[RESOLVIDO] Dúvida sobre menu
4 participantes
SchultzGames :: UNITY 3D :: Resolvidos
Página 1 de 1
[RESOLVIDO] Dúvida sobre menu
E aew pessoal.
Recentemente terminei meu primeiro jogo sem seguir um tutorial, e até que fiquei feliz com o resultado final.
O problema é que fiz ele com 3 finais, e após o jogador fazer um desses finais, o jogo volta para o menu, mas os botões do menu não funcionam mais.
Os botões do menu só voltam a funcionar quando encerro a aplicação e abro ela de novo, tanto na build quanto na scene view na unity.
Vi que no unity answers, alguns gringos falaram que tem a ver com Time.timeScale, mas ainda estou meio perdido quanto a isso.
Usei esse vídeo para me ajudar a fazer o menu
https://www.youtube.com/watch?v=1rjzmYSIOhw&t=2s
E esse asset para controlar o player:
https://assetstore.unity.com/packages/tools/input-management/mini-first-person-controller-174710
Se souberem o que pode ser, agradeço desde já.
Recentemente terminei meu primeiro jogo sem seguir um tutorial, e até que fiquei feliz com o resultado final.
O problema é que fiz ele com 3 finais, e após o jogador fazer um desses finais, o jogo volta para o menu, mas os botões do menu não funcionam mais.
Os botões do menu só voltam a funcionar quando encerro a aplicação e abro ela de novo, tanto na build quanto na scene view na unity.
Vi que no unity answers, alguns gringos falaram que tem a ver com Time.timeScale, mas ainda estou meio perdido quanto a isso.
Usei esse vídeo para me ajudar a fazer o menu
https://www.youtube.com/watch?v=1rjzmYSIOhw&t=2s
E esse asset para controlar o player:
https://assetstore.unity.com/packages/tools/input-management/mini-first-person-controller-174710
Se souberem o que pode ser, agradeço desde já.
Otakoder- Iniciante
- PONTOS : 1353
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [RESOLVIDO] Dúvida sobre menu
ao voltar do menu, tu usar o timescale =1 pra ver se volta ao normal?
nunca usei o timescale pois vi muita gente reclamando sobre isso afetando os botoes.
no meu caso eu desativo os componentes dos botoes,script e afins pra da a falsa impressão de pausa, depois que volto ativo novamente.
nunca usei o timescale pois vi muita gente reclamando sobre isso afetando os botoes.
no meu caso eu desativo os componentes dos botoes,script e afins pra da a falsa impressão de pausa, depois que volto ativo novamente.
ffabim- MembroAvançado
- PONTOS : 3357
REPUTAÇÃO : 69
Respeito as regras :
Obrigado ffabim mas acredito que não seja o problema.ffabim escreveu:ao voltar do menu, tu usar o timescale =1 pra ver se volta ao normal?
Para testar se o problema era o tempo congelado, coloquei uma capsula 3d se movendo e um particle system. Daí, o botão funciona no inicio, mas quando o menu é recarregado, a capsula e as partículas continuam em movimento, mas o botão de play não funciona mais, só se eu fechar a aplicação e abrir de novo.
Todas as vezes que tento fazer uma nova menu scene e a incluo no projeto, ela funciona no inicio, mas quando volto para ela in game, o botão não funciona.
Já olhei se tinha esquecido algum event system nas scenes.
Já tentei fazer a referência do botão on click tanto com um empty object criado na scene (no caso o objeto que carrega o script de levelmanager) quanto um prefab.
Já deixe selecionada a opção de force module active no eventSystem.
Já tentei fazer um menu parecido numa versão mais antiga da unity e também não funcionou.
Já olhei vários métodos diferentes de gringos que tiveram problemas parecidos e o único que não tentei ainda foi o de especificar as ações de OnClick por código, sem arrastar objetos pro inspector.
Acredito que devo estar perdendo algum detalhe primordial.
Otakoder- Iniciante
Respeito as regras :
complicado. mais faça um teste
ao voltar pro jogo, chame isso
esta dando esse bug nos botoes, pq o timescale interrompe o ciclo de atualização para os botoes. por incrivel que pareça.
esse treco só ta pegando nos botoes
- Código:
Time.timeScale = 1;
esta dando esse bug nos botoes, pq o timescale interrompe o ciclo de atualização para os botoes. por incrivel que pareça.
ffabim- MembroAvançado
Respeito as regras :
ffabim escreveu:complicado. mais faça um teste
- Código:
Time.timeScale = 1;
Eu coloco no Start()
ou é melhor botar no Awake()?
Otakoder- Iniciante
Respeito as regras :
Entao, eu chamaria um awake, pois ele ativaria todos os input e chamadas dos botoes antes dos script e afins. maaasss
como eu não vi teu projeto e nem como se comporta, eu testaria os dois
como eu não vi teu projeto e nem como se comporta, eu testaria os dois
ffabim- MembroAvançado
Respeito as regras :
Resolvido!!
O problema é que um dos assets que peguei na asset store e botei no meu projeto(mini first person controller) desligava o cursor quando o menu recarregava. Um amigo percebeu e mudou o script do asset.
Portanto, recomendo olhar os scripts dos assets que você coloca no seu projeto caso tenha problemas parecidos.
O problema é que um dos assets que peguei na asset store e botei no meu projeto(mini first person controller) desligava o cursor quando o menu recarregava. Um amigo percebeu e mudou o script do asset.
Portanto, recomendo olhar os scripts dos assets que você coloca no seu projeto caso tenha problemas parecidos.
Otakoder- Iniciante
Respeito as regras :
ffabim- MembroAvançado
Respeito as regras :
- Código:
ajuda em comecar aqqui
CriadorAprendiz- Iniciante
- PONTOS : 1271
Respeito as regras :
CriadorAprendiz escreveu:quero comecar a criar jogos a partir de agr, mas como n tenho dinheiro esperava aprender tudo em tutoriais do youtube, ja vi muitos la, mas quetro saber de vc um que seja melhor e sem complicacoes, tbm queria saber como ganhar dinheiro com jogos criados por mim, ja que a unity proibe o ganho de dinheiro em jogos criados em sua plataforma.
- Código:
ajuda em comecar aqqui
*Voce deveria criar um tópico sobre sua duvida
Existem diversos tutoriais no youtube, mas antes de começar a utilizar a unity, primeiro recomendaria aprender pelo menos o básico de C#, existem diversos canais no youtube que fazem aulas de C#. O canal do Marcos Schultz é um canal no youtube que ensina unity, tem um monte de componentes explicados e tutoriais lá, comece vendo vídeos também de como fazer tal coisa, por exemplo, como criar um jogo FPS, sistemas de vida, estamina, etc. Mas não copie o script, tente entender o código e fazer o seu. Já em relação a ganhos na Unity, não é proibido ganhos de dinheiro com seu jogo, você só não pode ultrapassar uma receita bruta anual de $100.000, se passar voce deverá comprar o unity Plus (com limite de receita anual de $200.000) ou unity Pro (sem limites).
Voce poderá ver aqui:
Posso fazer um jogo comercial com o Unity Free / Personal Edition?
Compare Planos Unity
Pokedlg- ProgramadorMaster
- PONTOS : 2339
REPUTAÇÃO : 198
Áreas de atuação : Iniciante: ShaderLab, Blender, Java, C++, ASP.NET.
Intermediário: C#.NET, Unity, Shader Graph.
Respeito as regras :