[RESOLVIDO] Bicicleta no Unity
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[RESOLVIDO] Bicicleta no Unity
Estou criando um joguinho de corrida de bicicleta, mas não consigo fazer o guidão(steering) girar junto com a roda da frente, estou usando o wheelcollider da unity.
Script da roda:
Dessa forma consigo fazer a roda ter a mesma posição e rotação do WheelCollider , mas como dito o guidão não gira
Ele fica desse jeito.
O que estou tentando fazer é alinhar a roda com o guidão para ficar assim.
Todos as partes da bicicleta são separadas.
Eu tentei cria o seguinte script e aplica no guidão , pra fazer ele rotacionar no eixo y junto com a roda da frente mas não obtiver sucesso.
Alguém que ja passo pelo mesmo problema ou saiba como arrumar pode dar uma ajuda ou uma dica pelo menos, obg.
Script da roda:
- Código:
public WheelCollider targetWheel;
private Vector3 wheelPosition = new Vector3();
private Quaternion wheelRotatio = new Quaternion();
void Update()
{
targetWheel.GetWorldPose(out wheelPosition , out wheelRotatio);
transform.position = wheelPosition;
transform.rotation = wheelRotatio;
}
Dessa forma consigo fazer a roda ter a mesma posição e rotação do WheelCollider , mas como dito o guidão não gira
Ele fica desse jeito.
O que estou tentando fazer é alinhar a roda com o guidão para ficar assim.
Todos as partes da bicicleta são separadas.
Eu tentei cria o seguinte script e aplica no guidão , pra fazer ele rotacionar no eixo y junto com a roda da frente mas não obtiver sucesso.
- Código:
public Transform wheel;
public WheelCollider targetWheel;
// Update is called once per frame
void Update()
{
Quaternion test = transform.rotation;
test.y = targetWheel.steerAngle;
transform.rotation = test;
}
Alguém que ja passo pelo mesmo problema ou saiba como arrumar pode dar uma ajuda ou uma dica pelo menos, obg.
leleo- Iniciante
- PONTOS : 2357
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras :
Re: [RESOLVIDO] Bicicleta no Unity
Aqui estou presumindo que a roda gira no eixo X. Mude conforme sua necessidade.
Basta deixar a roda(mesh/visual) filha do garfo/guidão e jogar esse script nela.
A mesh precisa ter o mesmo raio da wheel collider.
Ali tem um campo que você preenche com a wheel collider dianteira, ela vai fornecer o RPM enquanto o guidão fornece a direção.
- Código:
using UnityEngine;
public class RodaDianteira : MonoBehaviour
{
public WheelCollider wheelColliderDianteira;
private void LateUpdate()
{
float rpm = wheelColliderDianteira.rpm * 2 * Mathf.PI / 60.0f * Time.deltaTime * Mathf.Rad2Deg;
transform.Rotate(rpm, 0, 0);
}
}
Basta deixar a roda(mesh/visual) filha do garfo/guidão e jogar esse script nela.
A mesh precisa ter o mesmo raio da wheel collider.
Ali tem um campo que você preenche com a wheel collider dianteira, ela vai fornecer o RPM enquanto o guidão fornece a direção.
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4442
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
Re: [RESOLVIDO] Bicicleta no Unity
funcionou, vlw msm :DFagner escreveu:Aqui estou presumindo que a roda gira no eixo X. Mude conforme sua necessidade.
- Código:
using UnityEngine;
public class RodaDianteira : MonoBehaviour
{
public WheelCollider wheelColliderDianteira;
private void LateUpdate()
{
float rpm = wheelColliderDianteira.rpm * 2 * Mathf.PI / 60.0f * Time.deltaTime * Mathf.Rad2Deg;
transform.Rotate(rpm, 0, 0);
}
}
Basta deixar a roda(mesh/visual) filha do garfo/guidão e jogar esse script nela.
A mesh precisa ter o mesmo raio da wheel collider.
Ali tem um campo que você preenche com a wheel collider dianteira, ela vai fornecer o RPM enquanto o guidão fornece a direção.
leleo- Iniciante
- PONTOS : 2357
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras :
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