Unity - Qual o Limite Máximo de Linhas em um Script para q ele fique Leve?
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Unity - Qual o Limite Máximo de Linhas em um Script para q ele fique Leve?
Boa noite!
Gente, eu gostaria de saber qual o Limite máximo de linhas em um script para q ele seja lido rapidamente, pois já reparei que, quando o script é grande, a Scene fica lenta pra abrir, daí vou partir todos os scripts que tenha mts linhas para outros com poucas linhas também. Mas não sei até quantas linhas ele ainda fica bem leve, que no caso se passar desse limite ele já deixa a scene um pouco lenta/pesada pra abrir.
Um ex. é um script que tenho que comentado tem 555 linhas, mas tirei todos os comentários (num backup é claro) e ele ficou com 237 linhas. Não lembro onde, mas vi a turma falando que em vez de ter um script de 1000 linhas é melhor fazer 10 scripts de 100 linhas. Por isso que venho com esse tópico, pois se for o caso de se passar de 100 linhas ele já fica demorando um pouco a mais para ser lido, vou ter que quebrar esse de 237 linhas também! Tenho Scripts que comentados tem no máximo 4000 linhas, são esses que vou dividir em outros scripts. Sem os comentários eles devem ter no máximo umas 1500 linhas, é grande já! Mas calma, estou programando do jeito certo, a questão é que são muitas linhas mesmo. Enfim.
Qualquer ajuda é sempre mt bem vinda! Obg.
Gente, eu gostaria de saber qual o Limite máximo de linhas em um script para q ele seja lido rapidamente, pois já reparei que, quando o script é grande, a Scene fica lenta pra abrir, daí vou partir todos os scripts que tenha mts linhas para outros com poucas linhas também. Mas não sei até quantas linhas ele ainda fica bem leve, que no caso se passar desse limite ele já deixa a scene um pouco lenta/pesada pra abrir.
Um ex. é um script que tenho que comentado tem 555 linhas, mas tirei todos os comentários (num backup é claro) e ele ficou com 237 linhas. Não lembro onde, mas vi a turma falando que em vez de ter um script de 1000 linhas é melhor fazer 10 scripts de 100 linhas. Por isso que venho com esse tópico, pois se for o caso de se passar de 100 linhas ele já fica demorando um pouco a mais para ser lido, vou ter que quebrar esse de 237 linhas também! Tenho Scripts que comentados tem no máximo 4000 linhas, são esses que vou dividir em outros scripts. Sem os comentários eles devem ter no máximo umas 1500 linhas, é grande já! Mas calma, estou programando do jeito certo, a questão é que são muitas linhas mesmo. Enfim.
Qualquer ajuda é sempre mt bem vinda! Obg.
WLCS22- MembroAvançado
- PONTOS : 1926
REPUTAÇÃO : 60
Respeito as regras :
Re: Unity - Qual o Limite Máximo de Linhas em um Script para q ele fique Leve?
A questão é, com quantas linhas de código eu preciso para fazer determinada ação? Um código limpo não é necessariamente um código com poucas linhas, e sim um código que precisa de poucos processos para fazer algo. As vezes você procura uma solução na internet e encontra scripts com centenas de linhas e na resposta de baixo tem outro exemplo com meia dúzia de linhas executando a mesma coisa. Cada um tem o seu próprio estilo de programar, o que um faz em 100 linhas, outro pode fazer em 20, e isso não é necessariamente ruim, a questão é que as linhas de código não são uma boa métrica para determinar se um script é bom ou ruim.
O seu código se torna rápido quando você aprende a executar ações da melhor maneira possível, e não, não existe a melhor maneira em alguns casos, sempre vão encontrar uma jeito melhor de fazer algo do que já existe. Então a maneira de deixar um código limpo é nunca se limitar ao sua maneira de escrever algo e sim procurar uma maneira mais eficaz de faze-lo, mas nem sempre o código mais complexo vai ser o melhor!
Uma coisa que pessoalmente eu faço é escrever um código como se outra pessoa fosse ler ele, deixar a maneira mais agrupada e dividida em funções e comentários de tal maneira que fique fácil de entender a primeira vista.
Espaços em branco e comentários nó código servem para você se encontrar no código e deixar ele legível e ser facilmente editado. Não adianta ter um script com poucas linhas sendo que é difícil o entendimento, pq você pode até ganhar no misero desempenho, mas perde na hora de corrigir algum bug ou adicionar recursos. O código deve ser julgado não pelo tamanho, mas pela qualidade dele. Imagina outra pessoa lendo seu código de 237 linhas sem nenhum comentário, acho que seria um tanto difícil compreender o que esta acontecendo lá antes de começar o trabalho não é mesmo?
Na questão de dividir um código em outros script não é algo relativamente difícil só basta ter um bom senso do que é bom ou ruim estar junto ou separado, um exemplo é na hora de programar o jogador, eu posso fazer um script de movimentação junto com a vida, defesa, estamina, etc, que me polparia de puxar referencias de outro script para executar algo. Mas eu poderia fazer um script do jogador para controlar elementos que não necessariamente precisam estar atrelados a movimentação, por exemplo, para que alterar um valor no código de movimentação para diminuir a vida do jogador? Acredito que é algo que se aprende na prática durante um bom tempo.
Resumindo, faça um código limpo, bem comentado, com espaços necessários e escrito da melhor maneira a economizar processamento e você vai ter um bom código e um bom desempenho.
O seu código se torna rápido quando você aprende a executar ações da melhor maneira possível, e não, não existe a melhor maneira em alguns casos, sempre vão encontrar uma jeito melhor de fazer algo do que já existe. Então a maneira de deixar um código limpo é nunca se limitar ao sua maneira de escrever algo e sim procurar uma maneira mais eficaz de faze-lo, mas nem sempre o código mais complexo vai ser o melhor!
Uma coisa que pessoalmente eu faço é escrever um código como se outra pessoa fosse ler ele, deixar a maneira mais agrupada e dividida em funções e comentários de tal maneira que fique fácil de entender a primeira vista.
Espaços em branco e comentários nó código servem para você se encontrar no código e deixar ele legível e ser facilmente editado. Não adianta ter um script com poucas linhas sendo que é difícil o entendimento, pq você pode até ganhar no misero desempenho, mas perde na hora de corrigir algum bug ou adicionar recursos. O código deve ser julgado não pelo tamanho, mas pela qualidade dele. Imagina outra pessoa lendo seu código de 237 linhas sem nenhum comentário, acho que seria um tanto difícil compreender o que esta acontecendo lá antes de começar o trabalho não é mesmo?
Na questão de dividir um código em outros script não é algo relativamente difícil só basta ter um bom senso do que é bom ou ruim estar junto ou separado, um exemplo é na hora de programar o jogador, eu posso fazer um script de movimentação junto com a vida, defesa, estamina, etc, que me polparia de puxar referencias de outro script para executar algo. Mas eu poderia fazer um script do jogador para controlar elementos que não necessariamente precisam estar atrelados a movimentação, por exemplo, para que alterar um valor no código de movimentação para diminuir a vida do jogador? Acredito que é algo que se aprende na prática durante um bom tempo.
Resumindo, faça um código limpo, bem comentado, com espaços necessários e escrito da melhor maneira a economizar processamento e você vai ter um bom código e um bom desempenho.
rafaelllsd- ProgramadorMaster
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Idade : 24
Áreas de atuação : Unity, Audacity, Blender, Gimp, C#, JS, MySQL.
Respeito as regras :
Re: Unity - Qual o Limite Máximo de Linhas em um Script para q ele fique Leve?
rafaelllsd escreveu: Resumindo, faça um código limpo, bem comentado, com espaços necessários e escrito da melhor maneira a economizar processamento e você vai ter um bom código e um bom desempenho.
Obg pela resposta!
Então, eu entendi tudo que vc falou e meus scripts estão exatamente assim como vc resumiu. Mas como falei, o tamanho do script interfere no tempo de abrir a scene sim, já me falaram isso aqui no fórum e quando segui o conselho ajudou bastante, pois meu jogo tinha um script com muuuuitas linhas que gerenciava tudo. A scene estava abrindo depois de 20 segundos. Quando dividi esse script em 10 outros e a scene abriu em 3 segundos! Quem me falou isso explicou que isso é como se fosse o jogo perdendo tempo lendo o script grande por ser grande, que se o script fosse pequeno ele lê rápido. Bom, tenho muitos sprites e textos nos scripts. Com o tempo fui implementando mais coisas nesses 10 e eles estão crescendo. Vou ter que dividir eles também, pois o jogo não está mais abrindo nesse tempo, por isso minha pergunta sobre as linhas. Eu só quero saber a quantidade máxima de linhas por script, pois se precisar implementar mais coisas, em vez de aumentar esses scripts, já crio novos.
WLCS22- MembroAvançado
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