram inteligentes em sair dos forumeiros (chegaram aos 8k de membros antes de fazer isto)
Talvez o futuro deste fórum também seja migrar de serviço por causa das limitações que os forumeiros tem... mas por hora, estamos ai, felizes e vivos :D :D
Re: caracter que nada
kkk se é assim sim. pode tirar outra duvida? eu exportei um modelo do blender, e ele não está centralizado, ou seja quando eu crio ele fica desfocado de onde eu realmente gostaria que estivesse, tem como acertar isso no unity? ja criei prefabs...
Re: caracter que nada
Zack2 escreveu:kkk se é assim sim. pode tirar outra duvida? eu exportei um modelo do blender, e ele não está centralizado, ou seja quando eu crio ele fica desfocado de onde eu realmente gostaria que estivesse, tem como acertar isso no unity? ja criei prefabs...
Basta jogar dentro de um objeto vazio e deixa-lo na posição que quiser...
Também tem que tomar cuidado se está trabalhando em escala local ou global... (do lado das ferramentas de selecionar, arrastar, escalonar, etc tem essa escolha de escala)
Re: caracter que nada
vlw, me deparei com dois problemas, e a pesar de ter resolvido um deles, acho que pode dar algo errado ainda...
Bom, o primeiro, é no sistema de "submersão" o script Controlador não consegue acessar de forma alguma o script Fisheye, resolvi copiando script Fisheye pra junto do Controlador, mais sei lá, pode dar algo errado...
e o segundo é que o pulo não está sendo cancelado dentro da agua, ja passei a variavel para public, chequei se está realmente zerando o jumpspeed e nada... e ele fica um bocado pra fora da agua.
PRINTS SOBRE O ERRO
Bom, o primeiro, é no sistema de "submersão" o script Controlador não consegue acessar de forma alguma o script Fisheye, resolvi copiando script Fisheye pra junto do Controlador, mais sei lá, pode dar algo errado...
e o segundo é que o pulo não está sendo cancelado dentro da agua, ja passei a variavel para public, chequei se está realmente zerando o jumpspeed e nada... e ele fica um bocado pra fora da agua.
PRINTS SOBRE O ERRO
Re: caracter que nada
Qual o nome do script que você está usando?
Qual a sua versão da Unity?
A tag da água está correta?
Teria como fazer um vídeo mostrando tudo na cena? tag, objetos, etc?
Qual a sua versão da Unity?
A tag da água está correta?
Teria como fazer um vídeo mostrando tudo na cena? tag, objetos, etc?
Re: caracter que nada
Estou usando apenas os scripts que passou Controle e Nadar. Fisheye é um asset dos efeitos...MarcosSchultz escreveu:Qual o nome do script que você está usando?
5.0.0f4MarcosSchultz escreveu:Qual a sua versão da Unity?
sim, AGUA.MarcosSchultz escreveu:A tag da água está correta?
infelizmente, não pois está tudo no meu notebook :/MarcosSchultz escreveu:Teria como fazer um vídeo mostrando tudo na cena? tag, objetos, etc?
Re: caracter que nada
Diga, o seu jogador tem a tag "Player"?
A sua camera tem a tag "MainCamera"?
O script "Controlador" está na sua camera?
O script "Nadar" está no seu controlador?
Está usando o FPSController da Unity 5? (diferente do rigidbody controller)
A sua camera tem a tag "MainCamera"?
O script "Controlador" está na sua camera?
O script "Nadar" está no seu controlador?
Está usando o FPSController da Unity 5? (diferente do rigidbody controller)
Re: caracter que nada
sim, segui o video a risca, mais ao chegar no topo da agua o player continua pulando, alem de que não está nadando pra baixo, só quando chega na parede
[edit]
o script nadar está no FPSController
[edit]
o script nadar está no FPSController
Re: caracter que nada
qual a pasta que tenho que compilar? ta tudo padrão, não selecionei outra pasta ou algo do tipo...
Re: caracter que nada
Desculpe me a demora, problemas com a internet :/
https://www.dropbox.com/s/z6wxy7umnj8drmx/Assets.rar?dl=0
https://www.dropbox.com/s/z6wxy7umnj8drmx/Assets.rar?dl=0
Re: caracter que nada
Zack2 escreveu:#up
Atualizei meu unity! trava bastante, mais ta indo!
PC fraco?
Esse sistema é particularmente pesado dentro da engine, pois envolve muitos shaders
Re: caracter que nada
os problemas apareceram antes de eu atualizar :/ o travamento era só pq eu tava com o pc ligado a dias sem desligar :/ kk
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